Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Quarta etapa da Fórmula 4 Brasil no Velocittà PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Tuesday, 06 September 2022 08:25

Nesse último fim de semana, foi realizada a quarta etapa do Brasileiro da Fórmula 4 Brasil, no padrão FIA. A categoria voltaria somente em outubro em Goiás, mas a VICAR decidiu alterar o calendário e antecipar a realização dessa etapa para os pilotos não ficarem muito tempo sem correr, pois o intervalo da primeira etapa para a segunda foi de dois meses, apesar de alguns dos pilotos disputarem corridas da categoria na Europa.

 

Uma curiosidade sobre transmissão das corridas da a Fórmula 4: o comentarista oficial da categoria na transmissão, o jornalista Alexandre Grunwald, também disputa corridas de kart, tendo em seu currículo algumas participações nas 500 Milhas da Granja Viana e na categoria Pro 500, que corre na Copa KGV de Kart. Agora, vamos comentar sobre as 3 corridas deste final de semana, com duas corridas no sábado e uma no domingo.

 

 

A corrida 1, com 25 minutos de duração + 1 volta, foi disputada no sábado pela manhã. A pole position foi de Lucas Staico e ao seu lado largava o líder do campeonato, Pedro Clerot. A segunda fila tinha em terceiro Vinicius Tessaro, com Ricardo Gracia ao seu lado. Logo após a largada, onde Pedro Clerot tomou a ponta e Vinicius Tessaro ficou parado no grid, quem fez uma largada surpreendente, ultrapassando 5 carros e assumindo a segunda posição foi Luan Lopes, que é filho do piloto da Copa Truck, Luis Lopes. Ricardo Gracia ficou em terceiro enquanto Lucas Staico caia para a quarta posição. Quatro carros se enroscaram na curva 1. Nicolas Giaffone, Nelson Neto, Álvaro Cho e Victor Backes acabaram provocando a entrada do Safety Car na pista e desses 4 pilotos envolvidos, Apenas Nicolas Giaffone conseguiu trazer o carro em condições de ser reparado nos boxes para retomar a prova. Álvaro Cho, Nelson Neto foram resgatados pelo socorro e Victor Brakes levou o carro de volta aos boxes, mas com danos nas duas asas e apenas para recolher. Na quarta volta o Safety Car deixou a pista e a prova se reiniciou, com Pedro Clerot na ponta e o líder do campeonato relargou muito bem, logo abrindo vantagem para o segundo colocado. Lucas Staico que perdeu três posições na largada foi com tudo pra cima de quem estava à sua frente. Não demorou muito para conseguir superar Ricardo Gracia, mas precisou batalhar até o final da corrida para conseguir ultrapassar Luan Lopes e diminuir o prejuízo, chegando na segunda posição. Luan Lopes acabou em terceiro.  

 

 

A corrida 2 foi disputada na parte da tarde, depois da definição do grid da Stock Car, o que deu tempo para os mecânicos recuperarem os carros avariados na corrida 1. Esta corrida, mais curta que as demais, com 18 minutos + 1 volta, tem a inversão dos 8 primeiros colocados da corrida 1 para o posicionamento das quatro primeiras filas. Com isso, o pole position desta prova foi Nicolas Giaffone, que se recuperou bem depois de se envolver no acidente da largada na corrida anterior, e tinha a seu lado Felipe Bartz, que é sobrinho de Rubens Barrichello e filho de sua irmã Renata. Fernando Barrichello, o filho mais novo de Rubens largava em terceiro, ao lado de Vinícius Tessaro. Nicolas Giaffone não largou bem e foi atacado por Fernando Barrichello por dentro e Felipe Bartz fazendo a melhor tomada pra curva 1. Apesar dos ataques, ele conseguiu se manter na liderança, seguido de Bartz e Barrichello. Nicolas Giaffone conseguiu fazer uma boa primeira volta e começou a abrir vantagem na liderança. Os três primeiros conseguiram se afastar dos demais enquanto Luan Lopes vinha segurando a quarta posição, com cinco pilotos formando um pelotão tentando passa-lo. Sem grandes disputas entre os 3 primeiros, Nicolas Giaffone venceu sua segunda corrida na temporada, seguido por Felipe Bartz e Fernando Barrichello, praticamente um pódio em família. Na grande disputa da corrida, pela P4, Ricardo Grácia e também Vinicius Tessaro conseguiram superar Luan Lopes, ficando os três em quarto, quinto e sexto lugares, respectivamente.  

 

 

A terceira e última corrida do final de semana foi disputada no domingo pela manhã, antes da Stock Car. Na corrida 3, que tem 25 minutos + 1 volta, o pole position era, mais uma vez, de Lucas Staico e tendo ao seu lado o líder do campeonato, Pedro Clerot. A segunda fila, como na corrida 1 tinha Vinicius Tessaro e Ricardo Gracia em 4° lugar. Desta vez o pole position não descuidou e manteve a primeira colocação após a largada. Pedro Clerot também manteve sua segunda posição e Luan Lopes fez outra bela largada como na prova 1, subindo para o quarto lugar. Lucas Staico e Pedro Clerot abriram vantagem para Vinicius Tessaro e faziam uma bela disputa pela liderança. Aurélia Nobels vinha fazendo sua melhor corrida, ultrapassando carros à sua frente e assumindo a P9 sem abandonos dos outros pilotos. A corrida teve alguns incidentes, como na oitava volta, onde Álvaro Cho, disputando posição com Nicolas Giaffone, tocou na suspensão de trás do carro dele e com isso quebrou a suspensão traseira de Giaffone e acabou rodando. O vencedor da corrida 2 conseguiu chegar nos boxes, mas teve que abandonar a  prova. Felipe Bartz também teve que ir para os boxes. Na metade final da corrida, Lucas Staico se afirmou na liderança e venceu com autoridade. Pedro Clerot e Vinicius Tessaro, que tirou a diferença para os dois primeiros, faziam uma bela disputa pela segunda colocação, mas no final Clerot quem ficou com o 2° lugar e Tessaro com o 3°. Luan Lopes terminou num belo quarto lugar, com Ricardo Gracia em quinto e Fernando Barrichello em sexto. Aurelia Nobels terminou numa bela 8ª posição, sendo seu melhor resultado na categoria.

 

Após a quarta etapa do campeonato, Pedro Clerot ampliou ainda mais sua vantagem na liderança com 223 pontos. Em segundo está  Lucas Staico com 148, Vinicius Tessaro é o terceiro com 105 e Nicolas  Giaffone o quarto com 83 pontos. O campeonato ainda reserva mais duas etapas com três corridas: uma em Goiânia nos dias 22 e 23 de outubro e o encerramento do campeonato ficando para Brasília, no retorno do circuito do Distrito Federal após anos de confusão com sua reforma.

 

Rodrigo Botana

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid. 
Last Updated ( Tuesday, 06 September 2022 08:35 )