Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
No Rio de Janeiro também tem kart na pista PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 29 May 2023 17:08

Essa coluna – oficialmente – não é minha e nem extra-oficialmente. Mas como o material enviado pelo “dono” da coluna estava em condições de ser publicada, pedi para meu moleque fazer uma pesquisa e produzir um texto sobre kartismo que pudesse ser publicado neste final de maio.

 

Quem vem lendo a coluna sobre kart (que tem seu texto revisado por mim todos os meses) sempre lê notícias sobre o que acontece no kartismo paulista, que – convenhamos – é o estado com mais competições de kart do país e que recebe kartistas de todos os cantos do Brasil. O campeonato de kart promovido pela FASP (Federação de Automobilismo de São Paulo) é o verdadeiro campeonato brasileiro, com etapas todos os meses. Mas o kartismo não é privilégio do estado de São Paulo, com as competições no Paraná, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e Rio de Janeiro tendo competições de bom nível e esse mês, vamos falar sobre o campeonato carioca.

 

Apesar de ser um estado sem autódromo para competições de nível nacional (existe um autódromo pequeno em Campos dos Goitacazes onde corre o campeonato estadual), existem dois kartódromos certificados e homologados pela FAERJ para receber competições de karts preparados no Estado do Rio de Janeiro. Um deles está localizada no município de Volta Redonda – a onde ocorre o ‘Carioca Light’ – e o outro fica em Guapimirim (cidade distante 50 Km da capital, perto de Teresópolis, que recebe o ‘Carioca’. Ambos os kartódromos contam com equipes e profissionais especializados que oferecem treinamentos e instruções tanto para adultos como para crianças e adolescentes através de escolas de pilotagem.

 

Abertura do Carioca Light de Kart

A primeira etapa do Campeonato Carioca Light de Kart, realizada no sábado 20 de maio, em Volta Redonda, contando com a participação de apenas 10 pilotos  (no total) e suas respectivas equipes. Nas categorias Mirim e Cadete, sete pilotos de 7 a 11 anos alinharam no grid. Essas duas categorias competem juntas no mesmo grid, devido às especificações idênticas de motor e peso dos karts, porém os pilotos pontuam separadamente em cada categoria. Na categoria Mirim o vencedor foi Eduardo Mota, de apenas 7 anos de idade, seguido de Victor Loose e Ayrton Monteiro.

 

 

Na categoria Cadete o vencedor foi Gabriel Constantino, de 10 anos de idade, Seguido de Pedro Bastos e Henrique Weissheimer. Já na categoria F4 Júnior, uma novidade deste ano no campeonato da cidade, três pilotos de 12 a 15 anos participaram da prova. Theo Mota, de 11 anos, que nunca havia corrido na pista de Volta Redonda foi o vencedor, seguido de Letícia Peggy (única garota competindo no final de semana) e Pedro Souza.

 

Campeonato Carioca de Kart

Campeonato Carioca de Kart tem programação para sua terceira etapa prevista para este final de semana, 27 e 28 de maio. Como vai ser preciso enviar esse texto ainda na sexta-feira, dia 26, não teremos os resultados desta etapa, mas a expectativa da Federação de Automobilismo do Estado do Rio de Janeiro (FAERJ) é superar a marca de 100 pilotos inscritos para as 15 categorias homologadas (sendo duas de kart rental)

 

 

Após as duas primeiras etapas disputadas, conheçam os líderes de cada uma das categorias em disputa no Rio de Janeiro: Victor Loose (Mirim), Murilo Parreira (Cadete), Alejo Caracoche e João Fernando (Júnior Menor), Matheus Fortunato (Júnior) Thiago Fortunato (F4 Júnior), Enzo Guimarães (Sprinter), Timo Jokinen (Sênior), Marcos Adriano (F4 Sênior), Mário Ferreira Júnior (F4 Graduados), Guilherme Rocha (V4 Pró), Carlos Frota (V4 AM), Adilson Mozer (F4 Novatos), Gualter Reis (Rental Leve), Thiago Emmerick (Rental Médio) e Rafael Santini (Rental Pesado).

 

André Alencar (Colunista Convidado)

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.