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Começa (terminando) a temporada da F1, a F. Indy, teve Superbike e a NASCAR que ninguém viu PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 06 March 2023 11:33

Olá leitores!

 

Como estão? Demorou um pouco, mas até que enfim tivemos um final de semana com diversas opções para acompanhar no esporte a motor. Como estava com saudades disso! O final de semana só não foi melhor por conta da Ferrari, que mais uma vez mostrou que aquele período de absoluta inação técnica em 2020/21 não foi suficiente para fazerem um carro minimamente confiável, e também teve a nada luxuosa participação do LIXO do BandSports, canal que comprou mais competições do que tem capacidade de transmitir, e optou por transmitir o Campeonato Carioca de futebol ao invés da NASCAR. Até aí tudo bem, final do campeonato, e eles têm um site onde deveria ser possível acompanhar a transmissão... pois é. DEVERIA. Ao entrar no site da BandLixoSports e selecionar a transmissão da corrida... aparecia a mensagem “o acesso a esse vídeo foi negado”. Após falar uma série de impropérios digna do Shrek xingando os patriotários que andaram bloqueando as estradas no Planalto Central do Brasil, consegui encontrar uma maneira assistir a corrida. Ou seja, a INCOMPETÊNCIA do BandSports em gerenciar todas as categorias que comprou os direitos empurrou o espectador para soluções alternativas não exatamente legais para assistir a categoria. Infelizmente, sabendo como as coisas funcionam na República Sebastianista da Banânia, essa não será a última vez que esse tipo de coisa acontecerá.

 

Enfim, vamos ao que interessa, corridas. Após visitar o belíssimo Phillip Island, o Mundial de Superbike foi até Mandalika, o circuito de rua com menos jeito de circuito de rua que já vi. No sábado tivemos o prazer de ver o Alvaro Bautista dar um golpe de mestre para cima de Toprak na curva 15, após estudar a trajetória do adversário nas 5 primeiras voltas. Toprak tentou reagir, mas teve que se preocupar com Axel Bassani, que aproveitou o movimento de Bautista e também o passou. Até o campeão de 2021 se recuperar do susto de perder duas posições em seguida, o atual campeão perdeu tempo e a chance de brigar pela vitória. Recuperou a segunda posição pouco após Bassani a conquistar, mas... vitória de Bautista, com mais de 4 segundos de vantagem sobre Toprak, coroando um início de temporada da melhor forma possível. O sonho de Bassani não foi longe, já que acabou perdendo o lugar no degrau mais baixo do pódio para Locatelli, e teve que se contentar com a 4ª posição mesmo. Domingo, novo dia, mesmo vencedor na corrida principal (dessa vez Bautista não levou a Superpole, largando apenas em 10º): mesmo com uma interrupção por conta de uma bandeira vermelha causada pelo acidente entre van der Mark e Oettl (impressionante, mas aparentemente sem fraturas), Bautista foi capaz de galgar posições e na penúltima volta passou seu companheiro de equipe Michael Rinaldi para conquistar mais uma vitória. Rinaldi ainda desperdiçou uma chance de ouro para fazer a dobradinha errando na curva 10 e permitindo a passagem de Toprak, Locatelli e Bassani... dessa forma o pódio ficou Bautista 1º, Toprak 2º e Locatelli 3º. E o Granado? Pois é, nosso representante na categoria ficou de fora das duas corridas... até tentou correr domingo, mas não se sentiu bem após a Superpole e os médicos cancelaram a autorização de participar. Derrotado pela gastroenterite. Muito azar...

 

A Fórmula Um iniciou sua temporada lá no meio do deserto, e se por um lado começou 2023 como terminou 2022, com o domínio da Red Bull, por outro lado veio a grata surpresa do desempenho da Aston Martin, que conseguiu com o experiente Fernando Alonso um 3º lugar no pódio com sabor de vitória (afinal, estavam na frente os dois carros da Red Bull, Verstappen em 1º e Pérez em 2º), e a equipe ainda levou um 6º lugar com Stroll, mesmo sem estar 100% recuperado do pulso (e frustrando os brasileiros que achavam que Drugovich teria alguma chance de correr). A conferir, mas ao menos nessa primeira corrida o carro da Aston Martin pareceu melhor que o da Mercedes, usando o mesmo motor... no tocante à Mercedes, 5º para Hamilton e 7º para Russell, resultado obtido com um verdadeiro MMA contra o carro, que aparentemente não é só o problema aerodinâmico detectado ano passado, o carro mesmo “nasceu ruim”, e pode ser resolvido... com MUITO trabalho e um bocado de sorte. Sorte que não teve a Ferrari. Nos treinos livres diziam que a equipe está escondendo o potencial do carro”, e a tarefa foi tão bem sucedida que esconderam e não encontraram mais, nem o desempenho nem – a julgar pelo abandono de Leclerc – a confiabilidade. Até o começo da temporada europeia devem vir as (merecidas) cornetadas da apaixonada torcida italiana. Sainz Jr., trazendo o carro na ponta dos dedos e sem acelerar muito, conseguiu cruzar a bandeirada em 4º lugar. A zona de pontuação terminou com Bottas levando seu Alfa Romeo ao 8º lugar, Gasly levou seu Alpine até o 9º lugar e Albon conseguiu fazer a Williams começar o ano pontuando ao cruzar a bandeirada em 10º lugar. A McLaren fez jus à decoração alusiva ao Google Chrome e “travou” na pista. Daniel Ricciardo deve olhar o carro desse ano e agradecer pelo “livramento” que conseguiu. E Esteban Ocon conseguiu a proeza de levar 3 (TRÊS) punições numa mesma corrida. Jenial. E pelo visto teremos um LOOOONNNGOOO ano com a transmissão pela TV, afinal os 3 Patetas se superaram esse final de semana. A cereja do bolo foi, após a bandeirada, ao sair a confirmação da volta mais rápida para Zhou, um dos elementos perniciosos dizer que o chinês ”tirou o ponto de volta mais rápida do Gasly e não vai receber o ponto, isso não deveria ser permitido”. Pô, se o Zhou foi lá, colocou pneu novo e veio para fazer uma volta voadora, deixa ele, cáspita!!! Rapaz não tem carro pra conseguir pódio, deixa ao menos ele ficar com a volta mais rápida!

 

A IndyCar também começou sua temporada esse domingo, numa corrida marcada por diversos acidentes. Aparentemente o pessoal voltou das férias com MUITA vontade de acelerar, e numa pista de rua não tem espaço para tanta vontade assim. Quem conseguiu manter a cabeça fria foi o sueco Marcus Ericsson, que herdou a primeira posição quando tudo indicava que a vitória ficaria com o mexicano “Pato” O’Ward, mas que teve uma súbita e momentânea perda de potência na saída da última curva, permitindo a ultrapassagem do Marcus. Segundo lugar já costuma ser uma posição com sabor amargo, mas para Pato foi mais amargo ainda dessa vez. Completando o pódio tivemos Scott Dixon, que mais uma vez usou sua enorme experiência para sobreviver ao caos que se instalou em diversos momentos da corrida para conseguir um bom 3º lugar. Apesar de todo o caos instaurado, a corrida foi interessante. Helinho já ficou no incidente da primeira volta, lamentavelmente.

 

A NASCAR foi para mais uma etapa em seu habitat natural, pistas de uma milha e meia, e depois que eu consegui uma maneira para assistir a corrida sem depender dos incompetentes do BandSports o que presenciei foi uma corrida com uma quantidade razoável de bandeiras amarelas, mas nada que efetivamente prejudicasse o espetáculo. A última delas, inclusive, levou à prorrogação, que propiciou uma “prova de arrancada” na largada entre os companheiros de equipe Hendrick Kyle Larson e William Byron, com o segundo prevalecendo e coroando a excelente corrida que fez, liderando 176 das 271 voltas da corrida. E não foi só isso, tivemos trinca da Hendrick na liderança, já que o 3º lugar também ficou com eles, o carro 48 de Alex Bowman. O Top-5 se encerrou com 2 Toyota, Bubba Wallace em 4º e Christopher Bell em 5º. O melhor Ford foi Austin Cindric, na 6ª posição, enquanto mais uma vez Justin Haley consegue um grande resultado para uma equipe pequena, terminando em 8º e garantindo mais um Top-10 na sua carreira. Esse não deve demorar muito para ir para alguma equipe de melhor porte... dessa vez os carros de Richard Childress não conseguiram fazer milagre, e terminaram em 12º (Chastain) e 14º (Buschinho). Único carro a abandonar foi Logano, que encontrou o muro, fez um off-road no gramado em frente ao pit lane, e teve danos que não conseguiram ser reparados dentro da regra de 7 minutos da NASCAR para o pit-lane. Agora é ver quantas corridas mais vou ter que sair caçando links para assistir... vou deixar meu chute: o BandSports vai desrespeitar o assinante mais umas 10 vezes.

 

Até a próxima!

 

Alexandre Bianchini

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.