Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Brasileiro de Kart KZ e Endurance / Final da Fórmula 4 Brasil em Interlagos PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Tuesday, 13 December 2022 21:41

No final de semana, entre os dias 1 a 3 de dezembro, foi realizado no  kartódromo da Granja Viana, o Campeonato Brasileiro de Kart na categoria KZ e de Endurance (essas estavam faltando para fechar o ano do calendário nacional). Simultaneamente tivemos a final da Copa São Paulo KGV de kart. Vamos aos resultados, iniciando pelo Brasileiro.

 

A categoria Endurance contou com 19 equipes correndo numa prova programada para 6 horas de duração. Só que choveu muito forte na região de Cotia, onde fica o kartódromo da Granja Viana e depois de duas horas e meia de prova, veio a interrupção por total falta de condições. A drenagem não dava conta de tanta água! A prova ficou parada 1hora e 40 minutos e, apesar de estar sob bandeira vermelha, o cronômetro continuou correndo. Quando a corrida foi retomada, faltavam 1 hora e 50 minutos de prova e, após 236, voltas a vencedora e bicampeã da Endurance foi a equipe Car Racing, que contou com os pilotos Rafael Reis, Rodrigo Dantas, Leonardo Reis, Lucas Souza e Alberto Cattucci.

 

 

Em segundo chegou a equipe Conceito Eletric, 13 segundos atrás. Essa equipe contou com os pilotos Kleber Eletric, Renzo Zambolini e Felipe Massoni e em terceiro chegou o segundo carro da equipe Car Racing pilotado por João Cunha, Enzo Prando, e Eraldo Silva. Uma equipe formada só por mulheres, liderada pela piloto Bia Figueiredo, terminou em 12°. A equipe  FIA Girls/Mfs Racing era composta pelas pilotos Thaline  Chicoski, Antonella Bassani, Bia  Martins, Gabi Mesa e Cecilia  Rabelo.

 

As categorias KZ foram para pista em melhores condições e a disputa começou com o grid conjunto da KZ Graduados e Sênior que reuniu 12 kartistas. No final, vitória de Gaetano Di Mauro na geral (campeão da Graduados), seguido de Pedro Piquet, vice campeão e Danilo Dirani. Na categoria Sênior, chegando em 7° lugar na geral, o campeão foi Waldir Belizario e o vice foi Andre Nicastro.

 

 

As categorias KZ Super Sênior e KZ Super Sênior Masters correram juntas e o grid reuniu 15 pilotos. O vencedor da geral e campeão da Super Sênior, foi Beto Monteiro (piloto da Copa Truck). O vice foi Adriano Amaral, chegando em segundo na geral. Na Super Sênior Masters o campeão foi Luiz Souza, que chegou em 4° lugar na geral. O vice foi Marcelo Arruda.

 

Fórmula 4 Brasil

No último fim de semana foi realizado no autódromo de Interlagos a final da temporada de estreia da Fórmula 4 Brasil. Uma temporada que tinha coroado seu campeão já na etapa passada, em Goiás. Pedro Clerot (que ano que vem correrá na Fórmula 4 espanhola pela equipe MP Motorsport). A rodada tripla de encerramento da temporada fez parte do programa de encerramento das categorias promovidas pela VICAR, junto com a Stock Series e a Stock Car. Vamos falar nas próximas linhas sobre as 3 corridas da última etapa.

 

Nesta etapa a piloto Aurélia Nobels ficou novamente de fora, como foi na etapa anterior. Vencedora de 2022 do prêmio FIA Girls on Track, que é feito em conjunto da FIA com a Ferrari, a vencedora passa a ter o apoio da Academia de Jovens Pilotos da Ferrari para poder disputar a temporada do mais disputado dos campeonatos da categoria de entrada da FIA no caminho para a Fórmula 1: o campeonato italiano.

 

Outro desfalque no grid foi Victor Backes, que não conseguiu reunir os patrocínios necessários para conseguir alinhar. Em seu lugar, nessa etapa final, o carro da equipe KTF, teve em seu lugar o argentino de 15 anos, Francisco Soldavini, que correu este ano algumas provas da categoria na Itália e da Espanha. Sem Aurélia Nobels, o grid contou só com 15 carros em vez de 16.

 

 

Na corrida 1, realizada no sábado pela manhã, teve na pole Lucas Staico e ao lado,  Vinicius Tessaro. Felipe Barrichello Bartz largou em terceiro. Na largada, Staico perdeu a liderança Tessaro. Felipe Bartz vinha fazendo uma corrida consistente e passou numa bela manobra no S do Senna por Lucas Staico, assumindo o segundo lugar. Não demorou muito ele começou a atacar Vinícius Tessaro pela liderança. Pedro Clerot, campeão coroado, tocou-se com Ricardo Gracia e abandonou a prova, sendo seu primeiro abandono na temporada. Na volta 13 Felipe Bartz atacou e passou Vinícius Tessaro na reta dos boxes, mas teve troco e Vinícius Tessaro recuperou a posição. Na volta 14, não teve jeito: Felipe Bartz assume novamente e dessa vez não teve volta. O sobrinho de Rubens Barrichello seguiu firme para vencer a sua segunda corrida na categoria, com Vinícius Tessaro em segundo e Luan Lopes em terceiro.

 

 

A segunda corrida do fim de semana foi disputada no sábado à tarde. Era a corrida mais curta, a de grid invertido dos 8 primeiros colocados na corrida 1. Com isso, Fernando Barrichello, que chegou em oitavo na primeira corrida, largou em primeiro, com Nicolas Monteiro em segundo. Logo na largada Fernando Barrichello assumiu a liderança, enquanto Nicolas Monteiro perdeu varias posições durante a prova. Quem assumiu a P2 foi Nicolas Giaffone enquanto Lucas Staico conseguiu se estabelecer na terceira posição. Com um grande desempenho, Fernando Barrichello venceu de ponta a ponta, com Nicolas Giaffone em segundo e Lucas Staico em terceiro em uma corrida que teve três abandonos (Ricardo Gracia,  Vinicius Tessaro e o argentino Francisco Soldavini ficaram pelo caminho).

 

 

O encerramento da temporada foi no domingo, já com público nas arquibancadas de Interlagos e o pole position era novamente Lucas Staico, sua segunda pole no fim de semana, tendo ao seu lado Vinicius Tessaro. A segunda fila tinha Felipe Bartz em terceiro e em quarto Luan Lopes. Na largada, Lucas Staico assumiu a ponta, com Felipe Bartz assumindo a segunda posição, empurrando Vinícius Tessaro primeiro para terceiro depois para o quarto lugar. Luan Lopes, depois que assumiu a terceira posição, veio fazendo sua melhor corrida do ano e, no final, conseguiu ultrapassar Felipe Bartz e ganhar o segundo lugar. Lucas Staico não deu chances para os adversários e venceu a prova de ponta a ponta. Com o resultado da última rodada, Lucas Staico se tornou o vice campeão da Fórmula 4 Brasil, somando 213 pontos contra os 275 do campeão, Pedro clerot. Em terceiro terminou Vinicius Tessaro, com 163 pontos.

 

Agora é aguardarmos a segunda temporada da Fórmula 4 Brasil, que deve ter a permanência de alguns pilotos na categoria para um segundo ano e novos pilotos chegarão depois do sucesso que foi essa temporada. Alguns pilotos da categoria deverão partir para o exterior, buscando campeonatos na Europa e Estados Unidos.

 

Rodrigo Botana

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.