Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Os espinhos de mandacaru no caminho do automobilismo. PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Friday, 13 February 2015 20:54

Olá amigos leitores do Nobres do Grid! Nesta primeira Octanagem de 2015 falarei sobre o que aconteceu no Pernambucano de Marcas e Pilotos de 2014, pois houveram várias mudanças no campeonato. Novos organizadores chegaram e junto vieram novos eventos além do campeonato.

 

A temporada que se encerrou, teve como campeões os pilotos Adésio Santos na categoria carburados e Leonel Neto entre os carros injetados.

 

Aproveitamos para entrevistar Elton Andrade, responsável pelo Garagem 83, que assumiu a organização do campeonato neste ano de 2014. Através da internet ele nos contou um pouco de sua trajetória, das dificuldades, ideias e desafios encontrados ano passado e os planos para essa nova temporada de 2015.

 

 

NdG: Antes de tudo vamos às apresentações. Qual o seu nome, idade e profissão?

 

G83: Meu nome é Elton Andrade, sou natural de João Pessoa/PB, tenho 26 anos, graduado em Administração de Empresas e idealizador do projeto Garagem83 com início em 2011 trabalhando em coberturas de eventos automotivos, e promovendo eventos automobilísticos no Autódromo de Caruaru/PE desde 2012. Também trabalho no setor imobiliário na Paraíba.

 

NdG: Quando e como surgiu a sua paixão por automobilismo?

 

G83: Surgiu na minha infância, sempre fui apaixonado por carros e motores, minha residência era próximo do antigo Kartódromo Mario Andreazza de João Pessoa e eu estava sempre participando seja andando de kart ou assistindo as competições, junto com amigos e minha família. Mas foi em 2002 que a paixão se consolidou quando fui pela primeira vez até Caruaru para uma arrancada, conhecendo um verdadeiro autódromo, nessa época eu tinha apenas 13 anos e não deixei mais de ir.

 

NdG: Como surgiu o Garagem 83?

 

G83: Eu estive envolvido em vários outros projetos antes de ser iniciado o Garagem83, com os sites: ArrancadasPB  criado na época das Arrancadas no Aeroclube da Paraíba e TuningPB um clube de amigos apaixonados na época por carros tuning e rebaixados, chegamos a realizar um evento que foi bastante repercutido em nosso cidade, o RebaixaCar que aconteceu no estacionamento do Atavarejo (Supermercado).

 

O Garagem83 assumiu o campeonato pernambucano de Marcas e Pilotos a partir de 2014.

 

O Garagem83 veio em seguida com a projeção de ser um veículo de comunicação sólido em termos de divulgação, coberturas e calendários, relacionados com o meio automobilístico, já que esse tipo de evento estava sem nenhum meio de comunicação, eles aconteciam e as informações de datas e de atrações eram desconhecidas pelo público, principalmente de outros estados, dessa necessidade veio a ideia de criar esse canal de informações para os apaixonados por automobilismo, e hoje não usamos apenas o site, mas todas as ferramentas da internet para divulgação e cobertura, além do site temos uma rede social sólida com milhares de seguidores que realmente se interessam pelo assunto.

 

NdG: Fora você, quem mais faz o Garagem 83?

 

G83: Tenho uma equipe de colaboradores que trabalham no dia dos nossos eventos na parte de montagem e organização que é praticamente a mesma desde 2012. Eu fico direção dos eventos, administrando patrocínios e clientes, a minha namorada Amanda Marques que é contadora organiza o meu no setor financeiro, e a minha agência de publicidade trabalhando com os melhores recursos de mídia, layouts e divulgação.

 

NdG: Como é o automobilismo em João Pessoa e no estado da Paraíba?

 

G83: Na Paraíba como não tem mais um lugar para realização dos eventos é mais difícil para quem gosta de participar, temos muitos clientes paraibanos, que usam o Autódromo de Caruaru para competir. Só que nem sempre foi assim já chegamos a ter três Arrancadas no Aeroclube da Paraíba, no inicio do auge da Arrancada (2001, 2003 e 2004) todas de sucesso, porém depois delas não foi mais liberado o espaço.

Aqui existe um clube de amantes de carros antigos, forte e sólido que sempre realiza eventos de exposição. Existe um campeonato que vem crescendo atualmente em João Pessoa, o Jeep Cross, sou amigo de alguns participantes e o campeonato esse ano promete, muito investimento pela Paraíba inteira, principalmente em alguns interiores com novas pistas e preparação de carros.

 

Além do campeonato do estado, que também recebe pilotos de outros estados, organiza a Copa Nordeste.

 

Recentemente tive uma reunião com o Presidente da Federação Paraibana de Automobilismo o Sr. Odilon, que deixou um aval e um convite para expandirmos mais a nossa região, porém temos grandes limitações em virtude de não termos espaço, pista e autódromo.

 

NdG: Com o fim “Barródromo”, como ficou a situação para os automobilistas de João Pessoa praticarem provas?

 

G83: O Barródromo (Autódromo Mario Andreazza) teve seu auge de competições há muito tempo atrás com as carreteras como eram chamadas, anos 80 e 90... Na minha época lembro de apenas uma Fórmula no qual participei como expectador, acredito ter sido em 2003, foi utilizado a metade do circuito e lá competiam uns 8 ou 10 carros, eram Tico e Teco com um Fusca, Adésio Santos, Sr. Edy (Pai de Elder Martins), China também tinha um fusca que fez pra essa corrida e uns Passats e Voyages antigos de competição que ficavam guardados na casa do Sr. Fernando Monteiro (Proprietário do Barródromo e do Kartódromo que era no meio do circuito), Sem o “barrodrómo”  os verdadeiros amantes usam o autódromo de Caruaru para matar a saudade e a sede de adrenalina, o Sr. Fernando Monteiro que é um grande amigo tem um  projeto na BR 230 de um autódromo, caso se concretize a Paraíba terá uma chance de reacender a paixão por competições.

 

P.S.: O “Barródromo” foi uma pista de barro, localizada no bairro de Altiplano em João Pessoa, que durante vários anos (da década de 70 até o começo dos anos 2000) foi o palco das corridas na capital paraibana. Durante os anos de hiato em que Recife ficou sem uma praça de eventos para o automobilismo, após a extinção do Circuito de Rua da Cidade Universitária e a criação do Autódromo da Joana Bezerra (meados dos anos 70 e 80), e no período entre o fim do autódromo improvisado na zona sul da capital pernambucana, até o surgimento do autódromo de Caruaru (final do anos 80 e começo dos anos 90), nossos corredores competiram lá junto com os pilotos paraibanos. 

 

NdG: De que maneira vocês começaram a se envolver também com o automobilismo pernambucano?

 

G83: Em 2012 com o Track Day, um evento novo para o público do Nordeste. Iniciei minha pesquisa e fiz a primeira edição em 2012 e neste ano fizemos quatro edições, com um grande sucesso de carros inscritos e de público.

 

O Garagem83 também organiza os campeonatos de arrancada, inclusive com eventos noturnos.

 

Em 2013 surgiu à oportunidade de fazer o primeiro Racha Noturno, onde somos pioneiros, esse evento conhecido como Desafio83 é sucesso absoluto, atualmente com mais de 100 carros participantes. Além de ser um evento divertido tem a sua parte social, que tem como objetivo fazer com que muitos carros que corriam rua estejam dentro do autódromo, o evento hoje tem o maior número de espectadores de todos os eventos realizados no Autódromo de Caruaru (Eventos regionais, tirando a Fórmula Truck), além de outros Track Days, onde a temporada foi um sucesso e repercutida em toda região, eventos que ninguém acreditava começaram e tomar fôlego e dimensão, o mercado de peças, oficinas começaram a aquecer novamente e ali estava sendo plantava a semente do G83, muita gente ainda sem acreditar outros já se preparando para voltar e o público mais novo conhecendo e se apaixonando, por carros e corridas que até então só viam apenas pela internet. No final do ano de 2013 fui convidado pela Federação Pernambucana de Automobilismo (Presidente Sr. Waldner “Dadai” Bernardo) para assumir a categoria Marcas e Pilotos como também a Arrancada Pernambucana, ambos eventos realizamos em 2014 e iremos iniciar em 2015 (Calendário já disponível em nosso site: www.garagem83.com.br).

 

NdG: Fora a Copa G83 de Marcas e Pilotos, quais os outros eventos que vocês também realizam?

 

G83: Como mencionei acima, Track Day, Racha Noturno, Arrancada, Marcas & Pilotos e agora tivemos a oportunidade de realizar pela segunda vez um evento no Aeroporto da cidade de Belo Jardim como alguns que são realizados em São Paulo, onde os proprietários de veículos esportivos têm a oportunidade de acelerar com segurança os carros exclusivos, cronometragem, divisão de categorias e uma grande pista de 1200 metros, com toda segurança de um evento federado. Trouxe também pera primeira vez no Norte Nordeste o Drift em 2013 com Tiago Romano, somos pioneiros também nos eventos de DynoDay (Campeonato de Potência) enfim... Temos outros projetos em andamento em João Pessoa e Caruaru, em breve podemos ter grandes novidades.

 

NdG: Como vocês vieram a assumir a organização do Pernambucano de Marcas e Pilotos?

 

G83: Alguns pilotos de Marcas que prestigiaram nossos eventos não federados viam os nossos eventos crescendo, com organização, público, divulgação e a partir disso que surgiu nosso nome na Federação do Estado de Pernambuco por todo trabalho realizado fomos reconhecidos e convidados pelo Sr. Waldner “Dadai” para assumir o campeonato e fazendo esse trabalho espetacular que está sendo realizado hoje.

 

NdG: Qual a sua opinião sobre a situação do PE de Marcas e Pilotos até então?

 

G83: É o único campeonato com carros preparados para competições automobilísticas federadas da região, como é único, tem tudo pra crescer e voltar o sucesso que era antes, os pilotos que participam hoje são grandes amigos e incentivadores, que fazem de tudo para estar ali. Mas como o custo é muito alto e o evento ainda não foi abraçado pela mídia e por grandes patrocinadores, alguns que querem iniciar carreira de piloto ou até mesmo pilotos profissionais acabam fazendo carros exclusivamente para Track Day que hoje é a nova categoria da CBA com um custo menor e podendo participar com qualquer tipo de veículo, seja 1.0 até um superesportivo com preparações simples, básicas e de acordo com o seu bolso. Acredito que precisa de maior incentivo das grandes empresas e do Governo.

 

NdG: Quais os desafios que vocês enfrentaram durante esse primeiro ano à frente do campeonato?

 

G83: Primeiro a adaptação, pois agora estávamos fazendo um evento federado, diferente de tudo que já tínhamos feito, fora o grande desafio de pegar um campeonato que estava na sua pior fase e tentar reerguer de repente, a primeira etapa foi a mais difícil, por toda expectativa que gera em nós da organização e no público que esperava nosso desempenho, depois que fizemos o primeiro vimos que o campeonato de Marcas e Pilotos tem um futuro promissor e só irá crescer ainda mais.

 

O traçado do Autódromo de Caruaru propicia excelentes disputas.

 

Outro grande desafio que enfrentei foi o acidente na primeira etapa com o piloto Anderson Oliveira, disputa de posição na reta oposta, houve um toque e o Corsa de Anderson chegou a capotar por várias vezes, deixando todos que estavam naquele domingo no Autódromo muito preocupados, como em todos nossos eventos temos uma equipe especializada nesse tipo de acidente, nosso socorro agiu em menos de 20 segundos, e foi ali que eu tive certeza que estamos afiados para qualquer situação.

No fim da temporada graças a Deus foi um show de velocidade, disputas, ultrapassagens, pontos corridos e muita competitividade, além de uma sensação de trabalho bem feito.

 

NdG: Como lidar com a (falta de) divulgação por parte da mídia?

 

G83: Infelizmente é um dos nossos problemas, no Brasil não existe interesse por parte da mídia nesses eventos menores, toda a minha mídia é feita através de internet, com minhas redes sociais( Facebook, Instagram, e-mail,Youtube, SMS) , já pagamos caro para divulgar em televisão, rádio e os resultados não foram o que se esperavam. O que acontece é que existem sim programas de esporte mas que não falam sobre o automobilismo, existe sim um público, mas que está acomodado, existe audiência para automobilismo, mas não existem patrocinadores, em resumo o que está faltando mesmo são pessoas interessadas em melhorar a situação do automobilismo. Muita gente que reclama e pouca gente tentando melhorar algo.

 

NdG: O que para vocês melhorou nessa edição em relação às temporadas passadas?

 

G83: Sei que a dificuldade é grande para todos, pilotos, equipes e nós da organização, quando eu fui prestigiar uma etapa em 2012 antes de assumir o campeonato, vi  poucos carros, e nenhum público. Quando eu decidi fazer a primeira coisa que fiz quando assumi foi sentar com minha agência de publicidade colocar os fatos na mesa e ver como poderíamos dar uma repaginada naquela situação, colocamos o nome G83 como o nome do evento, porque a marca G83 já tem uma certa afinidade com carros, eventos, autódromo de Caruaru, e o nome ficou Copa G83 de Marcas & Pilotos, em seguida contratei a equipe de Sinalização e Bandeirinhas que faz o mesmo trabalho na Fórmula Truck, o presidente “Dadai” deu uma força em colocarmos mais comissários da federação, contratamos ambulância UTI, carro resgate, cronometragem própria e a grande divulgação no site e nas redes sociais do Garagem83. E o resultado foi em 2014 uma média de público de 500 pessoas pagantes no Autódromo, e a etapa que teve menos pilotos foi de 16 carros no grid.

 

A última Copa Nordeste reuniu pilotos de quatro estados da região.

 

No final do ano realizamos a Copa Nordeste junto com Fortaleza e conseguimos um total de 28 carros inscritos, Rogério Santos (Chefe da Equipe Jegue Team e Grande Piloto) nos ajudou incentivando muitos em trazer carros de fora do Estado. Em Interlagos, por exemplo, até mesmo em outros autódromos a entrada é franca e tem categoria que não coloca a quantidade de pessoas que colocamos em Caruaru.  Infelizmente há pessoas que acham que é pouco, mas é uma grande vitória e deve ser reconhecida como uma vitória de todos que fizeram acontecer.

 

NdG: Quais os planos do G83 para a Copa G83 de Marcas e Pilotos para a temporada 2015?

 

G83: Tivemos quatro datas e oito etapas de sucesso como citei acima, iremos permanecer na quantidade e melhorar sempre na qualidade, temos outros pilotos fazendo carros em Pernambuco para iniciar a temporada 2015, além dos pilotos da Bahia, onde em 2014 foram quatro participantes em todas as etapas, na Bahia, por exemplo, tem piloto preparando carro exclusivamente para o nosso campeonato e acreditamos que virão mais competidores, na Bahia temos muitos apaixonados por automobilismo e sempre estão participando e abrilhantando nossos eventos, seja qual modalidade for sempre conseguimos uma cegonha, acredito também em mais pilotos da Paraíba e do Ceará.

 

Já fechamos com a mesma equipe de sinalização, ambulância UTI, brigada de incêndio, tudo pensando na segurança de todos, o projeto do evento foi encaminhado para grandes empresas, acredito se conseguirmos um apoio, teremos um grande campeonato pela frente. A ideia também é iniciarmos a temporada 2014 em Abril fazendo uma grande carreata com os carros pela cidade como a Stock Car faz em algumas cidades, e deixando um carro com um ponto de apoio, exemplo: Shopping Center de Caruaru nós fizemos isso quando o Drift Hobby veio para Caruaru e foi um grande sucesso e repercussão. Porém precisamos da união Pilotos /Federação /Promotor do evento.

 

NdG: Eu abro esse espaço na final da entrevista para você deixar uma mensagem do G83 para os leitores do site:

 

G83: Meus amigos eu aproveito a oportunidade e convido a todos para fazer parte desse grupo de amantes de automobilismo, uma atividade saudável que começou como uma paixão de infância e hoje faz parte da minha vida, espero que eu desperte em alguns o interesse de participar e aqueles que um dia já fizeram parte desse grupo, voltem, participem, opinem, façam a diferença. Um dia eu estive no público assistindo tudo de longe e hoje eu faço muita coisa acontecer com determinação e pensando em todos vocês, basta ter coragem e força de vontade, qualquer um de nós tem essa capacidade.

 

Além do Autódromo de Caruaru, o Garagem83 faz eventos em outros locais, como as arrancadas no Aeroporto de Belo Jardim-PE.

 

Tentar fazer o que ninguém nunca fez e alcançar onde ninguém nunca conseguiu isso sim é o verdadeiro sucesso. Ainda temos muito para realizar e eu espero todos vocês em nossos eventos, para termos juntos muito sucesso. Até lá! 

 

Espero que tenham gostado deste nosso contato com o Garagem83. Estaremos sempre buscando divulgar a força de vontade e a dedicação daqueles que fazem automobilismo aqui na nossa região.

 

Abraços,

 

Diego Freitas

 

Fotos: Página do Garagem83. 

 

Last Updated ( Sunday, 15 February 2015 20:40 )