Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
MotoGP com emoção até o final, 11 títulos no pódio da F1, Indy no melhor circuito dos EUA e uma Stock quente e gelada PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 19 June 2023 09:22

Olá leitores!

 

Como vocês estão? Espero que todos bem, e para a felicidade dos fãs de esporte a motor o final de semana teve boas opções.

 

Em Cascavel teve mais uma etapa da Stock Car, com condições meteorológicas muito propícias à pratica do esporte a motor. A primeira corrida presenteou o público com uma bela disputa entre o pole position Felipe Fraga e Daniel Serra. Fraga estava determinado a vencer a corrida, e vendeu bastante caro a primeira posição. Entretanto, faltando menos de 10 minutos para o final da corrida, Daniel conseguiu fazer o movimento decisivo e concretizar a ultrapassagem, abrindo vantagem até cruzar a bandeirada. Além de Serra em 1º e Fraga em 2º, o pódio teve a presença de Gabriel Casagrande, que na base da regularidade vem conseguindo pontos suficientes para a liderança do campeonato. A segunda corrida, marcada pelo entusiasmo com que os pilotos disputaram entre si as posições, e portanto pelas entradas do safety car, teve um vencedor inédito e muita choradeira na comemoração. Afinal, foi a primeira vitória de Dudu Barrichello, e evidentemente o pai coruja se debulhou em lágrimas. Até esqueceu momentaneamente do incidente de corrida que o tirou da segunda prova desse domingo. Acompanhando a alegria do jovem Dudu no pódio estavam o 2º colocado Cacá Bueno e o 3º colocado Rafael Suzuki. Próxima etapa será em São Paulo dia 09/07, gostaria muito de estar presente, mas para isso eu precisaria modificar meu calendário durante a semana para poder me credenciar, e acredito que não conseguirei isso tão facilmente.

 

O Mundial de Motovelocidade foi até o leste da Alemanha para sua etapa em solo germânico, na peculiar pista de Sachsenring, que de suas 14 curvas apenas 3 são para a direita, as 11 restantes sendo para a esquerda. Quase um treinamento para andar na NASCAR, enfim... o mais notável do domingo foi a ausência do maior vencedor da pista, Marc Márquez, que após cair uma vez na sexta e 3 vezes no treino de sábado caiu novamente no warm-up, desta vez com uma pequena fratura no polegar esquerdo. Essa sequência de tombos impediu que ele tentasse a sua 12ª vitória na pista alemã, mas fica a esperança da Honda que ele esteja em condições de participar do GP da Holanda no próximo final de semana. A Moto3 teve uma corrida fora dos padrões da categoria: Ayumu Sasaki e Deniz Öncü se isolaram na frente, duelando entre si, e sumiram do restante do pelotão. Mas sumiram de enfiar 12 segundos de vantagem sobre o piloto que cruzou a linha de chegada em 3º, que foi Daniel Holgado, após uma bela disputa contra Ivan Ortega. Lá na frente o Sasaki tentou bravamente, mas a vitória ficou nas mãos de Öncü, sua primeira no Mundial. Como 3º e 4º colocados também estavam em um grupinho separado, o tradicional “amontoado” da Moto3 apareceu apenas do 5º lugar pra trás. Diogo Moreira terminou em 7º, posição que parece ser a melhor possível para o equipamento que possui, que aparentemente não teve atualização desde o começo da temporada (quando ele conseguiu seus melhores resultados). Com as equipes de maior aporte financeiro evoluindo, a tendência é dos resultados dele irem piorando. A prova da Moto2 também não seguiu o script, sendo a corrida mais “animada” do domingo. Mais uma vez a vitória ficou com o Pedro Acosta, que parece se sentir tão à vontade com a moto da categoria intermediária quanto se sentia com a da categoria menor. O acompanhando no pódio estavam Tony Arbolino na 2ª posição e Jake Dixon na 3ª. Aí veio a corrida da MotoGP, e o público teve a oportunidade de ver um duelo épico entre Bagnaia e Martin. A impetuosidade do jovem espanhol se contrapunha ao modo cerebral como Pecco conduzia sua moto, e parecia que o desgaste maior dos pneus por conta do estilo de pilotagem acabaria fazendo Jorge perder a liderança. Entretanto, a garra do espanhol acabou sendo decisiva, fazendo o Bagnaia cometer um erro na última vez que teve a chance de reassumir a liderança pela terceira vez e quase ir ao chão. Com isso, não teve tempo suficiente nas duas últimas voltas para fazer o movimento decisivo de ultrapassagem... mas se a corrida tivesse mais uma volta, provavelmente conseguiria. Bagnaia cruzou a bandeirada apenas 69 milésimos de segundo atrás do espanhol da Pramac. O degrau mais baixo do pódio ficou com a outra moto da Pramac, a de Johann Zarco. Nas 10 primeiras posições, 8 Ducati, sendo que preencheu todas as posições de 1º ao 5º lugares, com uma KTM em 6º (Miller) e uma Aprilia em 10º (Oliveira). Semana que vem a disputa é na grande catedral do motociclismo, Assen, onde também se espera uma ótima corrida.

 

A Fórmula Um foi até uma das pistas mais interessantes da temporada, o Circuit Gilles Villeneuve, lá em Montreal, e se o vencedor foi o de sempre ao menos nas outras posições teve uma quantidade razoável de disputas de posição. O que não quer dizer que a corrida foi interessante, vejam bem, mas ao menos não foi aquela anestesia geral chamada GP da Espanha. Como de costume a vitória ficou com Verstappen, mas tivemos um belo jogo de xadrez de estratégia e pilotagem envolvendo o 2º colocado Fernando Alonso e o 3º Lewis Hamilton. Alonso estava em uma tarde inspirada, e correu como nos tempos do seu bicampeonato. Após passarem vergonha semana passada com a equipe de Endurance vencendo em Le Mans, os pangarés de Maranello cometeram menos erros na corrida para terminar no seu lugar devido, como a 4ª força da temporada. Se Russell não tivesse abandonado e Perez não tivesse perdido tanto ritmo após trocar os pneus, os dois carros terminariam em 6º e 7º, como tivemos esses dois com problema o resultado foi melhor, 4º para Berger e 5º para Boutsen, digo, 4º pra Leclerc e 5º pra Sainz. Vamos ver o que acontece daqui a 2 semanas lá na Áustria. Já sei que o Reginaldo Leme vai reclamar da falta de largura da pista, mas espero ter outras surpresas, dessa vez positivas.

 

A Indycar foi até Wisconsin para uma das suas mais esperadas etapas, aquela no belíssimo circuito de Road America, onde uma pista recapeada aguardava os pilotos. Só não fizeram o mesmo trabalho de recapeamento fora da linha branca que delimita a pista, gerando um pequeno “degrau” entre a pista e a área de escape. Ainda bem que esses carros da Indy são uns tanques de guerra para aguentar impactos... tudo parecia ir no sentido de uma vitória de Colton Herta, mas a estratégia escolhida não funcionou, e a vitória ficou com o líder da pontuação, Alex Palou, que foi muito inteligente ao cumprir a estratégia traçada pela Chip Ganassi para ele. Em 2º chegou Josef Newgarden, ao passo que a 3ª posição ficou com Pato O’Ward, com um frustrado Colton Herta fechando o Top 5.

 

Vocês devem estar esperando o resultado da NASCAR, certo? Pois é, a categoria tem a fama de correr todos os finais de semana desde o começo da temporada, mas... de vez em quando eles também param, e como lá esse domingo foi Dia dos Pais, foi a deixa para os papais da categoria passarem o dia com suas crias.

 

Até a próxima!

 

Alexandre Bianchini

 

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.  
Last Updated ( Monday, 19 June 2023 09:35 )