Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Um esporte cada vez mais popular PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Saturday, 12 November 2016 19:33

Olá amigos do Site dos Nobres do Grid.

 

A cada dia mais pessoas no mundo passam a correr nesse esporte que muitos tiveram como hobby na juventude.

 

O automodelismo de fenda é um esporte que tem campeonatos locais, nacionais e mundiais com a participação de muitos pilotos brasileiros que, inclusive, são campeões mundiais.  O nome Autorama é marca registrada de uma fábrica de brinquedos daí o nome técnico de automodelismo de fenda, mas, no fundo, pode chamar mesmo de autorama.

 

No Rio temos 3 pistas: GTR (Jacarepaguá)com pista de 8 fendas de modelo especial; Guduxus (Alto da Boa Vista), com pista de 4 fendas também em modelo especial e, SG Automodelismo (Cascadura) também com pista de 4 fendas, mas para carros pequenos de 1/32.  Em Miguel Pereira temos a Fast Racing com pista plana de 8 fendas no mesmo nível de pistas internacionais.  A outra pista frequentada pelos cariocas e mineiros é a Casa do Hobby, em Juiz de Fora, com uma tradicional Blue King de 8 fendas.

 

O principal campeonato hoje é o de Porsche realizado na Guduxus com grids de mais de 20 pilotos realizado de 15 em 15 dias sempre às quartas-feiras a noite. Eventos são realizados entre Rio, Miguel Pereira e Juiz de Fora, reunindo muitos pilotos.

 

Se quer conhecer mais sobre o esporte, o primeiro passo é ver o site www.silvaramos.com.br onde estão mais de 4000 fotos e todas as informações para quem se interessa em competir em qualquer Estado do Brasil.

 

 

Também pode ler os detalhes informados nas páginas seguintes onde esmiuçamos como tudo funciona e como o interessado pode começar a correr.

 

Para a mídia conhecer algumas das peculiaridades do esporte pode ser o primeiro passo:

 

O Automodelismo é uma das facções do automobilismo, e divide-se em Automodelismo de Fenda (conhecido como "SlotCar" ou Autorama, com carros em tamanhos de 1/32 e 1/24, estes de nível internacional) e, em Automodelismo Rádio Controlado (dividido em carros de 1/8 e 1/12 com rádio para controle correndo em pistas de asfalto).

 

 

Os carros

O Automodelismo de Fenda é bastante difundido no Brasil, com campeonatos locais, estaduais, interestaduais e brasileiro, em diversas categorias, divididas em carros com asas (todos em 1/24) e protótipos sem asas nas escalas de 1/32 e 1/24, todos com seus regulamentos e especificações técnicas, da mesma forma como ocorre com os carros de corrida de automóveis.

 

Os principais são os de escala 1/24:

1 – Eurosport: categoria internacional com motor Euro de Grupo 27, ProSlot,   Koford, etc., e chassi de arame.

2 – Grupo 12: categoria internacional com motor Grupo 12, ProSlot ou Koford e chassi de arame.

3 – Parma 499: categoria nacional com motor Parma 499 da Parma ou FDX da ProSlot, com chassi de arame.

4 – Parma S16D: categoria nacional com motor S16D da ProSlot, também chassi de arame  (categoria caindo em desuso).

5 – Motor FK: categoria nacional com chassi de arame ou estampado e motor Falcon.

 

 

6 – Réplicas: são carros construídos por fábricas estrangeiras, em 1/32 e cópias quase perfeitas dos carros de corrida originais.

 

As pistas

As pistas são especialmente construídas para suportarem a velocidade dos carros, havendo diversidade de modelos internacionalmente determinados, sendo a do tipo “Blue King” o desenho reservado ao Campeonato Mundial, Europeu, Norte-Americano e, por consequência, Brasileiro, havendo muitas pistas no Brasil, em especial no Rio, em São Paulo, Minas Gerais e em alguns outros Estados.

 

Pista da GTR.

Pista da Guduxus.

Pista da Fast Racing.

Pista da Casa Hobby.

 

Algumas pistas são destinadas apenas às réplicas por terem medidas entre as fendas menores do que as internacionais.

 

Os modelos tradicionalmente usados são:

1 – Blue King: aprox. 47 metros.

2 – Paper Clip: aprox. 36 metros.

3 – Windsor: aprox. 30 metros.

4 – Grid: aprox. 28 metros.

 

A novidade é o uso de pistas planas, ou seja, sem inclinação nas curvas o que torna a pilotagem bastante difícil.  Cada dia mais pistas são construídas e aumenta o número de pilotos sendo que, hoje, algumas provas do Mundial são realizadas em pistas planas e não mais em blue kings.

 

A alimentação é obtida por baterias com uma fonte eletrônica reforçando a carga e permitindo uma corrente com amperagem limpa.  São 14,5 volts para as tomadas de tempo e 12.9 volts para as corridas propriamente ditas.

 

As corridas

As corridas são divididas em tomada de tempo contra cronômetro, com o piloto sozinho por 1 minuto numa das fendas – geralmente a fenda média ao centro – e em 8 (ou 4 ou 6 depende do número de fendas da pista) pequenas corridas de 3 minutos de duração em cada fenda com 1 minuto de intervalo para troca de fenda, tudo controlado por computador, vencendo quem fizer o maior número de voltas ao final de todas as fendas.

 

Os pilotos

Os pilotos usualmente são divididos em Pilotos e Novatos podendo correr juntos com classificação em separado ou em corridas separadas.  No Rio de Janeiro, temos diversos pilotos com títulos brasileiros e com títulos internacionais.

 

Dentre os principais pilotos cariocas, temos Pedro Silva (seu extenso currículo está em http://www.silvaramos.com.br/pedro%20curriculum.htm ) é o que tem o maior número de títulos desde campeonato carioca, campeonatos de lojas, cinco campeonatos brasileiros, etc.  Alexandre Muniz tem outros tantos títulos locais bem como brasileiros e, agora, dedica-se às corridas no exterior, já sendo campeão norte americano de Grupo 12 em pista plana (vide http://www.silvaramos.com.br/muniz%20theco.html ). Há, ainda, Amílcar Amarante que também tem título brasileiro e Eduardo Sá, piloto e preparador de carros.

 

Onde competir

No Rio de Janeiro, temos três espaços com pistas: GTR, com pista de desenho especial e 8 fendas, localizada em Curicica, Jacarepaguá; a Guduxus, com 4 fendas localizada no Alto da Boa Vista; SG Automodelismo, localizada em Cascadura, com pista de 4 fendas apenas para carros de 1/32.

 

 

A GTR usa apenas o Facebook na sua divulgação.

https://www.facebook.com/GTR-SLOT-CAR-245565758947658/?fref=ts

 

 

 

A Guduxus tem seu site divulgando os resultados de suas corridas assim como sua página no Facebook.

http://www.guduxus.com.br/

https://www.facebook.com/groups/472824916080417/?fref=ts

 

 

A cidade de Miguel Pereira tem a Fast Racing, primeiro espaço a ter uma pista plana, nos moldes da que é usada no Campeonato Mundial. Sua divulgação é feita pelo Facebook.

https://www.facebook.com/fastracingraceway/?fref=ts

 

 

Em Minas Gerais a Casa do Hobby também tem muitas corridas e disputas entre o Rio e Juiz de Fora.   

https://www.facebook.com/casadohobbyjf/?ft[qid]=6322851730474970832&

ft[mf_story_key]=5056419065339511150&ft[ego_id]=295253914174514&ft[ei]=&

ft[fbfeed_location]=1&ft[insertion_position]=1&__md__=1

 

Existem ainda vários sites dedicados ao esporte, sendo o mais antigo deles o do piloto Silva Ramos informando sobre corridas, resultados, curiosidades, parte técnica, mais de 4000 fotos, etc.

http://www.silvaramos.com.br/

https://www.facebook.com/srslotcar/

 

Estamos à disposição para contatos, esclarecimentos, novas informações e tudo mais que se fizer necessário.

 

Abraços aos nossos leitores,

 

Jorge Silva Ramos


Last Updated ( Tuesday, 15 November 2016 18:16 )