Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Fórmula 4 Brasil em Goiânia: Pedro Clerot campeão PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Wednesday, 09 November 2022 22:14

Neste último fim de semana foi realizada em Goiânia, pela primeira vez no ano, uma etapa da Fórmula 4 Brasil, a quinta etapa. Dessa vez a categoria não correu junto com a programação da Stock Car por uma alteração de calendário. Para poder cumprir o número de corridas programada para o campeonato, a rodada tripla da categoria homologada pela FIA fez parte das preliminares da Copa Truck.

 

Esse encontro não programado colocou pais e filhos na pista. Luiz Lopes, piloto da Copa Truck e seu filho Luan estiveram juntos, de macacão, nos boxes do autódromo goiano. Emoção também vivida por Felipe Giaffone, que estava na luta pelo título da temporada da Copa Truck e acelerou o coração em dose dupla com seu filho Nicolas. Nesta temporada tivemos uma substituição no grid, uma vez que esta etapa não contou com a participação de Aurelia Nobels (que estava na Europa participando do FIA Girls on Track). Sendo substituta foi Arthur Pavie.

 

 

Na corrida 1, a primeira do fim de semana a ser realizada, no sábado logo cedo,  Felipe Barrichello Bartz (filho de Renata Barrichello, irmã de Rubens) largou pela segunda vez no ano na pole position, repetindo o feito do Velocittà, tendo ao seu lado Vinicius Tessaro. Pedro Clerot, largando em 3° e de olho no título que podia conquistar antes da rodada final, tinha do seu lado Ricardo Gracia, que também corre na Espanha. Logo na largada, depois de descer a reta, na primeira curva, Tessaro assumiu a ponta, mas Felipe Bartz deu o troco e, por fora, recuperou a liderança. Logo em seguida Pedro Clerot assumiu a segunda posição ultrapassando Vinícius Tessaro. Na quarta volta, João Tesser veio disputando posição com Álvaro Cho na reta. Eles se tocaram e bateram feio no muro da reta dos boxes, com isso o Safety Car entrou na pista. Os 2 saíram bem sem nenhum arranhão, mas a direção de prova colocou a bandeira vermelha para ser feita a limpeza da pista sem comprometer o tempo de prova. Na relargada Felipe Bartz se manteve à frente, defendendo-se dos ataques de Pedro Clerot e fazendo uma das suas melhores corridas, conquistou sua primeira vitória na categoria, seguido de Pedro Clerot e Lucas Staico em terceiro. Nelson Neto foi o quarto, e Felipe Barrichello em quinto.

 

 

A segunda corrida do fim de semana foi disputada no sábado à tarde, sendo a corrida mais curta, com 18 minutos e com a troca de posição no grid dos 8 primeiros, com isso na pole largou Richard Annunziata, tendo ao seu lado Luan Lopes. Em terceiro Nicolas Giaffone e ao seu lado Fernando Barrichello. Álvaro Cho queimou a largada e Vinícius Tessaro fez uma ótima largada, saindo da sexta posição para primeiro, com Luan Lopes assumindo a segunda posição. Nicolas Giaffone, depois de uma má largada, foi fazendo uma corrida de recuperação e recuperou-se espetacularmente, saindo da quinta posição para assumir a liderança no meio da prova e não perder mais. Com isso ele venceu sua segunda corrida na categoria. Em segundo chegou Luan Lopes. Felipe Bartz vinha na P3, mas na última volta foi ultrapassado por Vinicius Tessaro, tendo que se contentar com a P4. Em quinto lugar ficou Fernando Barrichello.

 

 

No domingo foi realizada a terceira e última corrida do fim de semana da quinta etapa. Felipe Bartz largou novamente na pole e ao seu lado estava Pedro Clerot. Em terceiro largava Vinicius Tessaro e em quarto Ricardo Gracia. A prova teve a  primeira largada cancelada com um movimento estranho de Felipe Bartz que saiu antes mesmo das luzes vermelhas acenderem. Na segunda largada dessa prova Felipe Bartz pulou na frente, sendo perseguido por Pedro Clerot, mas a saída estranha gerou um prejuízo e o líder acabou punido com um Drive Thru, obrigado a passar nos boxes. Pedro Clerot assumiu a liderança, que foi a prova inteira ameaçado por Vinícius Tessaro. Apesar da perseguição, Pedro Clerot controlou bem a prova, venceu e com o resultado, somado ao problema de Lucas Staico, que abandonou a corrida, conquistou o título da temporada com uma rodada tripla de antecipação. Vinícius Tessaro chegou em segundo e em terceiro Álvaro Cho. A rodada final da f4 será dias 10 e 11 de dezembro em Interlagos, voltando a integrar a programação da Stock Car.

 

Rodrigo Botana

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.