Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
O que tivemos de novo na CES 2023 (Parte 1) PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Tuesday, 21 February 2023 20:19

Olá pessoal que acompanha o site dos Nobres do Grid,

 

Minha coluna está sendo publicada pela minha amiga Catarina enquanto eu estou em Salvador, depois de muito tempo, longe por causa da pandemia e este ano pude voltar a desfilar no meu Afoxé Filhos de Gandhi pelas ruas da minha capital.

 

Outra coisa que eu espero, ansiosamente, todos os anos é a Consumer Electronics Show, realizada todo mês de janeiro em Las Vegas, nos Estados Unidos. Além de poder estar nessa cidade impressionante, os profissionais da indústria automotiva vão em peso para lá, seja para apresentar seus projetos para um futuro cada vez mais próximo ou para ver o que os nossos concorrentes estão apresentando.

 

Para a coluna não ficar muito extensa, fiz o meu “Top 10” do que de mais interessante vi na edição deste ano. Fiquem agora com a primeira parte do que decidi dividir com vocês.

 

1. A Qualcomm revela o Snapdragon Ride Flex SoC para tornar realidade os veículos definidos por software

 

 

A Qualcomm anunciou o Snapdragon Ride Flex SoC, uma solução disruptiva para expandir seus recursos avançados de computação de baixo consumo de energia para o espaço automotivo como parte de sua iniciativa Snapdragon Digital Chassis. Esta solução é construída em uma arquitetura de computação heterogênea que aborda várias cargas de trabalho e é pré-integrada ao Snapdragon Ride Vision Stack. Isso dá às montadoras a flexibilidade de usar o Ride Vision Stack em todos os níveis de veículos sem sacrificar o desempenho. Além disso, sua arquitetura nativa da nuvem permite um fluxo de trabalho tranquilo para desenvolvimento e implantação de software. Espera-se que o Snapdragon Ride Flex SoC entre em produção até 2024. A Qualcomm está se esforçando para manter sua posição de liderança na era de veículos definidos por software e facilitar a transição para montadoras e fornecedores de nível 1.

 

2. Sony Honda Mobility apresenta a marca Afeela EV

 

 

A Sony Honda Mobility finalmente anunciou sua marca JV Afeela, que trará seu primeiro modelo EV para a América do Norte em 2026, seguido pelo Japão e Europa. O primeiro modelo de produção da Afeela foi apresentado na CES 2023. A Sony e a Honda anunciaram seu JV em março de 2022. A Afeela apresentará uma série de modelos EV que levarão a experiência da Sony em sistemas IVI, componentes ADAS e eletrônicos na cabine, enquanto a Honda contribuirá ao desempenho da marca com seu sistema e-powertrain, bem como recursos de abastecimento e carregamento de bateria. De acordo com o anúncio, a Afeela pretende oferecer veículos melhores a um custo relativamente menor. Espera-se que esses EVs sejam posicionados acima dos próprios EVs da Honda, mas ainda não foi determinado se Afeela compartilhará o mesmo espaço com a marca premium Acura da Honda.

 

3. A BMW apresenta o conceito de mudança de cor da próxima geração com 'experiência emocional digital'

 

 

A BWM apresentou seu modelo conceitual da próxima geração da série 3 baseado na plataforma Neue Klasse. O novo conceito i Vision Dee (Dee significa 'experiência emocional digital') apresentou um estilo exterior monolítico que pode ser dividido em 240 segmentos diferentes. Todo o exterior pode suportar diferentes estilos de design, como listras, padrões e animação, e pode selecionar até 32 cores diferentes. Embora as especificações detalhadas não tenham sido compartilhadas, o i Vision Dee apresenta um novo sistema operacional e um novo HUD totalmente controlável com projeção de pára-brisa. O infoentretenimento tradicional foi removido. O painel esconde vários sensores de toque que podem ser usados para exibir conteúdo no HUD. O modelo será alimentado pelo trem de força EV de sexta geração da BMW e deve entrar em produção em 2025 como sucessor do BMW i3.

 

4. Volkswagen apresenta o novo ID.7 envolto em camuflagem eletroluminescente

 

 

A Volkswagen apresentou seu sexto modelo ID totalmente elétrico, o VW ID.7, envolto em camuflagem especial inspirada no código QR para ocultar o estilo final. A camuflagem foi inspirada na tecnologia eletroluminescente que ilumina 22 setores diferentes do carro. A Volkswagen divulgou alguns detalhes técnicos antes da revelação final do modelo durante o segundo trimestre de 2023. Inicialmente, o ID.7 terá uma bateria de 77kWh e um alcance reivindicado de 700 km. O interior contará com um sistema de infoentretenimento com tela sensível ao toque de 15 polegadas, um HUD baseado em AR e um sistema HVAC inteligente que pode modificar automaticamente a temperatura da cabine quando o chaveiro está próximo. A Volkswagen espera que seu novo modelo concorra com o Ioniq 6 da Hyundai e o Model 3 da Tesla.

 

5. LG e Magna formam a segunda JV para soluções de direção autônoma e entretenimento 'executáveis'

 

 

Duas das maiores empresas de tecnologia, LG e Magna, uniram-se novamente para desenvolver soluções para direção automatizada, aproveitando suas áreas de especialização. A LG e a Magna já possuem uma JV que fabrica e-powertrain e outros hardwares como inversores, motores e carregadores integrados para veículos elétricos. A nova JV explorará o mercado de ADAS e AV para desenvolver soluções de direção automatizada e entretenimento informativo “executáveis” para aprimorar a experiência do cliente, abordando os desafios mais difíceis. O braço de componentes para veículos da LG está de olho em novas aberturas no mercado automotivo e acredita que o aumento da conectividade dos carros do futuro apresenta novas oportunidades.

 

Muito axé pra todo mundo,

 

Maria da Graça