Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Campeonato Mundial de Kart: Já tivemos a Classe KZ e vem aí a Classe OK PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Wednesday, 27 September 2023 18:27

Salve Nobres Leitores,

 

Eu já tinha escrito uma coluna para esse mês de setembro, mas não consegui ficar quieto. Afinal, outubro será um mês de muita atividade, começando pelo Mundial de Kart que envolve 2 Classes: as OK e KZ.

 

Vamos explicar: A Classe OK abraça duas categorias. A categoria OK é onde estão os pilotos mais experientes e OK Junior é a porta de entrada para os mais novos. A Classe KZ abraça três categorias. A KZ, a KZ2 e a KZ Masters. Elas são voltadas para pilotos que tem uma estrada mais longa no kartismo. Exemplo de Rubens Barrichello, que disputou o campeonato no ano passado.

 

Entre os dias 7 e 10 de setembro tivemos a edição 2023 do Mundial de Kart da Classe KZ, disputada em Wackersdorf, Alemanha. Oito pilotos representaram o Brasil no último final de semana no Mundial de Kart das categorias KZ. A disputa entre os karts mais velozes do mundo reuniu 48 pilotos na KZ, 119 na KZ 2 e 70 na KZ Master.

 

 

Na KZ 2, o paulista Matheus Morgatto, campeão mundial em 2022 na OK FIA, fez sua estreia na categoria e foi o 11º na Final, após terminar um dos Super Heats em quarto lugar. Na KZ Master, sete pilotos brasileiros estiveram na disputa: André Nicastro, André Martins, Eduardo Martins, Adriano Amaral, Carlos de Souza, Daniel Claudino e Waldir Belizário Jr.

 

Nicastro foi o único piloto do país a passar entre os 36 que disputaram a Final. Um dos maiores campeões do kartismo nacional esteve muito bem desde o início da competição, defendendo a equipe oficial da Tony Kart. Ele foi segundo e terceiro em dois dos Heats, terceiro no Super Heat e largou em quinto lugar na Final, mas infelizmente teve um problema no motor e não completou a disputa, terminando em 32º.

 

 

Com 241 pilotos inscritos entre as categorias OK Junior (126) e OK (115), o Campeonato Mundial FIA Karting será disputado entre os dias 5 e 8 de outubro no Franciacorta Karting Track – pista com 1300 metros –, em Franciacorta, na Itália. O Brasil tem 14 pilotos inscritos, mas dois deles não vão participar, ambos da OK. Gabriel Koenigkan sofreu um acidente no Open em Franciacorta na semana passada, quebrou a clavícula e ficará fora das competições por um tempo. Já Filippo Fiorentino, por motivos pessoais, desistiu da participação.

 

O nome de ambos permanece na lista de inscritos, que depois de fechada não pode mais ser alterada. No papel, o Brasil tem a quarta maior delegação, empatado com os países que integram a Grã-Bretanha (14), e atrás apenas da anfitriã Itália (20) e Finlândia e França (16). Mesmo com as ausências Koenigkan e Fiorentino, o Brasil é “ultrapassado” Polônia (13) e fica com a quinta maior delegação dessa edição do Mundial, que terá pilotos de 56 países.

 

Além dos 14 brasileiros inscritos, o Brasil estará representado dentro da pista pela MG Tires, fabricante brasileira de pneus, que equipará o kart dos 115 inscritos na categoria OK. Na OK Junior os pilotos competirão com pneus da marca Vega.

 

Marquem na agenda: em duas semanas, tem coluna sobre como foram os brasileiros no Mundial da Classe OK da FIA.

 

Abraços a todos,

 

Denilson Santos

 

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.