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Agenda cheia a partir de maio / Juventude, velocidade e estratégia PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Wednesday, 21 April 2021 20:38

Oi amigos!

 

Espero que todos tenham curtido esse feriado de 21 de abril, mesmo com as dificuldades e limitações desses nossos tempos. Sou otimista e tenho muita fé, então, já aguentamos até aqui e vamos seguindo, segurando as pontas por mais um tempo, para estarmos firmes quando tudo isso passar. Não é fácil encarar os dias, principalmente quando tantas pessoas perderam a vida. Mesmo assim, precisamos seguir com fé em Deus e em nós mesmos.

 

Para mim, esses dias estão sendo muito corridos, mesmo não estando nas pistas. Como vocês sabem, estou acompanhando as provas iniciais do NTT IndyCar Series. É uma maneira de aprender a ajudar a Meyer Shank Racing, minha nova equipe na categoria e pela qual farei minha reestreia na IndyCar no dia 30 de maio, na Indy 500.

 

A equipe trabalhou bem em Barber, na primeira etapa do campeonato 2021, e agora parte para a prova de St. Petersburg, no próximo domingo. Como aconteceu na primeira corrida, a TV Cultura mostrará ao vivo para todo o Brasil, nessa nova fase da categoria na TV brasileira. Depois de tantos anos de Band, emissora que só tenho a agradecer por tantos anos de carinho, os esforços de toda uma equipe, com Willy Hermann e Carlo Gancia à frente, proporcionaram a estreia de muita qualidade na TV Cultura.

 

A equipe de transmissão é show, com o Geferson Kern e o Rodrigo Mattar. São profissionais de altíssimo nível e quem ganha com isso é o fã do automobilismo e da Fórmula Indy. Não vejo a hora de começar a acelerar na categoria e tudo isso ser mostrado na TV Cultura. Aliás, quando eu era moleque e morava no Brasil, via muito o canal por causa programação infantil.

 

 

Mas no domingo, enquanto estava no ar a corrida de Barber, eu estava na fábrica do Tony Stewart fazendo o banco para o Superstar Racing Experience. Depois cumprimos algumas atividades promocionais. Estava lá toda uma galera, inclusive o Tony Kanaan. Impressionante, mas quando a gente se encontra é só risada.

 

A competição começará em junho e, dessa forma, de maio até setembro, terei muitas corridas pela frente, o que não poderia ser melhor. Na verdade, confesso a vocês que estou bastante ansioso, mas a experiência me ensinou que tudo tem seu tempo certo e maio já está aí.

 

Forte abraço a todos e até semana que bem.

 

Helio Castroneves

 

Reprodução autorizada da coluna de Helio Castroneves, originalmente publicada no site www.lance.com.br

 

Olá Amigos,

 

Uma corrida perfeita! Foi o que vimos no Barber Motorsports Park, domingo, quando Alex Palou conquistou sua primeira vitória na NTT IndyCar Series para Chip Ganassi Racing. Palou junta-se ao rol dos vitoriosos  como o único terceiro piloto a vencer na estreia pela Chip Ganassi, depois de Michael Andretti em 1994 e do falecido Dan Wheldon em 2006.

 

Qualificando-se em terceiro para a corrida, o espanhol de 24 anos foi impecável ao longo das 90 voltas e cruzou a linha de chegada na frente de Will Power (Penske) e seu companheiro de equipe Scott Dixon.

 

Em seu primeiro teste para a equipe em novembro, os líderes de equipe e mecânicos falaram favoravelmente de Palou, que teve um ano de estreia promissor com Dale Coyne Racing com o Team Goh. Mas com um único pódio e um 16º lugar no campeonato, a maioria disse que tinha grandes esperanças em seu novo piloto, mas não sabia o que esperar em termos de onde ele chegar... e ele chegou, em primeiro!

 

Will Power foi implacável em sua busca por Palou, mas não foi capaz de alcançar o mais novo vencedor da IndyCar, terminando apenas 0,4s atrás. O pódio foi completado por Scott Dixon, também da Ganassi, que embora não tenha tido ritmo para atacar de Power ou Palou, ele está deixando Barber em um ótimo lugar para perseguir seu sétimo título. E que ninguém ache que ele está velho pra isso.

 

O resultado final do Grande Prêmio Honda Indy do Alabama começou a mudar na volta 20, quando o líder da corrida Pato O’Ward e o segundo colocado Alexander Rossi, que largaram na 1ª fila, foram chamados às boxes por suas equipes, o que os colocou em uma estratégia de três paradas. Seus destinos foram selados com essa decisão.

 

 A bandeira verde foi agitada no autódromo de Barber para o início da temporada 2021 da IndyCar Séries.

 

Os adversários mais próximos seguiram em outra direção, com as suas equipes mantendo-os de fora até a volta 30, o que colocou Palou, Power, Dixon e outros em uma estratégia de duas paradas. Sem se deixar abater, O’Ward pilotou como um animal para ganhar tempo, sabendo que teria uma visita extra aos pits para pagar... e continuou atacando até chegar à quarta posição, 3,9s atrás de Palou.

 

Atrás de O’Ward, A.J. Sebastien Bourdais da Foyt Racing salvou um mau resultado na qualificação ao subir da 16ª para a 5ª posição. Rinus VeeKay da Ed Carpenter Racing e Graham Rahal de Rahal Letterman Lanigan Racing fizeram estratégias semelhantes, com VeeKay indo da 14ª para a 6ª e Rahal pulando da 18ª para a 7ª posição.

 

Enquanto Bourdais, VeeKay e Rahal avançaram na corrida, o resto dos 10 primeiros foram na direção oposta, com Marcus Ericsson da caindo do sexto para o oitavo lugar, Rossi caiu do segundo para o nono e Romain Grosjean caindo do sétimo lugar para décimo em sua primeira corrida na IndyCar. O francês também foi o melhor estreante em Barber, batendo Scott McLaughlin da equipe Penske em 14º lugar e Jimmie Johnson, que penou nas adversidades para terminar em 18º.

 

Coisas da corrida.

Quando Josef Newgarden da equipe Penske errou e rodou na primeira volta e pegou Colton Herta, VeeKay, Felix Rosenqvist, Max Chilton e Ryan Hunter-Reay após escalar a colina na Curva 4, praticamente num “big one”, com menos de 30s do iniciado o novo campeonato, dois dos principais candidatos ao título – Newgarden e Herta – ficaram fora da disputa. A equipe de Herta consertou seu carro, o que permitiu que ele fizesse algumas voltas terminando a corrida na P22. O mesmo foi feito para Rosenqvist, que ficou na P21 e Chilton, com reparos mais rápidos, ficou com a P20.

 

 Ainda na primeira volta tivemos o primeiro acidente da temporada. Quase um 'Big One' de superoval.

 

Jimmie Johnson teve a sorte de perder a maior parte do perigo da primeira volta, mas não teve tanta sorte na volta 10, quando rodou sozinho na Curva 13 e trouxe uma bandeira amarela. Segurando o 17º lugar na época, VeeKay ultrapassou Johnson. O sete vezes campeão da NASCAR voltou em 19º depois de fazer uma visita aos pits, comentando: “Aprendi uma lição sobre estar no ar sujo, desculpe pessoal.”

 

O reinício da 13ª volta contou com um top sete que não mudou desde a qualificação com O’Ward liderando Rossi, Palou, Power, Dixon, Marcus Ericsson e Grosjean.

 

A primeira rodada de pit stops veio na volta 20, quando O’Ward e Rossi trocaram seus pneus macios usados ​​por pneus duros novos, ao mesmo tempo que se comprometiam com uma estratégia de três paradas. Herdando a liderança, Palou ficou de fora e empurrou sua parada até a volta 31, onde construiu uma lacuna de 6,5s sobre Power para fazer uso de um plano de duas paradas, e foi recompensado quando O'Ward e Rossi sofriam no meio do trânsito que neutralizou o benefício de seus novos pneus. Depois da parada, Palou era o P6 com O’Ward na P8, mas uma depois, O’Ward ultrapassou Jack Harvey para levar a P7.

 

 Com uma estratégia diferente dos dois líderes, Alex Palou tomou a ponta, mostrando que as 2 paradas eram melhores.

 

Na volta 35, O'Ward estava à caça e desafiou Palou na entrada da curva 5. Com um melhor posicionamento saindo da curva, ele arrastou o piloto da Ganassi para a curva seguinte e assumiu a posição. Devido às diferentes estratégias de combustível em jogo, O’Ward estava no modo de ataque máximo para construir uma vantagem sobre Palou.

 

O'Ward estendeu a liderança para cerca de cinco segundos antes de ser chamado para os boxes na volta 42. Seu progresso foi retardado na volta 44 quando Sebastien Bourdais desceu por dentro da Curva 5 para executar um ultrapassagem  e fez uma manobra perigosa, tendo um contato com O'Ward, o que permitiu Graham Rahal esgueirar-se também. VeeKay foi o próximo a ultrapassar O’Ward quando ele caiu para P8 logo após a metade da corrida de 90 voltas.

 

Palou foi para os pits, deixando a liderança, na volta 62 e teve Dixon a reboque; Ericsson estava na volta anterior. O’Ward parou na volta 66 e viu Palou passar rapidamente na reta de volta à dianteira enquanto ficava parado reabastecendo. Assim que seus pneus atingiram a temperatura, O’Ward tinha uma desvantagem de 9,9s para Palou enquanto mantinha o quinto lugar. Palou tinha 2.2s sobre Power na volta 71 com Dixon 3.5s atrás em terceiro. Com os três primeiros em formação, O’Ward foi quarto à frente de Ericsson na volta 75, enquanto Palou mantinha uma vantagem de 9,8s sobre o sueco.

 

 O campeonato começou com duas das três principais equipes no pódio, mas com sangue novo no 1° lugar.

 

As margens mudaram ligeiramente entre os quatro primeiros nas voltas restantes, já que Palou ficou preso atrás de Conor Daly, mas não foi o suficiente para alterar suas posições. Bourdais foi quinto, depois de superar Ericsson, VeeKay ficou em sexto na frente do sueco.

 

Mantenham seus cintos apertados porque estaremos em St. Petersburgo no próximo final de semana.

 

Vamos acelerar!

 

Sam Briggs