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Freio...muito te quero! PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 02 April 2017 21:29

Como funciona o fornecimento do fornecimento de pastilhas de freios pela Fras-Le para as maiores categorias de Turismo do Brasil.

 

Quando se fala em carros de competição, o que mais saltam aos olhos e outros sentidos do publico são, principalmente, a capacidade de aceleração e a velocidade dos veículos. Eu, como alguém que participa regularmente de trackdays, sou muitas vezes perguntado “Qual a velocidade que você atinge em x pista?”. Porém, todos nós sabemos que, tão ou mais importante que acelerar em uma competição, é parar, e parar com segurança, curva após curva, volta após volta. Somente quem já passou o aperto de chegar num fim de reta, pisar no pedal do meio e não encontrar a resposta esperada (e muitas vezes mais que necessária) do freio sabe o que isso significa...

 

Sendo assim, se para mim, réles aspirante dente de leite de piloto amador, frear é importante, imagina o quão fundamental é ter freios eficientes estando em categorias como Stock-Car e Copa Petrobrás de Marcas, onde ganhar metros em uma frenagem pode significar aquele décimo de segundo ou mesmo uma vitória?

 

 

Para termos respostas a algumas perguntas, entrei em contato com a Fras-Le, desde 2016 a fornecedora monomarca de todas as pastihas de freio das 4 categorias hoje promovidas pela VICAR: Stock-Car, Copa Petrobrás de Marcas, Campeonato Brasileiro de Turismo e Mercedes Benz Challenge, e nesse texto abordaremos como tem sido essa  parceria.

 

Há mais de 60 anos no mercado, a Fras-le é uma das cinco maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção. Possui fábricas no Brasil, Estados Unidos e China, centros de distribuição na Argentina e Europa e mais de 3.000 funcionários entre Brasil e exterior. Certificada com ISO 9001, ISO 14000, ISO TS 16949 e OHSAS 18001, a Fras-le possui seu próprio Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, tendo na sua linha, entre outros produtos, lonas e pastilhas de freio para veículos leves e pesados, revestimentos de embreagem, pastilhas para aeronaves, pastilhas e sapatas para trens e metrôs e, mais recentemente, passou a ter também discos e tambores de freios para aplicação em veículos leves e pesados.

 

 

A empresa iniciou seu apoio ás competições em 2002, sendo patrocinadora oficial da Fórmula Truck e também fornecendo pastilhas de freios para algumas das principais equipes. O patrocínio durou por 10 anos, encerrando no final da temporada de 2012, mas a Fras-Le continuou como fornecedora de pastilhas para algumas equipes ainda por alguns anos. Além deste patrocínio de 10 anos, houve outros pequenos patrocínios tanto em competições no Brasil como exterior.

 

A parceria entre Fras-Le e VICAR começou em 2016, e trata-se de uma parceria benéfica para ambas as partes, pois a empresa gaúcha tem todos os recursos possíveis para o correto desenvolvimento dos produtos mais adequados ao ambiente das competições.  Dificilmente há ambiente mais hostil para os freios que uma pista de corrida, especialmente quando falamos de competição decidida por centésimos de segundo.

 

 

A Stock Car, categoria mais importante da VICAR, é uma das mais competitivas categorias do automobilismo brasileiro, cujos carros contam com motores de 440cv de potência (que inclusive já foram abordados nesse site) e que atingem até 250 km/hora de velocidade em alguns circuitos.  O processo de desenvolvimento dos produtos exclusivos para veículos de competição teve início em 2014.

 

Além de ensaios de performance e durabilidade, foram simuladas severas condições de aplicação, tais como alta velocidade, elevada desaceleração e temperaturas extremas. Este processo também contou com o mapeamento dos autódromos onde as provas são realizadas, através do uso da telemetria. Isto permitiu obter dados instantâneos de diversos parâmetros operacionais dos veículos em tempo real que são posteriormente processados para gerar uma simulação em dinamômetros.

 

 

Para que o material atingisse o nível de exigência da categoria, foram desenvolvidas matérias primas diferenciadas que pudessem suportar elevadas solicitações termomecânicas, além de proporcionarem à formulação da massa maior estabilidade de atrito, menor abrasão e maior durabilidade. Para manter a integridade estrutural da pastilha de freio foi empregado o sistema de ancoragem FIMA® (Fras-le Integrated Mechanical Attachment) nas plaquetas metálicas. Este sistema garante a aderência do material de atrito na plaqueta, eliminando o risco de cisalhamento. 

 

A estabilidade de atrito nas mais diversas condições de uso permite ao piloto maior controle do pedal de freio e menor necessidade de ajustes de balanço de frenagem durante a prova, o que proporciona maior concentração durante a competição. Tudo isso incrementa o desempenho dos pilotos e garante corridas mais disputadas, além de que o conhecimento gerado e as inovações desenvolvidas nestes projetos são utilizados no desenvolvimento de novos produtos também utilizados nos carros de passeio. Todas as etapas de desenvolvimento das pastilhas contam com o monitoramento de desempenho junto à engenharia da empresa.

 

 

E assim, temos uma empresa nacional fornecendo soluções em uma área critica de carros de competição, refinando produtos, processos, desenvolvendo tecnologias e trabalhando em conjunto com diversas peças importadas. O que só faz pensar que, sim, nós podemos desenvolver, criar, fazer acontecer aqui dentro. Basta querer, pois recursos e campo nós temos.

 

Milton Rubinho