Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
As corridas de longa duração no Rio de Janeiro PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Tuesday, 09 June 2015 12:29

As corridas de longa duração são famosas em diversas partes do mundo no automobilismo mundial. Este mês, a mais famosa delas estará acontecendo: as 24 Horas de Le Mans.

 

No autorama também temos corridas de longa duração, com revezamento de pistas e pilotos.

 

As corridas de autorama são divididas em provas rápidas – Sprint – e provas longas – 2 horas, 6 horas, 12 horas, etc.

 

Uma das mais prestigiadas no Brasil é a prova de 6 horas de duração.

 

Como as pistas normalmente têm 8 fendas divide-se os 360 minutos de corrida (6 x 60min) por 8 e tem-se 8 baterias de 45 minutos cada.   Todos devem correr nas 8 fendas.

 

Como a duração de cada fenda é longa e a mão que usa o acelerador acaba cansando, inchando, etc., entre 20 e 25 minutos, ou seja, num intervalo de 5 minutos abre-se uma janela e pode-se trocar o piloto.

 

Começamos com a prova de 2008 realizada na Brothers:

A prova "6 Horas do Rio de Janeiro", organizada pela Equipe SR e Brothers Slot Car, com apoio da Autokraft, Bardahl, Papelaria Auditora, Slot Car Brasil, Ten Imóveis e TWP, foi um sucesso completo.

 

Cinco equipes largaram para a corrida que teve a pole position obtida por Pedro Silva, da Equipe SR, com 26/10 voltas.

 

Ao longo das fendas, a liderança alternou algumas vezes de equipe; a Equipe Autoramania 1 esteve sempre entre os 3 primeiros; a Equipe Brothers, depois de um começo com problemas no carro, na altura da quinta fenda assumiu a ponta quando a Equipe SR teve problemas com três motores e um mancal solto.

 

O sortudo do dia foi o piloto Ramon que chegou depois da prova iniciada, foi sorteado com um acelerador da Slot Car Brasil, correu pela Equipe Autoramania 1 e levou o troféu de 3º lugar e brindes.

 

 

Grid pronto para a largada nas 6 horas do Rio de Janeiro de 2008. 

 

As equipes fizeram suas trocas de pilotos ao longo das "janelas" no meio das baterias de 45 minutos de duração, de modo que todos puderam participar.

 

Os prêmios ofertados pelas empresas foram misturados em pacotes, de modo que cada equipe recebeu vários brindes.

 

Resultado indicando a posição de cada equipe ao final de cada fenda:

 

 

A história da corrida contada pelo vencedor:

“Historia das 6 horas - Alex Brother
Optamos por começar na fenda azul, pois teríamos pista leve nas 3 primeiras fendas; usamos um motor mediano e pneus também médios e começamos na pilotagem do Marcelo. 

 

Saímos na frente e conseguimos manter as primeiras posições por praticamente toda a fenda quando então passamos para a roxa tendo como piloto o Jimmy ainda com o mesmo motor; notamos uma perda gradual de rendimento que nos forçou a trocar de motor caindo rapidamente de posição na corrida.

 

 

Na disputa há o revezamento dos pilotos e o revezamento das "fendas" entre as equipes em certos intervalos de tempo. 

 

Quase ao término da roxa, outra baixa, não só de motor, mas também de pneu que trocamos faltando 3 minutos para acabar a pilotagem do Jimmy.

 

Entramos na preta já com o segundo, motor que foi muito bem tocado pelo Marcelo que fez uma fenda ótima; nos recuperando gradativamente e não deixando as outras equipes se distanciarem demais; porém faltando 10 minutos para o término da fenda, novamente o motor começou a perder rendimento e optamos para o TUDO OU NADA: trocamos tudo do carro: carroceria nova, contatos novos, pneus novos e duros com cubo de nylon e o nosso melhor e mais rápido motor; o carro era simplesmente um canhão e o Marcelo, logo que aqueceu os pneus, baixou a diferença de voltas ainda na preta.

 

Passamos para a amarela já comigo pilotando e o carro era um carro de sprint como disse o Eduardo Sá; fui recuperando as voltas pilotando como nunca com a faca entre os dentes, chegando a estar na terceira posição da corrida e ainda recuperando voltas; o nosso grande medo era o motor não aguentar o ritmo frenético que estávamos impondo para tirar a diferença, mas ele se mostrava firme e com o rendimento máximo.

 

 

Vosso colunista e os vencedores da corrida de 6 horas de 2008. 

 

Passamos para a Laranja e voltamos o comando para o Jimmy que fez uma corrida brilhante, evitando ao máximo as colisões e ultrapassando sem dó nem piedade; quase no final da laranja um pequeno acidente nos fez parar para trocar a carroceria rasgada, pela antiga que já tinha sido remendada e seguimos até o final.

 

A fenda branca foi ótima; colocamos novos pneus também hard, contatos e toda manutenção devida, e lá fui eu para a branca; confesso que tive medo dos pneus nas primeiras voltas, mas logo eles aqueceram e deram a necessária aderência.

 

Nesse momento, as outras equipes também estavam com dificuldades e assumimos a ponta; com isso pude fazer uma corrida muito proveitosa sem explorar todo potencial do carro e pneus, poupando o carro para a próxima fenda que foi crucial para nossa vitória.

 

Na vermelha o bicho pegou; o carro estava ótimo, com muito pneu, contatos novos e o motor ainda estava 10, porém as dificuldades de pilotagem na vermelha e o adversário Pedro Silva que andaria de laranja que é a melhor e mais rápida fenda, trouxe muita emoção e nervosismo tendo em vista que ele estava tirando toda a vantagem por nós adquirida e o Marcelo teve que fazer milagre para a diferença não vir a ser tão grande.

 

 

Os vice-campeões da corrida de 2008 posam para a foto de registro do evento. 

 

Pedro usava no carro um motor do Amílcar, que quebrou durante a guerra das nossas equipes e a diferença de voltas não foi tão grande assim e pudemos passar de fenda ainda na liderança.

 

Ultima e derradeira fenda, a verde, mais uma vez o Jimmy pilotou como um autêntico Brother, rápido e seguro; um ótimo piloto de Endurance que conduziu o nosso carro para a vitória; fizemos nossa última troca de pneus, contatos e manutenção do carro e foi só administrar sempre com medo do motor não aguentar; de repente um susto: Jimmy colidiu fortemente e o motor caiu me forçando mais uma vez a soldá-lo rapidamente sob pressão dos pilotos de outras equipes que diziam "ta acabando", " ta perdendo volta ", mas, graças a Deus a quantidade de voltas era grande e voltamos à pista ainda a tempo de dar boas voltas”.

 

O material usado:

04 motores
04 pares contato Big Mama
01 fio motor
01 chassi TWP 2005
02 carrocerias
02 pares pneus Ufra médio
03 pares pneus R.Fox hard
01 eixo Koford
01 coroa 38d

 

A prova de 2011 realizada na GTR, em Jacarepaguá.

As Equipes:
Ten Zi Li - Ten Zi Li, Álvaro Falcão e Otavio
SR - Silva Ramos, Pedro Silva e Amílcar Amarante
Flash - Carlos Neves, Jorge e Celio (de Petrópolis)
3M - Carlos Alberto, A. Miragaia e Miudinho
Autoramania - Eduardo Sá e Álvaro Wanderley
JC Borges - Alex Brother, Delcides Jr e Luís Ernesto
Oficina Autorama - Gerard, Ronald e Rafael
Jemada - Jean Christophe, Madeira e Daniel

 

 

Grid pronto para a largada nas 6 horas do Rio de Janeiro em 2011. 

 

Comentários sobre a corrida pelos pilotos:

Álvaro Falcão [ This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it ]
Caros amigos pilotos, bom dia.

A prova de 6 horas do rio de janeiro foi um sucesso, a prova transcorreu com um clima de total tranquilidade graças a atuação dos diretores de prova, Silva Ramos, Alfonso e Gerard e a colaboração dos pilotos e preparadores as advertências verbais aplicadas pelos diretores de prova foram respeitadas pelos participantes sem nenhum tipo de contestação.

 

O resultado final da prova com as três primeiras equipes foi o seguinte.

1º lugar: Ten Racing  (Ten, Falcão, Tavinho)
2º lugar: SR Racing  (Pedro Silva, Amílcar, Silva Ramos)
3º lugar: Equipe Flash  (Carlinhos Flash, Jorjão, Daniel)

A prova foi muito disputada com a equipe Ten Racing liderando desde a primeira fenda, sendo a segunda posição disputada entre as equipes SR Racing, equipe flash e 3Ms Racing se alternando pela disputa da segunda posição.

 

 

Todo mundo focado no que está acontecendo na pista durante a corrida.

 

Gostaríamos de parabenizar a loja OFICINA DO AUTORAMA pela recepção e organização do evento, aos diretores de prova SILVA RAMOS,ALFONSO E GERARD pela condução do bom andamento da prova, aos pilotos e preparadores pelo nível do evento, aos patrocinadores.

 

Esta corrida foi especial para nos cariocas que desde 2008 não tínhamos uma prova de longa duração, para resgatar pilotos que estavam afastados das competições de Slot, para nossa alta estima visto que as provas de slot estão meio  deixadas de lado aqui no nosso estado e finalmente para a nossa loja que esta com uma pista totalmente reformada pelo Carlinhos flash e em totais condições de fazer eventos desse porte.

 

Agradecimentos especiais ao Ten pela preparação dos carros, ao Alex Brothers que um louco porém teve a loucura maravilhosa das 6 horas do rio de janeiro visto que foi dele a ideia desta prova, ao Gerard pela preparação da loja, aos diretores de prova, a EQUIPE FLASH DE JUIZ DE FORA que veio e fez bonito chegando em terceiro lugar tendo pouco tempo para acerto do carro e finalmente aos pilotos de todas as equipes.

 

 

Na sala ao lado, o trabalho frenético dos boxes durante a competição. 

 

TEN ZI LI TEN [ This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it ]
Parabenizar a todos os pilotos e preparadores pela presença foi um feriado,  maravilhoso, com 8 equipes(Pista cheia), NÃO tem preço. O Bolo feito por Silva Ramos, o ambiente de confraternização, de amizades etc...
Espero todos p/ano de 2012
abs.
TEN
PS: Parabenizar a minha Equipe¨Ten Motors¨[Falcão Zune e Otávio(Tata)]

 

 

Jorge Silva Ramos e os vencedores das 6 horas do Rio de Janeiro de 2011. 

 

Jean Christophe [ This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it ]
Realmente, foi muuuiiiiitttttooooo bom!!! 
Agradeço a este grupo de amigos que recebeu a “jovem” equipe “JEMADA” neste excelente evento, onde para mim o ponto alto foi a constatação de estarmos em um ambiente saudável onde a felicidade de competirmos em uma corrida de AUTORAMA era evidente. 
Nos aguarde em 2012. 
A JEMADA VAI EVOLUIR!!!!!!!!

 

Carlos Marques [ This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it ]
Realmente muito bom!!! Evento de alto nível, com loja novinha, pintada e com tudo funcionando de forma exemplar. Organização de Silva Ramos, Alfonso e Gerard fazendo com que tudo, inclusive o horário, fosse cumprido à risca. 

 

Tirando a equipe vencedora, com todos os méritos diga-se de passagem, as outras equipes disputaram arduamente os segundo e terceiro lugares. 

 

Achei muito bom também o desempenho de pilotos como o Wagner e Jean que demonstraram em algumas fendas, um bom nível de competitividade.
Infelizmente acabei atrapalhando minha equipe, com um problema de última hora numa das vistas(se digo olho, to ferrado!!!) que me impediu de fazer uma prova com menos erros e batidas.

 

 

Prêmios para os vencedores da corrida 6 horas do Rio de Janeiro de 2001.  

 

Destacar o alto nível técnico e as presenças sempre alegres e bem quistas das equipes SR e de JF que engrandeceram o evento.

 

Que a gente consiga realizar mais eventos deste nível, não somente uma vez ao ano e com intercâmbio entre as lojas!!!
Parabéns a todos!!!!
Cal

 

Prova de 2012 realizada na GTR, em Jacarepaguá.

Só temos fotos.

 

 

 

 

Abraços,

 

Jorge Silva Ramos

  

Last Updated ( Tuesday, 09 June 2015 13:38 )