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Ricardo Gracia foi o melhor brasileiro na Europa num fim de semana com FRECA F4 Itália e Espanha PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 15 October 2023 17:00

Alô galera que lê os Nobres do Grid... Salve Jorge!

 

Nesse final de semana vamos ter muita ação para nossos pilotos que sonham e trabalham duro para chegar à Fórmula 1 com três categorias indo para a pista. Editoras, vou tentar ser econômico, mas está com cheiro de textão.

 

Em Zandvoort, temos a nona e penúltima etapa do campeonato, com as participações de Rafael Câmara, tentando se manter no programa de pilotos da Prema e Emerson Fittipaldi Jr. buscando se afirmar na categoria. O circuito holandês ainda recebeu a GB3, onde corre Lucas Staico, mas sobre estas corridas, comentarei na próxima semana.

 

A FIA Fórmula 4 italiana faz a etapa de encerramento da temporada em Vallelunga, com Matheus Ferreira buscando um encerramento de temporada mais próximo do que eram as expectativas sobre ele antes do início da temporada enquanto Aurélia Nobels ainda busca seus primeiros pontos no campeonato. Na FIA Fórmula 4 espanhola, no autódromo Ricardo Tormo, em Valência, palco da penúltima etapa do campeonato, Pedro Clerot busca uma melhor colocação no campeonato, assim como Ricardo Gracia Filho e Fernando Barrichello.

 

Fórmula Regional Europeia

A intensa programação do final de semana em Zandvoort obrigou a Fórmula Regional Europeia a fazer os treinos livres, que normalmente acontecem na sexta-feira serem divididos, com um treino acontecendo na quinta-feira. As condições de pista em ambos os treinos não foi nada fácil, com chuva, pista molhada e muitas interrupções. Rafael Câmara ficou com a P6 na quinta-feira, enquanto Emmo Fittipaldi Jr. não foi além da P26. Na sexta-feira as condições de pista molhada permaneceram e Rafael Câmara ficou a 1 décimo de andréa Kimi Antonelli, fazendo a P2. emmo Fittipaldi Jr. estava pegando a mão da pista molhada e ficou com a P18.

 

 

Na manhã do sábado os pilotos foram pra pista buscar suas melhores voltas para a classificação da corrida 1. Com 31 pilotos inscritos para a prova, com a baixa de Michael Belof, os pilotos tinham o desafio de fazer as suas voltas com o grande risco de algum acidente e uma bandeira vermelha ou amarela estragar uma volta rápida, o que pode jogar algum dos favoritos à vitória para o fundo do grid.

 

O grupo A foi para pista com um atraso pela necessidade de reparo em uma das barreiras provocada em um acidente na classificação da GB3, que faz parte do programa do final de semana. Emmo Fittipaldi Jr. estava nesse grupo e aberto os boxes, foram todos para a pista. E na saída pra pista Ivan Domingues já atravessou na saída dos boxes, todos de pneus muito frios e com a temperatura amena, aquecer os pneus corretamente seria fundamental.

 

 

Na segunda metade dos 15 minutos os pilotos começaram a virar voltas rápidas e em um circuito onde as ultrapassagens são particularmente difíceis, a posição de largada é fundamental e após a primeira série de voltas rápidas Emmo Fittipaldi Jr. tinha a P8 provisória. Na segunda série de voltas o brasileiro não conseguiu melhorar e caiu para a P14. No final, Emmo Fittipaldi Jr. melhorou sua volta para 1m33,359s, mas isso não o colocou além da P13.

 

 

Logo em seguida o grupo B foi para a pista e nele estava Rafael Câmara, que precisava fazer um grande treino para conseguir uma boa posição de largada neste difícil circuito de Zandvoort. Assim como o grupo A, a primeira metade do treino teve os pilotos aquecendo os pneus para tentarem em três voltas rápidas tentar estabelecer um bom tempo. Após a primeira sequência de voltas rápidas, o brasileiro ficou com a P4 provisória e na segunda passagem melhorando seu tempo, ele ficou na P3. Na última tentativa, mesmo melhorando seu tempo para 1m31,995s, Rafael Câmara caiu para a P4 e largaria na quarta fila.

 

Cerca de 5 horas depois os 31 pilotos estavam de volta à pista para a disputa da primeira das duas corridas desta penúltima etapa do campeonato, tinha rafael Câmara largando na P7, beneficiado pela punição à Maceo Capietto enquanto Emmo Fittipaldi Jr. largava na P26. Os dois brasileiros tinham seus próprios problemas, com Rafael Câmara precisando ganhar posições para avançar na classificação e Emmo Fittipaldi Jr. operar um novo “milagre” e pontuar na corrida.

 

 

Após a volta de apresentação ele voltaram ao grid e, apagadas as luzes vermelhas para 30 minutos de corrida +1 volta, Rafael Câmara largou mal e perdeu uma posição, caindo pra P8, mas recuperou a P7 na curva 3. Emmo Fittipaldi Jr. foi corajoso e ganhou uma posição subindo para a P25 e atacando os carros à frente. Ainda na volta 2 ele já ocupava a P23. Rafael Câmara atacava Tim Tramnitz pela P6 e já se afastava um pouco de Lorenzo Fluxa. Na volta 4 Emmo Fittipaldi Jr. voltou para a P25 e depois voltou pra P24 numa disputa envolvendo Tom Lebbon e Maya Weug.

 

Na volta 7 Giovanni Maschio bateu na barreira de pneus da curva 3 e provocou o primeiro safety car da prova. O resgate e a recuperação da barreira de pneus demorou uma enormidade, consumindo mais de 10 minutos. Na relargada, com 11 minutos para o final, Rafael Câmara segurou na raça a P7. Emmo Fittipaldi Jr. segurou a P24. Rafael Câmara foi novamente pra cima de Tim Tramnitz, e atacou por fora na Tarzan, mas sem sucesso. Emmo Fittipaldi Jr. subiu para a P21 com um enrosco que houve à sua frente.

 

 

Nos minutos finais, muitos ataques, muitas tentativas e praticamente nenhum sucesso em ganhar posições. Rafael Câmara não sofria ataque e estava livre para tentar a P6, mas não conseguia a aproximação ideal. Na penúltima volta ele mergulhou com tudo na Tarzan e na Curva 3, mas não conseguiu tomar a P6. Emmo Fittipaldi Jr. acabou perdendo 2 posições e terminou a corrida na P23.

 

Depois de um sábado ensolarado, o céu tinha muitas nuvens na manhã do domingo quando os carros e pilotos da Fórmula Regional Europeia vieram para o classificatório 2. Havia algum sol e a pista estava seca em sua maior parte, mas alguns pontos ainda havia traços de umidade quando o grupo B foi pra pista e nele estava Rafael Câmara, o que certamente pioraria os tempos em relação ao sábado.

 

 

No meio do treino começou a chover, mas o grupo B conseguiu fazer algumas voltas relativamente rápidas, o que pode ser uma vantagem no comparativo com o grupo A caso a chuva continue por todo o treino. Rafael Câmara tinha a P3 com a condiição de pista úmida, o que possivelmente o colocaria na P5 uma vez que no tempo em que todos estariam fazendo voltas rápidas, estavam todos com pneus de chuva e em pista molhada. Com 4 minutos faltando, tivemos uma bandeira vermelha com um carro da Van Amersfoort na brita. Na volta, dois minutos depois, foi Maya Weug que provocou outra bandeira vermelha e como não tivemos reinício do treino não houveram alterações nos primeiros e Rafael Câmara ficou com a P3.

 

Em seguida, com a pista muito molhada vieram os pilotos do grupo A, numa condição de pista muito molhada e onde seria impossível chegar nos tempos que os pilotos do grupo B fizeram com pista úmida, antes da chuva. Uma dificuldade a mais para Emmo Fittipaldi Jr. A chuva deu uma trégua e o sol forçou passagem entre as nuvens em alguns pontos da pista, mas daí a secar para formar um trilho era outra história.

 

 

Com 10 minutos restantes Emmo Fittipaldi Jr. estava numa P7 até surpreendente, com uma pilotagem muito segura. A pista foi melhorando e na segunda série de voltas Emmo Fittipaldi Jr. esteve por boa parte do tempo no top-5, mas voltou para P7 pouco antes de uma bandeira vermelha, sem mostrar o motivo, mas foi pela chuva ter aumentado. Após 15 minutos e com a programação para correr, o treino foi suspenso, com Emmo Fittipaldi Jr. ficando com a P7.

 

Algumas horas depois os 30 pilotos voltaram à pista (tivemos uma baixa nos treinos) para a corrida de encerramento da etapa com a pista molhada em vários pontos, úmida em outros e isso fez com que os carros fossem para a pista com pneus ce chuva, apesar do sol entre nuvens. Rafael Câmara estava largando na P5 e Emmo Fittipaldi Jr. na P14 e tinha uma boa chance de conseguir marcar alguns pontos.

 

 

Após a volta de apresentação, os pilotos voltaram as suas posições e, apagadas as luzes vermelhas para 30 minutos +1 volta, Rafael Câmara foi cauteloso e caiu para a P6. Emmo Fittipaldi Jr. também perdeu uma posição e era o P15 no meio da primeira volta, mas foi superado por Joshua Durksen na abertura da volta 2, indo para a P16. Rafael Câmara tinha, assim como sábado, Tim Tramnitz à sua frente. Na abertura da volta 5 voltou a chover.

 

 

Rafael Câmara foi pra cima de Nikita Bedrin e este botou o brasileiro pra fora da pista. A briga pela P5 afastou o brasileiro da disputa da posições mais a frente e a pilotagem suja de Nikita Bedrin botou o brasileiro, acertando a traseira do seu carro na curva 11 e jogando-o na caixa de brita. O safety car veio pra pista e Emmo Fittipaldi Jr. subiu para a P15. Com os carros atrás do safety car Emmo Fittipaldi Jr. aquaplanou e foi acertado por Maya Weug. O acidente provocou bandeira vermelha. Os brasileiros estavam fora da corrida com 1/3 de prova. A categoria deixou a Holanda com Rafael Câmara caindo pra P5 no campeonato, com 146 pontos e Emmo Fittipaldi Jr. na P24, com 4 pontos. A etapa final do campeonato é na semana que vem, em Hockenheim.

 

FIA Fórmula 4 Itália

Os pilotos brasileiros não conseguiram realizar bons treinos nesta etapa de encerramento do campeonato. foram dois treinos livres e dois treinos de classificação onde Matheus Ferreira e Aurélia Nobels ficaram distantes do Top-10 para conseguir ter melhores chances de conseguir marcar pontos nas três corridas do final de semana no autódromo de Vallelunga.

 

Na parte da manhã os 34 pilotos vieram para pista para o primeiro dos três desafios do final de semana, com a corrida 1. Matheus Ferreira estava largando na P15 e Aurélia Nobels na P20, ambos com o desafio de conseguir avançar posições e chegar nos pontos. Após a volta de apresentação os pilotos voltaram ao grid e apagadas as luzes vermelhas para 30 minutos +1 volta, Matheus Ferreira manteve a P15 e Aurélia Nobels a P20. No fechamento da volta 1 Matheus Ferreira era o P13 com o enrosco de Brando Badoer e na volta seguinte superou Rafael Narac e assumiu a P12. Aurélia Nobels caiu para a P21 e na volta 4 para a P22 e foi perdendo posições até a P25.

 

 

Matheus Ferreira atacava Gianmarco Pradel pela P12 depois de perder a posição e logo a recuperou, perdendo-a em seguida numa das melhores disputas da corrida. Aurélia Nobels conseguiu se aproveitar de uma disputa à sua frente e ganhou duas posições, subindo para a P23, mas não demorou a cair para a P24. quando faltava 1/3 de prova. Matheus Ferreira continuava na caça de Gianmarco Pradel pela P12 e ia ficando longe do top-10.

 

 

Gianmarco Pradel superou Jack Beeton e que segurava o pelotão e em seguida Matheus Ferreira também passou, subindo pra P12, mas estava 4s distante do P10. no final Matheus Ferreira já não conseguia acompanhar os carros à sua frente, mas segurou a P12 até o final da prova. Na volta final, um novo enrosco à frente de Aurélia Nobels permitiu que ela subisse para a P22. Os dois brasileiros terminaram fora dos pontos.

 

Cinco horas depois os 34 pilotos estavam de volta ao grid para a segunda das três corridas do final de semana. Normalmente esta corrida acontece na manhã dos domingos, mas mudaram a programação neste final de semana. Matheus Ferreira estava largando na P18 e Aurélia Nobels na P22 já estavam cientes de que as ultrapassagens não estavam fáceis em Vallelunga e na corrida da tarde, o asfalto estava mais quente.

 

 

Após a volta de apresentação os pilotos voltaram para suas posições no grid e, apagadas as luzes vermelhas para 30 minutos +1 volta, Matheus Ferreira recolheu para os boxes com problemas na parte frontal do carro. A largada foi dada com ele ainda nos boxes. Aurélia Nobels herdou essa posição, mas tivemos um grande acidente na curva 4 com diversos carros envolvidos e a direção de prova colocou o safety car na pista. Aurélia Nobels subiu para a P16, mas logo veio a bandeira vermelha. A corrida ia acabar e não tiravam todos os carros parados!

 

Mais de meia hora depois os carros voltaram pra pista atrás do safety car e depois de serem “arrumados” nos boxes, nas posições da volta anterior. Isso beneficiou Matheus Ferreira, que recuperou a volta perdida nos boxes e também a posição no grid. Foram duas voltas atrás do carro de segurança até este sair da pista e termos a bandeira verde. Matheus Ferreira era o P17 e Aurélia Nobels a P20 e a bandeira verde feio com 18 minutos e meio para o final.

 

 

“Renascido”, Matheus Ferreira segurou a P17 e logo superou Alfio Spina, mas Aurélia Nobels foi no caminho contrário e caiu pra P21. Duas voltas depois, a brasileira voltou pra P20. Matheus Ferreira atacava Rafael Narac, mas não conseguia passar. Nicola Lacortetocou em Matteo Quintarelli que rodou e na confusão Matheus Ferreira subiu para a P15 e Aurélia Nobels para a P20. Matheus Ferreira cruzou a linha de chagada na P15 e Aurélia Nobels na P20, mas depois da prova, com as decisões dos comissários, as posições mudaram para P12 e P17 respectivamente. Kacper Sztuka conquistou o campeonato nessa corrida.

 

No domingo tivemos a corrida solitária de encerramento da temporada 2023 da FIA Fórmula 4 italiana com Matheus Ferreira largando na P18 e Aurélia Nobels na P22, buscando algum ponto neste final de ano onde certamente as expectativas de ambos ficou bem aquém dos resultados obtidos. Na saída para a volta de apresentação Matheus Ferreira ficou parado no grid e teve o carro retirado para os boxes.

 

 

Os pilotos voltaram ao grid após a volta de apresentação e, apagadas as luzes vermelhas, Aurélia Nobels ganhou a posição de dois pilotos que ficaram parados no grid e com a rodada de Rafael Narac, subiu para P18, mas com as voltas da corrida se seguindo a brasileira foi perdendo posições até terminar na P24. O campeonato terminou com Matheus Ferreira na P18, com 15 pontos, e Aurélia Nobels, na P26, sem conseguir pontuar.

 

FIA Fórmula 4 Espanha

A penúltima etapa do campeonato FIA Fórmula 4 Espanha aconteceu no circuito Ricardo Tormo, em Valência. Circuito de retas pequenas, muitas curvas de média velocidade e um desafio para se conseguir fazer ultrapassagens era o que esperava Pedro Clerot, Ricardo Gracia Filho e Fernando Barrichello neste final de semana na penúltima etapa do campeonato. Nesta etapa juntou-se a eles Filippo Fiorentino, fazendo sua estreia na categoria, largando na P32.

 

A primeira das três corridas aconteceu na tarde quente, mas com céu encoberto, sem risco de chuva. Ricardo Gracia fez uma ótima P4 no treino classificatório e largava na fila 2. Pedro Clerot era o P10 e Fernando Barrichello o P18 entre os 35 pilotos inscritos e alinhados. Após a volta de apresentação os pilotos retornaram às suas posições no Grid para 30 minutos +1 volta de corrida onde o limite de pista seria um adversário amais para os mais arrojados.

 

 

Apagadas as luzes vermelhas, Ricardo Gracia chegou a tomar a P3 por algumas curvas, mas uma batida no meio do pelotão provocou a entrada do safety car logo no início que envolveu Pedro Clerot, que caiu para o final do pelotão. Fernando Barrichello subiu para a P16. Filippo Fiorentino foi acertado na traseira quando todos seguiam o safety car. O trabalho de remoção dos carros foi longo e comeu 10 minutos da corrida.

 

Na relargada, Ricardo Gracia manteve sua P4, mas era atacado por Enzo Deligny. Fernando Barrichello continuou na P18 e Pedro Clerot era o P28, mas começou uma desesperada corrida de recuperação. Ricardo Gracia não conseguia acompanhar o ritmo dos 3 primeiros e ia segurando o pelotão áreas de si, Fernando Barrichello superou Jessé Carrasquedo e assumiu a P15 enquanto Pedro Clerot vinha tentando subir. Faltando 10 minutos de prova ele era o P23, mas isso era muito pouco para chegar aos pontos.

 

 

Jessé Carrasquedo tomou a P15 de Fernando Barrichello antes de Lorenzo Castillo ir parar numa caixa de brita, mas não teve safety car. Ricardo Gracia se livrou da pressão de Enzo Deligny, mas não conseguia se aproximar dos 3 primeiros. Hiyu Yamakoshi tirou a P16 de Fernando Barrichello enquanto Pedro Clerot parou de avançar na P22. Foi o melhor resultado de Ricardo Gracia no ano. Fernando Barrichello, beneficiado com punições, foi o P15 e Pedro Clerot o P22.

 

Na manhã do domingo tivemos a segunda corrida do final de semana. O dia estava bem ensolarado, mas a temperatura não estava muito alta. A corrida atrasou devido a um acidente em uma corrida do programa e os stewards tinham que reparar uma barreira de pneus. Para esta corrida Ricardo Gracia largava na P7, Pedro Clerot era o P10, Fernando Barrichello era o P20, Filipo Florentino era o P30.

 

 

Após a volta de apresentação os pilotos se reposicionaram no grid e, apagadas as luzes vermelhas para 23 minutos +1 volta, Ricardo Gracia e Pedro Clerot largaram bem, mas se enrolaram na sequência, com Ricardo Gracia caindo para a P9. Mais atrás tivemos um acidente que colocou o safety car na pista. A transmissão perdeu os créditos e algumas câmeras. Com isso não tínhamos as posições de Fernando Barrichello e Filippo Fiorentino. Na volta 3, Pedro Clerot era o P10, à frente de Ricardo Gracia. Quando a transmissão voltou ao normal, “achamos” Fernando Barrichello na P22 e Filippo Fiorentino na P33.

 

 

Na relargada, os brasileiros mantiveram suas posições, mas foram apenas duas voltas de bandeira verde quando Lorenzo Castillo foi pra caixa de brita e trouxe de volta o safety car. O resgate foi novamente lento e a relargada deixou apenas 2 minutos de corrida para o final. As posições dos brasileiros não mudaram até o final, mas as punições por track limits colocaram Pedro Clerot na P9 e Ricardo Gracia na P10. Fernando Barrichello foi para a P20 e Filippo Fiorentino para a P29.

 

A transmissão da corrida 3, disputada na tarde do domingo começou atrasada e não mostraram as posições de Pedro Clerot estava largando, mas estava entre os 6 primeiros Ricardo Gracia era o P9. Fernando Barrichello largava na P30 e Filippo Fiorentino na P32. Após a volta de apresentação os pilotos retornaram às suas posições no grid e, apagadas as luzes vermelhas para 30 minutos +1 volta, Pedro Clerot teve problemas e perdeu muitas posições. Ricardo Gracia segurou a P10. Fernando Barrichello fez uma grande largada e fechou a primeira volta na P25 enquanto Filippo Fiorentino era o P29. Pedro Clerot foi para os boxes e precisou trocar os pneus.

 

 

Ricardo Gracia perdeu duas posições na volta 2 e caiu para a P12 enquanto Filippo Fiorentino subiu para a P28. Jessé Carrasquedo superou Fernando Barrichello que caiu para a P26 na volta 4. Ricardo Gracia continuava perdendo posições e já era o P14 na volta 6, com gente indo aos boxes, Fernando Barrichello subiu para a P24 e Filippo Fiorentino para a P27. Com 15 minutos de prova o safety car foi pra pista pela batida de Noah Stromsted, o que ajudou pedro Clerot a chegar no final do pelotão.

 

 

A relargada veio com 10 minutos para o final e Fernando Barrichello foi punido com 5s, o que prejudicaria sua P22. Filippo Fiorentino era o P25 e Ricardo Gracia ganhou uma posição e foi para a P13. Pedro Clerot já aparecia na P26. A bandeira verde durou pouco com Eric Gene parado em posição perigosa e o safety car voltou pra pista. A relargada veio para duas voltas insanas e Ricardo Gracia ia ter que operar um milagre para chegar no top-10, mas a escapada de Max Restrepo provocou uma bandeira vermelha e o final antecipado da corrida.

 

 

No final, tivemos Ricardo Gracia na P15, Pedro Clerot na P24 e Filippo Fiorentino na P25. Após a prova, os comissários comunicaram a desclassificação de Fernando Barrichello. A categoria saiu de Valência com Pedro Clerot na P6, com 141 pontos, Ricardo Gracia na P13, com 19 e Fernando Barrichello na P16, com 6. Filippo Fiorentino é convidado e mesmo que marque pontos, não pontuará.

 

E assim concluímos assim mais um desafio, acompanhando as categorias de base com os brasileiros buscando uma oportunidade de crescer no automobilismo internacional em qualquer dos continentes pelo mundo e vamos continuar tentando manter o compromisso da coluna semanal. 

 

Um abraço a todos,

 

Genilson Santos

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid. 
Last Updated ( Monday, 16 October 2023 18:19 )