Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Tecnologias nos veículos que já estão em nossas mãos (Parte 2) PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 27 June 2022 23:35

Olá pessoal que acompanha o site dos Nobres do Grid,

 

Já tem um tempo que venho escrevendo sobre tecnologia no meio automotivo e o que temos visto é o avanço nos recursos de tecnologia eletrônica são extremamente importantes.

 

Eu havia me comprometido no mês passado a escrever dois artigos em sequência sobre as tecnologias já existentes nos nossos veículos e com as quais interagimos dentro deles e como nossos veículos interagem com os veículos ao seu redor na estrada. Compromisso a gente cumpre e eu vou cumprir o meu, apesar da enxurrada de mensagens e emails que recebi pelos eventos ocorridos com os carros da Tesla que andaram fazendo “break test” em algumas estradas. É muito cedo para falar qualquer coisa. A Tesla é uma empresa séria e estão investigando as causas. Quando tiver algo de concreto, escreverei sobre o assunto.

 

Voltando as tecnologias já existentes, parte dessa tecnologia ajuda você a ficar conectado a amigos e familiares ou a entrar em contato rapidamente com os serviços de emergência. Quando você compra um veículo com esses recursos, os ideais facilitam as coisas sem causar distração ao motorista. Alguns destes recursos, inclusive, já são equipamentos de série em todos os carros novos. Nos veículos modernos, já existem dezenas desses sistemas. Vamos ver neste e no artigo do próximo mês 10 destes recursos tecnológicos.

 

5. Tecnologia de motorista adolescente

Este é um pacote de recursos tecnológicos voltados diretamente para pais com motoristas mais jovens em casa. O mais conhecido deles é o conjunto de recursos Teen Driver da GM, que está disponível em alguns carros, caminhões e SUVs Chevrolet, GMC, Buick e Cadillac. Teen Driver serve como uma proteção para os novos motoristas, deixando a mente dos pais à vontade ao entregar o chaveiro. O sistema pode notificá-lo se o carro for conduzido em uma determinada velocidade, desativar o áudio se os cintos de segurança não estiverem em uso, filtrar conteúdo explícito (se seu carro vier com rádio via satélite SiriusXM) e pode definir um limite de volume no som sistema. Existe até um boletim que informa aos pais se sistemas de segurança como ABS ou alerta de colisão frontal foram acionados enquanto seu filho estava ao volante.

 

 

Além disso, a maioria dos modelos Ford e Lincoln possui o sistema MyKey. Há mais de 10 anos, o MyKey permite que os pais definam configurações específicas na chave (comando remoto) para um motorista mais jovem. Você pode programar esse fob para limitar a velocidade máxima do veículo, manter o controle de tração ativado o tempo todo, manter o 911 assist ativado, controlar o volume máximo do áudio e configurar um não perturbe para smartphones. Ele também pode manter o estéreo desligado até que o motorista e o passageiro da frente tenham os cintos de segurança colocados. Outro recurso útil é que o MyKey pode dar ao seu motorista adolescente um aviso prévio sobre o baixo nível de combustível.

 

O sistema Bluelink da Hyundai permite que os pais definam preferências para motoristas mais jovens em casa. Há um alerta de toque de recolher, localizador de carros, alerta de cerca geográfica e alerta de velocidade. Há também um relatório mensal de saúde do veículo e você pode definir preferências para manutenção do veículo.

 

Além disso, a Volkswagen Car-Net irá alertá-lo se um veículo ultrapassar uma determinada velocidade, a que horas do dia (ou da noite) o carro está na estrada e para onde é conduzido.

 

6. Assistência de saída segura para proteger os ciclistas

Andar de bicicleta é um desafio constante na cidade. Os motociclistas devem se preocupar tanto com os carros estacionados quanto com os veículos em movimento. Um recurso que ajuda tanto os passageiros quanto os motoristas é o aviso de saída. O alerta usa sensores de visão traseira para detectar bicicletas e tráfego que se aproximam. Isso garante que um passageiro não abra a porta do carro assim que um ciclista passa.

 

 

Esses sistemas também funcionam quando um carro se aproxima. Se você estiver estacionado em uma rua e seu passageiro quiser sair do carro, esses mesmos sensores podem ajudar a impedir que alguém abra a porta enquanto o tráfego passa.

 

Os sistemas de aviso de saída funcionam por vários minutos depois que o motor é desligado. Se os sensores virem um ciclista ou veículo se aproximando, eles alertam o passageiro com uma série de luzes brilhantes. Os sistemas mais avançados travarão fisicamente a porta ativando a trava de segurança para crianças para evitar que ela seja aberta no caminho do objeto que se aproxima.

 

7. Conectividade e carregamento sem fio do smartphone

 

 

A conectividade e/ou carregamento sem fio do smartphone é uma ótima maneira de organizar a área ao redor do câmbio de transmissão. Como o carregamento sem fio usa uma base de carregamento, esse local no veículo serve como uma área de armazenamento útil para o seu telefone. Recomendamos procurar um veículo na sua faixa de preço que ofereça conectividade sem fio e carregamento.

 

8. Câmera de 360 ​​graus

Este é um recurso muito popular que está se tornando fácil de encontrar em carros novos de todas as faixas de preço. Uma câmera de 360 ​​graus é incrivelmente conveniente e fácil de usar e ajuda a reduzir os danos ao seu carro.

 

 

Ao combinar câmeras em todos os lados do carro com alguma tecnologia inteligente, a tela do seu carro pode mostrar uma visão virtual de cima para baixo do seu entorno. Ele pode mostrar as laterais da sua garagem ou se você está entre as filas de estacionamento do supermercado. Ele também pode fornecer assistência inestimável durante o estacionamento paralelo.

 

Enquanto a assistência de frenagem reversa e o alerta de tráfego cruzado ajudam a evitar colisões ao sair de uma vaga de estacionamento ou garagem, uma câmera de 360 ​​graus pode garantir que você não bata em nada enquanto estiver estacionando. Isso não apenas pode manter seu carro livre de arranhões e amassados, mas também pode reduzir as reivindicações de seguro de colisões em baixa velocidade. Esta câmera é uma grande ajuda ao estacionar um veículo grande.

 

9. Monitor de visão de ponto cego

 

 

Às vezes, é muito bom ter uma tela de fácil visualização que mostre o que está em ambos os lados do seu carro ao mudar de faixa. É aqui que um monitor de ponto cego é útil. Ele usa uma pequena câmera em cada lado do seu carro para exibir o tráfego na pista ao seu lado. Isso pode ajudar a evitar que você atropele outro carro ou uma pessoa em uma bicicleta ou motocicleta. Existem diferentes versões dessa tecnologia, mas preferimos telas fáceis de ver dentro do cluster de medidores, como nos veículos Genesis, Kia e Hyundai.

 

10. Espelho retrovisor de vídeo

Se você já foi a uma grande loja e encheu seu SUV até o teto com suprimentos, sabe como é perder o uso do espelho retrovisor. No entanto, um espelho retrovisor de vídeo resolve esse problema. Ele usa uma câmera montada na traseira que exibe a visão atrás do seu veículo. Esse tipo de retrovisor fica no mesmo local da versão tradicional, mas você pode alternar entre a visualização normal e a de vídeo. Esse tipo de espelho também é útil ao rebocar, pois oferece uma visão mais ampla da estrada e permite que você fique de olho no trailer.

 

 

No próximo mês, veremos o que mais a tecnologia tem a nos oferecer como condutores de veículos nesta corrida pela inovação que tem desafiado as principais montadoras do mundo a competir com novos players do mercado trilionário da mobilidade sobre rodas (por enquanto, sobre rodas).

 

Muito axé pra todo mundo,

 

Maria da Graça