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Fim de semana difícil para Câmara e Fittipaldi no FRECA, Porto faz pódio em Road America, Staico faz pódio na GB3 e Fraga vence no Japão PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 18 June 2023 13:44

Alô galera que lê os Nobres do Grid... Salve Jorge!

 

Nesse final de semana tivemos corridas envolvendo os pilotos brasileiros na Europa e nos Estados Unidos. A Hungria foi o palco para a terceira etapa da Fórmula Regional Europeia, com Rafael Câmara buscando se recuperar dos maus resultados até o momento e Emerson Fittipaldi Jr. tentando fazer alguma coisa com sua equipe novata na categoria. Nos Estados Unidos, Francisco ‘Kiko’ Porto e Nicholas Monteiro foram até o belíssimo autódromo de Elkhart Lake, no Wisconsin, para mais uma rodada dupla da PRO2000, categoria que faz parte do “Road to Indy”. E ainda temos no “Brasileiros pelo mundo” a GB3 na Inglaterra, onde Lucas Staico vem tentando se estabelecer.

 

Fórmula Regional Europeia

Na sexta-feira tivemos o primeiro contato de pista dos 34 pilotos inscritos para esta etapa e pela manhã tivemos o primeiro treino livre, com pista seca e temperaturas amenas do ar e do asfalto. A situação dos pilotos brasileiros foi bastante diferente: Rafael Câmara foi o mais rápido entre os pilotos da Prema, ficando com a P5, tendo feito 22 voltas. Emmo Fittipaldi Jr. foi o 33°, sendo o pior entre os pilotos de sua equipe, a Sainteloc (algo bem diferente das etapas anteriores).

 

 

Na parte da tarde os pilotos voltaram pra pista, que tinha uma temperatura de asfalto mais compatível com o final da primavera na Europa, e foi um treino muito complicado – preocupante – para nossos dois representantes. Apesar da significativa melhora – ao menos em termos de posição final – Emmo Fittipaldi Jr. terminou o dia na P24, ainda atrás de Esteban Masson, mas à frente de Lucas Medina. Estranha foi a posição de Rafael Câmara, que ficou em 29°, uma posição à frente de seu experiente companheiro, Lorenzo Fluxa.

 

 

Na manhã do sábado tivemos o treino classificatório 1, para a corrida a ser disputada algumas horas depois. Divididos em dois grupos de 34 pilotos, com 15 minutos para grupo e assim eles definam a posição de largada. O céu estava parcialmente encoberto, com algum sol e uma boa temperatura na pista. Emmo Fittipaldi Jr. estava no Grupo A, o primeiro a vir para a Pista.

 

 

Após algumas voltas para condicionar os pneus, nos 8 minutos finais os pilotos começaram a virar voltas rápidas e na primeira passagem Emmo Fittipaldi chegou a estar entre os 5 primeiros no seu grupo com uma volta na casa de 1m42s, um tempo que estava longe do P1. No final da primeira rodada e brasileiro estava com a P9 provisória e em uma pista de ultrapassagens difíceis, não era um bom resultado. Nos três minutos finais os pilotos aceleraram para melhorar suas voltas e Emmo Fittipaldi Jr., mesmo melhorando seu tempo para 1m41,308s, ficou apenas na P13 do grupo, uma posição muito complicada.

 

Logo em seguida o grupo B veio para a pista e era a hora de Rafael Câmara vir para a pista tentar uma boa posição na qualificação. Após as voltas de condicionamento dos pneus eles começaram a virar voltas rápidas, após os 7 primeiros minutos, o piloto brasileiro da Prema fechou a primeira rodada de voltas rápidas apenas na P9, com Kimi Antonelli na P7, mostrando um problema para os pilotos da Prema. Na segunda passagem, o piloto brasileiro marcou uma volta na casa de 1m40,1s e melhorou sua condição para a P4.

 

 

Nos minutos finais, após uma volta para resfriar um pouco os pneus, os pilotos fizeram uma última tentativa de melhorar seus tempos e nessa tentativa o brasileiro não conseguiu melhorar seu tempo de volta, caindo para a P6, mas ainda teve uma chance com o cronômetro zerado, apesar de – aparentemente – exceder o limite da pista e a melhora para a P4, com 1m39,867s o colocou na P7 do grid.

 

Algumas horas depois, já no período da tarde, os pilotos retornaram à pista para a primeira das duas corridas do final de semana. O sol brilhava e a temperatura da pista passava dos 42°C. Rafael Câmara teve sua P7 conformada, enquanto Emmo Fittipaldi Jr. largaria na P26 com uma dura missão para os 30 minutos +1 volta da corrida para conseguir chegar na zona de pontos.

 

 

Após a volta de apresentação e voltarem para suas posições de grid, o giro subiu e, apagadas as luzes vermelhas, Rafael Câmara fez uma boa largada, mas foi empurrado pra fora da pista na curva 1 e com isso caiu para a P8, sendo atacado por Lorenzo Fluxa. Emmo Fittipaldi Jr. foi cauteloso demais e caiu para a P30, mas não demorou para recuperar a P26. Na abertura da primeira volta Lucas Medina ficou com a suspensão quebrada em local perigoso e o safety car veio para a pista.

 

A relargada aconteceu na abertura da volta 4 e Rafael Câmara estava mais preocupado em se defender de Lorenzo Fluxa do que atacar Tim Tramnitz. Na sequência da volta ele se livrou de Fluxa e se aproximou de Tramnitz. Emmo Fittipaldi Jr. herdou uma posição e subiu para P25 com a rodada de Marcus Amand. Após duas voltas o “trenzinho” estava estabelecido até o líder errar na curva 1 e Kimi Antonelli cair para a P4 e depois para P5, segurando um pelotão até o P10, Maceo Capieto.

 

 

Rafael Câmara conseguiu superar Tim Tramnitz na volta 9 e subir para a P7 enquanto Emmo Fittipaldi Jr. perdia a P25 para Oleksander Partyshev. A distância de Rafael Câmara para Joshua Dufek era de 8 décimos de segundo quando faltavam 10 minutos para o final da corrida. Nas últimas voltas Emmo Fittipaldi Jr. foi superado por Tom Lebbon e Kirill Smal caindo para a P28 enquanto Tim Tramnitz se aproximou e Rafael Câmara, que na disputa pela P3 agrupou o pelotão até o P8. Rafael Câmara conseguiu segurar a P7 e brigou pela P6 até a bandeira quadriculada enquanto Emmo Fittipaldi Jr. caiu para 31°, superado por Giovanni Maschio e Marcus Amand.

 

Na manhã do domingo era hora do treino de classificação para a segunda corrida, a ser disputada na parte da tarde dentro da programação de corridas com diversas categorias no autódromo. O grupo B foi o primeiro a ir pra pista, que tinha 32°C de temperatura no asfalto e sol com poucas nuvens no céu. Rafael Câmara estava na pista para buscar uma posição de largada melhor que a P7 do dia anterior. Após condicionarem os pneus os pilotos começaram a virar rápido na metade final dos 15 minutos estipulados.

 

 

Na sua primeira passagem rápida, Rafael Câmara marcou uma volta na casa de 1m40,6s mas na sua segunda volta ele fez 1m40 duro e estava entre os quatro primeiros após todos terem feito duas tentativas. Os tempos continuavam caindo e  nos minutos finais ainda tivemos mais uma (duas para alguns) volta rápida. Rafael Câmara melhorou seu tempo de volta para 1m39,794s, mas os outros pilotos melhoraram mais e ele terminou numa decepcionante P7. Kimi Antonelli ficou na P5 mostrando que a Prema não era mais a mesma.

 

Em seguida vieram os pilotos do grupo A, onde estava Emmo Fittipaldi Jr. e veríamos se o aumento da temperatura do asfalto voltaria a favorecer os pilotos do segundo grupo. Assim como no primeiro grupo, os verdadeiros tempos de volta só apareceram quando faltavam 8 minutos para o final dos 15 minutos, com os pilotos aquecendo os pneus na primeira parte do tempo. Emmo Fittipaldi Jr. foi o último a sair dos boxes.

 

 

Na sua primeira passagem Emmo Fittipaldi Jr. ficou com a P12 provisória, fazendo uma volta na casa de 1m41s baixo. Na segunda passagem, com Santiago Ramos parado e provocando uma bandeira amarela local o brasileiro não melhorou sua volta e caiu para a P16. Nos minutos finais, sem bandeiras amarelas, o brasileiro melhorou, fez uma volta em 1m40,988s, mas isso não foi suficiente para tirá-lo da P16.

 

No meio da tarde era chegada a hora da corrida que encerraria a etapa em Hungaroring e os brasileiros teriam um grande desafio pela frente, com Rafael Câmara largando na P14, precisando de uma grande corrida de recuperação para chegar aos pontos enquanto Emmo Fittipaldi Jr., largando na P29, precisaria de um improvável milagre para terminar entre os 10 primeiros após 30 minutos +1 volta.

 

Após a volta de apresentação os pilotos voltaram para suas posições no grid e, apagadas as luzes vermelhas, Rafael Câmara largou bem e ficou fora de confusões nas primeiras curvas, mas na curva 3 ele foi empurrado pra fora da pista e caiu para a P20. Com os pneus sujos, fechou a primeira volta na P22, ganhando a P21 no final da reta. Um desastre! Emmo Fittipaldi Jr. foi conservador e fechou a primeira volta na P27. O safety car veio pra pista na volta 2 após uma batida no fundo do pelotão entre Charlie Wurz e Koolen na curva 1.

 

 

A relargada veio na volta 4 com o relógio correndo contra Rafael Câmara. Faltavam 21 minutos para o fim da prova e na relargada Haverkort e Tramnitz se tocaram e rodaram na curva 2, com os brasileiros ganhando as duas posições e o safety car voltou pra pista. A nova relargada veio na volta 6 e com 16 minutos e meio para o fim. Os brasileiros mantiveram suas posições, mas na primeira volta limpa Rafael Câmara subiu pra P18, ganhando a P17 no final da reta abrindo a volta 7. Na volta 8 Emmo Fittipaldi Jr. tomou a P24 de Marcus Amand.

 

A briga pela P15 estava sinistra e Matias Zagazeta ia segurando Alessandro Giusti e Rafael Câmara, que perdiam contato com o pelotão da frente. Tim Tramnitz finha recuperando posições depois da rodada e superou Emmo Fittipaldi Jr. pela P24 na volta 10. Revesz pegou a P15 depois que Matias Zagazeta e Alessandro Giusti se enroscaram no final da reta. Rafael Câmara subiu para P16 e Emmo Fittipaldi Jr. subiu para P23 antes da terceira entrada do safety car.

 

 

A nova relargada veio na volta 12, faltando 4 minutos para o fim e Rafael Câmara foi para o ataque no final da reta e ganhou a P15. Emmo Fittipaldi Jr. manteve a P23. No miolo, Rafael Câmara forçou pra cima de Owen Tangavelou e ganhou a P14. Emmo Fittipaldi voltou a perder rendimento no final da corrida e na volta 14 já havia caído para a P29. A batida entre Giovanni Maschio e Lucas Medina colocou o safety car mais uma vez na pista e de forma impressionante tivemos tempo para uma volta de tudo ou nada. Para Rafael Câmara foi tudo, com o piloto da Prema ganhando 4 posições e conseguindo a P11 de forma impressionante, mas herdou a P10 com a punição de 5s para Roman Bilinski. Emmo Fittipaldi Jr. abandonou, mas acabou classificado na P27. Com os resultados, Rafel Câmara saiu da Hungria na P9, com 30 pontos. Emmo Fittipaldi Jr. era o P28, sem pontos. A 4ª etapa serpa em Spa Francorchamps, no final do mês.

 

PRO2000

A etapa de Road America da PRO2000 teve um aumento no grid, que nesta etapa contou com 22 pilotos inscritos e nas duas sessões de treinos da quinta-feira, treinos livres, pela manhã, Kiko Porto ficou com a P3 enquanto Nicholas Monteiro ficou com a P18. No treino da tarde, Kiko Porto repetiu a performance, ficando com o terceiro melhor tempo da sessão enquanto Nicholas Monteiro ficou com a P20.

 

 

A sexta-feira tinha na programação da categoria um treino livre pela manhã e o classificatório para a corrida do sábado na parte da tarde. No treino Livre, Kiko Porto continuava andando bem, ficando com a P5. Já Nicholas monteiro não conseguia melhorar seus tempos na mesma velocidade dos demais e terminou na P21, a mesma posição que ficou no treino que definiu as posições para a primeira corrida. Pior para Kiko Porto, que não conseguiu manter os seus melhores resultados e acabou com a 7ª posição para a corrida do sábado.

 

Antes da primeira corrida do final de semana, na manhã do sábado os pilotos voltaram à pista para fazer o treino classificatório para a corrida do domingo. Nicholas Monteiro fez um grande progresso ao conquistar a P15, mas Kiko Porto não encontrou o melhor acerto para seu carro e ficou apenas na P13, complicando sua vida não só para a corrida, mas também para as suas aspirações no campeonato.

 

 

Na tarde do sábado era chegada a hora da corrida e a corrida de Nicholas monteiro terminou antes da bandeira verde. Seu carro parou na altura da curva 5 durante a volta de apresentação, precisando ser resgatado. Os carros deram mais uma volta na pista enquanto o resgate era feito. Na passagem seguinte, com os carros dois a dois foi dada a largada para 15 voltas, mas já contavam como a 2ª e todos tentaram fazer as primeiras curvas todos juntos e Kiko Porto foi bastante prudente, mesmo isso custando algumas posições. O Brasileiro caiu para P9. Charles Finelli foi para a caixa de brita e provocou a entrada do safety car.

 

 

Como sempre, o serviço lento fez com que a largada só viesse na abertura da volta 5 e Kiko Porto precisou de defender na P9. Mas logo veio outra bandeira amarela e a volta do safety car quando Bijoy Garg e Lirim Zendelli bateram rodas e Garg foi para o muro. Kiko Porto herdou as duas posições, mas ele avançou aproveitando a confusão e antes da bandeira amarela para assumir a P5. A relargada veio na volta 8 e Kiko Porto conseguiu manter a P5.

 

 

O brasileiro vinha no mesmo ritmo do carro à sua frente, de Jordan Missig, mas não conseguia uma boa condição para fazer a ultrapassagem. Na volta 9 Kiko Porto foi superado por Louka St.Jean, caindo para a P6 e na sequência despencou para a P9. Para sua sorte, a briga pela P10 deixou Jack Miller preso na caixa de brita e tivemos a terceira entrada do safety car na pista. Na relargada, faltando 4 voltas para o fim, a briga pela P5 envolvia 6 competidores e Ricardo Escotto levou um toque que o tirou da disputa. Kiko Porto se deu bem na confusão e subiu para a P6, mas era atacado por Francesco Pizzi e segurava 5 carros atrás dele. Ele cruzou a linha de chegada na P6, mas a punição para Reece Ushijima deu a P5 para Kiko Porto.

 

No domingo a corrida não ia ser fácil, com Kiko Porto largando na P13 e precisando fazer uma super recuperação para marcar bons pontos. Nicholas Monteiro, desta vez sem problemas para largar, estava na P15 e depois de uma volta com o safety car, alinhado dois a dois e a bandeira agitada foi a amarela, com os dois carros da primeira fila entrando no pit lane depois de baterem antes da largada, que teve bandeira verde na volta seguinte e Nicholas Monteiro foi engolido pelo pelotão que vinha atrás dele, mas ainda teve força para segurar a P16. Kiko Porto fez uma largada conservadora e era o P11.

 

 

A briga pela P5 envolvia metade dos carros do grid enquanto os 3 primeiros fugiam da confusão. Na volta 4 Nicholas monteiro recuperou a P15 em cima de Jack Miller. Ricardo Escotto ia atrapalhando todos atrás dele e os 4 primeiros tinha 4s de vantagem sobre o segundo pelotão, que ia até o P13. As coisas começaram a mudar na volta 7 quando Salvador de Alba tomou a P5 na curva 1 e, na curva 5, quando Ricardo Escotto tentou recuperar, meio pelotão de enroscou, saindo da pista. Tivemos a bandeira amarela para a retirada do carro de Cristhian Weir. Kiko Porto passou limpo e subiu para a P6 e Nicholas Monteiro para a P11.

 

 

A relargada veio na volta 9 e Kiko Porto mergulhou na curva 1 junto com os líderes. Nicholas monteiro foi superado por Yuven Sundaramoorthy e caiu pra P12. Kiko Porto estava possuído e tomou a P4 de Jordan Missig, passando também por Myles Rowe, que ganhou a P5 e foi pra cima do brasileiro. Jordan Missig escapou na volta 10 e caiu pra P15, dando uma posição para Nicholas Monteiro. Kiko Porto segurou a P4, mas não conseguia se aproximar dos 3 primeiros.

 

 

Nas voltas finais o brasileiro se aproximou dos 3 primeiros enquanto Nicholas Monteiro estava numa ótima P10. Quando Jonathan Browne Francesco Pizzi se enrolaram na curva 5, Kiko Porto aproveitou e passou os dois pra ganhar a P2 e terminar a corrida nessa posição de forma impressionante. Na última volta, Nicholas Monteiro perdeu rendimento e caiu para P12. No campeonato, Kiko Porto subiu para a P3, com 157 pontos, 52 atrás do líder e 3 atrás do P2. Nicholas Monteiro está na P19, com 54 pontos. A próxima etapa será em Mid-Ohio, no final de junho.

 

Brasileiros pelo mundo

Neste mesmo final de semana tivemos a quarta etapa do campeonato inglês da antiga Fórmula 3, há alguns anos chamado GB3, que aconteceu em Snetterton neste final de semana com a participação do brasileiro Lucas Staico. A quinta-feira teve três sessões livres. Na primeira, Lucas Staico ficou com a P11, 1,138s mais lento que o P1. Na sessão 2 o brasileiro avançou, fazendo a P10 e ficou a 878 milésimos do mais rápido, mas nosso representante não foi para a pista na última sessão do dia.

 

 

Na sexta-feira tivemos dois treinos livres e no primeiro, pela manhã, Lucas Staico foi apenas o P19, 1,316s mais lento que o P1. Na sessão da tarde, o piloto brasileiro teve uma piora na sua performance e ficou apenas na P22, 1,367s atrás do P1. As dificuldades de Lucas Staico continuaram no sábado, quando ele fez apenas a P21, ficando a 1,341s do tempo da pole position.

 

 

A primeira corrida, no sábado à tarde, após 12 voltas, Lucas Staico não conseguiu fazer os progressos e terminou a prova na P22. Na manhã do domingo tivemos a corrida 2, com o grid definido pela segunda melhor volta nos treinos e Lucas Staico largou novamente na 11ª fila. O resultado da corrida foi um pouco melhor, mas nada significativo, com o brasileiro terminando na P19. O encerramento da etapa na tarde do domingo foi é a corrida com o grid invertido e largando na P5. Lucas Staico fez uma corrida muito segura e recebeu a bandeira quadriculada na P3, conquistando seu primeiro pódio.

 

E no outro lado do mundo, no Japão, a categoria Super Fórmula Lights teve pódios e vitória brasileira no autódromo de Sugo. Igor Fraga, piloto mineiro que foi destaque na FIA Fórmula 4 italiana e na Fórmula Regional Europeia, vencedor do torneio internacional de Fórmula 3 da Nova Zelândia, que reúne pilotos de todo o mundo e que, por falta de patrocínio vinha se dedicando apenas as competições virtuais, onde coleciona uma galeria de títulos internacionais, voltou às pistas em 2023.

 

 

Com descendência japonesa e com um japonês fluente, Igor Fraga voltou aos monopostos reais em 2023, competindo na Super Fórmula Lights. Afastado das pistas de asfalto em competições de automóveis, já em sua segunda etapa, o brasileiro conseguiu conquistar sua primeira vitória, além de um pódio pelo segundo lugar na primeira das três corridas disputadas no circuito de Sugo, Ele é o 4º colocado no campeonato e ainda restam quatro rodadas triplas a serem disputadas.

 

 

E assim concluímos assim mais um desafio, acompanhando as categorias de base com os brasileiros buscando uma oportunidade de crescer no automobilismo internacional em qualquer dos continentes pelo mundo e vamos continuar tentando manter o compromisso da coluna semanal. 

 

Um abraço a todos,

 

Genilson Santos

 

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.