Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Primeira Fase do 57° Campeonato Brasileiro de Kart – 2022 PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Tuesday, 18 October 2022 13:28

Ao longo da última semana – com as finais acontecendo no sábado, 15/10 – foi realizada no kartódromo de Itu-SP (administrado pela Alpie, pelos irmãos Emerson, Aldo e Erika Piedade) a primeira fase da 57ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart, reunindo 14 categorias (incluindo categorias dos karts Rotax, diferentes em sua concepção, pois o motor que não utiliza corrente e a clássica relação coroa-pinhão além de alguns outros detalhes). Esse kartódromo, nos anos 90 recebeu uma edição do Campeonato Brasileiro de Kart, quando era patrocinado por uma marca de cerveja.

 

A etapa numero 1 do campeonato – que normalmente é dividido em duas etapas para poder agregar todas as categorias – reuniu 400 pilotos inscritos em 14 categorias que treinaram, correram provas classificatórias, as pré-finais e as grandes finais no sábado, com transmissão pelo youtube de todas as provas neste dia. Lamentavelmente, o canal por assinatura que vinha transmitindo a competição nos últimos anos não disponibilizou horário em sua grade de programação. Dentro do atual modelo de gestão da Confederação Brasileira de Automobilismo, o 7 vezes campeão brasileiro de kart, Paulo Carcasci, foi o consultor técnico dos comissários.

 

Vamos agora ás provas, seus campeões e resultados de cada categoria nesta primeira fase do Campeonato Brasileiro de Kart.

 

A Categoria Cadete (PCK) teve 45 pilotos inscritos, mas para a final depois das disputas classificatórias, só 35 alinharam para a corrida do título no sábado. Largando na pole, Raphael Gebara assumiu a ponta na largada e abriu uma vantagem enorme  para o segundo colocado Gustavo Bonk, os 2 primeiros fizeram uma corrida tranquila até quase o final da prova, no final na última volta a vantagem de Gebara desaparecera e Bonk assumiu a liderança por alguns minutos ao passar Gebara, mas Caca Netto  que largou em nono lugar e vinha fazendo uma corrida de recuperação, na última curva passou de uma vez só Bonk e Gebara para vencer a  prova e conquistar o título. Gustavo Bonk foi o vice e Raphael Gebara ficou em terceiro.

 

 

A Categoria Rotax Mini Max teve 11 pilotos inscritos, mas para a final só 9 se classificaram. Largando da pole Gustavo Bonk (que foi vice campeão da Categoria Cadete) abriu uma vantagem enorme na ponta e sem ser ameaçado em momento algum da corrida, conquistou o título Brasileiro e a vaga para o Rotax Max Final em Portugal, no mês de Novembro desse ano. O vice campeão foi Guilherme Gomes, e em terceiro Lourenço Varela.

 

Na seqüência foi a vez da categoria Rotax Max Masters conhecer seu campeão. Foram 15 pilotos inscritos, mas para a final apenas 13 se classificaram. A disputa final foi tensa, com Augusto Sabbato largando na pole, mas logo na largada sendo superado por Victor Luz, da Bahia. As primeiras voltas foram de uma disputa intensa entre os 2. Sabbato atrás do seu bicampeonato na categoria e em terceiro  vinha Michel Aboissa. Na volta final, Augusto Sabatto foi com tudo para cima Victor Luz para ultrapassa-lo só que ele errou o bote em uma curva e foi ultrapassado por Aboissa. O título e vitória ficou com Victor Luz (seu pai, Evaldo Luz, foi campeão Brasileiro em 2020 da Super Sênior Masters). O vice foi Michael Aboissa e em terceiro ficou Augusto Sabbato.

 

 

A Categoria Super F4 contou com 29 pilotos inscritos, mas para a final apenas 26 se classificaram. O protagonista da corrida não largou na frente. Vindo do nono lugar no grid. Alan Synthes fez uma corrida brilhante, ganhando posições no decorrer da prova e conquistando o título em uma disputa apertada contra Leonardo Reis, o vice campeão. A diferença entre eles foi de 260 milésimos. Lucas Nogueira terminou em terceiro. A categoria contou com alguns pilotos que já correm em categorias de carros, como Antonella Bassani, que chegou em 14° lugar e a volta a um brasileiro de kart de Daniel Lancaster (piloto paulista que correu de Skip Barber nos Estados Unidos e de Top Race na Argentina), terminando em 11° lugar.

 

Na Categoria Mirim tivemos 30 pilotos classificados para a final. A corrida, infelizmente, não terminou na bandeirada. O vencedor – na pista – foi Pedro Faria, mas ele foi punido e caiu para o oitavo lugar. Com isso o campeão Brasileiro foi Pedro Campos, o vice Ângelo Predebon e em terceiro ficou Pedro Santa Rosa. Na Categoria F4 Sênior tivemos 35 pilotos classificados para a final, com vários pilotos que correm em categorias diversas do automobilismo nacional. Na pole largou Lucas Souza, seguido de Matheus Castro que logo o ultrapassou e os 2 abriram uma vantagem enorme para os demais competidores. Nelson Stanisci Netto, que largou mais atrás vinha se aproximando dos 2 no terceiro lugar, chegou a ultrapassar os 2 assumindo a  ponta, mas ele errou numa curva e perdeu, contudo, recuperou-se e, no final, de forma espetacular, conseguiu reassumir a liderança e vencer para tornar-se campeão brasileiro. Na pista, Matheus Castro  foi o vice e  Lucas Souza o terceiro, mas ambos foram punidos por atitude antidesportiva e o vice campeonato ficou para Mario Ferreira Jr. e em terceiro lugar para João Carvalho Fillho.

 

 

Na Categoria F4 JR, 36 pilotos correram a bateria final. Alfredinho Ibiapina assumiu a ponta com  tranquilidade na largada seguido de Eduardo Araújo e os 2 abriam uma boa vantagem sobre Lucas Moura, o terceiro colocado. A prova foi assim até duas voltas do final, quando Alfredinho Ibiapina abandonou com problemas no seu kart e o título ficou com Eduardo Araújo. O vice foi Gabriel Moura e em terceiro ficou Heitor Vasconcelos. As Categorias F4 Super Sênior Masters e F4 Sênior +60 correram juntas e tiveram na bateria final 12 pilotos da primeira categoria, e 16 da segunda categoria. Na F4 Super Sênior Masters, o título ficou com Paulo Sant Anna depois que Manoel Queiroz foi punido por atitude antidesporetiva, caindo para segundo, e o terceiro lugar com José Caruso. Na F4 Sênior +60, o título foi para Valdemiro Oliveira, o vice para Ricardo Castro e o terceiro lugar para Carlos Marcelino.

 

As categorias DD2 e DD2 Masters também correram juntas, fazendo um grid de 13 pilotos correram a final, sendo 8 na DD2 e 5 na DD2 Masters. no geral venceu Ruan Belizário, que foi campeão da DD2. Andre Nicastro foi o vice, seguido de Leonardo Reis. Na DD2 Masters o campeão foi João Cunha, que chegou em quarto na geral. O vice foi Michel Aboissa, seguido de Alexandre Trita. A Categoria F4 Super Sênior teve um grid para a bateria final com 35 pilotos e o título só foi definido na última volta. Depois de liderar a prova inteira Ernandes Onassis foi ultrapassado por Tiago Barrancos que venceu na pista, mas foi punido por atitude antidesportiva Ernandes Onassis ficou com o título e Tiago Barrancos amargou o vice campeonato. Em terceiro ficou Alex Grigoletto. Na prova correram Johnny Silva Platero (organizador do karteiros, um dos maiores campeonatos de kart rental do Brasil).

 

 

A Categoria Rotax Max teve 19 pilotos correndo a bateria final. Largando na pole estava Giuliano Raucci (piloto experiente que já correu de monopostos na Europa), que assumiu a ponta logo na largada, sendo perseguido diretamente por André Nicastro. Na metade da prova, Nicastro assumiu a liderança e abriu uma vantagem confortável sobre Raucci e conquistando seu 11° título de campeão brasileiro. Giuliano Raucci foi o vice em terceiro ficou Luigi di Lazzaro. Antonella  Bassani ficou na P4 e em quinto ficou Felipe Barrichello Bartz (sobrinho de Rubens Barrichello, que corre na F4 Brasil). A Categoria F4 Graduados foi a última categoria a conhecer seu campeão Com um grid de 36 pilotos na bateria final, o campeão foi Cauã Mendes, que conquistou seu primeiro título brasileiro. O vice foi Giulliano Forcolin e em terceiro Vinicius Corbo.

 

A segunda fase do Campeonato Brasileiro de Kart, que este ano, após muitos anos, voltou a ter sedes distintas, acontecerá entre dos dias 31 de outubro a 6 de novembro no Kartódromo Internacional de Paladino, na cidade de Conde, na Paraíba, prestigiando o esporte a motor na região.

 

Rodrigo Botana

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.