Após longo período de espera, os principais campeonatos de automobilismo do mundo iniciaram no mês de Abril. Da mesma forma, as categorias de base deram bandeira verde para seus respectivos certames. Aqui em nossas terras, a Formula 3 Brasil surge renovada, com a união das equipes, CBA e Carlos Col, e mudou também de casa, deixando o rol da Vicar e juntando-se a Porsche GT3 Cup Challenge Brasil (este ano com a denominação Porsche Império GT3). Entre as mudanças colocadas em prática, está a equalização dos motores, realizada com a JL, algo que em breve deverá dar resultado de maior competitividade. Na primeira etapa, Samaia venceu a prova de abertura e Murilo Coletta a de fechamento, e Marcel Coletta ‘coletou’ a vitória nas duas bateria na Academy (nova nomenclatura da Light, a qual conta com incentivos da CBA e telemetria compartilhada). Entre os nomes que participaram, vale ressaltar Felipe Fraga, atual campeão da Stock Car, que acelerou um dos monopostos da Hitech apenas nos treinos, Vitor Batista, campeão da Euroformula 3 Open em 2015, e Giuliano Raucci, vitorioso na F4 Italiana. A nossa F3 também melhorou seu grid na quantidade, além da qualidade, fechando a etapa com 13 carros na pista curitibana. Pilotos da nova Formula 3 Brasil, após a etapa de Curitiba, em parceria com a Porsche GT3 Em São Petersburgo (EUA), tinha tudo para ser uma estreia inesquecível para o gaúcho Matheus Leist na Indy Lights. Depois de conquistar um lugar na segunda fila, o piloto da Carlin fez ótima largada e já ocupava a segunda colocação com ritmo consistente nas voltas iniciais. Um problema no motor, no entanto, impediu que o único representante do Brasil na categoria de acesso à Fórmula Indy conquistasse um lugar no pódio, terminando em 15º lugar. “Na corrida do sábado, que foi a minha primeira em circuito de rua e também com o carro da Indy Lights, consegui uma boa largada, pulando de quarto para segundo. Depois, imprimi um ritmo bom, acompanhando o primeiro e abrindo do terceiro colocado, mas tive um problema com o turbo e o carro super aqueceu e tivemos que parar o carro nos boxes” disse Leist. Matheus Leist andou forte em St Petersburg, porém chances de pódio ficam pra próxima.
Atual campeão da Fórmula-3 Inglesa, o piloto de Novo Hamburgo tinha chances de um bom resultado também neste domingo, mas novamente sofreu com problemas mecânicos. “A corrida 2 também começou bem. Já estava em sexto, fazendo uma prova bacana de recuperação após um complicado treino classificatório. Mas aí comecei a perder rendimento por conta de mais um problema mecânico e só pude levar o carro até o final para marcar pontos” contou o gaúcho, que concluiu a segunda prova na 11ª colocação. Leist lamentou as falhas mecânicas nas duas corridas, mas destacou os pontos positivos do final de semana no circuito de rua de São Petersburgo, na Flórida: “Obviamente, estes problemas complicaram nosso final de semana de estreia, mas isso faz parte do automobilismo. De saldo positivo, fica o bom ritmo de prova e a luta pelas primeiras posições. Agora já vamos focar na prova em Barber para consolidar este potencial em pontos no campeonato.” O piloto volta às pistas para as etapas 3 e 4 nos dias 22 e 23 de abril, no tradicional circuito misto de Barber Motorsport Park, no Alabama, EUA. Enquanto isso, Carlos Cunha Filho teve uma boa estreia na Pro Mazda. Na tarde deste sábado (11), o brasileiro de 17 anos completou na quarta colocação a primeira corrida da etapa de abertura do campeonato, disputada também em preliminar da Indy. Em uma corrida que teve os cinco primeiros em um ritmo mais forte que os demais, Cunha Filho atacou seu companheiro no Team Pelfrey, TJ Fischer, em especial na segunda metade da prova, mas não conseguiu a ultrapassagem que lhe renderia um lugar no pódio. A vitória ficou com o australiano Anthony Martin, enquanto Victor Franzoni ficou com a segunda posição. Carlos Cunha Filho em ação na Flórida, agora com o amarelo da Pelfrey.
“Tive muita paciência por ser a minha primeira corrida no circuito de rua e a tentativa de ultrapassagem no TJ (Fischer) seria arriscado. Agora sei melhor o ritmo da corrida e já cheguei ao meio termo de acelerar sem gastar muito os pneus durante a corrida”, disse Cunha. Na segunda prova, Cunha Filho se defendeu dos ataques de TJ Fischer, seu companheiro de Team Pelfrey. Logo, o brasileiro passou a atacar Victor Franzoni, e conseguiu a ultrapassagem sobre o compatriota na reta dos boxes na abertura da décima volta. “Vi que não precisava mais economizar tanto pneu e estava mais rápido do que eles. Passei o Victor e já foquei em ganhar a corrida”, explicou Cunha Filho, que foi aplaudido pelos torcedores na ultrapassagem sobre Franzoni. O novato, então, passou a descontar a vantagem sobre o australiano Anthony Martin, vencedor da primeira corrida do final de semana e líder do páreo deste domingo. Mas a falha na transmissão o obrigou a deixar a disputa na 17ª volta.
Victor Franzoni repetiu o segundo lugar no pódio na Pro Mazda Enquanto Cunha buscava adaptação e já visando pódio, Franzoni fez ótima exibição na Flórida, travando grande disputa com o australiano Anthony Martin. Na primeira prova, a vantagem de Martin só não é maior porque o brasileiro Victor Franzoni também começou o ano andando muito bem. Franzoni, assim como o australiano, repetiu o resultado da primeira corrida, chegando em segundo e atingindo os 50 pontos. Encerrados os testes da pré-temporada e começa a contagem regressiva para a EuroFormula Open 2017, um dos principais campeonatos de Fórmula 3 da Europa. Na última semana, 17 pilotos participaram de dois dias de testes no circuito de Jerez de la Frontera, na Espanha, para os preparativos finais. O brasileiro Thiago Vivacqua, que correrá a temporada pela atual campeã Campos Racing, esteve sempre entre os seis mais rápidos e está focado em melhorar ainda mais o desempenho do seu carro para a sua estreia na 1ª etapa da categoria, nos dias 29 e 30 de abril, no Estoril, em Portugal. Thiago Vivacqua iniciou muito bom sua jornada na Euro F3 Open, na pré-temporada.
Antes de Jerez, Vivacqua também participou de testes coletivos em Barcelona (Esp) e disputou o Winter F3 Series (Campeonato de Inverno da EuroFormula) em Paul Ricard, na França, onde foi ao pódio com um terceiro lugar. Nos testes, Vivacqua também este sempre entre os mais rápidos. Em uma das sessões em Jerez foi o terceiro colocado e, no combinado dos dois dias de testes, terminou em sexto, sendo novamente o melhor brasileiro nas sessões. “Foi uma boa pré-temporada, mas esperávamos estar mais à frente. Nosso objetivo para o ano, não é apenas estar entre os Top-5, mas brigar sempre pelo pódio. Por isso, vamos trabalhar muito para a etapa do Estoril”, comentou o piloto de 20 anos. Brasileiro Thiago Vivacqua “Estou muito bem entrosado com todos na equipe Campos Racing. É um time bastante profissional, dedicado e isso me dá confiança para acreditar que iremos evoluir ainda mais. Também me adaptei bem ao carro, que teve algumas leves mudanças no assoalho e no bico e isso também o deixou diferente com relação aos primeiros testes. Ainda temos um mês pela frente e vamos trabalhar duro para estar realmente onde queremos”, completou o piloto. Saudações, agora em São Paulo, Fabiano Esteves |