Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Segunda fase da Copa Brasil de Kart 2022 PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Thursday, 11 August 2022 21:11

Na última semana de Julho, foi realizada no kartódromo Emerson Fittipaldi, na cidade de Aracaju, no Sergipe, a segunda fase da 23ª Copa Brasil de Kart. As atividades de pista começaram na terça-feira, dia 26, com os primeiros treinos livres.

 

Nesta segunda fase, tivemos na pista a definição dos campeões nas categorias OK; OKJR; Sênior A; Sênior B; F4JR; F4 Graduados; F4 Super Sênior; F4 Sênior Masters; Super Sênior; e Super Sênior Masters. Relembrando que, a CBA garantiu uma premiação especial nesta edição da Copa Brasil de Kart para os pilotos vencedores: campeões e vices da KZ Graduados e Sênior ganharam o direito participar com tudo pago de uma etapa da Copa HB20.

 

Os prêmios especiais não param aí: os campeões das categorias OK e OKJR, da fase 2, viajarão para correr em outubro próximo, representando o Brasil, no Kartódromo de Paul Ricard, na França, no FIA Motorsport Games. Além disso, os campeões de todas as categorias ficarão isentos da taxa de inscrição do próximo Campeonato Brasileiro de Kart. Vamos aos resultados e campeões de cada categoria.

 

  

As primeiras categorias a conhecerem seus campeões foram a Super Sênior  Masters, Super Sênior e Sênior 60+, que correram juntas, tendo ao todo um grid com 17 kartistas, sendo 7 na SS; 5 na SSM e 5 na Sênior 60+. O vencedor na geral foi Ale Xavier, que foi o campeão da Super Sênior. Em segundo chegou Munir Aboissa, o campeão da 60+, e em terceiro chegou Cylmar Fortes, campeão da Super Sênior Masters.

 

As próximas categorias a definirem seus campeões foram a OKJR e OK, que também correram juntas, reunindo ao todo um grid com 14 kartistas. No geral o vencedor foi Olin Galli, que sagrou-se campeão da OK, seguido de João Maranhão, que foi vice da OK. Em terceiro chegou Gabriel Koenigkan, que foi o campeão da OKJR. Gabriel Moura foi o vice da OKJR. André Nicastro foi o terceiro colocado na OK.

 

 

A categoria Sênior B contou com apenas 6 kartistas no grid, John Louis foi o vencedor e campeão. Alexandre Perez foi o vice e Carlos Soares chegou em terceiro. Na categoria Sênior A, que contou com 13 kartistas, na largada o pole position Alan Sisdelli e Leonardo Torres, que estava a seu lado na primeira fila, pularam na frente e abriram uma grande distância dos demais, sem troca de posições nas duas primeiras voltas. Rodrigo Piquet e Rafael Rodrigues lutavam pela terceira posição. No final, Sisdelli venceu e se tornou campeão com Torres como vice. Piquet terminou em terceiro.

 

Na categoria F4JR, que contou com 20 kartistas no grid, o catarinense Dudu Araújo foi o vencedor e campeão (sagrando se bicampeão da Copa do Brasil, sendo em 2019 campeão da Junior Menor). Lucas Moura, do Maranhão, foi o vice e em terceiro ficou Nicolas Loretti. Apenas 2 karts abandonaram a prova e todos os 18 kartistas terminaram na mesma volta. Na categoria F4 Graduados, que contou com 18 kartistas no grid, tivemos uma disputa intensa durante a prova inteira entre Gui Peixoto e Bruno Grigatti (que largou na pole). Com os dois trocando várias vezes de posição a prova inteira, faltando apenas duas voltas para o final Gui Peixoto passou Bruno Grigatti e não mais perdeu a liderança, tornando-se campeão da categoria. Grigatti ficou com o vice (ele além de piloto é preparador de kart na Copa KGV da Granja Viana com seu pai). Em terceiro Alexandre de Rosário.

 

 

As últimas categorias a conhecerem seus campeões foram a F4 SuperSênior, a F4 Super Sênior Masters e a F4 Sênior 60+, que correram juntas, reunindo 22 kartistas, sendo 12 na SS, 6 na SS Masters e 4 na 60­+. O vencedor na geral foi o carioca Marcos da Silva na SS. O campeão da Super Sênior Masters foi o paulista Paulo Sant Anna, que chegou na 5ª posição. Luiz Pinheiro foi o campeão da 60+,   chegando  em 4° lugar na geral.

 

Vamos a algumas curiosidades e fatos desta edição da Copa Brasil: o estado que teve mais representantes foi São Paulo com 43 pilotos, seguido de Santa Catarina com 35, da Bahia com 33 e Sergipe com 22 pilotos. Entre o número de títulos, os catarinenses ficaram com 8, os paulistas com 4, e lembrando que todos os  campeões da Copa Brasil, estarão isentos da taxa de inscrição do brasileiro de  kart. Esta edição teve a presença de 4 pilotas: Bia Martins na categoria novatos, Kaka Magno na Sênior B, Rafaela Ferreira da F4 Graduados e, com apenas 7 anos, Nicole Nascimento na Mirim.

 

Rodrigo Botana

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.