Olá leitores! E nesse domingo mais um campeonato se acabou. E que final de campeonato, caros leitores!!! Tensão, drama, superação, teve de tudo, em uma bela festa que definitivamente encerrou com chave de ouro a temporada 2015. O Nobres do Grid teve o prazer e o privilégio de acompanhar in loco essa grande decisão, já deixando aqui meu público agradecimento à assessoria de imprensa da categoria, que nos recebeu muito bem lá (existem ótimos textos no forno para vocês, leitores, não perdem por esperar). Um final de semana com muita ação para o público que foi ao autódromo de Interlagos, com diversas categorias na pista (além da Stock, tivemos o Brasileiro de Turismo – antiga Stock Júnior –, Copa Petrobras de Marcas, F-3 Sulamericana e os gentlemen drivers do Mercedes Benz Challenge. O que não faltou foi ação, assim como acidentes – acho que a única categoria que não teve grandes demonstrações do automobilismo de contato foi a F-3, cujo campeonato já estava decidido. As outras o pessoal chegou com sede ao pote na última prova, MUITA sede ao pote. Combinando com o calor que fez na Zona Sul de SP, por sinal. Falando da Stock Car, a expectativa de uma grande corrida era das melhores, já que por conta da chuva que caiu no final da classificação na véspera os dois pilotos que disputavam o título, Cacá Bueno e Marcos Gomes, largariam lá atrás, e a previsão se confirmou. A corrida em si começou “quente”, apesar de às 10 da manhã a temperatura ainda estar amena: um acidente na saída da 1ª perna da Curva do Lago quase tirou Marcos Gomes de combate, e deixou a torcida apreensiva. Ele conseguiu sair da barreira de amortecimento e chegar aos boxes para reparos, que eram consideráveis, e perdeu muito tempo lá (7 voltas). Verdade que a missão de Cacá era inglória: chegar pelo menos em 4º lugar e torcer para Marcos Gomes não pontuar. A parte do adversário não pontuar beleza, mas ele também teve um toque na 1ª volta, e seu capô dianteiro estava danificado. Enquanto os dois postulantes ao título viviam cada um seu drama pessoal, os outros pilotos faziam uma corrida bastante disputada, afinal ninguém estava exatamente com a preocupação de poupar o carro para a corrida seguinte, já que a prova foi disputada em bateria única e valendo o dobro da pontuação. Teve incidente envolvendo Julio Campos, e Bia Figueiredo, outro entre Felipe Lapenna, Ricardo Maurício e Daniel Serra, a rodada de Pizzonia... na busca de fazer o seu melhor (última prova do ano é o momento de impressionar possíveis patrocinadores para 2016, pessoal estava corretíssimo), acabaram acontecendo alguns excessos, que contribuíram para a grandeza do espetáculo. Mas o que interessa é a disputa pelo titulo, certo? Então, Marcos Gomes seguia na pista, mas 7 voltas atrás, estava ali mais para terminar a corrida andando que qualquer outra coisa. Quem teria chances de fazer algo diferente era Cacá Bueno, que tentou, lutou bravamente, mas o equipamento não correspondeu. Seja o capô ligeiramente torto, seja o desempenho do carro propriamente dito, nada parecia sorrir para a tentativa de hexacampeonato do Cacá. E assim foi: mesmo com todos os problemas, o título ficou com o piloto mais regular, Marcos Gomes, e foi efusivamente comemorado. Teve mecânico da Voxx chorando enquanto se dirigia dos boxes para a frente do pódio, papai Paulo Gomes todo inflado de orgulho do filhão, e a equipe como um todo comemorando o título em uma festa muito bonita. Que venha a temporada 2016! No pódio estavam o vencedor Átila Abreu (A. Mattheis/Chevrolet), o 2º colocado Diego Nunes (Vogel/Chevrolet), o 3º colocado Felipe Fraga (Voxx/Peugeot) e o campeão, fora de qualquer degrau mas ornando uma bela coroa de louros. Muito bonito mesmo. Impressionante foi o acidente na largada da Mercedes Benz Challenge, com diversos carros “estampados” na mureta dos boxes, piloto recebendo cuidados médicos, e um grande trabalho das equipes de regate para retirar os sete carros envolvidos no acidente. Ao final da prova, título do Fernando Júnior (3º colocado) com vitória do Arnaldo Diniz Filho. Com o final dos campeonatos, semana que vem teremos a tradicional Retrospectiva 2015. Até a próxima! Alexandre Bianchini |