Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Meu devaneio sobre os 500 Km de São Paulo PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 30 December 2018 22:26

Amigos do “Nobres do Grid”

 

Que encerramento de um ano repleto de eventos marcantes tivemos no templo máximo encerrando com chave dourada  a mais tradicional prova de endurance de que me lembro, na pista – (mesmo que mutilada, jamais terão meu perdão pelo crime cometido! e pensar que está quase inteira, é só colocar muros de proteção e se recupera 80 % do traçado original) – mais sagrada do esporte a motor nesse mundão chamado Brasil – “500 km de São Paulo – Chevrolet Absoluta 500”.

 

Um grid multifacetado, onde os monstros são, e serão sempre, os candidatos a vitória e os abnegados entusiastas participam pelo prazer da competição, desigual, sim, mas com cada um, sendo o seu próprio vencedor.  Está meio romântico?  Creiam; é proposital, afinal faço parte dos dinossauros, alguém que já viu de tudo naquele lugar especial.

 

Porém, nesta edição de 2018, foi inusitado. Um final para lá de emocionante, onde o menos cotado à vitória (Lamborghini GT3) venceu com um minuto de folga graças, especialmente à estratégia arriscada, mas que deu certo. E os três a seguir, em míseros 3 segundos de diferença, resolvidos entre a subida do café e a bandeirada.  Emocionante! O Porsche GT3 que vinha em 2º, perdeu a posição na penúltima passagem para a Mercedes GT3  e na bandeirada o Porsche foi superado pelo protótipo  AJR P1, que foi o dono da pole position e comportou-se como carro de competição de não fazer feio em lugar nenhum do planeta, em sua classe.   

 

 Nos 500 Km tivemos mostras da mais alta tecnologia das pistas, com a Lamborghini da Via Italia Racing...

 

Que tenha uma história perene e vitoriosa, são nossos votos. 

 

A partir do 5º colocado, o que se viu foi a alegria dos competidores, afinal o desafio é imenso. O grid, não foi o que se esperava, pois vários veículos tiveram problemas insanáveis no curto prazo, durante os treinos e carros, com torcida numerosa, ficaram de fora, mas com a promessa retomada e reafirmada de estarem a postos, ano que vem.

 

Um sábado maravilhoso, com várias competições do campeonato regional, e uma homenagem especialíssima ao amigo de longa data e competentíssimo jornalista Lito Cavalcante, transformado em “padrinho” da última etapa do Campeonato de Regularidade, capitaneado pelo Jan Balder, outro amigo querido. 

 

 E também espaço para os clássicos, com o evento de regularidade do Nobre do Grid, Jan Balder. 

 

Me desculpem os leitores, mas eu, de aficionado, acabei virando amigo pessoal dos nossos ídolos que tantas alegrias nos proporcionaram.  Só quem é apaixonado consegue entender o que leva uma pessoa a preparar um pinico atômico (fusca) com míseros 100/105 cavalinhos, a alinhando ao lado de uma Lamborghini, rir feliz dentro do capacete. 

 

Vendo minha testeira no FB e olhar minha cara extasiada de felicidade incontrolável que irá entender o que afirmo... Que 2019, com nova administração Federal, possamos ter, de volta, o Brasil que desejamos a TODOS nós. 

 

Essa 500 transformou-se num marco. A alegria contagiante de todos os participantes, boa parte deles, herdeiros de campeões de um passado nem tão distante, estão honrando o DNA herdado. 

 

 Na largada, a "democracia" dos 500 Km de Interlagos trazia no grid protótipos nacionais, supercarros importados e outros mais modestos.

 

O ar que se respirava nos boxes, tinha um contagiante elemento de otimismo na recuperação de um futuro mais promissor para nosso país.

 

Ocorreram disputas durante todo o tempo.  Para todos os gostos. Não faltou emoção.  Fazia tempo, mesmo com o grid abaixo do esperado, onde as disputas eram ensaiadas e executadas com talento. Que coisa boa! Que venham muitas outras, eternizando cada vez mais essa corrida tradicionalíssima. Feliz gasolina a todos. Peroba, lá do céu dos pilotos, junto com tantos que já se foram devem ter se divertido a valer. Aliás, como ele demonstrou inúmeras vezes durante seu tempo por aqui e nós, carregamos sua bandeira com orgulho e satisfação.

 

 Interlagos é sempre um lugar para homenagens, como esta feita para nosso grande amigo Du Cardim.

 

Que no ano próximo, tenhamos todos nós, um feliz ano novo, com gasolina à vontade para acelerar sempre em busca de nossos sonhos e ideais.  

 

Regi “Nat Rock” Vitullo

 

 

P.S.: as fotos são de autoria do co-fundador do Nobres do Grid, Ciro Margoni. 

Last Updated ( Tuesday, 01 January 2019 08:27 )