Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Viagem segura de carro com seu cão (Parte 2) PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Thursday, 27 October 2022 21:16

Olá pessoal que acompanha o site dos Nobres do Grid,

 

Como começamos a falar do assunto no mês passado (minha filha está se sentindo “a importante” por ter “escrito para o Nobres do Grid”), o transporte dos nossos animais de estimação requer cuidado para a segurança desses membros honorários das nossas famílias.

 

Como o nosso assunto não abrange apenas os cães, mas estes principalmente, é preciso levar em conta que temos cães de diferentes tamanhos e que transportar um Yorkshire não é a mesma coisa que transportar um Dogue Alemão. Aqui nos Estados Unidos e no Canadá as normas de segurança tem sido rigorosas e a atenção da indústria direcionada para este seguimento também.

 

Os cães muitas vezes “não percebem os perigos de interferir com um motorista, então muitos podem tentar subir no motorista ou ficar no colo – especialmente se estiverem ansiosos”, segundo os estudos realizados pela Faculdade de Medicina Veterinária da Flórida, que analisaram as possibilidades e concluíram que “caixas e transportadores são a opção de viagem mais segura para cães”. Os especialistas com quem conversei também enfatizaram que as transportadoras – juntamente com todos os outros produtos de viagem para animais de estimação – devem ser testados de forma independente pelo CPS para garantir a segurança fora das reivindicações da marca.

 

 

A legislação sobre o transporte dos animais domésticos é recente e ainda passa por aperfeiçoamentos. Com isso, ainda temos muitos usuários de equipamentos cujo as marcas subjetivamente ‘passam’ seus produtos se os testarem em laboratório. Pessoas que compraram caixas de transporte alguns anos atrás em lojas para animais de estimação podem dar aos proprietários uma falsa sensação de segurança. Se o proprietário do pet quer procurar uma transportadora que tenha sido projetada e testada para segurança. Boa parte das fabricantes mais antigos no mercado oferecia apenas prevenção de distrações, o que é importante, mas em um acidente, elas poderiam não ter o desempenho esperado e isso está mudando.

 

Os especialistas recomendam nunca conectar o cordão interno da transportadora ou o cinto de segurança à coleira do seu animal de estimação, pois isso pode resultar em fratura no pescoço ou danos nas vias aéreas quando os freios são acionados repentinamente. Por outro lado, as amarras que são muitas vezes muito longas acabam não mantendo o animal de estimação no assento, deixando-o de qualquer maneira. Enquanto as transportadoras geralmente ficam no banco de trás, as caixas geralmente ficam na área de carga de um SUV.

 

Assentos de carro ou elevador para cães

Como os assentos de carro geralmente são abertos, eles podem servir como uma boa maneira de deixar seu cão olhar pela janela e reduzir o enjoo do carro, que é comum em filhotes e muitos crescem à medida que envelhecem. Esses assentos devem sempre ser emparelhados com um cinto de segurança para garantir que seu cão esteja seguro e evitar que ele voe para fora do assento.

 

 

O sistema de cinto de segurança deve ser usado para prender o animal de estimação com um arnês aprovado, e o assento de viagem ou elevador precisa usar âncoras ISOFIX/LATCH para prendê-lo ao veículo . Isso permite que o sistema de cinto de segurança seja usado de forma independente para prender o arnês que o animal precisará usar. O assento de viagem deve ser usado apenas para elevar o animal. O arnês fornece a proteção, dando ao seu animal de estimação a melhor chance possível de sobrevivência em um acidente através de ancoragem.

 

Alguns assentos de carro exigem que os cães sejam conectados diretamente ao assento. Essas conexões são normalmente muito fracas e não evitam lesões. Outros assentos de viagem para animais de estimação se conectam ao console entre os assentos do motorista e do passageiro, o que não é seguro porque geralmente não utilizam conexões fortes para prender o assento. Os animais de estimação precisam ser protegidos em um reforço usando um cinto de proteção contra colisões, que também requer um ponto de ancoragem separado com classificação de resistência. Quando o assento elevatório fica no console, não há nada acima ou ao redor do console para conectar o animal de estimação ao que é classificado como força, o que pode ser catastrófico em um acidente.

 

 

Se você decidir usar um assento de carro para seu cão, Nelson recomenda assentos de carro voltados para trás em combinação com um cinto de segurança. Ela não recomenda nenhum dos assentos de carro voltados para a frente, pois seu animal de estimação pode voar durante um acidente. Evite assentos com bases plásticas expostas, pois elas quebram facilmente e os cacos podem ser afiados.

 

Dicas adicionais de segurança especializada para cães em carros

Quando se trata de prender seu cão, apertar os cintos de segurança é importante para garantir que eles estejam presos na parte de trás do assento. O erro mais comum é deixar os cintos de segurança soltos para deixar o bichinho mais confortável. Infelizmente, o espaço extra permite que eles voem durante um acidente.

 

 

A localização do seu cão no carro também pode representar vários riscos. De acordo com o American Kennel Club, você nunca deve deixar seu cão andar na traseira de um caminhão aberto, pois isso pode causar ferimentos graves ou até mesmo a morte. Você também nunca deve deixar seu cão andar com a cabeça para fora de uma janela aberta, pois isso pode levar a lesões oculares graves devido a detritos da estrada. E não se esqueça levar os registros médicos, medicamentos e identificação, incluindo fotos suas com seus animais de estimação em caso de uma viagem para outra cidade.

 

Além disso, nunca deixe seu animal de estimação sozinho no carro, em nenhum momento, por qualquer motivo. Especialmente no verão. A insolação pode ser mortal e pode acontecer em minutos! Esse cenário resulta em muitas mortes de animais de estimação todos os anos. As temperaturas dentro dos carros podem subir rapidamente para níveis de risco de vida, mesmo se você abrir as janelas ou estacionar na sombra.

 

 

No Brasil, o Código nacional de trânsito, promulgado através da lei 9.503, traz em seu artigo 252 as regras que levam o condutor de um veículo a ser multado caso o animal de estimação esteja sendo carregado no colo e as penalidades para esta infração, bem como para quem transportar o animal de estimação na caçamba de um veículo. Contudo, não há uma legislação específica estabelecendo normas para os equipamentos de segurança. 

Esse assunto, quando eu comecei, achei que não iria render tanto, mas é bem interessante. Para os leitores do Brasil, quem ama cuida e cuidem bem dos seus pets, procurem o Kennel Club em sua cidade e se informe sobre como dar conforto e segurança para seu animal de estimação.

 

Muito axé pra todo mundo,

 

Maria da Graça

 

  
Last Updated ( Thursday, 03 November 2022 05:27 )