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Rafael Câmara vence na F. Regional Europeia e Kiko Porto vai ao pódio na PRO2000 PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Saturday, 01 July 2023 20:28

Alô galera que lê os Nobres do Grid... Salve Jorge!

 

Nesse final de semana tivemos overdose de corridas envolvendo os pilotos brasileiros e por isso eu fui obrigado a fazer duas colunas. Nesta aqui, comentando como foram as corridas da Fórmula Regional Europeia, na sempre desafiadora pista de Spa Francorchamps, Rafael Câmara e Emerson Fittipaldi Jr. e nos Estados Unidos, Francisco ‘Kiko’ Porto e Nicholas Monteiro foram até Mid-Ohio pela categoria USF PRO2000.

 

A outra será exclusiva para os brasileiros que estiveram correndo no Red Bull Ring, na Áustria, pela FIA Fórmula 3 – com o trio Gabriel Bortoleto, Caio Collet e Roberto Faria – e FIA Fórmula 2 – Com Enzo Fittipaldi. Assim eu evito fazer um mega textão e não enlouqueço as editoras do site.

 

Fórmula Regional Europeia

As atividades de pista em Spa Francorchamps para a Fórmula Regional Europeia começaram cedo. Na quinta-feira já tínhamos motor roncando e os nossos dois representantes certamente sob pressão. Emerson Fittipaldi Jr. não tinha muito o que fazer com a sua equipe – Sainteloc – uma novata na categoria, mas na etapa passada, com a estreia de Esteban Masson e com os resultados obtidos pelo francês, isso certamente incomodou. Na Prema, com Andrea Kimi Antonelli com mais do dobro dos pontos após 6 corridas, Rafael Câmara precisa reagir.

 

 

Na manhã da quinta-feira tivemos dois treinos livres e a Prema dominou os primeiros movimentos, com Rafael Câmara sendo o mais rápido entre os 34 pilotos que foram pra pista. Emerson Fittipaldi Jr. foi o P29, 1,765s mais lento que o piloto da Prema. Na segunda sessão os tempos baixaram mais de meio segundo e Rafael Câmara ficou na P4, a meio segundo de Tim Tramnitz. Emerson Fittipaldi Jr. melhorou e ficou com a P23, quatro posições apenas abaixo de Esteban Masson.

 

Na parte da tarde, naquelas coisas que só a Fórmula Regional Europeia consegue fazer, os pilotos foram para a pista a fim de definir o grid da corrida 2, que seria disputada no sábado (a definição do grid da corrida 1, programada para a sexta-feira estava marcada para a manhã deste mesmo dia) Pista seca, mas um céu cinzento não era nada confortável. O Grupo A foi pra pista e nele estava Rafael Câmara.

 

 

Após três voltas para aquecer os pneus os pilotos, com uma disputa para não se dar vácuo para os rivais, partiram para fazer voltas efetivamente rápidas e em sua primeira passagem Rafael Câmara fez 2m16,1s e após todos passarem o brasileiro tinha a P3 provisória. Na passagem seguinte, ele virou em 2m15,8s e conseguiu melhorar para a P2, com chance de mais uma volta, mas a volta em 2m15,845 deu ao brasileiro um lugar na segunda fila na corrida do sábado.

 

Alguns minutos depois foi a vez do grupo B ir pra pista, com um pouco mais de borracha no asfalto para ajudar na classificação. Emmo Fittipaldi Jr veio pra pista e após três voltas de condicionamento da borracha os pilotos começaram a estabelecer voltas realmente rápidas e na primeira passagem Emmo Fittipaldi Jr. tinha a P11 provisória. Na sua segunda passagem, mesmo melhorando sua volta para 2m17,1s, o brasileiro caiu para a P14. Na última tentativa ele melhorou para 2m16,801s, mas continuou na P14 em seu grupo.

 

 

Na manhã da sexta-feira os pilotos da Fórmula Regional Europeia retornaram à pista para o treino de classificação 2, que na verdade era o 1, uma vez que era o treino para a definição do grid para a corrida de logo mais. O primeiro grupo a ir para a pista foi o grupo B, no qual estava Emmo Fittipaldi Jr. O céu continuava nublado, mas com o sol tentando quebrar a barreira de nuvens após as chuvas durante a noite.

 

A transmissão teve um problema técnico logo no início do início dos 15 minutos determinados, voltando apenas nos 5 minutos finais, com problemas de áudio. Nesta altura, Emmo Fittipaldi Jr. tinha a P13 provisória. Nos segundos finais, todo mundo atrapalhou todo mundo e ninguém melhorou seus tempos por não conseguirem abrir uma última volta. O nosso representante ficou com a P13, com uma volta em 2m17,160s.

 

 

Logo a seguir veio o grupo A, onde estava Rafael Câmara e era a hora deste grupo tentar ter vantagem com a pista mais emborrachada como o grupo B teve na sexta-feira. Após aquecerem os pneus de forma apropriada, os pilotos começaram a virar voltas rápidas e em sua primeira volta rápida o brasileiro cravou 2m15,5s e a P2 provisória. Na segunda volta rápida o piloto da Prema marcou 2m15,2s e provisoriamente assumiu a P1 (e a transmissão não mostrava o brasileiro). No final do treino Rafael Câmara fez mais uma volta lançada e com 2m15,110s foi o mais rápido do grupo de forma sensacional.

 

Menos de 5 horas após o final do treino os pilotos estavam de volta à pista para a primeira das duas corridas do final de semana e Rafael Câmara estava largando na pole position, mas o início de volta é sempre complicado em Spa Francorchamps. Emmo Fittipaldi Jr. estava largando na P25 e precisaria fazer uma corrida épica para conseguir chegar na zona de pontos. Completada a volta de apresentação os pilotos voltaram ao grid para os 30 minutos +1 volta de corrida.

 

 

Apagadas as luzes vermelhas, Rafael Câmara fez uma largada espetacular e conseguiu chegar na Les Combes em condições de não perder a posição para Tim Tramnitz ou Martinius Stenshorne. Depois disso, descendo até a Bus Stop, o brasileiro foi abrindo para os pilotos da R-Ace GP. Emmo Fittipaldi Jr. manteve a P25 na largada e fechou a primeira volta na P24. Na volta 2, Rafael Câmar resistiu a mais uma tentativa de Tim Tramnitz. Martinius Stenshorne já precisava se preocupar com Kimi Antonelli.

 

Enquanto Rafael Câmara conseguia respirar em relação a Tim Tramnitz, Emmo Fittipaldi perdia a P24 para Laurens Van Hoepen na abertura da volra 2. A distância de Rafael Câmara para Tim Tramnitz chegava a 1,1s no início da volta 4, não era muito, mas era preciso torcer para não ter uma entrada do safety car. Emmo Fittipaldi foi superado por Van T. Hoff, mas com a escapada de Enzo Scionti na Source o carro de segurança veio pra pista e agrupou o pelotão. Emmo Fittipaldi Jr. voltou pra P25.

 

 

A relargada veio na abertura da volta 6 com menos de 13 minutos para o final da corrida e Rafael Câmara relargou muito bem já Emmo Fittipaldi Jr. foi empurrado pra fora da pista na Source e por pouco não ficou na brita, mas com isso, caiu para a P31 e comprometeu de vez a sua corrida. Lá na frente, Rafael Câmara estava com o carro na mão e voava, abrindo uma vantagem para Tim Tramnitz em apenas uma volta que ele tinha levado três para abrir antes do safety car.

 

No terço final da corrida o piloto brasileiro da Prema já tinha estabelecido quase 2s de vantagem sobre o segundo colocado enquanto Emmo Fittipaldi Jr. subia para a P30, tentando se recuperar do prejuízo da relargada. Não demorou para ele subir para a P29 depois de limpar os pneus. Faltando pouco menos de 5 minutos Sami Meguetounif foi tocado na Les Combes, rodou e ficou na caixa de brita, provocando a segunda entrada do safety car.

 

 

Era um momento crítico da prova para Rafael Câmara que poderia ter que enfrentar uma relargada para uma ou duas voltas finais de bandeira verde e sofrer um ataque que o tirasse da liderança. Emmo Fittipaldi Jr. subiu para a P27 com os dois carros que ficaram fora da prova. A relargada viria para uma única volta, com Rafael Câmara segurando o pelotão até o cronômetro zerar e ele largar espetacularmente novamente, deixando Tim Tramnitz para trás e seguindo para sua primeira vitória na categoria. Emmo Fittipaldi Jr. ganhou mais uma posição e terminou na P26.

 

Na manhã do Sábado os pilotos da Fórmula Regional Europeia voltaram à pista para a segunda corrida da 4ª etapa da temporada e Spa Francorchamps nunca decepciona e tínhamos pista molhada para esta corrida e os pilotos teriam que ter os carros ajustados para esta condição. Rafael Câmara, vencedor do dia anterior, estava largando na P4 e Emmo Fittipaldi Jr largava na P27 e novamente com a ingrata missão de tentar fazer “a corrida da vida” para chegar aos pontos.

 

 

Após a volta de apresentação os pilotos se reposicionaram no grid e, apagadas as lizes vermelhas para os 30 minutos +1 volta de prova, Rafael Câmara perdeu uma posição antes da Source e caiu para a P5 enquanto Emmo Fittipaldi Jr. ganhava uma posição e subia para P26. Ainda na primeira volta Hadrien David tomou a P5 de Rafael Câmara que não parecia estar à vontade com a condição de pista molhada e já estava pressionado por Maya Weug no meio da volta 2, mas no final da volta, ele superou Santiago Ramos para tomar a P5.

 

Emmo Fittipaldi Jr. vinha dando seu melhor para ganhar posições no meio da cortina de água que os carros levantavam à sua frente enquanto Maya Weug continuava na perseguição à Rafael Câmara que não conseguia se aproximar de Hadrien David. No final da volta 3 Emmo Fittipaldi Jr. havia caído para a P29. A diferença entre Adrian David e Rafael Câmara chegava a 2,5s na volta 4 quando voltava a chover deixando a pista mais difícil para todos.

 

 

Oleksandr Partnshev bateu forte na traseira de Nikiil Bohra e provocou a entrada do safety car na volta 5, o que agrupou o pelotão. Emmo Fittipaldi Jr. herdou as posições e era o P28. A relargada viria na volta 7, mas Lucas Medina parou no meio da pista, obrigando a mais duas voltas atrás do carro de segurança. Com a pista limpa, a relargada veio para apenas duas voltas antes do final da corrida.

 

Rafael Câmara largou bem, colado em Hadrien David, mas na Radillon Tim Tramnitz rodou e bateu sozinho, dando a P4 Rafael Câmara e provocando o final de corrida com bandeira vermelha, que manteve o resultado de antes da relargada e prejudicando Rafael Câmara e premiando o erro de Tim Tramnitz, que voltou para a P2 e Emmo Fittipaldi Jr. que tinha subido para a P24 voltou para a P28. A nota triste foi que Dilano Van’t Hoff faleceu após acidentar-se no final da corrida. Ao final da etapa Rafael Câmara subiu para a P5 no campeonato com 67 pontos e Emmo Fittipaldi Jr. era o P28 ainda sem pontos. A próxima etapa será em Mugello, no próximo final de semana.

 

 

Após o final da corrida veio a notícia que devastou a todos os presentes. As imagens da transmissão oficial não mostrou (ou não quis mostrar, mas vídeos feitos pelos presentes no autódromo mostraram o violento impacto aconteceu após a Radillon, no início da reta Kemmel envolvendo Dilano Van't Hoff, Adam Fitzgerald, Joshua Dufek e Enzo Scionti. Os carros de Dufek e Van’t Hoff se tocaram e o carro da MP Motorsport ficou atravessado na pista, sendo atingido por Adam Fitzgerald no meio do spray em “T”. Os dois pilotos foram levados ao centro médico, mas Dilano Van’t Hoff não resistiu aos ferimentos.

 

PRO 2000

A categoria de acesso à Fórmula Indy foi para Mid-Ohio, no estado de Ohio, para a rodada dupla no autódromo de 3.633 metros onde Francisco ‘Kiko’ Porto buscando a liderança do campeonato e Nicholas Monteiro, em seu ano de estreia, entender e evoluir no automobilismo norte americano.

 

 

Na quinta feira os pilotos da categoria tiveram no período da tarde duas sessões de treinos livres e Kiko Porto foi o P3, sendo um dos 6 a virar na casa de 1m18s, ficando a 3 décimos de segundo do melhor tempo. Nicholas Monteiro, conhecendo a pista, virou na casa de 1m20s, ficando com a P20 e a 2s de Michael D’Orlando. No segundo treino, os tempos baixaram um pouco e Kiko Porto ficou com a P4, marcando 1m18,4613s, 11 centésimos mais lento que o P1. Nicholas Monteiro baixou 4 décimos de seu tempo do primeiro treino, ficando com a P18 a 1,75s de Salvador de Alba.

 

Na sexta-feira tivemos pela manhã mais um treino livre e a classificação para a corrida 1. No treino livre, mesmo com mais borracha na pista, mas o asfalto mais frio, a diferença entre os pilotos diminuiu. Kiko Porto fez sua melhor volta em 1m18,3624s, 2 décimos mais lento que Salvador de Alba. Nicholas Monteiro ficou com a P19, entrando na casa dos 1m19s e ficando a 1,36s do P1 em boa evolução. No treino de classificação Kiko Porto mandou muito bem e fez sua melhor volta em 1m17,5466s, mas ficou a 57 milésimos de Michael D’Orlando. Nicholas Monteiro, apesar da P19, evoluiu muito e ficou a 1s do pole position, com uma volta em 1m18,4956s.

 

 

Ainda no mesmo dia, no início da tarde tivemos a definição do grid de largada da segunda corrida, que também aconteceria no sábado e Kiko Porto continuou pilotando em alto nível, ficando com a P3, ao marcar 1m17,5053s, ficando a apenas 19 milésimos da pole position. Nicholas monteiro foi novamente o P19, com uma volta um pouco pior em relação ao Q1, mas o tempo de 1m18,7395s a 1,25s do pole position.

 

No final da manhã do sábado os pilotos da PRO2000 retornaram à pista para a primeira das duas corridas, ambas sendo disputadas no sábado. Nicholas Monteiro estava largando na P19 depois de enfrentar muitas dificuldades nos treinos, enquanto Kiko Porto, em um circuito onde tem um bom histórico desde a USF2000, estava largando na P2, na primeira fila ao lado de um velho adversário, Michael D’Orlando.

 

 

O céu estava encoberto, mas a pista estava seca e todos os pilotos estavam usando pneus slicks. Após uma volta atrás do safety car foi dada a largada e Kiko Porto manteve sua P2, assim como Nicholas Monteiro manteve a sua P19. Infelizmente Kiko Porto foi jogado para a grama por Salvador de Alba na curva 4, voltando para a pista sem controle na curva 5 e sendo atingido por Jonathan Browne e Jordan Missig Missig. O acidente provocou a entrada do safety car e o fim precoce da corrida para Kiko Porto.

 

Três carros ficaram fora da prova e com isso Nicholas Monteiro foi para a P15. A relargada veio na volta 6 e Nicholas monteiro manteve a sua P15 até Salvador de Alba ir para os boxes cumprir um ‘drive thru’ por causar o acidente que tirou Kiko Porto da corrida (o que não aliviou em nada o prejuízo do brasileiro no campeonato), mas em ritmo de corrida, o brasileiro não estava bem na primeira metade da prova, caindo para a P16. Tivemos mais uma entrada do safety car na volta 15 com o abandono de Reece Ushijima, que rodou com o início da chuva.

 

 

Diferente do que acontece na Europa, a direção de prova colocou bandeira vermelha e os carros foram todos aos boxes para trocar os pneus para pneus de chuva sem predas de posição. Após o resgate, de Ushijima e a troca de pneus os carros voltaram pra pista e Lindsay Brewer rodou sozinha na mesma saída de curva de Ushijima e a prova ia terminar por tempo, com 2 minutos e meio para o fim. Nicholas monteiro mostrou habilidade, ganhou posições e terminou na P12.

 

No final da tarde do sábado, com o céu ainda com bastante nuvens, mas com sol e poucas possibilidades de chuva, os pilotos da PRO2000 voltaram à pista para segunda e última corrida do final de semana. Kiko Porto estava largando na P3 e Nicholas Monteiro na P19. Kiko Porto teve sorte em relação ao líder do campeonato que também teve problemas na corrida 1 e terminou na P11, mas na corrida 2, Myles Rowe era o pole position.

 

 

Após uma volta atrás do safety car os pilotos alinharam dois a dois e quando veio a bandeira verde para as 30 voltas da corrida, Kiko Porto manteve a P3, mas já era atacado por Bijoy Garg e Salvador de Alba que chegaram a fazer um three-wide na reta antes da curva 5. Felizmente, desta vez, Kiko Porto não apenas evitou um novo acidente como manteve a sua posição. Nicholas Monteiro fez uma ótima largada e ganhou posições, subindo para a P17. Jackson Lee rodou na saída da curva 4 e provocou a entrada do safety car no início da volta 2. Bom para Kiko Porto que tinha perdido o contato com os dois primeiros.

 

A relargada veio na volta 4 e Kiko Porto largou muito bem e consegui, antes da sinistra curva 4, tomar a P2 de Michael D’Orlando, mas o norte americano não desistiu e os dois fizeram algumas curvas lado a lado até o brasileiro segurar a posição. Nicholas Monteiro também relargou bem e tinha a P16 ao final da volta 4. A disputa pela P2 continuava aberta envolvendo Kiko Porto, Michael D’Orlando e Salvador de Alba.

 

 

Kiko Porto tentava escapar, mas parecia ter menos velocidade de reta. Na volta 6 o brasileiro conseguiu um pequeno respiro e com osso chegou mais perto de Miles Rowe. Nicholas Monteiro perdeu a posição para Jonathan Browne, caindo para a P17 na volta 7. Os quatro primeiros abriram vantagem e estavam bem próximos na altura da volta 10. Nicholas Monteiro tinha um atraso de 3s para Jonathan Browne e liderava o último pelotão. Kiko Porto errou e permitiu um novo ataque de Michael D’Orlando que trazia com ele Salvador de Alba. Miles Rowe voltou a abrir com isso.

 

Kiko Porto recuperou o ritmo e voltou a se aproximar do líder na volta 12, mas trouxe Michael D’Orlando com ele e Salvador de Alba estava próximo. Na volta 15 a diferença do P1 para o P4 era de 1,1s. Mesmo entrando muito próximo de Miles Rowe na reta mais longa, Kiko Porto não parecia conseguir fazer um bom uso do vácuo. Salvador de Alba foi pra cima de Michael D’Orlando que passou a ter que cuidar dos retrovisores. Na altura da volta 20 Nicholas Monteiro era um solitário na P17, longe de Jonathan Browne e de Lindsay Brewer.

 

 

Kiko Porto perdeu contato com Miles Rowe na volta 21 e voltou a ser atacado por Michael D’Orlando. Na volta seguinte Kiko Porto se reaproximou do líder, mas não atacava Miles Rowe. O pelotão chegou e agora eram 10 carros bem próximos. Os 4 primeiros voltaram a abrir e Kiko Porto estava mais próximo que nunca do líder. Francesco Pizzi teve problemas e caiu pra P17, com Nicholas Monteiro ganhando a posição. Faltando 5 voltas para o final, Kiko Porto teve a melhor chance na corrida para atacar pela vitória, mas faltava velocidade de reta. Kiko Porto teve que se contentar com a P2, mas voltou ao pódio na categoria. Ao final da etapa, o brasileiro era o P2 no campeonato, com 187 pontos, 64 atrás do líder Miles Rowe. Nicholas Monteiro era o P18 com 68 pontos. A próxima etapa será em Toronto, pista de rua, em duas semanas.

 

 

E assim concluímos assim mais um desafio, acompanhando as categorias de base com os brasileiros buscando uma oportunidade de crescer no automobilismo internacional em qualquer dos continentes pelo mundo e vamos continuar tentando manter o compromisso da coluna semanal. 

 

Um abraço a todos,

 

Genilson Santos

 

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.