Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Terceira etapa da F4 Brasil em Interlagos PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Tuesday, 09 August 2022 21:57

No último final de semana, foi realizado no autódromo de Interlagos, em uma alteração de calendário, a terceira etapa da Fórmula 4 Brasil. Normalmente a categoria correria sempre como parte do programa de eventos preliminares da Stock Car, mas a VICAR, precisou ajustar suas datas e realizou esta terceira etapa do calendário na semana seguinte à segunda etapa.

 

A categoria de monopostos correu na programação das categorias da Turismo Nacional e também foi aberta a participação da Mercedes Challenge (que deixou de ser evento parceiro da VICAR há alguns anos). Nesta etapa tivemos um novo sorteio dos 16 carros da categoria entre os pilotos, dando um trabalho extra para o pessoal da adesivagem depois de duas etapas (rodadas triplas) já disputadas.

 

O acesso às arquibancadas do Autódromo de Interlagos foi gratuito durante todo o final de semana e tivemos presença de público, não tão grande quanto o evento merece, mas tivemos público. Além disso, as corridas da Fórmula 4 Brasil são transmitidas pelo canal por assinatura Bandsports e também pelo Youtube, ao vivo, com as três etapas programadas no modelo de competição estabelecido pela FIA.

 

 

No sábado pela manhã foi realizada a 1ª corrida. Na pole position largou Pedro Clerot, da equipe Fulltime, seguido de Vinicius Tessaro, Lucas Staico e Nicholas Monteiro. Na largada da prova de 25 minutos, Clerot largou bem na 1ª posição e foi disparando na frente. Em segundo, numa boa largada, pintou Lucas Staico e a terceira posição ficou como alvo de uma boa disputa entre os companheiros de equipe da Cavaleiro Sports, Nicolas Giaffone e Vinicius Tessaro. Além desta boa disputa, uma das boas brigas foi a travada pelo 11° lugar entre os primos Felipe Bartz, Fernando Barrichelo além de Aurelia Nobels, com os 3 trocando de posição  constantemente. Nesta que se deu melhor foi Fernando Barrichello avançou mais posições e pulou para o nono lugar. Pedro Clerot liderou a prova inteira sem ser incomodado e venceu com facilidade. Na segunda posição terminou Nicolas Giaffone que chegou apenas milésimos na frente do seu companheiro de equipe, Vinicius Tessario. Lucas Staico teve problemas e terminou apenas em 5° lugar. Os três protagonistas da boa disputa do meio do pelotão, Fernando Barrichello terminou no 8° lugar, Aurelia Nobels no 11° e Felipe Bartz em 12° lugar. Apenas um piloto abandonou a prova: João Tesser, que largou dos boxes, mas logo no início da corrida teve problemas no carro.

 

 

Na prova 2, a mais curta, com 18 minutos, tivemos a inversão dos 8 primeiros colocados da prova 1 para a formação do grid. Com isso Fernando Barrichello, que terminou em oitavo a corrida 1, largou na pol, com Ricardo Gracia ao seu lado. Na largada, Barrichello pulou na frente, com Gracia em segundo, mas no final da primeira volta, Gracia teve problemas em um pneu traseiro em um toque com Richard Anunziata logo no começo e parou nos boxes para troca-lo. s, e  Anunziatta também ficou no prejuízo, tendo que ir aos boxes para trocar o bico que perdeu no toque. Com isso, Cho pulou para a segunda posição. Ricardo Gracia teve problemas no motor durante a prova e parou novamente nos boxes. Fernando Barrichello abriu um caminhão de distância na frente e venceu com folga, tendo sua primeira vitória na categoria, com seu pai – Rubens Barrichello – estando em Interlagos e em contato direto no rádio, comemorou e chorou muito (sem surpresas, né?) com a vitória do filho. Seu irmão, Eduardo, também estava lá e comemorou muito. Ricardo Gracia foi o único piloto a abandonar a prova. Em segundo chegou Álvaro Cho (seu primeiro pódio na F4) e em terceiro Nicholas  Monteiro. O líder do campeonato, Pedro Clerot, foi apenas o 4° colocado.

 

 

Antes de falar da última corrida do final de semana, uma coisa muito legal na categoria: muitos pilotos conhecidos são coachs dos pilotos na pista. Giuliano Raucci é coach de Alvaro Cho. Danilo Dirani é da Aurelia Nobels. Beto Monteiro é de  Luan Lopes. Na corrida 3 tivemos a pole Nicholas Monteiro. Em segundo largou Pedro Clerot. Na largada, Monteiro assumiu a ponta seguido de Clerot e Lucas Staico  foi galgando posições. Na segunda volta  já era o terceiro  colocado. Ele  e Pedro Clerot protagonizaram uma boa disputa pela segunda posição no meio da prova numa bela disputa Pedro Clerot, que Staco levou a vantagem. Faltando uma volta para acabar a prova, Lucas Staico fez uma bela ultrapassagem no final dareta dos boxes em cima de Nicholas Monteiro para vencer a corrida e dar a primeira vitória a equipe TMG, de Thiago Menengel, que é chefe da equipe equipe Blau na Stock Car). Pedro Clerot chegou em segundo tendo conseguido ultrapassar Nicholas Monteiro, que teve que se contentar com o 3° lugar.

 

Na pontuação do campeonato, Pedro Clerot abriu um caminhão de vantagem com 178 pontos. Lucas Staico saiu da etapa em segundo com 101 e em terceiro estava Vinicius Tessaro com  74 pontos. Pelo calendário atual, a próxima prova da Fórmula 4 Brasil será apenas daqui a dois meses,no final de semana de 21 a 23 de outubro, no autódromo de Goiânia.

 

Rodrigo Botana

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.