Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Rafael Câmara pontua com dificuldades em Barcelona Emmo Fittipaldi passa em branco PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 21 May 2023 13:07

Alô galera que lê os Nobres do Grid... Salve Jorge!

 

Nesse final de semana tivemos corridas envolvendo os pilotos brasileiros na Espanha (na verdade, teríamos também na Itália, mas as chuvas impressionantes que caíram na região da Emília Romagna fizeram os rios transbordarem e deixaram tudo embaixo d’água.

 

As corridas da Fórmula 1, Fórmula 2 e Fórmula 3 foram canceladas e, apesar da FIA estar buscando uma forma de recuperar as etapas a serem disputadas, talvez consigam fazer apenas as das categorias de acesso, encaixando-as em outras etapas do ano, mas no caso da categoria principal, vai ser muito difícil. Mais difícil do que seria explicar para as editoras do site o tamanho do textão desta semana e que vai ser pequeno perto do textão da semana que vem, com corridas em 5 categorias.

 

Fórmula Regional Europeia

Na sexta-feira tivemos os treinos livres e uma parte dos treinos aconteceu com pista molhada, o que seria – talvez – a única forma de fazer com que tivéssemos corridas com mais possibilidades de disputas em Barcelona, uma circuito onde as ultrapassagens são raras. No treino da manhã, com pista molhada, Rafael Câmara ficou apenas na P13 e Emmo Fittipaldi Jr. na P25. As coisas não melhoraram muito no treino da tarde, realizado com pista seca. Rafael Câmara ficou com a P11 e Emmo Fittipaldi Jr. repetiu a P25.

 

 

Na manhã do sábado tivemos o treino de classificação para a corrida que aconteceria algumas horas depois. Na hora do treino havia sol, com pista seca, diferente do que os pilotos enfrentaram nos treinos livres. A transmissão estava problemática (mais do que o de costume, sem créditos de como estavam os pilotos e os tempos de volta que estavam virando para orientação de quem acompanhando os treinos pela internet. Como vez por outra a organização da categoria resolve “fazer coisas diferentes”, apesar da programação da transmissão anunciar que era o treino para a corrida do sábado, a primeira saída de pista do dia foi para a corrida do domingo

 

Rafael Câmara estava no Grupo A e começou o treino com o tempo mais rápido provisório. A transmissão passou a colocar apenas os 3 mais rápidos em um cantos da tela (porque não ferrar com quem faz transmissão e material pela internet?). Andréa Kiki Antonelli não demorou a conseguir fazer a volta mais rápida do grupo e o piloto brasileiro da equipe Prema ficou com a P3 no grupo, o que o colocava na 3ª fila para a corrida. Emerson Fittipaldi Jr. estava no mesmo grupo, mas a péssima transmissão não deu chances de acompanhar a evolução do piloto da Sainteloc, que terminou na P9 no grupo.

 

 

Diferente do que normalmente vinha sendo feito (esse campeonato vive inventando coisas para atrapalhar minha vida) o treino para a corrida do sábado aconteceu algumas horas após o treino para a corrida do domingo. Não foi um treino fácil para Emmo Fittipaldi, que encontrou muitas dificuldades para encontrar o melhor acerto e não foi além da 14ª colocação. Rafael Câmara começou andando bem, chegou a ter o melhor tempo provisoriamente, mas terminou na P6 do grupo, o que dava a ele uma difícil posição de largada e exigiria uma corrida de recuperação dos dois pilotos brasileiros.

 

No final da tarde, os 33 pilotos foram para a pista encarar os 30 minutos +1 volta da primeira das duas corridas do final de semana. Estávamos com pista seca, apesar do céu quase totalmente encoberto, aliviando a temperatura da pista, o que ajudaria a conservar os pneus. Rafael Câmara largava na P11 e Emmo Fittipaldi Jr. na P27, ambos com o grande desafio de fazer uma corrida espetacular para ganhar posições e marcar bons pontos.

 

 

Após a volta de apresentação e os carros retornarem as posições no grid, apagadas as luzes vermelhas, não precisou muitas curvas para dois carros da MP Motorsport baterem e provocarem a entrada do safety car. Rafael Câmara foi muito cauteloso e caiu para a P13. Emmo Fittipaldi Jr. foi mais arrojado e subiu para a P24 antes da bandeira amarela ser agitada em todo circuito. A nova programação de apresentação dos créditos de posições dos carros era a pior possível.

 

O trabalho para retirar os carros da caixa de brita foi muito lento e direção de prova colocou a bandeira vermelha quando faltavam 23 minutos para o final da corrida pra que ainda houvesse corrida. Após 12 minutos parados no pit lane, os carros voltaram pra pista e o cronômetro voltou a correr. A bandeira verde veio após os pilotos darem duas voltas atrás do safety car e com pouco mais de 19 minutos para o final da prova.

 

 

Rafael Câmara foi para o ataque, mas a nova programação de créditos só mostrava os 3 primeiros. Apesar dos ataques, ele continuava na P13. Emmo Fittipaldi Jr. completou a volta de retomada da corrida na P24. As coisas não estavam fáceis para Rafael Câmara, que subiu para P12 com o abandono de Santiago Ramos, mas Emmo Fittipaldi conseguiu ganhar algumas posições faltando 10 minutos para o final era o P21. Barcelona foi “bem Barcelona”, com poucas ultrapassagens. Rafael Câmara conseguiu superar Victor Bernier e tomou a P11, mas seu avanço acabou aí. Emmo Fittipaldi Jr. conseguiu subir até a P19, mas ambos os brasileiros ficaram fora dos pontos.

 

No fimal da manhã do domingo foi disputada a corrida que encerrava a etapa espanhola do campeonato. O céu estava encoberto, a temperatura baixa, mas não havia perspectiva de chuva. A situação dos brasileiros para a largada havia mudado para esta corrida. Rafael Câmara largava na P6, na terceira fila enquanto Emmo Fittipaldi Jr. depois de perder sua melhor volta, saia na P17, ambos perseguindo pontos importantes para o campeonato.

 

 

A transmissão, terrível em informações e caracteres, não apresentou o grid e ia continuar mostrando muito pouco ou quase nada sobre a posição dos pilotos durante a corrida (Eu enviei um e-mail para o pessoal da mídia sobre isso). Após a volta de apresentação os pilotos voltaram ao grid em suas posições e, apagadas as luzes vermelhas para 30 minutos +1 volta, Rafael Câmara largou forte, chegou a ocupar a P5, mas fechou a primeira volta na P6. Emmo Fittipaldi Jr. caiu para P28 no complemento da primeira volta.

 

Na abertura da volta 2 Lucas Medina, companheiro de Emmo Fittipaldi Jr. ficou numa das caixas de brita e provocou a entrada do safety car. O serviço foi rápido e a relargada aconteceu duas voltas depois. Ninguém melhorou de posição, com Rafael Câmara mantendo a P6 e Emmo Fittipaldi Jr. a P28. Com raríssimas ultrapassagens, a corrida foi uma procissão.

 

 

Rafael Câmara não conseguia se aproximar da briga pela P4 entre Santiago Ramos Joshua Dufek. Emmo Fittipaldi Jr. conseguiu avançar até a P26, mas os brasileiros não conseguiram ir além disso. Ao final da etapa espanhola, Rafael Câmara era o P6 no campeonato, com 23 pontos e Emmo Fitipaldi Jr. era o P27, ainda zerado. A etapa seguinte seria no igualmente complicado Hungaroring, em meados de junho.

 

 

E assim concluímos assim mais um desafio, acompanhando as categorias de base com os brasileiros buscando uma oportunidade de crescer no automobilismo internacional em qualquer dos continentes pelo mundo e vamos continuar tentando manter o compromisso da coluna semanal. 

 

Um abraço a todos,

 

Genilson Santos

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.