Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Segunda fase do Brasileiro de Kart 2022 – Paladino PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 07 November 2022 23:05

Neste último final de semana foram disputadas as finais da segunda fase da 57ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart no kartódromo de Paladino, na cidade de Conde, na Paraíba, pista homologada pelo CNK-FIA, mas as atividades de pista começaram na terça-feira, dia 1º, com os treinos livres, seguidos das provas classificatórias e da pré-final.

 

É a segunda vez que o kartódromo recebe o campeonato brasileiro, que recebeu a competição em 2016. Nesta segunda fase, 167 pilotos se inscreveram para correr, nas categorias Mini 2 tempos, Júnior Menor, Júnior, OKJR, Novatos, Graduados, OK; Sênior; Sênior 60+; Sênior B, Super Sênior e Super Sênior Masters, com transmissão pelo youtube de todas as provas e um destaque muito especial com o campeão mundial de kart deste ano, Matheus Morgatto, sendo o comentarista. Vamos aos resultados das categorias.

 

As categorias Super Sênior Masters e Sênior 60+ foram as primeiras a conhecer seus campeões. Em um grid conjunto, correram na final 11 pilotos, sendo 3 na SSM e 8 na S60+. O da S60+ foi Amilcar  Mugnaini, que chegou em segundo na geral. O vice foi Jorge Borelli e em terceiro ficou Waldemiro Araújo. Na SSM, na pista, o campeão foi Euvaldo Luz, só que ele foi punido por atitude antidesportiva e   com isso o campeão foi Cylmar Fontes, ficando o vice campeonato para Luz.

 

 

A categoria seguinte a conhecer seu campeão foi a mini 2 tempos, que teve um grid pequeno para a final, com apenas 8 kartistas. Essa categoria é estreante no brasileiro de kart. Na largada, Lourenço Varela, que largou em segundo, assumiu a ponta, Bernardo Leal, que largou na pole, caiu para segundo. Varela abriu uma vantagem enorme na pista, correndo sem ser incomodado. No final chegou com 4 segundos de vantagem para o segundo colocado. O vice foi Bernardo Leal e em terceiro ficou Daniel Rebouças.

 

Na Sênior B, 9 pilotos correram a final. Kaio Dias largou na pole e abriu um caminhão de vantagem. Sem ser incomodado em nenhum momento da prova, Dias se sagrou campeão brasileiro. O vice foi John Louis e em terceiro ficou Daniel Barbosa. Em seguida, a próxima categoria a conhecer seu campeão foi a OK, categoria FIA, que contou com apenas 11 karts na final. Olin Galli largou na pole, liderou a prova de ponta a ponta e foi campeão. Com este feito, conquistou seu 11° título brasileiro no kart, igualando-se a André  Nicastro como os maiores  detentores de títulos do brasileiros de kart. O vice foi Enzo Prando e em terceiro ficou Joaquim Junqueira. André Nicastro correu essa categoria e ficou em 6° lugar na final.

 

 

Na categoria Júnior, 12 pilotos correram a final. Alfredinho Ibiapina largou na pole e abriu um caminhão de vantagem para o segundo colocado. Sem ser ameaçado, tornou-se campeão brasileiro. O vice foi Gabriel Koenigkan e em terceiro ficou Arthur Hoff. Na categoria novatos também tivemos um grid pequeno para a final, com apenas 8 kartistas. O campeão, que também venceu a Copa Brasil de Kart em Julho, foi Eduardo Perez, que largou na pole, assumindo a liderança na largada e não perdeu mais ponta. O vice foi Guilherme Heidem e em terceiro ficou Ubirajara Filho.

 

A categoria Super Sênior contou com 20 karts na final. Renato Russo, que largou em segundo, assumiu a ponta na largada, seguido de Rodrigo Piquet e Cristiano Mattheis, que a prova inteira disputaram a segunda posição, trocando de posições até que Piquet saiu da pista e perdeu várias posições. No final, Renato Russo foi campeão brasileiro, conquistando seu 10° nacional de kart. O vice foi Cristiano Mattheis, seguido de Júnior Pinto. Quem fez uma grande corrida de recuperação foi Roberto Rocha, que largou em 16° e terminou num belo quarto lugar.

 

 

Na categoria Júnior, que contou com 27 karts na final, Guilherme Favarette largou na pole e liderou a prova de ponta a ponta para sagrar-se campeão brasileiro. O vice foi Eduardo Araújo e em terceiro ficou Gabriel Moura. Na categoria Graduados, que contou com 25 kartistas no grid tivemos a volta à pista de Olin Galli, que não satisfeito em “apenas” ter conquistado seu título na Categoria OK, também foi campeão da categoria e tornou se o maior vencedor de títulos de kart brasileiro, com 12 no total. O vice foi Gabriel Gomez, que correu o mundial este ano e em terceiro ficou Luca Croce. André Nicastro terminou em 6° e Pedro Piquet terminou em 14° lugar.

 

 

 

Na categoria Sênior, 28 kartistas correram a final e na pole largou Rodrigo Soares, que assumiu a ponta na largada e não a perdeu mais para conquistar seu segundo título brasileiro de kart, repetindo o feito de 2016. O vice foi João Cunha e em terceiro ficou Julio Conte. O experiente Dennis Dirani ficou em quinto lugar. A última categoria a conhecer seu campeão foi a Júnior Menor, que contou com 11 kartistas na  final. O campeão, Theo Salomão, largou em quinto lugar e foi ultrapassando vários pilotos até o meio da prova, quando assumiu a liderança e não a perdeu mais, impondo uma vantagem de 4 segundos sobre Bernardo Gentil que foi o vice. Em terceiro ficou Alexandre Leal.

 

Rodrigo Botana

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.