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Mercedes Challenge em Interlagos, resgate da GT Sprint Race e a Pizzaria da Glória PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Tuesday, 19 July 2022 00:46

E aê Galera... agora é comigo!

 

O final de semana foi do tipo colcha de retalhos. Comecei no sábado assistindo as corridas da GT Sprint Race da semana anterior no autódromo salsicha (no caso dos paranaenses, vina) de Londrina, que teve narrador de TV que lê minha coluna e me imitou.

 

No domingo, assisti o Mercedes Benz Challenge, com suas corridas em Interlagos, mas o final de semana tinha mais coisas e coisas para as quais eu não estava programado. Eu não tinha colocado no planejamento cobrir o Campeonato Brasileiro de Turismo 1.4. Não tem problema fazer, mas se for pra esse campeonato entrar, vai ter campeonato que terá que sair e eu vou logo passar a navalha em mais de um. Não sou como o Falcon, o boneco de ação e nosso camarada da Coluna Radar que passa o final de semana assistindo corrida no computador e pelo computador mesmo deve “resolver suas necessidades”. Eu tenho família, com mulher, filhos e cachorros!

 

O Capitão (o nosso, a fera dos máres, não esse estrupício para o qual o tricampeão vivo de F1 fica pagando de chofer de Uber) me repassa nos finais de semana os pdf que recebe do Dentinho, o assessor do Helio Vasconeves, com os resultados das corridas. Ele também é o assessor da CBA e assim eu fico sabendo das peripécias que os “comissacos” aprontam depois que as corridas terminam, com as punições, recursos e etc.

 

Por falar na CBA, o Pizzaiolo do bairro da Glória está mostrando como fazer pizza boa e calando a boca dos velhacos que se perpetuam nas federações estaduais mas que vivem falando em “renovação e mudança”! Com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), por intermédio da Comissão Nacional de Arrancada, Drift e Track Day, o Campeonato Brasileiro de Arrancada volta ao calendário a partir deste final de semana, com etapa de abertura no Arena Race, em Uberlândia (MG). Promovido pela M&L Produções, as etapas seguintes serão em Tremembé (SP), entre os dias 23 e 25 de setembro, e Toledo (PR), fechando a temporada em novembro (11 a 13).

 

Nos dias 15 e 16 de julho será realizado o Seminário Internacional de Medicina – Na Estrada do Automobilismo - no Hospital Angeles Acoxpa, na Cidade do México, hospital oficial de eventos de automobilismo da Organización Mexicana de Automovilismo, incluindo o Grande Prêmio do México de Fórmula 1. A participação foi híbrida: presencial ou online. A delegação brasileira, encabeçada pela Comissão Nacional de Medicina Desportiva da CBA, foi composta também por especialistas indicados pelas federações e participará remotamente.

 

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA), por intermédio das comissões Mulheres no Automobilismo e Voluntários e Oficiais, está lançando uma inédita campanha mundial de recrutamento, que visa oferecer para mulheres de todo o mundo a chance de fazer parte do grupo de oficiais de competição no Grande Prêmio de Cingapura de Fórmula 1, entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro. Como entidade máxima do esporte no país, a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) está participando do programa. A piloto Bia Figueiredo é a representante da CBA na Comissão Mulheres no Automobilismo

 

 

Mas vamos às corridas: Na vina londrinense, a GT Sprint Race fez uma rodada dupla no sábado dia 9 de julho com a segunda etapa sendo disputada à noite. Na primeira corrida, na parte da tarde, com a narração do melhor narrador do automobilismo brasileiro, meu camarada, o Sinestro. Nos comentários os cortes precisos do seu parceiro Serrote na categoria, cortando sem esfarelar. O grid veio sendo puxado pelo pole, Dudu Trindade, da PROAM e ao seu lado, Rafa Teixeira da PRO à frente dos 21 carros que depois de uma volta e meia de aquecimento (a largada, por segurança, é feita na reta oposta) o pole segurou a ponta. Arthur Gama, da PROAM) tomou a P2 de Rafa Teixeira e a briga vinha animada no meião do pelotão. Na AM, Leo Yoshii era o líder na volta 4, Gama tomou a ponta, mas Dudu Trindade não desistiu da briga. Ele meteu por fora na descida do final da reta oposta, chegou a tomar a ponta, mas foi pra farofa e quase caiu pra 4°. Recuperou a P2 depois de um 3-wide com Rafa Teixeira e Gerson Campos, que no final da reta dos boxes e na chicane, pegou a barreira de pneus e foi direto pro muro. O amigo do Adoniran, o Ernesto, teve que botar pra fora o Safety Car. Relargada e Dudu Trindade voltou ao ataque e retomou a ponta, mas Arthur Gama desistiu. Logo atrás, Rafa Teixeira e Sergio Ramalho brigavam pela categoria PRO. E Arthur Gama armou a manobra pra, por dentro na descida da reta oposta retomar a ponta. Na última volta DuDu Trindade fez um último ataque, mas a vitória na geral e na PROAM ficou com Arthur Gama. Sergio Ramalho ganhou na PRO e Leo Yoshii na AM. Depois da corrida os bombeiros correram para apagar um início de fogo na vegetação na entrada da reta oposta.

 

 

Na corrida do crepúsculo – sem vampiros – Thiago Camilo era o Pole com Dudu Trindade do seu lado pra puxar o grid. Gerson Campos não teve o carro recuperado da panca de cara contra o muro e sem Raul Seixas, ficou fora da corrida. Na volta e meia sob o por do sol os carros alinharam e Thiago Camilo segurou a ponta, trazendo Cesar Ramos com ele e jogando Dudu Trindade pra P3. Os dois pilotos da Stock Car foram tentando abrir, mas Dudu Trindade não vinha longe. Cesar Ramos abusou e quebrou a suspensão e a corrida acabou pra ele. Leo Yoshii era novamente o líder da AM. Dudu Trindade foi perdendo rendimento e despencando na tabela. Arthur Gama assumiu a liderança da PROAM. Alexandre Kauê deu no muro na entrada da reta oposta, atravessou a pista e ficou em posição perigosa. O amigo do Adoniran, o Ernesto, teve que botar pra fora o Safety Car. Thiago Camilo não gostou nada de perder a vantagem que tinha, mas ia segurando a ponta a duras penas, com Arthur Gama não quis saber do medalhão da Stock Car e tomou a ponta na curva do estádio. Na volta seguinte, Gama errou, colocou 2 rodas na grama e Camilo retomou a liderança. Pedro Costa vinha perto dos dois e estava na briga. Arthur Gama recuperou a ponta na volta seguinte e não deu chances pro contrataque de Thiago Camilo e venceu a corrida na Geral e na PROAM Thiago Camilo, na P2, foi o vencedor da PRO e Leo Yoshii venceu novamente na AM.

 

 

Acelera o relógio e saltamos 1 semana para o último domingo e estamos em Interlagos para a terceira etapa do campeonato que eu resolvi prestigiar o Portal High Speed, do meu camarada Pedro Malazartes, mas que reproduziu a transmissão da TV, que teve a transmissão mais poderosa do universo, com o Filho do Deus do Egito na narração e o Enviado de Cristo nos comentários. Na corrida 1 o pole era Fabio Lemans na categoria CLA45 com Cesar Fonseca ao seu lado e Witold Ramasauskas – só pra variar – era o pole na C300. Depois que um buzun com convidados Vips os carros foram para a volta de apresentação. Foram 21 carros da CLA45 e 14 carros da C300. 35 carros no grid. Betão Fonseca ficou de fora da corrida. Largada lançada e Cesar Fonseca tomou a ponta na freada pro “S” da Sadia. Fabio Lemans caiu pra P2, mas Adriano Rabelo já vinha na pressão. Witold Ramasauskas era pra ser o líder da C300 no fechamento da primeira volta, mas Marcos Indio Varou o “S” da Sadia, tomou a ponta não devolveu a posição como deveria. Os 3 primeiros na CLA45 abriram vantagem e briga aberta pela ponta depois que o líder errou no “S” da Sadia. Foi coisa rápida... Cesar Fonseca fez a volta mais rápida da corrida e abriu vantagem. Witold Ramasauskas  vinha colado em Marcos Indio, mas não conseguia tomar a ponta. As melhores brigas eram na C300 e a transmissão percebeu isso, mas tinha que mostrar no final a vitória de Cesar Fonseca, com Fábio Lemans e Adriano Rabelo fechando o pódio. Na última volta Witold Ramasauskas atacou no mergulho, fez a subida do café lado a lado com Marcos Indio e venceu por 17 milésimos.

 

 

Três horas e os carros voltaram pra pista pra corrida 2. Com a inversão Nutella do grid, Gerson Campos e Fernando Jr. vinham puxando os sobreviventes com 6 na inversão. Na C300, o pelotão era puxado por Orlando Maia e Cauê Baroudi. Bandeira verde e o pessoal foi se matar no “S” da Sadia. Gerson Campos segurou a ponta e junto com Fernando Jr abriram vantagem na frente. Cesar Fonseca já tomou a P3 antes do Pinheirinho e Adriano Rabelo ficou parado no fim da reta oposta. Na C300, Witold Ramasauskas que veio da P6 no grid invertido só precisou de 2 voltas pra chegar na P2 e tinha na liderança da categoria Winny Azevedo. Quem chegou na P2, mas na volta 3 foi Cesar Fonseca e estava indo buscar o líder Gerson Campos. Não demorou muito para Cesar Fonseca tomar a ponta e abrir vantagem na volta 5. Witold Ramasauskas tirou quase 3 segundos de diferença e colou em Winny Azevedo na volta 8. Será que a invencibilidade de Ramasauskas acabaria? Dessa vez ele não esperou pela última volta pra atacar o líder e os dois subiram o Café, fizeram a reta inteira e entraram no “S” da Sadia lado a lado. Ramasauskas estava por dentro, Azevedo por fora. Os dois bateram porta e na saída do “S” da Sadia, Azevedo levou a pior e rodou. Ramasauskas era o líder na abertura da penúltima volta. Cesar Fonseca venceu a segunda, seguido de Gerson Campos e Fernando Jr. Witold Ramasauskas maninha a invencibilidade do ano.

 

Sessão Rivotril.

Seguindo meu mestre inspirador, está na hora de receitar as pílulas da semana.

 

- Quando a gente faz escola e um narrador de corridas na TV usa um “chavão” que você inventou, você dá uma gargalhada que toda vizinhança vai ouvir. O apresentador de convenção da Hinode chamou o traçado da corrida da Fórmula Black&Decker de “salsicha”... como eu chamo a pista de Londrina há décadas! O Ogro tá podendo.

- Falando no dito cujo, mesmo trabalhando com o ladrão de oxigênio dos autódromos, um dos caras que mais conhecem de automobilismo, o apresentador de convenção da Hinode ainda não aprendeu qual é o lado de dentro e qual é o lado de fora... Meu Jesus Cristo (a expressão com três palavras não era bem essa...).

- O final de semana teve rodada dupla da Fórmula Black&Decker em Nova York e o canal globêstico (a segunda vogal não era bem essa...), mostrando toda importância que o automobilismo tem na sua grade com TRÊS canais, passou as corridas em “horário alternativo”. Respeito: a gente vê por lá!

- Resolvi assistir o TCR em um dos canais do Pateta e apareceu um narrador que eu nunca tinha ouvido. Ele até que não estava indo mal... até um carro sair da pista e bater numa barreira de pneus que ele chamou de “soft wall”. O “Meu Jesus Cristo” (a expressão com três palavras não era bem essa...) foi ouvido num raio de 5 km! Coitado do Mestre dos Magos que estava comentando a corrida com ele...

 

Felicidades e velocidade,

 

Paulo Alencar

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.