Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
O Sul Brasileiro de Kart 2020 PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 28 September 2020 20:00

Nos dias 5 a 7 de setembro no Kartódromo Beto Carrero, em Penha-SC, foi realizado a 23º edição do Campeonato Sul Brasileiro de Kart, com um número recorde de pilotos inscritos. Foram 142 kartistas ao todo, com a final sendo realizada no feriado de 7 de Setembro, vamos abaixo falar dos vencedores e de cada categoria.

 

A primeira categoria a definir o campeão do dia foi a Cadete, onde correram 19 pilotos. Na bateria 1 ganhou Yuri Morelli, seguido de Christian Mosiman e de Augusto Toniolo. Na bateria 2 o vencedor foi Christian Mosiman, seguido de Yuri Morelli. Na bateria final, que definiu o campeão, Venceu Cristhian Mosiman, sendo seu primeiro titulo Sul Brasileiro. O vice foi Yuri Morelli e em terceiro ficou Francisco Camilo.

 

Na categoria Graduados correram 11 karts. Na bateria 1 ganhou Andrè Nicastro, seguido de Pedro Aizza. Na bateria 2 ganhou Diego Ramos, seguido de José Muggiati Neto. A bateria final foi dividida em 2 partes devido a forte chuva que caiu durante a bateria. Na primeira antes da interrupção, foram completadas 9 voltas, o líder era Diego Ramos (que corre na Copa Hyundai HB20). As 6 voltas restantes para se completar as 15 voltas programadas, com os karts equipados com pneus de chuva, teve como ao todo, mudando completamente o cenário e quem se deu melhor foi Bruno Bertoncello, que estava em quarto antes da chuva, e venceu paraa tornar-se pentacampeão do Sul Brasileiro, o maior vencedor do campeonato. O vice foi Diego Ramos, seguido de André Nicastro.

 

 Bruno Bertoncello conquistou seu quinto título depois de se adaptar melhor a mudança da condição de pista com a chuva.

 

Na  categoria  F4  Graduados   correram 10 karts, o campeão foi Diego Said, o vice foi Rafael Prada seguido de Pedro Trevisol. As categorias F4  Super Sênior e Super  Sênior Masters correram  juntas, sendo 10 karts ao todo, na  bateria  final na geral ganhou Nestor Ferens (campeão da Super Sênior Masters ) e em segundo chegou Cesar  Santos  (campeão da Super  Sênior).

 

Na Categoria Mirim tivemos um número pequeno de karts inscritos, com 7 ao todo. O campeão foi Raphael Gebara, o vice foi João Bonadiman e o terceiro foi Matheus Ramalho. Na categoria F170 Graduados e Sênior, que correram juntas, com 13 karts na bateria final. O vencedor geral foi Murilo Fiore (campeão da Graduados). O vice foi Valdir Germiniani seguido de Leonardo Castilhos. O campeão da  categoria  Sênior foi Patrick Coelho, que chegou em sétimo na geral.

 

Na categoria F4 Sênior participaram 17 karts. O campeão foi Roberto Wustack JR. O vice foi Luis Salau, seguido de Jorge Fernandes. Diego Ramos também correu nesta categoria, mas abandonou por problemas mecânicos. Na categoria Júnior tivemos 12 karts na bateria final. O campeão foi Luiz Trombini. O vice foi Enzo Marins, seguido de Guilherme Backes. Uma das favoriras ao título, a catarinense Antonella Bassani, abandonou com problemas mecânicos.

 

 Choveu pesado no dia das finais do Sul Brasileiro de Kart e isso foi um desafio extra para diversas categorias do evento.

 

As categorias Super Sênior, Sênior B e Super Sênior Masters correram juntas para conseguirem fazer um grid com um bom número de competidores. Assim foram reunidos 16 karts. Na bateria final ganhou Edward Fachini (que foi campeão da Super Sênior). O vice foi Fernando Pastro. O campeão da Sênior B foi Luis Correa, chegando em quarto na classificação geral, e Sergio Ramos, terminando em oitavo na geral, foi o campeão da Super Sênior Masters.

 

Na categoria Sênior A correram 13 karts e o campeão foi o Paranaense Júlio Conte. O vice foi Dennis Dirani (coach de vários pilotos de kart e também na Porsche Carrera Cup, onde disputa as provas de Endurance), seguido de Leonardo Nienkotter (cujo filho, Enzo Nienkotter, correu na Júnior Menor). Um piloto a se destacar, que tem vários títulos no kart e este ano estreou no automobilismo, correndo junto com o kart, o paulista Danilo Ramalho, que corre na Sprint Race, estava na disputa, mas abandonou a bateria final da categoria.

 

Na categoria KZ Graduados e Sênior correram juntas, reunindo11 karts no grid. Na bateria final o vencedor geral foi Bruno Grigatti (que foi campeão da KZ Graduados). O vice foi Danilo Dirani (coach de Artur Leist na Stock Light e de diversos pilotos, fazendo também provas na Porsche Endurance Series), seguido de Gaetano Di Mauro (piloto da Stock Car). O campeão da Sênior foi Daniel Claudino, chegando em oitavo na geral.

 

 Gabriel Mouta e Alfredinho Ibiapina fizeram uma grande disputa na categoria júnior menor.

 

A categoria Novatos teve um grid pequeno, correndo com 6 karts. O campeão foi Leonardo Ortiz. O vice foi Felipe Tozzo, seguido de Gabriel de Lima. A última categoria a ir para a pista foi a Júnior Menor, contou com 13 karts inscritos. O campeão foi Gabriel Moura. O vice foi Alfredinho Ibiapina, seguido de Enzo Bedani e de Enzo Nienkotter. Este foi o Sul Brasileiro de Kart, que apesar da covid  19 contou com um grande número de pilotos.

 

Noticias do Kart

No último fim de semana foi realizada a etapa de encerramento do WSK Euroseries no kartódromo de Lonato na Itália, nas categorias 60cc, OK ,OK JR,e KZ2, vamos aos  campeões com Brasileiros participando, na 60cc o campeão foi o Holandês  Rene  Lammers (filho mais novo do ex piloto de F1 Jan Lammers e irmão do multicampeão de kart Bas Lammers) seguido do Russo Mark Kastelic e de Antonio Appicella, na categoria  OKJR o campeão foi o Inglês Arvid, o vice foi Andrea Alfi  Spina, os Brasileiros que correram foram Matheus Ferreira, que terminou em 15º lugar, e Emmo Fittipaldi que terminou em 21ºlugar.

 

 A temporada europeia de kart terminou em Lonato, na Itália, com a participação de vários brasileiros.

 

Na categoria OK o campeão foi o Italiano Joe Turney. Os brasileiros na categoria foram Rafael Câmara, terminando em 11º lugar, Matheus Morgatto em 17º lugar. O brasileiro Ricardo Gracia foi desclassificado por irregularidades técnicas no seu kart. Na categoria KZ2 o campeão foi o italiano Ricardo Longhi, o vice foi o Giuseppe Palomba.

 

Rodrigo Botana 
Last Updated ( Monday, 28 September 2020 20:24 )