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Fórmula 4 espanhola volta das férias e brasileiros conseguem poucos pontos em Jerez PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 24 September 2023 16:41

Alô galera que lê os Nobres do Grid... Salve Jorge!

 

Depois de umas férias de verão que tomaram o verão inteiro (foram 3 meses desde a etapa no circuito de Navarra, a FIA Fórmula 4 Espanha voltou a acelerar e, desta vez, num circuito que é um velho conhecido de todos os brasileiros: Jerez de la Frontera, que para os padrões atuais não pode mais receber a Fórmula 1

 

Temos três brasileiros envolvidos diretamente neste campeonato. O campeão da FIA Fórmula 4 Brasil de 2022, Pedro Clerot, buscando se recuperar depois de perder a liderança do campeonato, mas com boas corridas em Navarra, Ricardo Gracia Filho, que já está em sua segunda temporada neste campeonato e Fernando Barrichello, que está dividindo seu tempo como estreante na Espanha e fazendo uma segunda temporada no Brasil.

 

FIA Fórmula 4 Espanha

A etapa de retorno das férias da FIA Fórmula 4 Espanhola teve duas sessões de treinos livres e duas sessões de treinos classificatórios para a definição do grid das três corridas do final de semana. Os treinos ocorreram todos no sábado e a primeira saída para a pista foi animadora para Pedro Clerot, que ficou com a P2 entre os 35 pilotos inscritos. Ricardo Gracia foi o P15 e Fernando Barrichello o P28. Na segunda sessão Pedro Clerot ficou com a P9, Ricardo Gracia com a P13 e Fernando Barrichello com a P29.

 

 

Depois vieram as sessões que definiriam o grid das duas primeiras corridas do final de semana, e Pedro Clerot conseguiu a P8, com uma volta de 1m43,503s, a 470 milésimos do pole position. Ricardo Gracia ficou com a P14, com 1m43,722s e Fernando Barrichello foi o P28, com 1m44,463s. Os 21 primeiros ficaram separados por menos de 1 segundo. Na segunda classificação, Pedro Clerot marcou o 7° melhor tempo, com 1m42,961s, 488 milésimos distante do pole position. Ricardo Gracia foi o P18, com 1m43,481s e Fernando Barrichello o P26, com a volta de 1m44,177s. Os 17 primeiros estavam separados por menos de 1 segundo.

 

 

Na tarde do sábado tivemos a primeira das três corridas do final de semana e Pedro Clerot estava largando na P8, Ricardo Gracia na P14 e Fernando Barrichello na P28. Situações bem distintas para nossos pilotos, com todos precisando crescer em corrida para melhorar a posição obtida no treino de classificação. O grid com 35 carros mostrava que a categoria estava num nível bem próximo da categoria na Itália.

 

Após a volta de apresentação os pilotos se reposicionaram no grid e, apagadas as luzes vermelhas para os 30 minutos +1 volta de corrida, Pedro Clerot precisou lutar muito para manter sua P8 e ainda na primeira volta ganhou a P7 de Alex Ninovic. Ricardo Gracia também ganhou uma posição e subiu para a P13. Que avançou bem for Fernando Barrichello, que fechou a primeira volta na P22. Um acidente na primeira volta tirou Alvise Rodella e Noah Stromsted da prova e colocou na pista o safety car.

 

 

Durante a condição de segurança, Fernando Barrichello foi acertado por Maximiliano Restrepo e foi tirado da corrida. O resgate demorou e a relargada viria com 18 minutos para o fim, mas tivemos mais uma volta. Com a bandeira verde, tínhamos 15 minutos de corrida. Pedro Clerot e Ricardo Gracia mantiveram suas posições. Na volta 7 Pedro Clerot foi superado por G Peebles e seu carro não parecia render bem. Ele foi perdendo posições e enquanto se segurava na P12, Ricardo Gracia perdia duas posições, caindo para a P15 na volta 8.

 

Pedro Clerot continuava caindo e foi superado por Ricardo Gracia, que foi à P14. Alex Ninovic vinha segurando o pelotão que ia do P8 ao P15, mas um novo safety car veio pra pista com o acidente de Lin Hodenius a 6 minutos do fim da corrida. O resgate foi rápido desta vez e tivemos 2 minutos de bandeira verde. A briga no pelotão que buscava a P8 fez algumas vítimas, com saídas de pista que beneficiaram Ricardo Gracia e Pedro Clerot, com os brasileiros subindo para P11 e P12 na penúltima volta. Pedro Clerot recuperou a posição sobre Ricardo Gracia, mas na última volta foi dada bandeira vermelha com o carro de Theodor Jensen parado no meio da pista, Com isso, valeram as posições da volta anterior. Em todo caso, os brasileiros não marcaram pontos nessa corrida.

 

 

Na manhã do domingo tivemos a segunda corrida do final de semana em mais um belo dia de sol e com bom público nas arquibancadas. Ricardo Gracia estava largando na P8, Pedro Clerot na P11 e Fernando Barrichello na P26 entre os 35 pilotos inscritos para esta etapa. Após a volta de apresentação os pilotos voltaram para suas posições no grid e os brasileiros precisavam tentar se recuperar da prova no sábado.

 

Apagadas as luzes vermelhas para os 30 minutos +1 volta, Ricardo Gracia perdeu algumas posições, caindo para a P11. Pedro Clerot caiu para a P12 e Fernando Barrichello ganhou 3 posições na primeira metade da volta, mas fechou a primeira volta na P27. Pedro Clerot foi para o ataque e subiu para a P10 antes da entrada do safety car provocado pela rodada de Thomas Strauven, tocado por Flavio Oliveri.

 

 

A relargada veio quando faltavam menos de 17 minutos e Fernando Barrichello subiu para a P25, assim como Ricardo Gracia subiu para a P11. Pedro Clerot teve uma saída de pista na volta 4 e despencou na classificação. Ricardo Gracia assumia a P10 e Fernando Barrichello a P24. Na volta seguinte Ricardo Gracia foi superado por Christian Ho e caiu para a P11. Pedro Clerot foi para os boxes trocar um pneu furado e a corrida estava comprometida.

 

Na volta 9 Fernando Barrichello subiu para a P23, mas tínhamos poucas trocas de posições em todo o pelotão. Na volta seguinte Fenando Barrichello herdou a P22 com acidente entre Alessandro Morano e Aleksandr Abkhazava que provocou a entrada do safety car faltando 4 minutos para o final da prova. Pedro Clerot era o P28 e Ricardo Gracia o P11. A direção de prova encerrou novamente a corrida com uma bandeira vermelha. Com punições por track limits, Ricardo Gracia ganhou a P10 e marcou 1 ponto.

 

 

Na parte da tarde tivemos a corrida de encerramento desta 4ª rodada do campeonato espanhol da FIA Fórmula 4. Pedro Clerot estava largando na P10, após a punição da corrida anterior. Ricardo Gracia na P18 e Fernando Barrichello na P26. Mais uma vez nossos pilotos tinham o desafio de fazer corridas que dessem a eles uma condição de recuperação no campeonato. Essa era a corrida da inversão de grid.

 

Após a volta de apresentação os pilotos retornaram às suas posições de grid, mas tivemos um problema na transmissão pela internet. Pedro Clerot era o P9 quando a transmissão se normalizou ainda na primeira volta. Ricardo Gracia havia caído para a P19 e Fernando Barrichello em mais uma boa largada, era o P23. Noah Lisle segurava um grande pelotão atrás dele e atrapalhava Pedro Clerot. Pablo Sarrazin escapou e bateu na 4ª volta e provocou a entrada do safety car. Ainda assim, Maximiliano Restrepo e outros dois carros bateram quando o aviso do carro de segurança já havia sido feito. Ricardo Gracia escapou por pouco de ser atingido, mas perdeu posições, caindo para a P23. Quem se deu bem foi Fernando Barrichello, que era o P18. Pedro Clerot continuava na P9.

 

 

A relargada veio com 16 minutos para o final da corrida e uma briga pela P5 reuniu um pelotão de 8 carros e no perde e ganha, Pedro Clerot tentou fazer uma ultrapassagem e perdeu duas posições. Fernando Barrichello subiu para a P17 na volta 8 enquanto Ricardo Gracia tinha ido para os boxes na volta seguinte. Pedro Clerot ficou preso atrás de Lin Hodenius, que perdia terreno para o pelotão. Na volta 11 o brasileiro ganhou a P10, mas tinha 2,2s de diferença para buscar a briga pela P5.

 

Na volta 14 Fernando Barrichello perdeu a P17 para Al Rifai, mas recuperou a posição com a punição por track limits à Flavio Olivieri. Pedro Clerot terminou na P10 e marcou 1 ponto. No campeonato, Pedro Clerot deixou Jerez na P5, com 109 pontos. Fernando Barrichello é o P13, com 6 pontos e Ricardo Gracia o P15, com 4. A etapa seguinte é na próxima semana, no circuito do Estoril, em Portugal.

 

 

E assim concluímos assim mais um desafio, acompanhando as categorias de base com os brasileiros buscando uma oportunidade de crescer no automobilismo internacional em qualquer dos continentes pelo mundo e vamos continuar tentando manter o compromisso da coluna semanal. 

 

Um abraço a todos,

 

Genilson Santos

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.