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Kiko Porto volta a vice liderança na PRO2000 e Nicholas Monteiro mostra evolução PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 16 July 2023 16:30

Alô galera que lê os Nobres do Grid... Salve Jorge!

 

Nesse final de semana só tivemos corridas envolvendo os pilotos brasileiros, nos Estados Unidos.

 

Francisco ‘Kiko’ Porto e Lucas Fecury cruzaram a fronteira do Canadá para acelerar nas ruas da bela cidade de Toronto em duas corridas pelo campeonato que está entrando em sua reta final.

 

Assim como as ruas escolhidas para a montagem do traçado canadense, a disputa pelo campeonato estava ficando complicada para Kiko Porto, que não conseguia diminuir a diferença para o líder do campeonato Miles Rowe, que vinha vencendo corridas e sendo muito regular quando não vencia, estabelecendo uma diferença confortável para o nosso representante na disputa. Nicholas Monteiro, em seu primeiro ano no automobilismo norte americano, em uma equipe com menos recursos, vinha fazendo seu aprendizado.

 

 

A programação do final de semana foi consideravelmente mais curta do que em etapas anteriores. Na sexta-feira tivemos apenas um treino livre no período da manhã antes dos pilotos partirem para o treino de classificação, disputado na parte da tarde. No treino livre, Kiko Porto ficou com a P7, com a melhor volta em 1m12,550s, 860 milésimos mais lento que Michael D’Orlando. Nicholas Monteiro foi o P17 entre os 19 inscritos, com uma volta em 1m14,027s. No treino classificatório, com a pista bem mais emborrachada, os tempos de volta baixaram em mais de 2 segundos. Kiko Porto fez a P5, com 1m10,654s, mas esse tempo estava a 1s do tempo da pole position. Nicholas Monteiro repetiu a P17, mas sua volta foi de 1m11,945s.

 

 

O sábado tinha reservado o início da manhã para o treino de definição do grid para a corrida do domingo, menos de três horas antes da largada para a corrida 1, do sábado. Um risco a mais para quem ia andar no limite e, caso batesse, poderia comprometer a melhor condição do carro para a corrida. Os tempos continuaram caindo, mas as coisas não foram nada bem para nossos pilotos. Kiko Porto pouco melhorou em relação ao treino na sexta-feira e ficou apenas com o 9º tempo, marcando 1m10,541s. Nicholas Monteiro foi o P18, meio segundo mais rápido que no dia anterior, marcando 1m11,324s.

 

No final da manhã do sábado os pilotos colocaram seus carros no pitlane para a preparação da primeira corrida. Após a volta de apresentação o safety car deixou a pista e tivemos bandeira verde para as 25 voltas programadas e Kiko Porto não largou bem, caindo para a P8. Nicholas Monteiro também não largou bem e caiu para a P19. Apesar de ser um circuito de rua, algumas avenidas largas faziam parte do traçado. Com isso, Nicholas Monteiro tomou a P18 de Lindsay Brewer na volta 4.

 

 

Kiko Porto vinha colado em Lirin Zendeli. Joel Gandfors vinha na P5 segurando um pelotão de 7 carros e deixando os carros da frente abrir vantagem. Com o líder do campeonato na ponta isso era péssimo para Kiko Porto. Lá trás, Nicholas Monteiro superava Yuven Sundaramoorthy e ganhava a P17, mas tinha 6s de atraso em relação ao P16. Joel Granfors apertou o ritmo e era Francesco Pizzi que passava a segurar o ritmo do pelotão que juntava 7 carros, mas sem ataques efetivos.

 

 

Jack Miller e Louka St-Jean, naquele pelotão compacto, tentaram fazer a curva 9 ao mesmo tempo e acabaram batendo, provocando a entrada dos safety car na volta 15. Bom para Nicholas Monteiro, que herdou as duas posições e também com o agrupamento do pelotão e também para Kiko Porto. A relargada (sempre demorada nas corridas nos EUA) não acontencia e com uma garoa que começou a cair, a direção de prova deu bandeira vermelha faltando 5 voltas para o final.

 

 

Com pneus de chuva os pilotos voltaram pra pista atrás do safety car para o final da corrida e teve piloto rodando na volta de retorno. Com 4 voltas para o final em bandeira verde. O líder do campeonato errou e passou reto em uma das curvas. Kiko Porto foi agressivo e passou Francesco Pizzi, assim como Nicholas Monteiro que subiu para a P13. Kiko Porto era o P6 quando Jace Denmark enfiou o carro em uma das barreiras de pneus. Jonathan Browne fez o mesmo e tivemos nova bandeira amarela na penúltima volta e a corrida terminou sob bandeira amarela. Kiko Porto foi o P5 e Nicholas Monteiro o P11, mostrando habilidade na pista molhada.

 

No domingo pela manhã tivemos a segunda corrida do final de semana e depois de ter chovido antes da corrida da USF2000, o sol apareceu e secou rapidamente a pista, permitindo que os pilotos pudessem largar com pneus slicks. Kiko Porto estava largando na P9 e Nicholas Monteiro, que andou muito bem na pista molhada nas voltas finais da corrida do sábado, largava na P18.

 

 

Depois da volta atrás do safety car os pilotos alinharam dois a dois e quando veio a bandeira verde eles largaram para 25 voltas e Kiko Porto escapou de uma pancada na primeira curva envolvendo três carros Christian Weir, Joel Granfors e ricardo Escotto. Louka St-Jean bateu atrás deles. Kiko Porto escapou mantendo a P9 e Nicholas Monteiro saiu no lucro subindo para a P13 enquanto os socorristas tiravam os carros da pista.

 

A relargada veio na volta 5 e Kiko Porto manteve a P9, mas tivemos novos problemas nas primeiras curvas. Jece Denmark perdeu a asa dianteira e Kiko Porto subiu pra P8, como Nicholas Monteiro foi pra P12, mas logo foi superado por Luke Browne. Na volta 8 Kiko Porto tinha que se defender dos ataques de Yuven Sundaramoorthy, forçando-o a uma pilotagem mais defensiva e com isso perdia contato com Francesco Pizzi, Nicholas Monteiro estava na disputa pela P11 com Jack Millere Luke Browne.

 

 

Na metade da corrida o sol tinha sumido e o risco de chuva voltava e uma bandeira amarela podia ajudar Kiko Porto que havia perdido o contato com Francesco Pizzi tendo que segurar Yuven Sundaramoorthy e Bijoy Garg. Nas voltas finais Michael D’Orlando perdeu rendimento e foi pro pelotão que brigava da P2 até a P7. Kiko Porto era o P8, 5s atrás, mas a situação de D’Orlando era complicada com uma avaria na asa dianteira.

 

Kiko Porto subiu para a P7 a 5 voltas do fim, mas continuava com Sundaramoorthy nos retrovisores. A 2 voltas do fim Nicholas Monteiro passou por Michael D’Orlando e subiu pra P12. e com uma P7 e uma P12 os brasileiros se despediram de Toronto. Kiko Porto reassumiu a P2 no campeonato com 218 pontos, mas 81 pontos atrás do líder. Nicholas Monteiro era o P17 com 88. Próxima etapa: COTA, em 2 semanas.

 

 

E assim concluímos assim mais um desafio, acompanhando as categorias de base com os brasileiros buscando uma oportunidade de crescer no automobilismo internacional em qualquer dos continentes pelo mundo e vamos continuar tentando manter o compromisso da coluna semanal. 

 

Um abraço a todos,

 

Genilson Santos

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.