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Final de semana difícil para os brasileiros em Paul Ricard na Fórmula Regional Europeia e F4 italiana PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 23 July 2023 20:47

Alô galera que lê os Nobres do Grid... Salve Jorge!

 

Nesse final de semana tivemos mais uma overdose de corridas envolvendo os pilotos brasileiros e novamente optei por fazer duas colunas. Nesta aqui falo sobre as corridas da Fórmula Regional Europeia, no veloz circuito de Le Castelet, na França, em um evento que também reúne a FIA Fórmula 4 Itália. Pela categoria europeia, Rafael Câmara buscava manter a boa sequência de resultados enquanto Emerson Fittipaldi Jr. continuava em busca dos primeiros pontos na categoria. Na Fórmula 4 italiana, Matheus Ferreira busca uma maior estabilidade em seus resultados  e Aurélia Nobels os seus primeiros pontos na categoria.

 

Na outra coluna, o assunto são os brasileiros que estiveram correndo no travado autódromo de Hungaroring, na Hungria. Pela FIA Fórmula 3 – com o trio Gabriel Bortoleto, Caio Collet e Roberto Faria – e FIA Fórmula 2 – Com Enzo Fittipaldi. Gabriel Bortoleto continua defendendo a liderança do campeonato com uma ótima vantagem sobre os adversários enquanto Caio Collet precisa transformar os shows de pilotagem que tem dado em melhores resultados. Já Roberto Faria, luta contra as limitações de sua equipe.

 

Fórmula Regional Europeia

A programação da categoria europeia que tem o suporte da Alpine começou enfrentando um calor de mais de 30 graus e um asfalto a quase 50 graus no treino pela manhã nessa que é a 6ª etapa das 10 programadas na temporada, e que voltou a ter 33 pilotos inscritos para o final de semana após a trágica morte de Dilano Van’t Hoff. Rafael Câmara continuava na sua recuperação no campeonato enquanto Emerson Fittipaldi Jr. continuava perseguindo seus primeiros pontos.

 

 

Na sexta-feira tivemos dois treinos livres. Um na parte da manhã e outro no período da tarde. Pela manhã Rafael Câmara conseguiu terminar a sessão com a P5, virando em 2m00,311s, 587 milésimos mais lento que Santiago Ramos, o único a conseguir virar uma volta abaixo de 2 minutos. Emerson Fittipaldi Jr. foi o 26º, fazendo sua melhor volta em 2m01,625s, 1,881s mais lento que o P1.

 

No período da tarde os tempos de volta pioraram de uma forma geral, com a temperatura do ar e do asfalto mais baixa do que estava na parte da manhã. Rafael Câmara voltou a ficar com a P5, com sua melhor volta em 2m00,048s. A grande – e positiva – surpresa foi a P9 de Emerson Fittipaldi Jr. fazendo uma volta em 2m00,333s, 551 milésimos atrás do melhor tempo, feito por seu companheiro de equipe, Esteban Masson.

 

 

Na manhã do sábado chegava a hora do treino de classificação para a corrida programada para o período da tarde. Como sempre divididos em dois grupos, tínhamos sol e calor, mas estava menos quente que na sexta-feira. Rafael Câmara estava no grupo A e os pilotos usaram os primeiros minutos para aquecer os pneus, deixando as voltas rápidas para a metade final dos 15 minutos da sessão.

 

Em sua primeira volta efetivamente rápida Rafael Câmara marcou 1m59,773s ficando com a P2 provisória. Como as voltas são muito longas para os carros da categoria, assim como em Spa Francorchamps, uma volta para resfriar os pneus e uma nova tentativa viria nos minutos finais. Na tentativa final o brasileiro, que era o P4 provisório, conseguiu melhorar seu tempo de volta, com 1m59,601s, mas não de posição e terminou como o 5° de seu grupo.

 

 

Em seguida veio o grupo B, que provavelmente se beneficiaria da pista mais emborrachada para conseguir tempos melhores e minhas melhores esperanças estavam na repetição do que Emerson Fittipaldi Jr. havia feito na segunda sessão de treino livre, quando ficou entre os 10 mais rápidos. Aberto os boxes e todos foram rapidamente para a pista. Com as voltas em praticamente 2 minutos, eram menos voltas para tentar marcar um bom tempo.

 

Os pilotos consumiram quase 10 minutos para marcarem tempos efetivamente rápidos. Infelizmente a transmissão ignorava completamente o piloto brasileiro (provavelmente por ele ser um dos vários pilotos sem pontos no campeonato) e sem um livetiming funcional para acompanhar paralelamente a progressão dos tempos, apenas aparecia o piloto brasileiro variando entre a 10ª e a 13ª posição no grupo. No final, mesmo fazendo uma volta em 2m00,093s, Emmo Fittipaldi Jr. ficou com a P13 no seu grupo.

 

Na tarde do sabão os pilotos voltaram à pista para a primeira corrida do final de semana. Rafael Câmara estava largando na P10, com a obrigação de fazer uma corrida de recuperação para chegar no top5 como veio fazendo nas últimas corridas. Emmo Fittipaldi Jr. largava na P24 e tinha novamente o desafio de uma corrida improvável para chegar aos pontos.

 

 

Após a volta de apresentação os 33 pilotos retornaram ao grid e, apagadas as luzes vermelhas para os 30 minutos +1 volta, Rafael Câmara precisou brigar muito para tentar manter sua P10, mas acabou completando a primeira volta na P9. Emmo Fittipaldi Jr. foi muito cauteloso e completou a volta na P24 onde largou. Na segunda volta o excesso de arojo provocou o cidente entre Niels Koolen e Pierre Provost, trazendo pra pista o safety car. Emmo Fittipaldi Jr. herdou as posições e subiu para P22.

 

A relargada veio com 22 minutos para o final e os brasileiros mantiveram suas posições. Rafael Câmara se tocou com Michael Belov na disputa pela P8, mas não ganhou a posição. O brasileiro vinha com Maya Weug se aproximando na P10. Emmo Fittipaldi Jr. perseguia Roman Bilinski, mas sem conseguir supera-lo na altura da metade da prova. Rafael Câmara conseguiu se afastar de Maya Weug e se concentrar em tentar ganhar posições, mas o traçado de Paul Ricard não favorece ultrapassagens, especialmente com a chicane no meio da reta Mistral.

 

 

Emmo Fittipaldi Jr. foi superado por Maceo Capietto e caiu para a P23. Com o desgaste de pneus e o calor afetando o rendimento dos carros, quem tinha um algo a mais conseguiu fazer algo diferente e Rafael Câmara conseguiu superar Michael Belov pra tomar a P8 na última volta, mas era tarde demais para ir mais longe que isso. Emmo Fittipaldi Jr. Superou Joshua Dufek e terminou a corrida na P22.

 

Na manhã do domingo os 33 pilotos da Fórmula Regional Europeia voltaram à pista para o treino de definição do grid para a corrida que aconteceria na tarde do domingo. Desta vez o grupo B foi pra pista primeiro e com ele Emmo Fittipaldi Jr. e novamente tínhamos muito sol e calor. Após aquecerem seus pneus da melhor forma possível os pilotos começaram a virar voltas rápidas e Emmo Fittipaldi Jr. estava sob advertência após o acidente com Charlie Wurz na corrida do sábado.

 

A transmissão pela internet ignorou solenemente Emmo Fittipaldi Jr. durante o treino, mesmo quando ele estabeleceu a P4 provisória, não passando de uma menção, mas nenhuma imagem. Os tempos foram caindo assim como a posição do piloto brasileiro que no final dos 15 minutos da sessão teve como volta mais rápida 2m00,104s, mas esta marca o deixou apenas na P12 do grupo.

 

 

Em seguida veio o grupo A, onde estava Rafael Câmara, sob pressão com o melhor tempo do grupo B obtido pelo seu companheiro de equipe, Andréa Kimi Antonelli. Depois de aquecer os pneus os pilotos começaram a virar voltas rápidas na metade final dos 15 minutos programados e o piloto brasileiro fez sua primeira volta rápida em 1m59,710s. Na segunda volta marcou 1m59,456s e foi superado em seguida pelos pilotos da R-Ace, Tim Tramnitz e Matinius Stenshorne. Na última tentativa o brasileiro fez uma volta em 1m59,448s, mas acabou caindo para a P4 no grupo.

 

Na parte da tarde tivemos a corrida de encerramento da 6ª etapa. Sol, calor, asfalto a 51ºC – pra fritar um ovo – e os brasileiros largando com a necessidade de uma corrida reativa. Rafael Câmara saindo da P8 e Emmo Fittipaldi Jr. na P27 devido a punição pós-corrida de sábado, em um circuito onde as ultrapassagens são muito difíceis, conservar os pneus para tentar algo diferente no final seria a única forma de tentar fazer algo diferente.

 

 

Após a volta de apresentação os pilotos voltaram para suas posições no grid e, apagadas as luzes vermelhas para os 30 minutos +1 volta, Rafael Câmara foi empurrado pra fora do traçado e perdeu muitas posições, caindo para a P26. Emmo Fittipaldi Jr. fechou a primeira volta na P24. Na volta 2 Emmo Fittipaldi Jr. havia subido para a P22 e Rafael Câmara para a P24. Na Volta 3 Rafael Câmara era o P22, depois de superar Emmo Fittipaldi Jr. Em seguida passou Charlie Wurz e Matias Zagazeta subindo para a P20. Emmo Fittipaldi Jr. era superado por Tom Lebbon e caía para a P25.

 

 

Rafael Câmara chegava à P18 na metade da corrida e continuava avançando, com alguns acidentes e superando adversários como Sami Meguetounif. Emmo Fittipaldi Jr. retomou a posição de Tom Lebbon e era o P22. Joshua Dufek teve problemas e os brasileiros ganhar mais uma posição. Rafael Câmara passava Victor Bernier e era o P15 a 10 minutos do final. Em seguida ganhou a P14 de Roman Bilinski. Na volta seguinte tomou a P13 de Marcus Amand e numa disputa pela P10 o brasileiro superou Michael Belov pra ganhar a P12 e foi pra cima de Kas Haverkort e Maceo Capietto para conseguir ao menos 1 ponto, mas acabou na P12. Emmo Fittipaldi Jr. foi o P22. A categoria foi para as férias de verão com Rafael Câmara na P5, com 97 pontos. Emmo Fittipaldi Jr. continuava sem pontos, na P27. A volta será no Red Bull Ring.

 

FIA Fórmula 4 Itália

Em programação conjunta com a Fórmula Regional Europeia, a FIA Fórmula 4 italiana foi para sua 5ª etapa no circuito de Paul Ricard e teve Matheus Ferreira e Aurélia Nobels como nossos representantes. A programação do final de semana tinha um treino livre na sexta-feira, um treino livre e dois treinos de classificação no sábado, além da corrida 1 no final do dia. No domingo, estavam programadas as corridas 2 e 3.

 

 

A previsão meteorológica era de sol e calor para todo final de semana e no primeiro contato com a pista, no treino livre da sexta-feira, Aurélia Nobels ficou com a P25 e Matheus Ferreira com a P30 entre os 37 pilotos inscritos. No sábado, o treino livre teve Matheus Ferreira na P17 e Aurélia Nobels na P20. No primeiro treino classificatório, para a corrida do sábado, Aurélia Nobels conseguiu uma ótima P12. Matheus Ferreira teve problemas e não passou da P26. No segundo treino classificatório, Matheus Ferreira fez um pequeno progresso, ficando com a P17 e Aurélia Nobels ficou com a P20.

 

Na tarde do sábado um calor terrível de mais de 30 graus no sul da frança e 50 graus no asfalto recebia os 37 pilotos da categoria italiano para a primeira das três corridas. Aurélia Nobels largava numa promissora P12 para, quem sabe, conquistar seus primeiros pontos na categoria. Matheus Ferreira, que não foi bem no classificatório 1, largava na P26 e tinha uma missão quase impossível de escalar o pelotão para chegar aos pontos em 30 minutos +1volta.

 

 

Após voltarem ao grid e apagadas as luzes vermelhas os pilotos largaram. Aurélia Nobels caiu para a P13 e Matheus ferreira subiu para P25. No fechamento da primeira volta Aurélia Nobels já havia caído para a P15 enquanto Matheus Ferreira era o P22 e continuava avançando sobre o pelotão, chegando na P21 na volta 3. Depois disso as disputas praticamente terminaram, com ninguém passando ninguém.

 

Alkasay Bohra teve problemas e com isso os brasileiros herdaram uma posição, com Aurélia Nobels indo para a P14 e Matheus Ferreira para a P20 na altura da metade da corrida. Na segunda metade da corrida praticamente não tivemos mudanças de posições na corrida e com isso, Aurélia Nobels recebeu a bandeira quadriculada na P14 e Matheus Ferreira na P20, ficando ambos fora da zona de pontos.

 

Na manhã do domingo tivemos a segunda das três corridas do final de semana e Matheus Ferreira largava numa posição um pouco melhor, a P17, para tentar buscar uma corrida de recuperação na corrida matutina. Aurélia Nobels, que não conseguiu repetir em ritmo de corrida a performance da boa P12 na classificação da corrida do sábado, largava na P21 e também teria um grande desafio pela frente.

 

 

Após a volta de apresentação os pilotos retornaram ao grid e, apagadas as luzes vermelhas para os 30 minutos +1 volta, Matheus Ferreira foi imprensado contra o muro na reta dos boxes e acabou perdendo uma posição. Pior para Aurélia Nobels, que se envolveu num acidente que provocou a entrada do safety car e a tirou da prova. A relargada veio quando faltavam 22 minutos para o fim e Matheus Ferreira perdeu uma posição e caiu para P19, posição na qual terminou a corrida.

 

No encerramento da rodada tripla tivemos a corrida do grid invertido. O sol e o calor ainda castigavam o sul da França e o asfalto estava a 48°C para o encerramento da etapa da FIA Fórmula 4 italiana. Matheus Ferreira largava na P18 enquanto Aurélia Nobels largava na P26. Novamente uma condição nada fácil para os pilotos brasileiros conseguirem chegar à zona de pontos no final de semana.

 

 

Após a volta de apresentação os pilotos retornaram ao grid e, apagadas as luzes vermelhas para os 30 minutos +1 volta, Matheus Ferreira perdeu duas posições e Aurélia Nobels uma nas primeiras curvas. No completar da primeira volta, no entanto, Matheus Ferreira tinha subido para a P15 e Aurélia Nobels era a P25, com alguns pilotos se envolvendo em pequenos acidentes, mas sem provocar a entrada do safety car. Matheus Ferreira vinha numa pilotagem agressiva e subiu para a P13 na volta 2. Aurélia Nobels superou Victoria Blokhina e ganhou a P24.

 

 

Matheus Ferreira estava na briga pela P10 num pelotão de 4 carros com Alfio Spina, Raphael Norac e Rashid Al Dhaheri. O brasileiro superou Alfio Spina antes da entrada do safety car e era o P12. Aurélia Nobels era a P21, numa disputa particular com Tina Hausmann, na P20 e Victoria Blokhina, na P22. A relargada veio quando faltavam 6 minutos para o final da corrida e Matheus Ferreira se aproveitou do incidente à sua frente para tomar a P10. Aurélia Nobels subia para a P19 e superava antes do final da corrida Tinha Hausmann na “disputa feminina” da categoria. Matheus Ferrerira entrou n briga pela P6 num pelotão de 5 carros, mas cão conseguiu ir além da P10 para terminar a rodada na P16 do campeonato com 13 pontos. Aurélia Nobels continuava sem pontuar e era a P24.

 

E assim concluímos assim mais um desafio, acompanhando as categorias de base com os brasileiros buscando uma oportunidade de crescer no automobilismo internacional em qualquer dos continentes pelo mundo e vamos continuar tentando manter o compromisso da coluna semanal. 

 

Um abraço a todos,

 

Genilson Santos

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.

 


Last Updated ( Monday, 24 July 2023 01:37 )