Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
24ª Edição da Copa Brasil de Kart – 2023 2ª Fase e notícias da Europa PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 31 July 2023 21:23

Salve Nobres Leitores,

 

No último sábado, dia 29 de julho, tivemos a conclusão da 24ª edição da Copa Brasil de Kart, que foi dividida em grupos. Nesta segunda semana, era chegada a hora do Grupo 2 ir para pista em 11 categorias, que incluíram os pilotos das categorias Super Sênior Master; Sênior 60+; Sênior AM, Graduados; Júnior; Mini 2T; Sênior PRO; F4 Junior; F4 Graduados; Super Sênior; e Novatos.

 

A edição deste ano bateu de longe o recorde anterior de inscritos, com 418 pilotos indo para a pista, estabelecido no mesmo Kartódromo Internacional Beto Carrero, na cidade de Penha-SC, em 2019, com as duas fases tendo a transmissão ao vivo pelo canal da CBA no Youtube.

 

Pela manhã, a disputa no Beto Carrero já começou quente com as categorias Super Sênior Master e Sênior 60+, que correram juntas, formando um grid de 14 competidores, sendo 8 da Super Sênior Master e 6 da Sênior 60+. Vitória com tranquilidade do paranaense Carlos Saderi na categoria Super Sênior Master, que dominou a prova, com Sergio Ramos ficando com o vice e o terceiro sendo de Marcelo Arruda. Na categoria Sênior 60+, Valdemiro Oliveira largou na pole, mas teve problemas e abandonou. Amilcar Mugnaini e Munir Aboissa acabaram se tocando e, no final, a vitória ficou com Amílcar Mugnaini, que conquistou a Copa pela segunda vez. José Girondi foi o vice-campeão, seguido por Munir Aboissa.

 

 

Em seguida tivemos a categoria Graduados, que teve na final um grid de 20 competidores e o multi campeão Olin Galli dominou a disputa, cruzou a linha de chegada com uma boa vantagem para o vice-campeão Allan Croce. O terceiro lugar ficou com Enzo Prando. O título na categoria também deu a Olin Galli o prêmio para testar um carro da categoria TCR Brasil. Na categoria Júnior, tivemos um grid com 25 competidores e Enzo Nienkotter, de 14 anos, dominador dos treinos e da classificatória continuou imbatível, sagrando-se campeão. Augusto Toniolo foi o vice-campeão e Fausto Filho, o terceiro. Nas categorias Graduados e Júnior, os três primeiros com idade entre 14 e 18 anos também foram premiados para acompanhar a etapa da Fórmula 4 Brasil, na próxima semana, no Velocitta, no interior de São Paulo.

 

Na sequência tivemos a categoria Sênior AM na pista com um grid de 13 competidores, Luir Miranda largou na frente e seguia tranquilo para a vitória, mas rodou nas curvas finais e viu o paulista Lucas Chimello levar o título. Mateus Laba foi o vice-campeão e em terceiro chegou Germano Fronza. Fechando as categorias da manhã veio a categoria Mini 2T, que mostrou muita competitividade. A categoria, que estreou nos nacionais no ano passado, teve sua disputa pela primeira vez na Copa Brasil, reunindo um grid de 17 competidores. A vitória ficou com o paranaense Guilherme Busato, de 10 anos, que largou na pole e levou o título da Copa pela primeira vez. Arthur Cordeiro, que foi campeão da Cadete na semana passada, ficou com o vice e o terceiro lugar foi de Lucas Ferreira.

 

 

Na parte da tarde, a primeira categoria a ir pra pista foi a Sênior Pro, com um grid de 23 competidores e muito piloto fera na pista. João Cunha largou na pole, mas foi superado por Dennis Dirani, que ficou com a vitória, conquistando seu terceiro título de Copa Brasil. João Cunha ficou com o vice e o terceiro foi Lucca Croce. Na sequência, a categoria F4 Júnior, com 32 competidores na pista, foi a mais disputada até então. Os três primeiros terminaram separados por 1,018s e não faltaram, com trocas na liderança, mitos toques entre os pilotos e a chegada foi uma das mais emocionantes desta edição da Copa, com João Alécio ficando à frente de Yassin Aboobakar por 281 milésimos. Ainda tivemos a famigerada vistoria técnica, com algumas punições e o terceiro lugar foi de Heitor Farias.

 

Com 36 competidores – o maior grid da segunda fase – na disputa, a categoria F4 Graduados também teve muita emoção. Guilherme Figueiredo largou na pole, chegou a ser ultrapassado por Giulliano Forcolin e foram brigando pela vitória até o final da corrida, quando acabaram se tocando e Rodrigo Dantas, que vinha brigando para manter a P3 nacorrida ficou com o título, chegando ao seu bicampeonato na Copa, mas foi apertado, com Fred Bueno ficando com o vice por incríveis 88 milésimos. O terceiro foi Henrique Manhani. Na categoria Super Sênior tivemos 20 competidores no grid e uma festa para a família para os Nienkotter. Leonardo, pai de Enzo, o segundo título do piloto catarinense na Copa Brasil. O vice ficou para Marciano Oliveira e o terceiro lugar ficou com Ernandes Onassis. Fechando a programação tivemos a categoria Novatos, com um grid de 21 competidores e o título ficou com Arthur Bertoncello, largou na frente, mas não teve moleza. O vice foi Pedro Almeida que chegou a apenas 150 milésimos. O terceiro lugar ficou com João Pedro Souza.

 

 

Todos os campeões da 24ª Copa Brasil também receberam a isenção na taxa de inscrição em uma categoria do 58º Campeonato Brasileiro de Kart, mas um ponto que ficou negativo foi a falta de competições nas categorias CIK-FIA KZ e OK, abas por falta de inscrições.

 

Campeonato Europeu de Kart

Um dos principais nomes do kartismo brasileiro no exterior, Miguel Costa se tornou neste final de semana um dos 15 melhores pilotos da Europa. O brasileiro disputou a etapa de encerramento do Campeonato Europeu de Kart, mais importante competição do continente, e mesmo enfrentando dificuldades em Cremona, na Itália, fechou a competição com o 14º lugar na classificação final entre 86 pilotos da classe OK.

 

 

Na etapa final do Europeu de Kart, Miguel teve um bom desempenho na tomada de tempos, quando ficou com a sexta colocação em seu grupo, e se manteve no top-10 na maioria das baterias classificatórias, tendo um quinto lugar como melhor resultado. Um abandono na quarta classificatória, e outro na pré-final, tiraram o piloto da equipe Parolin da decisão.

 

Abraços a todos,

 

Denilson Santos 

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.