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A “Guerra dos Brutos” tem Copa Truck em Tarumã e Fórmula Truck em Guaporé. Na pista: NASCAR BR PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Tuesday, 17 October 2023 00:13

E aê Galera... agora é comigo!

 

O final de semana de feriadão pra quem teve como enforcar a sexta-feira foi de muito trabalho nas pistas, com o Campeonato Brasileiro de Kart, onde o leitor do Nobres do Grid vai ficar sabendo de tudo na coluna do Cauã Genérico, na coluna de Kart so nosso site que não precisa mais ser traduzida para o português uma vez que o colunista não é um analfabeto disfuncional.

 

No Rio Grande do Sul, num Autódromo Raiz – do jeito que eu gosto – como Tarumã, programação de “cartela cheia”, com uma rodada dupla da usurpadora (é minúsculo mesmo), a dos caminhões gourmet, tendo nas preliminares a NASCAR Tapuia. Como o texto corre o risco de ficar muito longo, vou enquadrar minha foto aqui no canto e tentar não fazer a minha Editora, Chica da Silva, a Rainha da Bahia, surtar e rodar a baiana.

 

Como era comum nos tempos em que a Stock Car tentava (sem sucesso) competir com o sucesso da Fórmula Truck, os supostos donos do automobilismo Tapuia (obrigado Gargamel) tentaram fazer o mesmo neste final de semana ao colocar no calendário não apenas uma corrida, mas uma rodada dupla da usurpadora no mesmo final de semana – e no mesmo estado – em que acontecia no maravilhoso autódromo de Guaporé uma etapa da verdadeira categoria de caminhões: a Fórmula Truck.

 

Copa Truck

 

Em Tarumã os pilotos e equipes da usurpadora abusaram dos limites (da pista e da técnica) achando a pista estreita, indo aparar a grama e destruir as barreiras de pneus como fizeram o piloto plimplim, a Muié do Véio da Kombi, o Azinabrado, entre outros. A narração das corridas da usurpadora ficou com o melhor narrador de automobilismo do país, o Sinestro, que carregou com ele o mala sem alça e sem rodinha do Prosdócimo, com a dupla ‘in loco’, diferente do canal globêstico (a segunda vogal não era bem essa...) e quase falido que transmitiu do estúdio. A Fórmula Truck foi transmitida pela Rede TV, com o Mickey Mouse e o Cascabulho.

 

 

A corrida 1 do sábado tinha o Dr. Smith e ao seu lado estava o Cabra, companheiro de equipe do Véio da Kombi puxando os 28 caminhões (14 da classe PRO, 14 da Super) do grid e depois da volta de apresentação subiu o fumacê quando o PIROCA (O diretor de prova... esse é o sobrenome dele) deu a largada. Dr. Smith segurou a ponta com o Cabra na P2 e o Campeão Retornado na P3. O filho do caipira quebrado arrebentou a publicidade e e ficou parado em posição perigosa, obrigando o PIROCA a botar pra fora o Safety Car. O Sucateiro foi para os boxes com uma roda (recondicionada) quebrada e o pneu furado. Quem também ficou fora da prova foi o Curto Circuito, com um vazamento generalizado. Na bandeira verde, ninguém passou ninguém, mas na volta seguinte, o Campeão Retornado foi pro ataque em cima do Cabra e trazia com ele o Karabichevski, que não demorou a ficar para trás e passar a ser atacado pelo Corintiano Fake, que ganhou a P4. Na Super a briga estava boa com o Gari segurando o Tozzado e MamaBia, mas não por muito tempo. O Tozzado tomou a posição, deixando o Gari com a vassoura na mão, que também tomou da MamaBia e do Raio Gama. Diferente das suas participações nas transmissões da F1, Dr. Smith tinha tudo sob controle. Nos 5 minutos finais, o Cabra se livrou do Campeão Retornado e buscando o Dr. Smith, viu o Bala Perdida subir o barranco na curva do laço e ver o PIROCA botando pra fora o Safety Car no final da corrida, acabando com a disputa da corrida 1, entregando a vitória pro Dr. Smith, Seguido do Cabra e do Campeão Retornado. Na classe Super, o vencedor foi o Tozzado.

 

 

Aí veio o ‘vaneirão’ do bebum perneta, pra fazer a inversão nutella do grid com os 8 primeiros. Assim, o pole pra corrida 2 era o Abbatido, com o Karabicheviski ao seu lado para puxar os sobreviventes enquanto a galera do reparo trabalhava para tirar o caminhão do bala perdida e recuperar a barreira de pneus na curva do laço. Depois de duas voltas, o PIROCA não tirou o Safety Truck da pista, mas o cronômetro já estava correndo. O Campeão Retornado foi para os boxes com problemas na mangueira de Diesel e acabou abandonando antes da largada pra valer, quando subiu o fumaçê. O Abbatido largou bem, o Karabicheviski errou o compasso e o Menestrel se aproveitou tomou a P2. Beato Salu acertou a traseira do Menestrel e ganhou a P3. na Super, o Quasímodo liderava. O Corintiano Fake, que estava na P5, abusou do pedal e estourou o Radar, tomando um ‘Drive Thru’. O Menestrel foi apertando o Abbatido que se segurava como podia. Beato Salu também chegou pra briga e com ele é exorcismo “modo hard”. O Cabra também estava chegando e a 3 minutos do fim os 4 estavam juntos. Na abertura da penúltima volta, o Abbatido deu uma escapada na curva 1 e quase entregou o ouro, mas segurou a sua primeira vitória, com o Menestrel na P2 e o Beato Salu na P3. Na classe Super, o Quasímodo foi o vencedor.

 

 

No domingo com o autódromo tendo umas 300 testemunhas (no sábado não chegaram a 100) pra assistir as corridas, os caminhões gourmet com seus pilotos vieram para a pista e o pole position era novamente o Dr. Smith, com o Menestrel a seu lado pra puxar os sobreviventes do dia de ontem, com 14 pilotos na classe Pro e 13 na classe Super. Depois de uma volta pra aquecimento subiu o fumacê autorizado pelo PIROCA. Dr. Smith segurou a ponta e o Karabichaviski deu um nó no Menestrel pra tomar a P2. Mais atrás, o Cabra e o Corintiano Fake se esfregaram nas primeira curvas, o que foi bom para o Coach Cabeleira que passou o Corintiano Fake. Na classe super, o Gari, que largou na pole, segurou a liderança. O Campeão Retornado foi pra cima do Menestrel e, espremido no muro dos boxes, escalou a traseira do caminhão IVECO, espalhando muita fibra na pista. Os três primeiros avriram vantagem e, com o caminhão avariado, o Campeão Retornado vinha segurando o pelotão onde só tinha briga braba. Com metade de corrida o Caipira Quebrado teve problemas na turbina do caminhão. A briga da corrida vinha pela P5, com o Cabra segurando o Coach Cabeleira, o Coach passou por fora, trazendo com ele o Beato Salu. Atrás vinham o Corintiano Fake e o Sucateiro. O caminhão do Cabra foi perdendo rendimento e ele caiu pra P9, mas o caminhão do Campeão Retornado foi abrindo o bico e ele foi pro box. O Corintiano Fake deu uma passadaça no Beato Salu e no Coach Cabeleira pra ganhar a P4. O Cabra, com um pneu rasgado, também foi para os boxes. Na classe Super, mudanças e o Raio Gama tomou a ponta, com o Gari caindo pra P3 e MamaBia veio com tudo pra cima do líder. O Corintiano Fake chegou e passou pelo Menestrel pra assumir a P3 faltando 5 minutos para o final. Vitória do Dr. Smith, com o Karabicheviski na P2 e o Corintiano Fake na P3. Na classe Super, vitória do Raio Gama sobre a MamaBia.

 

 

Aí veio o “vaneirão” do bebum perneta pra inverter os 8 primeiros do grid nas duas classes. A primeira fila tinha o Pai Babão e o Sucateiro pra puxar os sobreviventes. Na classe Super o pole era o Pivete. três voltas para arrumar tudo e quando o PIROCA (sim, esse é o sobrenome do diretor de provas...) O Menestrel passou pelos boxes e foi pro rabo da cobra. Papai Babão se atrapalhou e tomou do Sucateiro por fora, depois do Beato Salu por dentro e foi caindo, saiu da pista e o Coach Cabeleira assumiu a P3. O Corintiano Fake passou todo mundo...  o cabeleira, o beato Salu e assumiu a P1 com uma volta de corrida. O Pivete queimou o radar e entregou a liderança da classe Super para o Filho do Caipira Quebrado. O Corintiano Fake colou no Sucateiro. Mais atrás, o Véio da Kombi mandou o Beato Salu dar a P3 pro Dr. Smith enquanto o Corintiano Fake dava uma aula de pilotagem para o Sucateiro e tomava a ponta. Dr. Smith logo colou no Sucateiro, mas falta o arrojo do Corintiano Fake, mas o Sucateiro errou e Dr. Smith ganhou a P2 pouco antes do Beato Salu bater porta com o Coach Cabeleira e escalou a barreira de pneus na curva 2. O PIROCA (diretor de prova...) botou pra fora o Safety Truck e, faltando 3 minutos, não ia ter como retomar a corrida. Vitória do Corintiano Fake, seguido do Dr. Smith e do Sucateiro. Na classe Super, vitória do Filho do Caipira Quebrado... mas ainda tínhamos os ‘comissacos’. Felizmente eles não estragaram os pódios.

 

Fórmula Truck

Com narração do Mickey Mouse e comentários do Cascabulho, a Rede TV transmitiu mais uma etapa da Categoria Raiz dos Caminhões, dona do maior grid de brutos do mundo em um dos templos do automobilismo raiz do Brasil, levando um público que praticamente dobra a população da cidade de Guaporé, no interior gaúcho, que fica próxima à região afetada pela catástrofe das enchentes no estado, o que certamente afetou o público, que poderia ser bem maior. Ainda assim, o entorno da pista estava cheio.

 

 

Na corrida 1, Taio Agostini fez a pole e tinha ao seu lado o Chaveirinho para puxar o grid de 30 caminhões. Dada a largada, subiu o fumacê e Taio Agostini manteve a ponta, Seguido por Ramires Fontanela e pelo Chaveirinho que perdeu a P2 e depois a P3 para Joãozinho Santa Helena. Taio Agostino foi abrindo vantagem enquanto Fontanela segurava o pelotão até seu caminhão perder rendimento e todo mundo passar por ele. Joãozinho Santa Helena assumiu a P2 e o Chaveirinho foi pra P3, todos da classe injeção eletrônica. Na classe Bomba Injetora o líder era Rafael Fleck. Chaveirinho foi pra cima e recuperou a P2 em cima de Joãozinho Santa Helena e o interminável Pedro Muffato vinha colado neles na P4. Jorginho Feio escapou na curva do túnel e forçou a entrada dos Safety Truck, acabando com a vantagem de Taio Agostini. Na retomada da corrida, Fabrício Rossato bateu forte na mureta da curva 2 e Giovanni Tavares teve que segurar tudo pra não bater no caminhão capotado. Bandeira amarela novamente e em seguida foi dada a bandeira vermelha interrompendo a corrida, que depois foi encerrada.

 

 

Na corrida 2, lembrando que a Fórmula Truck não tem inversão nutella do grid, Taio Agostini e o Chaveirinho estavam novamente puxando o grid com os sobreviventes da corrida 1. Na subida do fumacê, Taio Agostini manteve a ponta e o Chaveirinho vacilou novamente na largada, perdendo a P2 para Joãozinho Santa Helena e quase perdeu a P3 para Pedro Muffato. Rafael Fleck era o líder da classe Bomba Injetora. Na abertura da volta 2 o Chaveirinho recuperou a P2 de forma sensacional, passando Joãozinho Santa Helena, por fora, na curva 1. Joãozinho Santa Helena estourou o radar e entregou a P3 para Pedro Muffato. Na sequência da corrida, Chaveirinho queimou o radar e também foi punido, entregando a P2 para Pedro Muffato. Quem assumiu a P3 foi Niltinho Jacobsen Duda Konce estava pressionando Rafael Fleck pela ponta da classe Bomba Injetora e tomou a liderança na saída da curva do radiador. Pedro Muffato tirou a diferença para Taio Agostini no final da corrida, botando fogo nos minutos finais da corrida, mas no último minuto de corrida um problema de turbina no caminhão de Pedro Muffato frustrou o líder do campeonato e a torcida que estava de pé. Taio Agostini venceu novamente, seguido por Pedro Muffato e Niltinho Jacobsen. Duda Konce venceu na categoria Bomba injetora.

 

O Ogro tá na Pista.

 

NASCAR BRASIL

o piloto gaúcho Arthur Gama foi o vencedor da prova realizada pela manhã. Ele venceu de ponta a ponta, completando as 17 voltas no traçado de 3.039 metros com o tempo de 28min18seg859. Pole da prova, Arthur manteve a liderança na largada, mas teve de suportar a pressão de Diogo Moscato por algumas voltas. Após o segundo Safety Car, entretanto, Arthur conseguiu uma folga maior, enquanto Moscato passou a ser ameaçado por Cayan. Em segundo ficou Cayan Chianca (PROAM) e em terceiro Léo Torres (PRO). Na categoria AM, a vitória foi de Henry Couto.

 

 

Julio Campos foi o vencedor da Corrida 2, que fechou a programação da sétima e penúltima etapa da NASCAR Brasil Sprint Race, realizada neste fim de semana no Autódromo Internacional de Tarumã, na cidade gaúcha de Viamão. O piloto paranaense da categoria PRO assegurou a vitória após a penalização imposta ao gaúcho Vitor Genz, que tomou cinco segundos em razão de ter tocado em Julio na briga pela vitória na volta final. O vencedor completou as 16 voltas no tempo de 27min22seg978, ficando em segundo Arthur Gama (PRO) e em terceiro Cayan Chianca (PROAM). Na AM, Mc Gui se destacou que achou o caminho da vitória na etapa.

 

Sessão Rivotril.

Seguindo meu mestre inspirador, está na hora de receitar as pílulas da semana.

 

- A coluna ia ficar gigante e precisei economizar nas pílulas.

- Como estava fora de casa, também precisei conter os palavrões para não apavorar o pessoal da pousada lá no Jalapão, que nos deram a cortesia de um Late Check Out.

- Barraram o Nhonho Peitolas na transmissão da Copa Truck no sábado? Minhas redes sociais não pararam de falar nisso (como se eu tivesse alguma responsabilidade).

 

- Foi patético o esforço da transmissão da usurpadora, fazendo imagens fechadas de alguns grupos de presentes para tentar mostrar que havia um bom público em Tarumã. As imagens da câmera aberta, no sábado e no domingo, dizem (e mostram) tudo.

 

Felicidades e velocidade,

 

Paulo Alencar

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.

    
Last Updated ( Tuesday, 17 October 2023 03:38 )