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Pedro Clerot pontua três vezes, mas perde a liderança na F4 Espanhola. F4 Italiana difícil para brasileiros em Monza PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 26 June 2023 07:51

Alô galera que lê os Nobres do Grid... Salve Jorge!

 

Nesse final de semana tivemos corridas envolvendo os pilotos brasileiros na Espanha, com Pedro Clerot na MP Motorsport e na Montau Motorsport, Ricardo Gracia Filho e Fernando Barrichello e também tivemos a segunda etapa do campeonato italiano da FIA Fórmula 4, onde estão Aurélia Nobels, pela equipe Prema, e Matheus Ferreira, pela equipe Van Amersfoort Racing. Seis corridas para nos prender diante do computador! Nossos aspirantes ao topo da carreira nas categorias mais importantes do automobilismo mundial aceleraram em Navarra (ESP) e Monza (ITA).

 

FIA Fórmula 4 Itália

O veloz circuito de Monza já teve atividade de pista na quinta-feira com um teste coletivo. A melhor notícia foi o retorno de Aurélia Nobels, recuperada da fratura na mão resultado de um acidente bizarro na etapa de Misano. Mas no teste coletivo da quinta-feira, a brasileira ficou apenas na P27 entre os 34 pilotos inscritos. Matheus Ferreira parecia ter encontrado o caminho e ficou com a P6.

 

 

A sexta-feira foi cheia. Foram dois treinos livres pela manhã e as duas sessões de classificação na parte da tarde. No primeiro treino livre, com 33 pilotos na pista, Aurélia Nobels ficou com a P17 e Matheus Ferreira o P19. Na segunda sessão, as coisas se mostraram complicadas para os brasileiros: Matheus Ferreira ficou na P20 e Aurélia Nobels ficou na P26. As coisas precisavam melhorar para os treinos que definiria o grid nas corridas de sábado e domingo.

 

No primeiro treino de classificação os brasileiros reagiram: Matheus Ferreira conseguiu ficar com a P11 e Aurélia Nobels com a P15, onde 17 dos 33 carros estavam no mesmo segundo. Contudo, na segunda sessão de classificação as coisas se complicaram para Matheus Ferreira e o piloto da Van Amersfoort ficou apenas na P22. Aurélia Nobels não foi muito melhor, ficando com a P18 e complicando a corrida do domingo.

 

 

Na tarde do sábado os 32 pilotos foram para a pista (Davide Larini bateu forte no treino e o carro não foi recuperado) com Matheus Ferreira na P11 e Aurélia Nobels, que perdeu sua melhor volta, largava na P19. Céu sem uma nuvem, sol brilhando e asfalto quente (44°C) e mais de 32°C de verão italiano para a corrida de 30 minutos mais uma volta onde Matheus Ferreira buscaria a conquista de mais pontos e Aurélia Nobels marcar seus primeiros pontos na temporada.

 

Após a volta de apresentação os pilotos se posicionaram no grid e, apagadas as luzes vermelhas, todos passaram bem pela primeira chicane e também pela segunda. Matheus Ferreira caiu para a P12 enquanto Aurélia Nobel subiu para a P18. Tivemos uma confusão na chicane Ascari. Matheus Ferreira recuperou a P11 enquanto Aurélia Nobels caiu para a P21 com a confusão na Ascari. Na volta 2 Matheus Ferreira saiu mal da variante alta e caiu para 14°. Aurélia Nobels continuava perdendo posições e fechou a volta 2 na P23. Matheus Ferreira caiu para a P15. Início de corrida difícil para os brasileiros.

 

 

Na abertura da volta 4 Aurélia Nobels escapou e rodou na chicane no final da reta dos boxes, caindo para a P31, último lugar. Matheus Ferreira estava a 1s de Alfio Spina e sendo pressionado na sua P15 e acabou superado por Rashid Al Dhaheri com 1/3 de corrida completada. Na volta seguinte, foi Zachary David a superar o brasileiro que caia para a P17. Felizmente ele tinha 4s de vantagem para Nadavhud Bhirombhakdi, que vinha na P18 conseguiu superar James Egozi que vinha perdendo posições há algumas voltas e subir para a P16.

 

No terço final da corrida Matheus Ferreira tinha perdido contato com o pelotão que ia à sua frente, estando 3s atrás do P15, Zachary David e James Egozi ainda estava meio segundo atrás dele. Aurélia Nobels conseguia evoluir muito pouco depois da rodada – era a P28 – e os pontos estavam ficando distante dos nossos pilotos nesta corrida 1 da rodada tripla de Monza.

 

 

Faltando 7 minutos para o final, Guido Luchetti teve a suspensão dianteira quebrada e ficou na caixa de brita da parabólica, provocando um safety car. Aurélia subiu para a P27. A relargada foi com três minutos e meio para o final e foi insana. Matheus Ferreira subiu para P15superando BEE45. Muita gente errando e com isso Matheus Ferreira subiu para P12 enquanto Aurélia Nobels subia para P24. No final, Matheus Ferreira foi superado por James Egozi e terminou na P13. Aurélia Nobels foi a P23. Após o final da corrida vieram as punições, especialmente por track limits e com elas Matheus Ferreira foi beneficiado e subiu para a P10, marcando um ponto, e Aurélia Nobels foi para P21.

 

Na manhã de um domingo ensolarado os pilotos da FIA Fórmula 4 Italiana estavam de volta ao asfalto sagrado de Monza para a segunda das três corridas do final de semana e não seria uma corrida fácil para os brasileiros, com Aurélia Nobels largando na P18 e Matheus Ferreira na P22, obrigando os dois a fazer uma corrida soberba para conseguir chegar na zona dos pontos.

 

 

Após a volta de apresentação os pilotos se reposicionaram no grid e, apagadas as luzes vermelhas para os 30 minutos +1 volta, mais uma vez, milagrosamente, todos passaram pelas primeiras chicanes sem maiores problemas. Aurélia Nobels perdeu uma posição e caiu para a P19 enquanto Matheus Ferreira ganhou duas posições e subiu para a P20, fechando a primeira volta nestas posições, mas na terceira volta Aurélia Nobels foi superada por Matheus Ferreira e perdeu mais posições na sequência, caindo para a P23 ao não conseguir contornar a primeira chicane.

 

 

Matheus Ferreira continuava sua corrida de recuperação e em seguida ganhou a P18 enquanto Aurélia Nobels rodou no contorno da curva parabólica e acabou provocando a entrada do safety car. A brasileira abandonou a prova. O resgate foi rápido e a relargada veio em duas voltas e tivemos um four-wide brigando pela P2 na relargada e todos passaram inteiros pela primeira chicane. Matheus Ferreira ganhou uma posição e foi para a P17, conseguindo ir para P16 na segunda chicane e fechou a volta na P15 numa corrida sensacional. Na volta seguinte Matheus Ferreira ganhou a P14 superando Gianmarco Prader, com quem trocou posição por duas voltas.

 

 

Faltando 10 minutos para o final da corrida, Matheus Ferreira superou Ariel Elkin para assumir a P13, mas estava a 1,5s de Nicola Lacorte e a disputa com o piloto israelense ainda não estava definida com 4 carros brigando pela posição. A disputa atrasava o grupo em relação ao pelotão da frente e estavam todos fora dos pontos. Matheus Ferreira acabou terminando a corrida na P13, pelo acidente no pelotão da frente na abertura da última volta, mas a batalha não rendeu pontos.

 

Na tarde do mesmo domingo tivemos a corrida que encerrou a rodada tripla de Monza da FIA Fórmula 4 Italiana. Mais uma vez os nossos pilotos estavam em uma condição complicada para conseguir chegar aos pontos. Aurélia Nobels largando na P16 e Matheus Ferreira tinha a P23 e apenas 30 minutos +1 volta para tentar chegar ao top 10, o que já se mostrou bem complicado nas duas corridas anteriores.

 

 

Após a volta de apresentação os pilotos se posicionaram novamente no grid e, apagadas as luzes vermelhas, dessa vez tivemos uma pancada feia na saída da primeira chicane, mas o diretor de prova deixou a corrida rolar e Aurélia Nobels perdeu duas posições, caindo para a P18 enquanto Matheus Ferreira subiu para a P21. Tukka Tapponen teve o carro retirado rapidamente e sem entrada do Safety Car. Na segunda passagem pela chicane 1, mais confusão e Matheus Ferreira vinha voando, superando Aurélia Nobels e tomando a P18 da piloto da Prema que perdeu mais uma posição antes do fechamento da segunda volta enquanto Matheus Ferreira subia para P17.

 

A disputa pela ponta estava intensa e no pelotão da confusão também. Matheus Ferreira ganhou a P16 e Aurélia Nobels recuperou a P19, mas na volta seguinte voltou para a P20. Matheus Ferreira também perdeu uma posição, superado por Nicola Lacorte e era novamente o P17. Na volta 5 Ethan Ischer tomou a P17 de Mateus Ferreira enquanto Ruiqi Liu jogava Aurélia Nobels para a P21. Matheus Ferreira não tinha um bom rendimento e estava segurando um pelotão atrás de si, 3s atrás de Ischer. Na volta seguinte, Aurélia Nobels era superada por Andrea Francinetti, mas recuperou a posição na volta seguinte.

 

 

Matheus Ferreira conseguiu melhorar seu ritmo e começou a se aproximar do pelotão à sua frente e na metade da corrida estava a menos de meio segundo de Ethan Ischer. Finn Wiebelhaus deu uma escapada de pista e com isso Matheus Ferreira subiu para a P17 e Aurélia Nobels para a P20. Em seguida foi Alfio Spina quem perdeu várias posições. Faltando 10 minutos para o fim da prova, as coisas estavam difíceis para os nossos representantes que só avançavam com problemas dos outros competidores. Matheus Ferreira terminou na P15 e Aurélia Nobels na P18. No campeonato, Matheus Ferreira saiu de Monza na P15, com 12 pontos e Aurélia Nobels continuava sem pontos, na P24. A próxima etapa será em Paul Riccard.

 

FIA Fórmula 4 Espanha

Neste final de semana tivemos a terceira etapa do campeonato, disputada no autódromo de Navarra, região bem ao norte da Espanha, que fica entre as cidades de Bilbao e Zaragoza. Novo desafio para nossos três pilotos da categoria, Pedro Clerot – que chegou a esta etapa na liderança do campeonato – Ricardo Gracia Filho, em seu segundo ano na categoria e Fernando Barrichello, novato assim como Pedro Clerot.

 

 

Tivemos na programação dois treinos livres e o primeiro dos dois treinos classificatórios no sábado e no primeiro deles, Pedro Clerot fez a P5, sendo o melhor entre os brasileiros. Ricardo Gracia Filho ficou com a P13 e Fernando Barrichello com a P21. No segundo treino livre as coisas não melhoraram para nossos pilotos, com Pedro Clerot ficando com a P8, Ricardo Gracia Filho com a P14 e Fernando Barrichello repetindo a P21.

 

Pouco antes da corrida tivemos o treino que definiu as posições no grid da corrida 1 e Ricardo Gracia Filho foi o melhor dos Brasileiros, ficando com a P9. Pedro Clerot fico apenas com a P10 e foi o 4° entre os 5 pilotos da MP Motorsport. Fernando Barrichello fez apenas a P26 entre os 30 pilotos que marcaram tempos de volta, prevendo uma corrida complicada para nossos representantes.

 

Na tarde do mesmo sábado tivemos a corrida, poucas horas depois do treino de classificação. Pista seca, sol e calor para os 30 minutos de corrida +1 volta e com os brasileiros tendo que fazer grandes corridas. Após a volta de apresentação os carros alinharam novamente no grid e, apagadas as luzes vermelhas, Pedro Clerot fez uma grande largada pulando para a P8. Ricardo Gracia manteve sua P9 e Eduardo Barrichello subiu para P25. Clerot estava possuído e era o P5 antes de completar a primeira volta, mas estava sob forte ataque de Keanu Al Azhari.

 

 

Ricardo Gracia estava segurando a P9 com dificuldade, liderando um pelotão de 4 carros atrás dele e distante do P8, Jeronimo Berrio. Fernando Barrichello vinha brigando, pela P24 contra Maximiliano Restrepo com quem trocava posições. Com 1/3 de prova completado, apenas 26 carros continuavam na disputa. Restrepo rodou ficou parado em local perigoso e provocou a entrada do safety car com 11 minutos de prova disputada, deixando apenas 25 pilotos na disputa.

 

 

A demora pra retirar o carro foi insana e a relargada veio 8 minutos depois. Pedro Clerot continuou sob ataque e Ricardo Gracia foi para os boxes, fazendo Fernando Barrichello ganhar uma posição. Na volta seguinte ele tomou a P22 de Hodenius, mas voltou a ser superado e em seguida, parou em um dos trechos gramados, abandonando a corrida na volta 11. Após trocar um pneu furado, Ricardo Gracia voltou pra pista, mas era o P23 e último, muito distante dos demais. Pedro Clerot teve que defender muito para segurar a P5 dos ataques de Keanu Al Azhari e Jeronimo Berrio nas voltas finais e conseguiu. Ricardo Gracia foi o P23.

 

 

Na manhã do domingo tivemos o treino classificatório 2 para a corrida que o grid não seria formado pela inversão de grid e nesse treino Pedro Clerot consegui ficar com a P6, bem melhor que no classificatório anterior. Ricardo Gracia Filho não repetiu o feito do treino do dia anterior e ficou apenas na P16. Fernando Barrichello melhorou em relação ao sábado, mas não foi além da P20.

 

A corrida 2, que eu acreditava ser definida com a classificação com o grid invertido de alguma coisa como os 10 primeiros no treino 1 ou na corrida, não parece ser nada disso e tínhamos Ricardo Gracia largando na P8, Pedro Clerot na P9 e Fernando Barrichello na P23. Após a volta de apresentação os pilotos retornaram às suas posições de grid e, apagadas as luzes vermelhas para ... minutos +1 volta de corrida, Pedro Clerot fez outra grande largada ganhando duas posições e indo para a P7. Ricardo Gracia também, largou bem e manteve a P8. Fernando Barrichello não largou bem e caiu para a P26.

 

 

Pedro Clerot passou por Noah Stromsted e ganhou a P6 antes de completarem a primeira volta Ricardo Gracia caiu pra P9, superado por Alex Ninovic e Fernando Barrichello caiu para a P27. O que estava ruim piorou na terceira volta quando Barrichello levou o carro para os boxes. Na P6, Pedro Clerot conseguiu um respiro sobre Alex Ninovic para tentar buscar a P5 de Keanu Al Azhari, mas o piloto dos Emirados Árabes vinha virando mais rápido que o brasileiro na primeira metade da corrida enquanto Alex Ninovic vinha cada vez mais próximo.

 

 

Ricardo Gracia vinha segurando um pelotão com 4 carros para se manter nas posições que dão pontos, mas a tarefa, tanto dele quanto de Pedro Clerot não seria fácil por restar mais de 12 minutos de corrida. O que dava um pouco de folga para Clero ter a disputa entre Alex Ninovic e Noah Stromsted pela P7 também estar pegada. Na parte final, Stromsted ficou mais para Ricardo Gracia e isso liberou Alex Ninovic para atacar, mas como o circuito não oferece muitas possibilidades, tivemos dois brasileiros na zona de pontos na segunda corrida do final de semana.

 

 

Encerrando o final de semana no norte da Espanha tivemos a terceira corrida do final de semana e nela, Pedro Clerot tinha sua melhor posição de largada entre as três provas, largando na P6. Situação complicada para Ricardo Gracia Filho, que largava na P15, herdando uma posição por conta da punição, assim como Fernando Barrichello, que também ganhou uma posição e largava na P19, ambos precisando fazer grandes corridas para chegar nos pontos.

 

Carros no grid após a volta de apresentação, luzes vermelhas apagadas e Pedro Clerot, que painou nos primeiros metros se recuperou na reta e tomou a P5 Ricardo Gracia também largou bem e subiu para a P13, assim como Fernando Barrichello, que foi para a P16. Primeira volta sinistra no meio do pelotão e quando completaram a primeira volta, Pedro Clerot era o P5, Ricardo Gracia era o P13 e Fernando Barrichello vinha a seguir na P14.

 

 

Na segunda volta Barrichello deu uma escapada e caiu para P17, mas recuperou uma posição com o problema de Sarrazin. Ricardo Gracia subiu para a P12 e aí vieram os problemas com o sinal da transmissão pela internet. Que ficou indo e voltando por 10 minutos. Pedro Clerot foi para a P4 com o problema de Enzo Deligny e Ricardo Gracia subiu para a P11. Problema com Fernando Barrichello que caiu para a P27, provavelmente com uma entrada de box que não vimos. Enzo Deligny parou na reta dos boxes e foi acionado o safety car.

 

Tivemos outro “blackout” na transmissão entre o safety car provocado por Enzo Deligny e o provocado por Hiyu Yamakoshi. A transmissão voltou com 16 minutos para o final da corrida e Pedro Clerot continuava na P4, Ricardo Gracia na P11 e Fernando Barrichello era o P25, mas agora com o pelotão agrupado. Na relargada, Keanu Al Azhari tomou a P4 de Pedro Clerot. Ricardo Gracia conseguiu manter sua P11 e Fernando Barrichello começou a ganhar posições, subindo para a P23. Pedro Clerot estava com dificuldades e era atacado por Matteo de Palo, perdendo contato com os 4 primeiros.

 

 

Jesse Carrasquedo não aguentou a pressão de Ricardo Gracia, escapou da pista e perdeu algumas posições, com o brasileiro entrando na zona de pontos. A direção de prova deu várias advertências por track limits durante a prova e o resultado viria após o fim da prova, com as punições por tempo (5s). Na pista, Ricardo Gracia conseguiu tirar a diferença para Alexandr Abkhazava, mas não conseguiu tomar a P9. Pedro Clerot “salvou” a P5 e Fernando Barrichello terminou na P23. No campeonato, Pedro Clerot, com 108 pontos, perdeu a liderança para Theophile Nael (132). Fernando Barrichello é o P13, com 6 pontos e Ricardo Gracia o P15 com 5. A próxima etapa será em Jerez de la Frontera, no final de setembro.

 

E assim concluímos assim mais um desafio, acompanhando as categorias de base com os brasileiros buscando uma oportunidade de crescer no automobilismo internacional em qualquer dos continentes pelo mundo e vamos continuar tentando manter o compromisso da coluna semanal. 

 

Um abraço a todos,

 

Genilson Santos

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid. 
Last Updated ( Monday, 26 June 2023 08:32 )