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Rafael Câmara vai ao pódio na estreia no FRECA Fittipaldi não pontua como os brasileiros da F4 PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 23 April 2023 16:43

Alô galera que lê os Nobres do Grid... Salve Jorge!

 

Nesse final de semana tivemos – finalmente – a abertura das temporadas da Fórmula Regional Europeia e da FIA Fórmula 4 Italiana, ambas com brasileiros envolvidos nas disputas.

 

No período em que vocês ficaram sem minhas colunas, algumas atividades de pista envolvendo pilotos brasileiros aconteceram. Começando pela GB3, que teve a abertura de sua temporada 2024 em Oulton Park, o piloto brasileiro Lucas Staico, que teve grande destaque no kart e foi muito bem na temporada 2022 da FIA Fórmula 4 Brasil, competindo pela equipe Douglas Motorsports e encarando o maior grid dos últimos anos na categoria.

 

Estando em uma equipe sem muita projeção na categoria (e pelo visto focada em ter um – e talvez só um – carro competitivo), o piloto brasileiro não conseguiu bons resultados em sua rodada tripla de estreia, com um 23° lugar na corrida 1 e um 19° na corrida 2, tendo se envolvido em acidentes nas duas corridas. A esperança era fazer alguns bons pontos na corrida 3, com o grid invertido, mas um novo acidente fez o brasileiro abandonar a prova.

 

 

Com um grande espaço entre a etapa da Austrália e a próxima etapa, que será em San Marino, as equipes e pilotos da FIA Fórmula 3 não iam ficar parados por seis semanas e antecipara a ida para o próprio circuito Enzo e Dino Ferrari em dois dias de testes. Mais uma vez, Gabriel Bortoleto se destacou, mas os tempos estavam sempre muito próximos entre os primeiros colocados. Caio Collet esteve no top-10 nas sessões e Roberto Faria, sendo apresentado ao circuito, teve a chance de encontrar meios para ter um melhor desempenho nas corridas que ocorrerão em maio.

 

 

Também tivemos este final de semana a abertura da temporada 2023 da FIA Fórmula 4 Brasileira, no autódromo de Interlagos. no mesmo sistema convencional de três corridas por final de semana que meu colega de São Paulo, Rodrigo Botana, fará a cobertura como foi no ano passado. Este ano, ao menos na etapa de abertura, o grid está menor, com apenas 12 carros.

 

Fórmula Regional Europeia

Com Rafael Câmara na equipe Prema e Emerson Fittipaldi Jr. na equipe Saintéloc a temporada teve seu começo em Ímola neste final de semana. Rafael Câmara tendo como companheiros de equipe o experiente (3ª temporada na categoria) Lorenzo Fluxa e o campeão da FIA F4 itália, Andréa Kimi Antonelli era garantia de vida dura dentro do próprio box. Emmo Fittipaldi tendo com companheiros os colombianos Lucas Medina e Nicolas Baptista, seria uma incógnita.

 

 

Na sexta-feira tivemos os treinos livres e na primeira ida para a pista dos 33 pilotos na pista e a esperada força da Prema não apareceu na manhã da sexta-feira, com Rafael Câmara sendo o melhor dos três pilotos da equipe ficando com a P5 ao fim da sessão. Emerson Fittipaldi Jr. também foi o melhor piloto da Saintéloc, mas ficou evidente que a equipe não é candidata a andar na frente, com o brasileiro ficando apenas na P24.

 

 

Na parte da tarde os 33 competidores voltaram à pista para a segunda sessão de treinos livres e os tempos de volta caíram em pouco mais de meio segundo em relação a saída para a pista pela manhã. Novamente a Prema ficou para trás e Rafael Câmara ainda mais, sendo apenas o P11, 8 décimos atrás do melhor tempo obtido. Emerson Fittipaldi Jr. melhorou uma posição, terminando a sessão com a P23, mas 1,597s dostante de Tim Tramnitz.

 

Na manhã do sábado aconteceu o treino classificatório para a corrida da tarde, dentro daquele formato que já conhecemos bem, de dois grupos tendo 15 minutos para estabelecer suas respectivas voltas rápidas. Sol e pista seca para os competidores. Os brasileiros estavam no grupo A e, relembrando, o mais veloz no geral fará a formação da linha interna para a corrida do sábado.

 

 

Após algumas voltas para condicionar os pneus a melhor temperatura de trabalho, os pilotos começaram a fazer voltas realmente rápidas com pouco menos de 9 minutos para o final fo tempo de treino. Na primeira volta rápida Rafael Câmara fez uma volta na cada de 1m41s, mas foi na sua segunda volta que ele conseguiu um tempo 1m39s, tendo a P1 provisória a 5 minutos do fim. Emmo Fittipaldi era o P13 no grupo, fazendo voltas na casa de 1m42s.

 

 

Na sua terceira volta rápida Rafael Câmara baixou um pouco mais seu tempo de volta e continuava como o mais rápido a 3 minutos do final, enquanto Emmo Fittipaldi melhorava para a P12. Após uma volta para resfriar um pouco os pneus, todos partiram para uma tentativa final e Rafael Câmara baixou ainda mais seu tempo, fazendo a volta em 1m39,130s para ser o mais rápido do grupo 1 (mor 3 milésimos) enquanto seu companheiro de equipe, Lorenzo Fluxa terminou o treino na caixa de brita (mas com a P3). Emmo Fittipaldi conseguiu entrar na casa de 1m40s, mas foi o 13° entre os 17 pilotos que foram pra pista. No Grupo B o mais rápido foi Kimi Antonelli (1m39,303s), mas a pole ficou com o Brasileiro e Emmo Fittipaldi ficou com a P25. Minutos após o final do treino, a volta mais rápida de Rafael Câmara foi cancelada e ele caiu para a P2 na série e P3 no grid.

 

 

Na tarde do mesmo sábado, 5 horas após o final do treino os pllotos voltaram para a disputa da primeira corrida da temporada. Após a volta de apresentação e voltarem ao grid, apagadas as luzes vermelhas eles largaram para os 3 minutos de corrida +1 volta e Rafael Câmara manteve a P3 na largada e os 3 primeiros, Martinius Stenshorne, Kimi Antonelli e Rafael Câmara abriam vantagem, mas Olek Partyshev ficou em uma das caixas de brita e provocou a entrada do safety car. Emmo Fittipaldi fez uma grande largada e fechou a primeira volta na P20.

 

 

A relargada veio com pouco menos de 22 minutos para o fim e nada mudou nas primeiras posições. Emmo Fittipaldi também manteve a sua P20, mas na volta seguinte superou Sami Megatounif para ganhar a P19. O líder ia abrindo vantagem enquanto Rafael Câmara apertava Kimi Antonelli, chegando a mover o carro para tentar induzir o italiano a um erro, mas havia um pelotão com os 3 carros da Prema e Kas Haverkort e não dava para descuidar dos retrovisores.

 

Sami Megatounif recuperou a P19 de Emmo Firripaldi, mas Roman Bilisnki escapou na tamburello e provocou a segunda entrada do safety car com 10 minutos para o final da prova, ainda com tudo inalterado no top-5 e Emmo Fittipaldi na P19. A relargada veio faltando faltando 7 minutos para o final e todos foram usando o “push to pass” pra tentar alguma coisa, mas com isso ninguém passou ninguém. Emmo Fittipaldi tentava recuperar a posição de Sami Megatounif, mas precisava cuidar de Maya Weug.

 

 

Uma batida dos pilotos do fim do grid provocou mais uma entrada do safety car tendo havido apenas uma volta e meia de bandeira verde. Com 3 minutos para o fim, a direção de prova determinou a bandeira vermelha e encerrou a corrida, com Rafael Câmara terminando na P3 e indo para o pódio e Emmo Fittipaldi fazendo uma boa corrida para terminar na P19, ganhando posições, mesmo em uma equipe estreante.

 

 

Na manhã do domingo tivemos os treinos para a corrida que aconteceria na parte da tarde. Mais uma vez os 37 pilotos estavam divididos em dois grupos e o grupo B foi primeiro pra pista. Como os brasileiros estavam no grupo A, eles tinha a referência de tempo para se orientarem e o mais rápido do grupo A foi Kas Haverkort, com 1m39,130s. Para os secadores de Kimi Antonelli, ele teve problemas e não foi além da P15 no grupo.

 

Logo depois foi a vez do grupo A vir pra pista, com Emmo Fittipaldi e Rafael Câmara. Os pilotos fizeram a preparação dos pneus na primeira metade dos 15 minutos de treino e partiram para as voltas rápidas em seguida. Rafael Câmara fez a P2 provisória com 1m39,6s. Emmo Fittipaldi tinha a P12 após as primeiras voltas realmente rápidas. Na segunda passagem, Rafael Câmara baixou para 1m39,1s, mas continuava na P2 assim como Emmo Fittipaldi continuava na P12.

 

 

Faltando 3 minutos para o final tivemos uma bandeira vermelha e isso ia deixar a situação difícil para uma melhora de tempos numa última volta lançada. Rafael Câmara não fez uma boa volta e voltou aos boxes antes mesmo de completa-la. Pra sua sorte, ninguém melhorou seus tempos de volta e com isso ele continuou na P2 do treino com 1m39,192s. Emmo Fittipaldi ficou com a P12 e o grupo ficom com a linha interna pelo tempo de Tim Tramnitz, o mais rápido no geral.

 

 

Cinco horas depois os pilotos estavam novamente no grid para a corrida de encerramento da etapa. Rafael Câmara largava novamente na P3 enquanto Emmo Fittipaldi largava na P23. Tínhamos 1 carro a menos para a corrida do domingo ensolarado como o sábado e com uma temperatura bem agradável para os 30 minutos mais 1 volta de corrida.

 

Após a volta de apresentação os pilotos voltaram ao grid e, apagadas as luzes vermelhas, Rafael Câmara bateu com Joshua Dufek depois de ser tocado por Nikhil Bohra na primeira perna da chicane Tamburello quando brigavam pela P3. O carro de segurança foi pra pista. Emmo Fittipaldi não largou bem e ainda era o P23, mesmo com 2 abandonos à sua frente. As coisas estavam complicadas na Prema. Kimi Antonelli abandonou a corrida sem ter batido em ninguém.

 

 

A relargada aconteceu com pouco menos de 22 minutos para o final e Emmo Fittipaldi tinha um grande desafio para ganhar posições e tentar chegar nos pontos. Na relargada, Emmo Fittipaldi perdeu uma posição na relargada e caiu para a P24. Na tomada pra Tamburello ele perdeu mais uma posição e foi pra P25. Na volta seguinte uma batida na curva Tosa entre Joshua Duksen e Alessandro Giusti trouxe de volta o safety car pra pista e Emmo Fittipaldi, que tinha caído pra P26, voltava a ser o P24.

 

 

A bandeira erde veio com 15 minutos para o fim e a briga interna de Martinius Stenshorne e Tim Tramnitz colocou o alemão e pole positions na barreira de pneus, chamando novamente o Safety Car pra pista e dando mais uma posição para Emmo Fittipaldi, que herdou também a posição de Lorenzo Fluxa, que foi para os boxes em um terrível domingo para a Prema.

 

 

A relargada veio com 10 minutos para o final. Emmo Fittipaldi manteve a sua P22, mas superou Shannon Lugassy pra completar a volta na P21. Roman Bilinski abandonou e Owen Tangavelou e Michael Belov bateram na Tamburello e provocaram mais uma entrada do safety car faltando 4 minutos para o final da corrida. Emmo Fittipaldi subiu para a P19. Tivemos uma última volta de bandeira verde e, após a corrida, com 2 punições, Emmo Fittipaldi ficou com a P17. Rafael Câmara saiu de Imola na P5 do campeonato com 15 pontos. Emmo Fittipaldi estava em 25°, sem pontos. A etapa seguinte seria em Barcelona, 20 e 21 de maio.

 

FIA Fórmula 4 Itália

A abertura da temporada 2023 aconteceu em Ímola, junto com a Fórmula Regional Europeia e com dois brasileiros na disputa: Matheus Ferreira pela equipe Van Amersfoort e Aurélia Nobels pela equipe Prema. Nos treinos livres, na manhã da sexta-feira, Matheus Ferreira ficou com a P15 e Aurélia Nobels com a P23 no grid com 37 carros, mostrando que este não deve ser um ano fácil para eles, mas ao menos a supremacia da Prema parecia estar ameaçada, aumentando o equilíbrio na categoria.

 

 

Na parte da tarde, tivemos os treinos que definiriam o grid em duas sessões de 20 minutos, dividido em Q1 e Q2, para diminuir a quantidade de carros na pista e dar uma melhor oportunidade dos pilotos marcarem boas voltas, como a Fórmula Regional Europeia usa. Aurélia Nobels e Matheus Ferreira estavam no grupo 1 e a vencedora do FIA Girls on Track de 2022 ficou com a P10 do grupo. Matheus Ferreira teve problemas e não conseguiu marcar uma volta rápida, ficando sem tempo estabelecido.

 

 

Na manhã do sábado ensolarado em Ímola os 37 pilotos inscritos para a etapa de abertura da FIA F4 italiana estavam na pista para a primeira das quatro corridas do final de semana, onde cada piloto podia participar de três provas. Aurélia Nobels estava largando na P13 e, nos créditos da transmissão, ela apareceu com a bandeira belga e não a brasileira. Matheus Ferreira ficou fora desta primeira corrida.

 

Após a volta de apresentação os carros voltaram ao grid e, apagadas as luzes vermelhas para os 25 minutos de corrida +1 volta, Aurélia Nobels não largou bem e perdeu algumas posições, fechando a primeira volta na P15. Na volta seguinte ela foi superada por Ariel Elkin e caiu para a P16, mas ela vinha num pelotão que brigava pela P11, com os pilotos chegando a fica três lado a lado em alguns momentos.

 

 

Os toques foram constantes e Aurélia envolveu-se em um toque com Tina Hausmann na quarta volta e isso provocou um furo de pneu, levando-a aos boxes fazendo-a perder muitas posições e 1 volta em relação aos líderes. A corrida acabou sendo uma chance para andar em ritmo de corrida e ganhar experiência para Aurélia Nobels, que terminou a corrida na P21 após as punições a James Wharton e Matteo De Palo.

 

Na tarde, dentro da extensa programação em Ímola, os pilotos voltaram para a corrida 2 e desta vez com os dois representantes nacionais na pista. Aurélia Nobels estava largando na P14 e Matheus Ferreira, que teve problemas no treino, ficando sem marcar tempo, largava na P25 e última posição para os 25 minutos +1 volta. Após a volta de apresentação, com os pilotos voltando às suas posições, tivemos a largada.

 

 

Aurélia Nobels manteve sua P14 nas primeiras curvas, enquanto Matheus Ferreira foi para o ataque, buscando uma corrida de recuperação e fechou a primeira volta na P20. Aurélia Nobels caiu para a P15 superado por Jessé Carrasquedo enquanto Matheus Ferreira subia para a P19. Com alguns acidentes e idas para os boxes, os brasileiros ganharam duas posições e Matheus Ferreira ganhou maus uma “no braço”, antes da entrada do safety car. Com 18 minutos de corrida a serem disputados.

 

 

A relargada veio rápido, com apenas 3 minutos de safety car. Matheus Ferreira relargou bem, ganhando duas posições e chegando em Aurélia Nobels ao assumir a P14. Eles herdaram uma posição com a queda de FRA e estavam no pelotão que brigava pela P10, que era de Matteo Quintarelli até esse cair pra P15 e os dois ganharem mais uma posição a 3 minutos do fim. Aurélia Nobels defendeu-se muito bem, segurando Matheus Ferreira, mas sem avançarem, eles ficaram fora dos pontos.

 

No domingo tivemos pela manhã a terceira de quatro corridas e essa foi a prova que Aurélia Nobels escolheu para ficar fora. Matheus Ferreira estava novamente largando na P25, mas seu carro ficou parado na saída dos boxes na hora que os pilotos partiram para a volta de apresentação. O piloto brasileiro acabou desclassificado por ter tido ajuda externa para movimentar o carro.

 

 

Na parte da tarde tivemos a última corrida da etapa e com os dois representantes brasileiros no grid. Aurélia Nobels largando na P21 e Matheus Ferreira na P24, lembrando que ele não conseguiu fazer uma volta de classificação nas sessões de treino. Após a volta de apresentação os pilotos retornaram ao grid para uma corrida de 25 minutos +1 volta, o que era pouco para uma corrida de recuperação até os pontos para os brasileiros.

 

Apagadas as luzes vermelhas, Aurélia Nobels perdeu duas posições, caindo para a P23 enquanto Matheus Ferreira mantinha a P24. Aurélia Nobels passou BHI e com o abandono de Stuka, os brasileiros ganharam uma posição cada. Matheus Ferrerira também superou BHI e subiu pra P22 e se aproximava de Aurélia Nobels, superou a piloto da prema, mas Jesse Carrasquedo atravessou a brita e acabou batendo no brasileiro, por pouco não levando Aurélia Nobels, que escapou pela caixa de brita. Safety car na pista.

 

 

Aurélia Nobels caiu para P25 e quando veio a relargada, faltando menos de 7 minutos para o final da corrida, Aurélia Nobels ganhou uma posição na Tamburello e mais uma na Tosa, fechando a volta na P23. na volta seguinte, numa grande atuação, ela ganhou mais uma posição e herdou outras duas com o enrosco na aqua minerale. Tuukka Taponen bateu com os carros atrás do safety car e com isso a brasileira estava na P18. Tivemos uma volta final sinistra e Aurélia Nobels sobreviveu, terminando na P17. Os brasileiros não pontuaram e a próxima etapa será em Misano, 6 e 7 de maio, novamente com 4 corridas.

 

 

E assim concluímos assim mais um desafio, acompanhando as categorias de base com os brasileiros buscando uma oportunidade de crescer no automobilismo internacional em qualquer dos continentes pelo mundo e vamos continuar tentando manter o compromisso da coluna semanal. 

 

Um abraço a todos,

 

Genilson Santos

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.

  
Last Updated ( Monday, 24 April 2023 00:50 )