A edição 2022 do Campeonato Mundial de Kart deste ano foi disputada em Sarno, na Itália, reunindo as categorias OK e OKJR, entre os dias 15 e 18 de setembro. Mais uma vez o Brasil se fez representar e a edição deste ano contou com 10 pilotos brasileiros, além de suas equipes com mecânicos e preparadores, além da presença ‘in loco’ do Presidente da CBA, Giovanni Guerra. Os Brasileiros que correram este ano foram: na categoria OK (Matheus Morgatto; Olin Galli; Gabriel Gomez; Filippo Fiorentino; e Matheus Ferreira). Na OKJR (Miguel Costa; Enzo Nienkoter; Gabriel Sano; Gabriel Moura; e Alfredinho Ibiapina). A disputa reuniu entre os estrangeiros alguns destaques, como o finlandês Tuukka Taponen, campeão do ano passado, tentando o bicampeonato nessa edição. Equipes de propriedade de pilotos famosos, como a de Charles leclerc, a de Giorgio Pantano e a de Jan Lammers, onde seu filho, René Lammers estava entre os inscritos na correndo o mundial e da equipe do ex piloto de F1 Giorgio Pantano, a participação do Holandês Rene Lammers (filho do ex-piloto de F1 Jan Lammers) na categoria OKJR). O Campeonato Mundial de Kart é dividido em baterias classificatórias uma pré-final e a corrida final, onde nem todos se classificam, ficando pelo caminho, tendo apenas os mais rápidos classificados para a bateria final, que dá o direito de disputar o título. No primeiro dia competição os brasileiros terminaram as duas baterias nas seguintes colocações na categoria OK: Matheus Morgatto venceu uma e em outra terminou em 2° lugar. Olin Galli abandonou uma e terminou em 8° lugar em outra. Gabriel Gomez terminou em 10° uma e 5° na outra. Filippo Fiorentino ficou em 28° lugar na bateria 1 e 13° na segunda. Matheus Ferreira terminou em 2° lugar na bateria 1 e abandonou a segunda. No primeiro dia do mundial na OKJR, os brasileiros disputaram 3 baterias (uma a mais que a categoria OK). Miguel Costa ficou em 5° lugar na bateria 1, 10° lugar na 2 e abandonou a terceira. Enzo Nienkoter terminou em 14° lugar a primeira e abandonou as 2 seguintes. Gabriel Sano terminou suas baterias respectivamente em 22°, 17° e 25° lugar cada uma. Gabriel Moura conseguiu chegar em 8°, 14° e 8°, respectivamente. Alfredinho Ibiapina, em seu primeiro mundial, ficou em 20° lugar nas duas primeiras e em 19° na última. No sábado, segundo dia do mundial, os brasileiros terminaram nas seguintes colocações nas três baterias disputadas na categoria OK: Matheus Morgatto venceu as 3, um feito incrível para o Brasil. Olin Galli terminou respectivamente em 8°, 11° e 5°. Gabriel Gomez chegou em 7°,8° e 11°, respectivamente. Filippo Fiorentino classificou-se em 18°, 22° e 21°. Matheus Ferreira terminou em 2°, 3° e 2° lugares. Na OKJR foram 4 baterias classificatórias no sábado. Miguel Costa terminou em 15°, 22°,9° e 25°, respectivamente. Enzo Nienkoter terminou em 18° e três vezes em quinto as baterias seguintes. Gabriel Sano ficou, respectivamente em 24°, 18°, 23° e 25°, Gabriel Moura chegou respectivamente em 2°, 7°, 11° e 7 °. Alfredinho Ibiapina ficou nas 4 baterias do sábado em 25°, 23°, 24° e 22°, respectivamente. No domingo, o dia da final em ambas categorias, 36 pilotos se classificaram para as disputas. Entre os pilotos do Brasil na categoria OK, Matheus Ferreira, Gabriel Gomez, Olin Galli e Matheus Morgatto conseguiram a classificação. Filippo Fiorentino não conseguiu ficar entre os 36 pilotos. Na categoria OKJR, apenas Gabriel Moura conseguiu se classificar para a final. Os outros brasileiros, infelizmente, acabaram ficando de fora. Entre os “estrangeiros famosos”, René Lammers conseguiu ir para a Final na OKJR. Os pilotos da equip de Giorgio Pantano conseguiram ir para as finais, já os da equipe de Charles Leclerc acabaram de fora. Na bateria final da categoria OK, Matheus Morgatto largou na pole e venceu a prova de ponta a ponta, impondo uma vantagem enorme sobre o finlandês Tuukka Tponen, que ficou com o vice campeonato. Morgatto fez a melhor volta da prova, e foi o quarto brasileiro a ser campeão mundial de kart, repetindo os feitos de Guga Ribas (campeão em 1986), Gastão Fraguas (campeão em 1995) Ruben Carrapatoso (campeão em 1998). Matheus colocou seu nome e do Brasil no topo do cenário mundial do automobilismo. Os outros Brasileiros que foram à bateria final do mundial da categoria OK terminaram nas posições a seguir: Olin Galli terminou num belo 8° lugar; Gabriel Gomez em 10° lugar, e Matheus Ferreira teve problemas para ficar apenas em 34° lugar. Na categoria OKJR, Gabriel Moura enfrentou uma corrida muito dura e disputada, terminando em 29° lugar. Rodrigo Botana Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid. |