Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Rafael Câmara vai ao pódio em Mugello e Nicolas Giaffone vence mais uma nos EUA PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 09 July 2023 18:01

Alô galera que lê os Nobres do Grid... Salve Jorge!

 

Nesse final de semana tivemos outra overdose de corridas envolvendo os pilotos brasileiros e mais uma vez optei por fazer duas colunas. Nesta aqui, comentando como foram as corridas da Fórmula Regional Europeia, no veloz traçado do circuito de Mugello, na Itália, Rafael Câmara, depois de sua primeira vitória, e Emerson Fittipaldi Jr. e falando sobre os brasileiros pelo mundo, Igor Fraga correu no autódromo de Suzuka e nos Estados Unidos era a vez de Nicolas Giaffone e Lucas Fecury acelerarem em Mid-Ohio pela categoria USF2000Jr.

 

A outra será exclusiva para os brasileiros que estiveram correndo no mítico de autódromo de Silverstone, na Inglaterra. Pela FIA Fórmula 3 – com o trio Gabriel Bortoleto, Caio Collet e Roberto Faria – e FIA Fórmula 2 – Com Enzo Fittipaldi. Assim eu continuo evitando os mega textões e não enlouquecendo as editoras do site.

 

Fórmula Regional Europeia

Menos de uma semana após a etapa disputada a Spa Francorchamps, equipes e pilotos da Fórmula Regional Europeia estavam no circuito italiano de Mugello para a 5ª etapa do campeonato de 2023, desta vez com a programação indo da sexta-feira ao domingo. Na sexta-feira tivemos as duas sessões de treinos livres e na primeira delas, Rafael Câmara não foi muito bem, ficando com a P17 entre os 29 pilotos que foram pra pista. Emerson Fittipaldi Jr. foi o P26.

 

 

Na segunda sessão as coisas melhoraram para os brasileiros, com Rafael Câmara terminando na P8 e Emmo Fittipaldi Jr. com uma boa P14. Os dois treinos aconteceram com uma boa temperatura de verão, sol e pista seca, com o asfalto quente, mas não a ponto de destruir os pneus. Alguns pilotos não participaram desta etapa, como Esteban Masson, que fez as duas últimas etapas do campeonato com a equipe Sainteloc, deixou novamente o jovem herdeiro da família Fittipaldi com o colombiano Lucas Medina.

 

 

Na manhã do sábado tivemos o treino de classificação para a corrida que aconteceria algumas horas depois, no início da tarde. Como é regra na categoria, o grid foi dividido em dois grupos. O Grupo A foi o primeiro a ir pra pista e Rafael Câmara estava nele. A pista estava seca, mas mesmo com muitas nuvens no céu, não parecia haver risco de chuva para nenhuma das duas entradas em pista dos grupos.

 

Após aquecerem apropriadamente os pneus, os pilotos começaram a virar voltas efetivamente rápidas na metade final dos 15 minutos e em sua primeira volta rápida Gabriel Câmara virou 1m43,549s e depois de todos fazerem a primeira passagem ele era o P3, atrás dos carros da R-Ace GP. Na segunda passagem o brasileiro marcou 1m43,085s, mas os carros da R-Ace GP estavam na casa de 1m42s. Após uma volta pra dar uma resfriada nos pneus todos foram para uma última tentativa e mesmo melhorando para 1m43,000s, Rafael Câmara foi superado por pilotos que normalmente largam atrás dele e terminou como o P6 no seu grupo e 7 décimos longe dos carros da R-Ace GP.

 

 

Logo em seguida vieram os carros do grupo B, onde estava Emmo Fittipaldi Jr. Após o processo de aquecimento dos pneus os pilotos começaram a virar as voltas efetivamente rápidas e na sua primeira passagem, mesmo buscando Kimi Antonelli como referência, o brasileiro virou em 1m44,174s, ficando provisoriamente na P12. Na segunda passagem Emmo Fittipaldi Jr. fez a volta em 1m43,863s, subindo pra P11. Depois de uma volta para resfriar os pneus, em sua última tentativa Emmo Fittipaldi Jr. não conseguiu melhorar seu tempo e ficou com a P11.

 

 

No início da tarde os pilotos retornaram à pista para a primeira das duas corridas, com uma cerimônia de 1 minuto de silencia pela morte de Dilano Van’t Hoff. Para a corrida, com Rafael Câmara largando na P11, precisando de uma corrida de recuperação, especialmente vendo Kimi Antonelli largando na primeira fila, o desafio do brasileiro da equipe Prema só não era maior que o de Emmo Fittipaldi Jr. que largava na P22. O sol estava forte e o asfalto quente para a prova.

 

 

Após a volta de apresentação os pilotos se reposicionaram no grid e, apagadas as luzes vermelhas para os 30 minutos +1 volta, Rafael Câmara fez uma largada agressiva e pagou caro na curva 2, caindo para a P12. Emmo Fittipaldi Jr. foi cauteloso em excesso e caiu para a P25. Na abertura da volta 2 Rafael Câmara tomou a P11 de Sami Tanguevelou e em seguida a P10 de Maceo Capietto. Emmo Fittipaldi Jr. também ganhou duas posições, subindo para P23. E na abertura da volta 3 tomou a P22 de Tom Lebbon.

 

 

Os 4 primeiros abriram uma pequena vantagem para o segundo pelotão, onde Rafael Câmara tentava atacar Santiago Ramos, mas Maceo Capietto vinha muito próximo do brasileiro. Emmo Fittipaldi Jr. atacava Marcus Amand. Enquanto Rafael Câmara tomava a P9 de Santiago Ramos, Tom Lebbon recuperava a P22 de Emmo Fittipaldi Jr. Não demorou para Rael Câmara superar Roman Bilinski e ganhar a P8. A briga pela P5 envolvia 4 carros e Rafael Câmara era o mais rápido entre eles e não demorou para ganhar a P7 de Maya Weug. Mais atrás, Emmo Fittipaldi Jr. havia perdido contato com Tom Lebbon e era ainda o P23 na metade da corrida.

 

 

Kirill Small bateu rodas dom Joshua Durksen, saiu da pista e ficou preso na brita, o que provocou a entrada do safety car, agrupando o pelotão. Emmo Fittipaldi Jr. herdou a P22, mas não parecia ter ritmo para ganhar posições. A relargada veio com menos de 9 minutos para o final e o vácuo na reta foi fundamental para Rafael Câmara tomar a P6 de Lorenzo Fluxa. Emmo Fittipaldi Jr. conseguiu manter a P22. Lorenzo Fluxa não desistiu fácil enquanto o brasileiro buscava Joshua Dufek, mas apesar da tentativa de se aproximar, não conseguiu tomar a P5. Emmo Fittipaldi Jr. foi o P22.

 

Na manhã do domingo tivemos o treino classificatório para a corrida que aconteceria no leio da tarde. Novamente divididos em dois grupos, era hora do Grupo B ir pra pista primeiro e nele estava Emmo Fittipaldi Jr. que tentava buscar o acerto do treino livre da sexta-feira, quando conseguiu o 14° tempo. Novamente com sol e pista seca, os pilotos foram preparando seus pneus para fazer voltas rápidas na segunda metade dos 15 minutos.

 

 

A primeira volta cronometrada de Emmo Fittipaldi Jr. foi em 1m53,453s, mas esse tempo iria baixar muito. Na passagem seguinte a volta do brasileiro foi em 1m44,994s, com uma P8 provisória, mas ele precisava melhorar para a casa de 1m43s, mas a segunda volta rápida de Emmo Fittipaldi Jr. ficou em 1m44,616s. Ainda havia tempo para resfriar os pneus e fazer mais uma tentativa e ele conseguiu melhorar para 1m44,331s, mas repetiu a P11 do treino do sábado.

 

Logo em seguida vieram pilotos do Grupo A onde estava Rafeal Câmara, que mostrou ter carro para largar mais à frente do que a 6ª fila da corrida 1 e conseguir um melhor resultado de corrida. Seguindo o quem tem sido feito, todos foram aquecendo seus pneus para na segunda metade dos 15 minutos de treino fazerem duas voltas rápidas, resfriarem os pneus e tentaram uma volta final.

 

 

Em sua primeira volta rápida Rafael Câmara marcou 1m43,245s, mas precisava entrar na casa de 1m42s se quisesse largar nas primeiras posições e ele conseguiu 1m42,939s na sua segunda passagem, mas ainda tinha os carros da R-Ace sem voltas realmente rápidas. Depois de uma volta para resfriar os pneus e fazer mais uma tentativa, Rafael Câmara conseguiu uma grande volta em 1m42,667s para ser o mais rápido do Grupo B, mas perder a pole por 17 milésimos.

 

No meio da tarde do domingo tivemos a corrida de encerramento da 5ª etapa da Fórmula Regional Europeia e com dois carros da Prema na primeira fila e Rafael Câmara largando na P2. Enzo Fittipaldi era o P21 e precisaria fazer aquela corrida que não conseguiu fazer até este momento da temporada. O sol já não estava tão forte, mas ainda tínhamos altas temperaturas do ar e do asfalto para sacrificar pneus, carros e pilotos.

 

 

Depois da volta de apresentação, os pilotos voltaram ao grid e, apagadas as luzes vermelhas para os 30 minutos +1volta de corrida, Rafael Câmara tomou o vácuo de Kimi Antonelli, fez a San Donato lado a lado, mas teve que recolher para a P2 na chicane, os dois carros da Prema precisavam abrir vantagem para fugir dos ataques e depois pensar em disputar a vitória. Enzo Fittipaldi Jr fez uma primeira volta conservadora e manteve sua P21 no fechamento da primeira volta, mas ganhou a posição de Roman Bilinski, que danificou sua asa dianteira.

 

 

Na volta 2 uma batida de Kirill Smal e Niels Koolen provocaram a entrada do safety car. Enzo Fittipaldi herdou as posições e subiu para a P18. O resgate foi demorado e a relergada veio com 19 minutos para o final da corrida. Rafael Câmara relargou bem e evitou qualquer ataque de Martinius Stenshorne nas primeiras curvas, mas não atacou o líder Kimi Antonelli para não perder tempo nas primeiras voltas. Mas sem pressão do piloto da R-Ace, o brasileiro procurou se aproximar de seu companheiro de equipe.

 

 

Alessandro Giusti tomou a P18 de Emmo Fittipaldi Jr na volta 9 e Rafael Câmara tinha 1s de vantagem sobre Martinius Stenshorne, mas perdia 1,3s para Kimi Antonelli. Tivemos uma nova entrada do safety car provocada pela saída de pista de Maya Weug. Com isso, Emmo Fittipaldi voltou para a P18, mas o pelotão estava novamente agrupado para os minutos finais da corrida. Na relargada, a 5 minutos do final, Rafael Câmara teve mais trabalho para manter a P2 só que Lorenzo Fluxa escapou e ficou na caixa de brita da chicane da San Donato e o safety car voltou pra pista. Enzo Fittipaldi superou Joshua Durksen e era o P16 antes da disputa ser suspensa.

 

 

A relargada foi para uma volta de tudo ou nada e Rafael Câmara foi pra cima de Kimi Antonelli. Enzo Fittipaldi superou Tom Lebbon e subiu pra P15. Apesar dos ataques, Rafael Câmara terminou na P2. Enzo Fittipaldi ganhou a P14 e, após a linha de chegada, Martuinus Stenshorne e Santiago Ramos se tocaram e bateram forte contra o muro dos boxes. Martuinus Stenshorne nem foi ao pódio. Ao final da etapa, Rafael Câmara subiu para a P5 no campeonato, com 93 pontos. Emmo Fittipaldi Jr. ainda era o P29, sem pontos somados. A próxima etapa será em duas semanas, no circuito de Paul Ricard.

 

Brasileiros pelo mundo.

No final de semana anterior tivemos mais uma rodada tripla da Superformula Light no Japão, disputada no Autódromo de Suzuka. Nosso representante, Igor Fraga, conseguiu uma ótima P3 na primeira classificação, referente a primeira das três corridas. Na segunda classificação, para a segunda corrida e a corrida 3, de grid invertido para os primeiros colocados, seu carro teve um problema elétrico e o brasileiro nem conseguiu sair dos boxes, sendo assim, obrigado a largar da última fila.

 

 

Na primeira corrida, com a pista um pouco molhada, mas não o suficiente para obrigar os pilotos a colocar pneus de chuva e Igor Fraga acabou sendo envolvido em um acidente ainda na primeira volta e foi forçado a abandonar a corrida. Nas duas corridas que largou da última posição, mesmo fazendo grandes corridas de recuperação, o piloto brasileiro não conseguiu ir além da P9 na corrida 2 e da P7 na corrida 3.

 

Nos Estados Unidos, Nicolas Giaffone e Lucas Fecury foram para Mid-Ohio para mais uma rodada dupla da USF2000Jr e o líder do campeonato começou a programação com a força do líder do campeonato, dominando os primeiros treinos livres, cominando a sessão de classificação e vencendo a corrida sem dar chances aos adversários e vencendo a corrida 1, na sexta-feira, de ponta a ponta, resistindo aos ataques de Quinn Armstrong na última relargada após a bandeira amarela. Lucas Fecury não conseguiu um bom acerto para seu carro e largou na P12. Na corrida, chegou a avançar até a P10, mas ficou fora da prova na metade final da disputa.

 

 

No sábado tivemos a segunda sessão de classificação e a segunda corrida do final de semana. As coisas não foram tão bem para Nicolas Giaffone como nos dias anteriores, com o piloto da De Force Racing ficando apenas com a P5 nos treinos de definição do grid e com Lucas Fecury duas posições atrás, largando na P7. Na corrida, Nicolas Giaffone caiu para a P6 e tentou recuperar posições logo no início, mas acabou batendo forte na traseira de Ethan Barker e abandonou a corrida. Lucas Fecury havia caído para a P9 na largada, recuperou duas posições com o acidente e terminou na P7. No campeonato, apesar da vitória de Quinn Armstrong, o brasileiro continuava folgado na liderança do campeonato com 270 pontos, 66 a mais que o segundo colocado. Lucas Fecury era o P6 com 151 pontos.

 

E assim concluímos assim mais um desafio, acompanhando as categorias de base com os brasileiros buscando uma oportunidade de crescer no automobilismo internacional em qualquer dos continentes pelo mundo e vamos continuar tentando manter o compromisso da coluna semanal. 

 

Um abraço a todos,

 

Genilson Santos

 

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid. 
Last Updated ( Sunday, 09 July 2023 18:29 )