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WRC Kenya: Ogier não faz “jogo de equipe” e Toyota repete o 1-2-3-4 do ano passado PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 25 June 2023 14:12

Chegamos! Quer dizer... não fomos!

 

Mas gostaríamos muito de ter ido. Certamente os colegas da mídia internacional que tiveram a oportunidade de ir ao Kenya vivenciar esta experiência virão com muitas histórias para contar e como somos uma família, sempre trocamos informações e nos ajudamos em nosso trabalho.

 

A parte da competição, a gente vai contar por aqui com o valoroso apoio dos colegas que lá estão e que sempre se disponibilizam a nos ajudar nas etapas do campeonato mundial fora da Europa, mas as sensações deste rally não temos como traduzir em palavras.

 

WRC Safari Rally Quênia

O Safari de antigamente evoluiu para se adequar ao WRC moderno, mas seu caráter permanece com desafiadoras estradas de terra fechadas, paisagens deslumbrantes de cartão postal e vida selvagem exótica. Os competidores podem esperar trilhas rochosas e esburacadas e clima imprevisível que pode transformar trilhas secas e empoeiradas em densos banhos de lama.

 

 

Histórico de Eventos

O Safari Rally foi realizado pela primeira vez em 1953, como o East African Coronation Safari no Quênia, Uganda e Tanganica como uma celebração da coroação da Rainha Elizabeth II.

Em 1960, foi renomeado como East African Safari Rally e manteve esse nome até 1974, quando se tornou o Kenya Safari Rally.

Realizada em estradas ainda abertas ao público, tornou-se conhecido como a prova mais difícil do WRC. Condições árduas e clima em constante mudança e mais de 5.000 quilômetros competitivos tornaram a simples finalização uma conquista.

O evento adotou o formato de etapa especial em 1996 e, desde então, até 2002, contou com mais de 1000km de provas cronometradas. O rally deixou o WRC em 2002 e voltou em 2021.

Shekhar Mehta, do Quênia, lidera a lista de honra do WRC do Safari com cinco vitórias.

 

 

Desafio

Parcimônia mecânica. Algumas seções são tão rochosas que devem ser abordadas em pouco mais do que um ritmo de caminhada. Os pilotos devem resistir à tentação de tratar o Safari como um evento normal de cascalho.

As possibilidades de chuvas fortes é um desafio adicional a um rally já cansativo. Poucos já se depararam com águas profundas e lama incrivelmente escorregadia que podem substituir estradas empoeiradas em questão de minutos.

Longas estradas retas, onde as velocidades podem chegar a 200 km/h, contrastam com trilhas rochosas e sulcadas e areia profunda que pode reduzir os carros a pouco mais do que o ritmo de uma caminhada. Se as previsões de chuva se confirmarem, isso pode transformar as seções secas em banhos de lama traiçoeiros em minutos.

O rali começa em Nairóbi na quinta-feira, na hora do almoço. À frente estão 19 etapas especiais cansativas em torno dos lagos Naivasha e Elmenteita, cobrindo 355,92 km antes do final da tarde de domingo em Naivasha.

Espere o inesperado. No Quênia, tudo pode acontecer!

 

Especificação do carro

Suspensão de cascalho.

A altura do passeio será levantada acima da norma para um evento de cascalho tradicional para permitir as estradas rochosas.

Estão disponíveis pneus Scorpion compostos duros e macios da Pirelli.

 

 

Principais destaques

A natureza selvagem e intocada do Quênia é de tirar o fôlego. Vastas planícies áridas, pastagens, lagos repletos de vida selvagem em quatro patas e duas e pores do sol deslumbrantes são o sonho de um turista.

 

Shakedown

O líder do Campeonato Mundial de Rally da FIA, Kalle Rovanperä, deu início à sua tentativa de vitória no Safari Rally Kenya de forma suprema, vencendo uma etapa de shakedown muito movimentada na manhã de quarta-feira. O finlandês, que liderou um Toyota 1-2-3-4 aqui no ano passado, impulsionou seu GR Yaris para o tempo de referência através da etapa de aquecimento de 5,40 km de Loldia no pitoresco Lago Naivasha. Ele estabeleceu o ritmo em sua segunda e penúltima corrida, superando o rival do M-Sport Ford Puma Ott Tänak por 1.5s no processo.

 

 

O Rovanperä arranca para esta sétima jornada com uma vantagem de 25 pontos sobre o segundo classificado Thierry Neuville. Sua equipe Toyota Gazoo Racing venceu todas as edições do Safari desde que voltou ao calendário do WRC em 2021. O tempo parcial da Toyota, Sébastien Ogier, liderou a tabela de tempos após a passagem inicial, mas caiu para terceiro no final da sessão. O francês, vencedor aqui em 2021, ficou sete décimos de segundo atrás de Tänak.

 

Apenas 0.2s atrás, em quarto lugar, estava Neuville, o piloto mais bem colocado da Hyundai. Ele e o colega do i20 N, Dani Sordo, colocaram os pilotos Toyota Elfyn Evans e Takamoto Katsuta em quinto e sexto lugar. Os mecânicos de Katsuta terão uma tarde movimentada, no entanto, depois que o piloto japonês rolou no final da sessão. Ele e o navegador Aaron Johnston saíram ilesos depois de se soltarem em uma direita que se seguiu a um salto.

 

 

O estreante do Quênia Esapekka Lappi enfrentou uma manhã desafiadora quando um eixo de transmissão quebrado deixou seu Hyundai de lado durante a primeira corrida de shakedown. O carro foi consertado, mas parou novamente na passagem seguinte. Pierre-Louis Loubet liderou o líder do WRC2, Oliver Solberg, enquanto o corsário grego Jourdan Serderidis completou o top 10.

 

Takamoto Katsuta sofreu um acidente espetacular. Durante o shakedown da manhã de quarta-feira para o Safari Rally Kenya o pegou de surpresa. O piloto japonês completou duas corridas sem drama na fase de aquecimento, mas se soltou em sua terceira e última passagem quando capotou seu GR Yaris após uma forte compressão.

 

 

Refletindo sobre o incidente, Katsuta foi capaz de explicar a causa, mas admitiu que não esperava um resultado tão dramático. Houve uma pequena saliência na parte interna da curva e imediatamente o carro começou a rolar. Apesar de o carro de Katsuta ter sofrido graves danos na carroçaria, as reparações efetuadas pelos mecânicos da Toyota permitem-lhe arrancar no rally na quinta-feira.

 

Quinta-feira

Milhares de fãs se reuniram nos arredores de Nairóbi na tarde de quinta-feira para testemunhar Ott Tänak fazer o tempo mais rápido na super especial de Kasarani e assumir a liderança no Safari Rally Kenya. Os fãs estavam competindo por todos os pontos de vista possíveis quando a 70ª edição do icônico Safari Rally Kenya começou em um palco construído propositadamente na periferia da capital do país após o início cerimonial no centro de Nairóbi.

 

 

Foi Ott Tänak, da M-Sport Ford, que conquistou o tempo mais rápido na super especial de 4,84 km, ficando 0.1s mais rápido que o vencedor do Safari em 2021, Sébastien Ogier, em seu Toyota GR Yaris Rally1. Com a ação acontecendo a sério duas horas ao norte de Nairóbi amanhã (sexta-feira) em Naivasha e arredores, é no sábado que Tänak acredita que o rally será decidido, opinando no final da etapa de quinta-feira. Completando os três primeiros em outro Yaris estava o companheiro de equipe de Ogier e vencedor do Safari em 2022, Kalle Rovanperä, que ficou simplesmente aliviado por passar pelo estágio de abertura do fim de semana – uma quase rolagem no mesmo estágio há 12 meses, ainda estava fresca em sua memória.

 

 

Vencedor da última etapa do campeonato, na Sardenha, Thierry Neuville foi o melhor dos pilotos da Hyundai Motorsport, completando a quarta etapa geral, enquanto o galês Elfyn Evans foi o terceiro Yaris da Toyota Gazoo Racing, terminando os cinco primeiros. Fora dos cinco primeiros estavam Esapekka Lappi e Takamoto Katsuta, ambos se sentindo mais tranquilos depois de cada um sofrer contratempos separados durante o shakedown na quarta-feira. O i20 N de Lappi quebrou o eixo de transmissão, enquanto Katsuta e o co-piloto Aaron Johnston saíram ilesos de uma queda brusca.

 

Dani Sordo inicialmente parecia ter conquistado o sétimo lugar geral, mas incorreu em uma penalidade de 10 segundos por um salto na largada, deixando o piloto da Hyundai em 16º lugar geral. Isso empurrou Pierre-Louis Loubet em seu Ford Puma para cima, enquanto Oliver Solberg, pilotando um Škoda Fabia com especificação Rally2 - embora não tenha marcado pontos no WRC2 neste fim de semana = se posicionou à frente do Puma de Jourdan Serderidis, que completou o Top10.

 

 

A ação propriamente dita começa às 08:00, horário local, na manhã de sexta-feira, com a primeira das seis etapas do dia. O maior desafio será a etapa Kedong de 30,62km, que constitui o final das voltas da manhã e da tarde.

 

Sexta-feira

Após a abertura (quase sempre festiva) na quinta-feira, a manhã seguinte mostrava a fatura e questionava quem seriam os leões e quem seriam as gazelas na savana africana. E coube ao francês oito vezes campeão do mundo mostrar porque ele é o piloto capaz de fazer a diferença. Sébastien Ogier mostrou a seus rivais um par de saltos limpos no primeiro dia de ação e estabeleceu uma vantagem de dois dígitos em apenas três etapas especiais nesta sétima rodada do Campeonato Mundial de Rally da FIA.

 

 

Uma falha na unidade híbrida atrapalhou o oito vezes campeão mundial no final da manhã, reduzindo sua vantagem para apenas 2.5s sobre o companheiro de equipe Kalle Rovanperä antes do serviço do meio-dia em Naivasha. Mas isso não conseguiu deter Ogier, que apostou carregando apenas uma roda sobressalente a bordo de seu Toyota GR Yaris para o repetido loop da tarde. Essas táticas de economia de peso claramente fizeram maravilhas quando ele alcançou um hat-trick de tempos de referência, terminando o dia 22.8s à frente de Rovanperä na ponta de um 1-2-3 da Toyota Gazoo Racing.

 

O líder do campeonato, Rovanperä, sofreu com uma subviragem problemática, especialmente na segunda metade do dia, com o finlandês abrindo a estrada forçado a limpar a trilha e criar uma nova linha nas pistas de areia esburacadas. Seu colega Elfyn Evans completou o pódio parcial ficando 20.7s atrás em um dia que o galês admitiu ter abordado com muita cautela. Thierry Neuville foi o principal piloto da Hyundai durante grande parte do dia, mas o belga desistiu no penúltimo estágio quando uma forte compressão destruiu a suspensão dianteira esquerda de seu i20 N. O estreante no Safari Esapekka Lappi, pilotando um carro semelhante, herdou a posição e ficou atrás Evans por 10.5s no final do dia, passando Takamoto Katsuta no e evitando um vexatório 1-2-3-4 para a marca sul coreana.

 

 

Mas Katsuta poderia ter ficado entre os 4 primeiros caso não tivesse que calçar suas luvas de mecânico após SS3 para substituir um braço de direção danificado em seu Toyota. Ele superou o sexto colocado, o piloto da Hyundai, Dani Sordo, por apenas 9.0s se aproximando no sábado, que também passou pelos seus próprios problemas que reservou um final dramático, vendo-o cortar um galho de árvore e também sofrer danos nos pneus.

 

 

Os pilotos da M-Sport Ford Ott Tänak e Pierre-Louis Loubet tiveram um dia para esquecer. Ambos ficaram vários minutos atrás da liderança em sétimo e oitavo no geral após realizarem trocas de roda no meio da etapa, embora seu colega de segundo escalão Grégoire Munster tenha dado à equipe britânica algo para sorrir ao liderar a categoria WRC2 de Kajetan Kajetanowicz em um Fiesta Rally2. As estradas mais ao norte ao redor do Lago Elmenteita abrigam a rota monstruosa de 150,88 km de sábado, a mais longa do fim de semana.

 

Sábado

Se a sexta-feira foi um dia difícil, o mais longo dos dias do WRC Safari Rally Kenya ofereceu todas as dificuldades do dia anterior e uma chuva torrencial no sábado para pilotos e navegadores enfrentarem. No cascalho ou na lama, Sébastien Ogier manteve o controle sobre os concorrentes, apesar de ter sofrido danos nos pneus em uma brutal manhã de sábado, ainda mais desafiadora pela chuva durante a noite.

 

 

As chuvas nas primeiras horas desta penúltima etapa reduziram alguns trechos das especiais perto do Lago Elmenteita a banhos de lama, atingindo algumas das luzes principais do Campeonato Mundial de Rally da FIA. Ogier alcançou o tempo de referência no teste de abertura de Soysambu, ultrapassando o segundo colocado, parceiro da Toyota Gazoo Racing, Kalle Rovanperä, por impressionantes 7.6s, apesar dos danos no pneu traseiro esquerdo de seu Toyota Yaris.

 

A consolidação foi a prioridade para o oito vezes campeão mundial Ogier em Elmenteita e Sleeping Warrior, no entanto, onde ele cedeu alguns segundos para Rovanperä. O francês chegou à parada do serviço ainda com uma vantagem de 22.1s, apenas sete décimos de segundo pior do que quando começou o dia. Rovanperä venceu dois dos três estágios de velocidade da manhã, mas foi inflexível quanto a não correr riscos. Ele liderava o campeonato chegando a esta sétima rodada e caminha para reforçar a liderança nos pontos.

 

 

O maior drama da manhã centrou-se em Elfyn Evans, também dirigindo um Toyota. Os problemas de respingos de água que atormentaram a marca japonesa na rodada anterior na Itália reapareceram com força, parando brevemente o carro do galês no final de Soysambu. Perdendo cerca de um minuto, Evans caiu para o quarto lugar geral, atrás do finlandês Esapekka Lappi da Hyundai. Seus problemas foram agravados por um furo lento no pneu traseiro esquerdo na etapa final e ele Ficou 49.7s atrás do finlandês indo para o loop repetido da tarde.

 

Apenas 5.5s atrás estava o colega de Evans, Takamoto Katsuta, que superou com sucesso a diferença entre ele e o i20 N do sexto colocado Dani Sordo. A dupla da M-Sport Ford, Ott Tänak e Pierre-Louis Loubet, ambos se recuperando de decepcionantes sextas-feiras, ficaram em sétimo e oitavo, respectivamente. Loubet correu na lama e perdeu tempo tendo que reverter. Thierry Neuville, que se aposentou com danos por suspensão na sexta-feira, também rodou.

 

 

Grégoire Munster continua a liderar o WRC2, mas o jovem Fiesta continua sob pressão de Kajetan Kajetanowicz, que completa o top 10 ao volante de um Škoda Fabia Rally2 Evo. A pergunta que todos foram fazendo – ainda que mentalmente – quando seguiram para o jantar e o merecido descanso era: iria a Toyota dar ordem para uma troca de posições entre Sébastien Ogier e Kalle Rovanperä pensando no campeonato?

 

Domingo 

 

A pergunta certamente ecoou toda a noite e durante o café da manhã antes dos pilotos e navegadores entrarem nos carros: a Toyota teria dado orientação ou faria isso ao longo do dia para que Sébastien Ogier abrisse caminho e Kalle Rovanperä vencesse o rally e ampliasse sua vantagem no campeonato? A questão do que poderia acontecer ou não quase foi respondida na segunda especial de domingo, quando um trecho da infame areia solta do WRC Safari Rally Quênia jogou seu carro do líder da competição de lado em uma curva à direita.

 

 

O dano no carro foi grande, com o Toyota Yaris cortou uma árvore e arrancou toda a porta traseira esquerda. Surpreendentemente vencendo a etapa e voltando o tempo todo, ele então corrigiu a lacuna usando um saco de lixo para manter a poeira sob controle em Hell's Gate 1 e o francês precisou lutar muito para recuperar o tempo perdido para Rovanperä na abertura rochosa.

 

No entanto, reparos mais permanentes em serviço não extinguiram o drama, já que todas as quatro tripulações do Yaris completaram as especiais, incluindo o Power Stage, mesmo com motores superaquecidos induzidos por poeira. Ogier, um dos mais atingidos, viu sua liderança reduzida para apenas 9.2s antes da final do Wolf Power Stage, onde a corrida do oito vezes campeão mundial esteve novamente longe de ser limpa, chegando ao final com um pára-brisa rachado.

 

 

Apesar do susto tardio, ele conseguiu triunfar por 6.7s após quatro dias brutais para liderar a segunda varredura limpa da Toyota em tantas edições do Safari Rally. Sébastien Ogier desafiou a investida do companheiro de equipe Kalle Rovanperä para chegar em casa com a finalização dos sonhos para a Toyota Gazoo Racing em um espetacular 1-2-3-4 último dia no Safari Rally Kenya.

 

O presidente William Ruto presenteou Ogier e o navegador Vincent Landais com seus troféus, comemorando a segunda vitória de Ogier no evento, em meio a um cenário deslumbrante em Hell's Gate. Terminar como vice-campeão foi uma vitória pessoal para o defensor do título Rovanperä, que ampliou sua liderança no campeonato para 37 pontos após a sétima rodada de 13.

 

 

As esperanças de Takamoto Katsuta de superar o companheiro de equipe Elfyn Evans e alcançar um terceiro pódio no Safari Rally desapareceram quando a unidade híbrida de seu carro parou de funcionar, minando o desempenho vital. Ele se contentou com o quarto lugar geral, 25.3s atrás do piloto da Toyota galês com Ogier e Rovanperä mais de dois minutos na estrada.

 

Dani Sordo superou a falha da direção hidráulica na SS16 para terminar em quinto lugar isolado no final de um fim de semana de testes para a Hyundai Motorsport, que agora está 42 pontos atrás da Toyota na corrida pelo título de fabricantes. O primeiro desafiante ao pódio Esapekka Lappi estava bem abaixo na classificação depois de ser atormentado por problemas de transmissão em seu i20 N, enquanto Thierry Neuville, se recuperando de uma falha na suspensão na sexta-feira, conseguiu apenas o oitavo lugar.

 

 

Problemas com os pneus no início do rali impediram os pilotos da M-Sport Ford Puma Ott Tänak e Pierre-Louis Loubet de montar qualquer forma de ataque. Eles terminaram em sexto e sétimo, respectivamente. O oitavo colocado Kajetan Kajetanowicz garantiu sua segunda vitória queniana no WRC2 em um Škoda Fabia Rally2 Evo. Oliver Solberg não foi indicado para marcar pontos na categoria de suporte, mas terminou em nono no geral, enquanto Martin Prokop completou o top 10.

 

O Campeonato Mundial de Rally da FIA retorna à Europa no próximo mês, quando as estradas de cascalho super rápidas do Rally da Estônia – terra natal de Ott Tänak – sediarão a oitava rodada de 20 a 23 de julho.

 

Arivederci, 

 

Redação do Rally.it

 

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid. 

 

Last Updated ( Sunday, 25 June 2023 16:33 )