Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
O que tivemos de novo na CES 2023 (Parte 2) PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Saturday, 25 March 2023 10:07

Olá pessoal que acompanha o site dos Nobres do Grid,

 

Estou de volta ao Canadá e as minhas atividades profissionais na indústria automotiva – que é o meu trabalho – e às minha atividades na editoria do Site Nobres do Grid para continuar a falar sobre a Consumer Electronics Show, realizada todo mês de janeiro em Las Vegas, nos Estados Unidos.

 

Como disse na coluna passada, além de poder estar nessa cidade impressionante, os profissionais da indústria automotiva vão em peso para lá, seja para apresentar seus projetos para um futuro cada vez mais próximo ou para ver o que os nossos concorrentes estão apresentando, sempre temos a oportunidade de trocar impressões sobre o futuro da indústria automotiva com diversos seguimentos ligados ao setor.

 

Continuando o meu “Top 10” do que de mais interessante vi na edição deste ano, apresento a segunda parte do que decidi dividir com vocês. O foco principal da indústria automotiva na CES deste ano foi em veículos elétricos (EV), seguido por veículos autônomos, infoentretenimento, conectividade, componentes e mapas. Houve muita empolgação em torno dos veículos autônomos no evento, mas os VEs representaram a maior parte do fluxo de notícias.

 

6. A Harman visa tornar a assistência à direção mais intuitiva e segura

 

 

A Harman está pronta para oferecer segurança e conscientização aprimoradas na cabine por meio de seu hardware HUD baseado em AR e produtos de software baseados em AR. A Harman tem sido um nome confiável para áudio veicular há décadas, mas agora, à medida que a indústria automotiva faz uma transição para experiências baseadas em software, a empresa desenvolveu sua própria tecnologia que aprimora a experiência dos motoristas preenchendo a lacuna entre os mundos físico e digital em um maneira não intrusiva por meio de seus HUDs baseados em AR. O Ready Vision da Harman usa detecção de objetos 3D baseada em ML e visão computacional para fornecer avisos de colisão, saída de faixa, notificação de zona de baixa velocidade, avisos de ponto cego e assistente de mudança de faixa com alta precisão sem interromper a concentração do motorista. Harman afirma que o Ready Vision funciona com precisão mesmo nos cenários de direção mais desconhecidos, tornando a direção mais segura.

 

7. BlackBerry tem CES movimentada com lançamentos, parcerias

 

 

A plataforma de software IVY da BlackBerry, desenvolvida em colaboração com a Amazon, ganhou seu primeiro contrato de design com a PATEO para o cockpit digital do modelo totalmente elétrico VOYAH H97. A BlackBerry também lançou o QNX Accelerate, que oferece suporte ao QNX RTOS e QNX OS para segurança no mercado da AWS. Os principais fornecedores de nível 1, como Continental e Marelli, já o estão testando para criar ambientes metaversos automotivos para veículos definidos por software. A BlackBerry está em parceria com a Elektrobit para desenvolver soluções de segurança automotiva usando a linguagem de programação Rust. Também formou parcerias com a Texas Instruments para desenvolvimento de software embarcado e com a Garmin para melhorar a experiência no carro. Essas parcerias mostram que a BlackBerry está tentando recuperar a presença no mercado por meio de seus produtos de infoentretenimento, segurança e sistema operacional.

 

8. Innoviz lança novo LiDAR, forma múltiplas parcerias

 

 

A Innoviz, líder em sensores LiDAR de estado sólido e software de percepção, apresentou o Innoviz360, um LiDAR econômico e de alto desempenho que suportará uma variedade de aplicações não automotivas, como cidades inteligentes, logística, marítima, maquinário pesado, e construção, além de aplicações de autonomia de nível 4-5 (L4 e L5). A Loxo, fornecedora de veículos autônomos com emissão zero para entrega de última milha, fez parceria com a Innoviz para usar o InnovisOne LiDAR. A empresa de tecnologia profunda EXways, que trabalha com processamento 3D LiDAR, também fez parceria com a Innoviz para alavancar a tecnologia para vários aplicativos.

 

A Innoviz já formou parcerias com grandes montadoras, como BMW e Volkswagen, bem como com a fornecedora Magna. Na CES, a Innoviz também apresentou o InnovizTwo LiDAR, que afirma oferecer uma melhoria de desempenho de 30x em relação ao InnovizOne e uma redução de custo de 70%. Com a crescente adoção de veículos autônomos, espera-se que a tecnologia LiDAR tenha alta demanda, já que os principais fabricantes de automóveis, incluindo Mercedes-Benz, Nissan, BMW, Stellantis, Volkswagen e Volvo planejam usá-la.

 

9. NVIDIA apresenta experiência de jogo em nuvem para carros

 

 

A NVIDIA está em parceria com a Hyundai Motor, BYD e Polestar para oferecer uma experiência de jogo em nuvem por meio de seu serviço NVIDIA GeForce NOW para carros. Os usuários do GeForce poderão acessar mais de 1.000 jogos pagos e gratuitos por meio deste serviço. Embora os videogames não sejam novidade nos carros, a adição da GeForce fornecerá uma experiência de jogo mais parecida com a do PC. Isso também impulsionará a tendência de conectividade celular no mercado de veículos de passageiros, já que os jogos em nuvem exigirão conectividade 4G ou 5G incorporada.

 

10. Google lança mapas HD e faz parceria com Volvo, Polestar

 

 

O Google anunciou que disponibilizaria mapas HD para veículos autônomos de nível 2+. O Volvo EX90 e o Polestar 3 usarão o serviço de mapas HD do Google, além da solução Android Auto do Google. Embora o Google esteja ganhando força no setor automotivo por meio de suas ofertas do Android Auto, ele enfrentará forte concorrência de players existentes, como HERE e TomTom, cujas ofertas em mapas HD e outros serviços relacionados os ajudam a manter a liderança no mercado de plataformas de localização. Para competir com esses players líderes e players locais como Amap, Navinfo, Naver, MapmyIndia e Zenrin, o Google está buscando aprimorar a experiência do usuário nesse segmento.

 

Muito axé pra todo mundo,

 

Maria da Graça

  
Last Updated ( Saturday, 25 March 2023 10:22 )