Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Troféu Ayrton Senna de Kart, Aldeia Cup e Brasileiros no Exterior PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Tuesday, 28 June 2022 21:46

A segunda edição do troféu Ayrton Senna foi realizada no meio de junho, entre os dias 16 e 18, no kartódromo Speed Park de Birigui. Esta etapa trouxe uma novidade para os pilotos: um traçado novo! Em 2020 foi no sentido anti horário e desta vem ele tiveram que correr no sentido horário, usado pela maioria dos  kartódromos mundo afora. O traçado novo, com 1.214 metros e 11 curvas, foi batizado de Ímola e a edição deste ano teve 16 categorias em disputas. Vamos aos resultados de cada uma delas abaixo.

 

As primeiras categorias a serem disputadas e que conheceram seus campeões foram a Mirim e Cadete, que correram juntas, reunindo um grid com 11 kartistas, sendo 7 na Cadete e 4 na Mirim. Na prova final, no geral o vencedor foi Leonardo Ramirez, sagrando-se o campeão pela cadete. Em segundo chegou Guilherme Moleiro, vice campeão. O campeão da Mirim foi Lucas Ferreira que chegou em quarto lugar na geral.

 

A categoria F4 JR contou comum pequeno grid de 5 kartistas. O pole, Heitor Dall Agnol, liderou boa parte da prova, mas seu kart quebrou. A vitória e o título ficaram para  Davi Alkimin. O vice foi Henry Lucas. A categoria F4 Super Sênior teve um grid com 10 kartistas. O campeão foi Gustavo Rey, que cravou a pole, a melhor volta e liderou de ponta a ponta. O vice foi Alex Grigoletto que fez uma bela corrida de recuperação, tendo largado atrás do pelotão. Em terceiro chegou Oscar Alves.

 

 

Na F4 Sênior que  correu separada da SS, ela contou com 14 karts,  nas primeiras voltas  ela teve um duelo eletrizante entre 4 pilotos, que foram Luciano  Garcia, Rodrigo Soares, Gilnei Soares e Thiago Miranda, mas no final  Luciano   Garcia venceu  e foi o campeão, Rodrigo  foi o vice, e em 3° terminou Gilnei Soares (piloto que corre em vários campeonatos de kart, como a copa KGV e o Paulista Ligth).

 

Na categoria F4 Graduados tivemos 11 kartistas no grid e o título ficou com Samuel Cruz. O vice campeão foi Murilo Fiore  e em 3° ficou Andre Nicastro. Na categoria Mini 2 tempos, só 4 karts participaram. O vencedor e campeão foi Lourenço Varela, seguido de Leonardo Ramires. As categorias Júnior e Júnior Menor correram juntas, formando um grid de 9 kartistas, sendo 7 na Júnior e 2 na Júnior Menor. No geral o vencedor e campeão foi Heitor Dall Agnol. O vice ficou para Nicolas Loretti e o título da Júnior menor ficou com Pietro Melo, que chegou em 7° na geral.

 

Na categoria Sprinter tivemos apenas 3 kartistas na disputa e o campeão foi  Eduardo Perez, sendo o vice seu irmão, Lucas Perez. As categorias Sênior A e B, além da Super Sênior correram juntas, sendo 2 na SS, 2 na SA, e 4 na SB, formando um grid de 8 kartistas. O campeão  da Super Sênior foi Thiago  Barrancos, na Sênior A, foi Carlos SG e na Sênior B foi Marco Rezek.

 

 

A última categoria a conhecer seu campeão foi a Graduados, que contou com 8  kartistas no Grid. O mega campeão, Olin Galli fez barba cabelo e bigode, largando na pole position, fazendo a melhor volta e liderando a corrida de ponta a ponta para conquistar mais um título para sua carreira. O vice campeão foi Luca Croce e o terceiro lugar ficou com Murilo Fiore.

 

Aldeia Cup.

No dia 12 de Junho, domingo de dia dos namorados, foi realizada no kartódromo de Aldeia da Serra, a quinta etapa do Aldeia Cup, que foi disputado em sete categorias. É um campeonato que vem crescendo ano a ano e no ano passado contou com Pedro Piquet entre os participantes. Nesta etapa, entre os pilotos de destaque desse ano, estiveram Daniel Lancaster (que correu nos Estados Unidos  de Skip Barber, na Argentina de Top  Race Jr e de F3 Sul Americana). Vamos aos resultados das categorias e os campões desta 5° etapa. Relembrando: são duas baterias e o título da etapa se dá pelo somatório do resultado das baterias.

 

As categorias Mirim e Cadete correram juntas e formaram um grid com 17 kartistas. Na bateria 1 venceu Pedro Araújo, seguido de Michel Turra. Na bateria 2 venceu Alejo Caracoche. Na somatórias das 2 baterias, na categoria Cadete, Alejo Caracoche foi o campeão. Na categoria Mirim, Miguel Turra foi o campeão e entre os ‘Rookies’ Enrico Martinho foi o campeão.

 

 

Os karts com câmbio, os Shifter tivemos um grid com 8 kartistas, entre todas as faixas de idade. Na bateria 1, o vencedor foi Rodrigo Natel, que voltou a vencer na bateria 2, confirmando seu título. Na categoria Shifter Graduados, o campeão foi Cristhian Geimenhardt. Na Shifter Sênior o título foi para Rodrigo Matel, e na Shifter Super Sênior, para Paulo Yamamoto.

 

A Categoria F4 Graduados que contou com um grid de 16 kartistas. Na bateria 1 o vencedor foi Thiago Zambarda. Na Bateria 2, a vitória ficou com Daniel Lancaster, que no somatório dos resultados ficou com o título. Na categoria F4 JR tivemos um grid com 13 kartistas e esta etapa contou com a estreia de Pietro Mesquita (filho do jornalista Otavio Mesquita que correu em algumas categorias no Brasil). Na bateria 1 venceu Marcos Vinicius, seguido de Pietro Mesquita. Na bateria 2 a vitória ficou com Anna Luiza, mas na somatória dos resultados, Marco Vinicius ficou com o título, com Anna Luiza como vice.

 

As últimas categorias do dia a decidir seus títulos da etapa foram a F4 Sênior e F4 Super Sênior, que formaram um grid com 13 kartistas. Na bateria 1 o vencedor foi Daniel Lancaster, seguido de Ademir Garcia. Daniel Lancaster também venceu a bateria 2 e com isso ficou com o título da categoria Sênior. Na Super Sênior, o ttítulo ficou com Edvaldo (que na inscrição não mostra o sobrenome).

 

Brasileiros correndo no exterior.

Neste último semana do mês de junho, com as finais sábado, dia 25, foi disputada a  etapa final do Champions of the Future (campeonato de kart disputado na Europa), no kartódromo de Franciacorta na Itália. Nas categorias  OK e OKJR tivemos a participação de pilotos brasileiros nas disputas.

 

 

Na categoria OKJR o campeão foi o Russo Kirill Dzitiev (que está correndo com a bandeira sueca, por causa das sanções à Rússia). O brasileiro Miguel Costa terminou em 34° lugar. Na categoria OK o campeão foi o piloto da Letônia, Tomas Stolcermanis. O brasileiro Gabriel Gomez terminou num belo 5° lugar e Matheus Morgatto terminou em 7° lugar.

Rodrigo Botana

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.