Salve Nobres Leitores, O mais importante evento do calendário nacional do kartismo contou com mais de 260 inscritos (263 no total) nas categorias 4 tempos e Rotax, Após uma semana, começando os trabalhos no dia 07, de treinos e classificatórias, disputadas com pista molhada e as pré-finais tendo pista seca até a desejada corrida final no sábado, 14, conhecemos os 16 campeões desta edição As transmissões das corridas, especialmente as finais disputadas no sábado, também foram destaque, com quase 25 horas de transmissões ao vivo, no Youtube oficial CBA BRKart (https://www.youtube.com/@CBABRKart), com quase 60 mil views durante a semana da etapa. As Finais também contaram com quatro horas de transmissão ao vivo no canal Sportv. Nesta primeira fase, disputada no Circuito Internacional Techspeed, que tem uma extensão de pouco mais de 1.500 metros, localizado no complexo do Velopark, em Nova Santa Rita – RS, aconteceram as competições com as categorias com motores 4 tempos, desde os pequenos da Mirim e Cadete até os experientes da 60+. Junto com elas estavam as categorias do 7º Campeonato Brasileiro de Kart Rotax. Com um traçado de quase 1,5 km, foi possível reunir nas etapas finais grids com mais de 36 karts e a categoria F4 Sênior teve 43 pilotos alinhados. Algumas outras finais tiveram grids bem cheios, como a Mirim, com 28 kartistas, a F4 Júnior com 34, F4 Graduados com 30 e F4 Super Sênior com 27 e o final do sábado tínhamos oito novos campeões, quatro bicampeões, três tricampeões e um pentacampeão, bem como cinco kartistas foram selecionados para representar o Brasil no Mundial de Kart Rotax, em dezembro, no Bahrein. Agora vamos aos campeões por categoria. As categorias F4 Super Sênior Master e F4 60+ foram juntas pra pista, na Super Sênior Master o título ficou com Carlos Saderi, o vice campeonato foi para Paulo Sant’Anna e o terceiro colocado foi Paulo Nasser. A F4 60+ teve como campeão Valdemiro Oliveira, o vice ficou com Ricardo Castro e o terceiro colocado foi Dagnor Schneider. Em seguida vieram as promessas da categoria Rotax Mini Max. O campeão foi Edward Kirst, com o vice campeonato ficando para Lucas Kuhn e o terceiro lugar de Lourenço varela, que tomou um sufoco enorme de Marcella Assumpção. Na categoria Rotax Micro Max o campeão foi Pedro Campos, com o vice campeonato ficando para Francisco Rocha e o terceiro colocado Lucas Ferreira. A categoria Rotax Máster teve como vencedor – conquistando seu 5º título brasileiro – Dennis Dirani. O vice campeonato ficou para Digão Soares e o terceiro lugar com Fernando Croce. A categoria F4 Junior teve o campeonato para Heitor Farias, com Nicollas Loretti como vice campeão e Yuri Morelli no terceiro lugar. A categoria Mirim teve protestos após a final, mas não houve alteração entre os primeiros. O título ficou com Matias Domingues, o vice campeão foi Bernardo Gubert e o terceiro colocado foi Pedro Campos. Na categoria Super F4 Duda Araújo derrotou grandes favoritos como Olin Galli – o vice campeão – e Alain Sisdeli, terceiro colocado. A Categoria Rotax DD2 teve o menor dos grids e o campeão foi Rafael Reis, com o vice campeonato indo para Vasco Pedro e Victor Manzini ficando com a P3. A categoria Rotax Max teve como campeão Allan Croce, com o vice campeonato indo para Enzo Prando e o terceiro colocado foi Giuliano Raucci. Na categoria F4 Graduados o título ficou com Felipe Prieto, o vice campeonato com Rafael Vasco e Frederico Bueno foi o terceiro colocado. No maior grid das finais, com 43 kartistas, a categoria F3 Super Sênior teve Saul Leite como campeão. O vice campeão foi Jorge Fernandes e Ernandes Onassis ficou em terceiro. Lucas Paiva foi o campeão da categoria Rotax Junior Max, com Pedro lima sendo o vice campeão e Nicollas Loretti o terceiro colocado. Tivemos pilotos inscritos por 17 Federações do Automobilismo Brasileiro, sendo a Federação de Automobilismo de São Paulo (FASP) a com maior número de inscrições (92), seguida pela Federação de Automobilismo do Estado de Santa Catarina (FAUESC), com 58 e a Federação Gaúcha de Automobilismo (FGA), com seus representantes correndo em casa, em terceiro (30). A FASP teve o maior número de campeões: cinco. A FAUESC ficou em segundo, com três. Entre os provedores / construtores de Chassi, tivemos títulos para 8 deles, mas o domínio ficou com a Mega Kart, conquistando 4 dos 16 títulos em disputa. Em seguida pela MINI, com três. Bravar, Techspeed e Praga ganharam dois cada uma e Tony Kart, CRG e Thunder faturaram um título cada. A segunda fase do 58° Campeonato Brasileiro de Kart está programado para o RBC Racing, em Vespasiano/MG, a disputa das categorias 2 tempos e mais 13 campeões serão conhecidos entre os dias 11 e 18 de novembro. Deveriam ser 15 categorias em disputa, mas as categorias OK e OK Júnior não serão mais realizadas. Abraços a todos, Denilson Santos Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid. |