Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Mario Pinheiro PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Thursday, 13 August 2020 21:46

Mario Pinheiro é engenheiro mecânico, especializado em avaliações e testes focados em dinâmica veicular, mais especificamente no desenvolvimento e calibração de amortecedores e pneus.

 

Desde os tempos do curso técnico de mecânica já andava por oficinas e durante o curso universitário seguiu o ramo das competições não só na oficina, mas também nos boxes e como piloto nas pistas de kart e turismo.

 

Atua há mais de 35 anos na indústria automobilística, com passagens pela Ford Caminhões onde trabalhou na Engenharia de Processos e Métodos de Montagem dos veículos produzidos na antiga fábrica do Ipiranga.

 

Na Brasinca Veículos Especiais colaborou no desenvolvimento e construção das picapes Mangalarga e Passofino que eram montadas com base nas GM D10. Depois, na Cofap (hoje Magneti-Marelli), foi responsável pelos amortecedores de competição do então Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos e atuou na calibração de amortecedores para vários veículos, incluindo o amortecedor eletrônico aplicado ao Escort XR-3.

 

Migrou para VW Caminhões e Ônibus, logo após a dissolução da Autolatina, e colaborou nos testes e desenvolvimento para veículos nacionais e de exportação antes da Companhia mudar para Resende e se tornar a atual MAN.

 

Na Bridgestone Pneus, onde se aposentou como gerente do campo de provas, atuou como avaliador de desempenho de produto (o que muitos chamam de piloto de testes) e no comando das operações e testes.

 

Tem especializações, treinamentos e participação no desenvolvimento e testes de diversos tipos de veículos no Brasil, América Latina, EUA, Japão e Europa. É membro da SAE Brasil (Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade) e dá aulas e palestras em universidades.

 

Agora, quinzenalmente, ele assina a coluna “Pelos retrovisores” no nosso site.