Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Leandro Fausto PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Tuesday, 04 August 2020 22:05

Leandro Fausto tem na sua data de nascimento uma predestinação. Nascido em 12 de Dezembro de 1984 (sim, na mesma data do Bi campeão da INDY 500 e F1 Emerson Fittipladi) em Olinda, Pernambuco e atualmente morando em Caruaru, cidade onde fica o autódromo do estado, não tinha como não ser um apaixonado por automobilismo.

 

Formado em administração pública, atualmente gerencia alguns grupos de discussão sobre automobilismo na internet, como o Automobilismo e Motociclismo Brasil – AMB, Indypédia e o grupo italiano de Gran Turismo e corridas de longa duração, o Endurance & GT Passion. Agradecendo desde já a oportunidade de estar dando continuidade ao trabalho do Tricampeão da INDY 500 Hélio Castroneves (rumo ao Tetra! uma responsabilidade que ele está apostando e assumindo com maior prazer), ele está encarando uma grande responsabilidade ao escrever as suas resenhas das corridas da centenária categoria, a IndyCar Series. “Confira comigo no replay!” como diria o impagável Silvio Luís.

 

Sua “vida no automobilismo” começou como a maioria no Brasil: com a Fórmula 1. Enquanto as outras crianças iam jogar futebol (que sempre achou bem chato), ele preferia ver as corridas, jogar jogos de vídeo game de corrida (Super Mario e F-ZERO conta, Sim hahaha).

 

Seu contato com as corridas se deu no auge do Ayrton Senna, Piquet (nem tanto) e demais Brasileiros de destaque como Roberto Pupo Moreno, Mauricio Gugelmin e o “nascimento” de Barrichello. Em 1993 descobriu a categoria que seria a sua preferida categoria de monopostos para o resto da vida: a FÓRMULA INDY. Na extinta rede Manchete, de cara já deu de frente com uma tal de INDY 500.


Como ele mesmo diz, “na minha inocência infantil via a Penske com o a McLaren pelo motivo óbvio de terem a mesma pintura”. Pé quente, viu o bi campeonato do Emmo numa corrida difícil e emocionante com a locução do “novato” Téo José. Foi um mundo novo que descobria naquela época: carros infinitamente e esteticamente mais bonitos que a F1 e outros brasileiros competindo como o Raul Boesel.

 

Enquanto a F1 ficava “morna” depois do falecimento de Senna ficou acompanhando mais de perto a separação (nem sabia disso na época) a “Fórmula mundial” (CART para os íntimos) e foram momentos muito bons. Com a escalada de brasileiros competitivos para a categoria americana e seus carros e corridas maravilhosas. Ao mesmo tempo descobria a IRL (Indy Racing League) na TV a cabo.

 

Leandro Fausto está assumindo a coluna “Escalando a Grade” a partir de agosto de 2020. Vamos acelerar com ele!