Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Marcos Tokarski PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Thursday, 10 September 2015 11:09

Há alguns anos o Site dos Nobres do Grid vinha procurando preencher uma lacuna: uma coluna para falar sobre as competições de Rally, esta apaixonante modalidade, repleta de variações e proporcionadora de grandes espetáculos. Contudo, para falar sobre um assunto assim, precisávamos de um especialista.

 

Marcos Tokarski é um vencedor desde menino, quer seja no trabalho na roça ajudando o pai na sua infância, vendendo sorvete na rua na adolescência, ou no emprego como Office Boy quando jovem, Marcos trabalhava durante o dia e estudava a noite para buscar uma vida melhor.

 

O interesse pela velocidade, o Rally em particular, começou há quase 15 anos, iniciando no rally de regularidade em 2002 no tradicional rally da Graciosa, com a sua então namorada como navegadora.

 

O problema é que sempre passava adiantado nos pontos de controle, pois queria andar mais rápido do que a média estabelecida pela organização, o que o fazia perder muitos pontos. Mas mesmo assim, sagraram-se vice-campeões paranaense daquele ano. Trabalhando na época com vendas externas de máquinas agrícolas, “treinava o dia todo”, o que o ajudou a aprimorar sua habilidade.

 

Em busca de mais emoções, em 2003 fizeram sua estreia no rally de velocidade também no Rally da Graciosa a bordo de um Seat Ibiza obtendo um excelente quarto lugar, a poucos segundos de conquistar um lugar no pódio. Trabalhava na época com vendas externas de máquinas agrícolas, o que ajudou a desenvolver sua habilidade e controle em estradas de chão.

 

Em 2005 foi para o Copa Peugeot, a melhor competição de Rally de velocidade que este país já teve, na sua opinião, conquistando inúmeras vitórias e mais de 50 pódios.

 

Atualmente Piloto do campeonato paranaense e Brasileiro de Rally. Foi vice-campeão da Copa Peugeot em 2008 e sagrou-se campeão em 2009 ao lado do navegador Kana Ribeiro após vencer 04 das 08 etapas daquele ano. É um dos dois únicos pilotos brasileiros a conseguir vencer uma etapa do IRC - Intercontinental Rally Challenge - Venceu também algumas provas do campeonato sul-americano e foi agraciado com o troféu capacete de prata em 2008 como segundo melhor piloto do país daquele ano, de acordo com a mídia especializada.

 

A família até hoje não gosta de sua escolha, pois considera o rally muito perigoso. Tentando desmistificar este sentimento, Marcos levou seus pais para dar uma volta com o "pé no porão”. Resultado: o pai ficou com medo, já a mãe achou que estava muito devagar, que tinha que acelerar mais!

 

Marcos também já passou por grandes dificuldades: em 2011 sofreu um forte acidente na etapa do campeonato brasileiro de Rally em Pomerode - SC, onde quebrou a mão e lesionou duas vértebras, quase ficando tetraplégico, tendo que usar colete cervical por mais de 20 dias. Também sobreviveu a um câncer no sistema linfático em 2012 e a um tumor no cérebro em 2014, quando passou por duas delicadas cirurgias.

 

Pai de um menino chamado Enzo (pois Tokarski é apaixonado pela Ferrari) e marido de sua ex-navegadora, é formado em direito pela PUC-PR, mas trabalha como gerente de vendas.  

 

No futebol é torcedor do, segundo ele, “Tricolor mais famoso do Brasil”, o Paraná Clube.

 

Venha com Marcos Tokarski colocar o “Pé no Porão” em sua coluna mensal.

 


Last Updated ( Thursday, 10 September 2015 18:20 )