Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Rafael Câmara pontua bem no final da Fórmula Regional Europeia 2023 PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 22 October 2023 11:14

Alô galera que lê os Nobres do Grid... Salve Jorge!

 

Nesse final de semana tivemos apenas duas corridas envolvendo os pilotos brasileiros, aspirantes ao topo da carreira nas categorias mais importantes do automobilismo mundial.

 

A Fórmula Regional Europeia fez sua última etapa do ano no autódromo de Hockenheim, Alemanha, junto com a programação do DTM e de outras categorias. Eu também havia me comprometido com os leitores em comentar no final a rodada tripla da GB3, que correu em Zandvoort na semana passada e onde estava o brasileiro Lucas Staico, vice campeão da FIA Fórmula 4 Brasil de 2022. Contudo, ele desistiu da participação na etapa e provavelmente no campeonato.

 

Fórmula Regional Europeia

Depois de passar por 10 autódromos em 8 países, a categoria que é a sucessora do Campeonato Europeu de Fórmula 3 fez sua etapa final da temporada em Rockenheim, um autódromo de pista larga, com vários traçados possíveis e por tabela, pontos de ultrapassagens... tudo o que faltou em Zandvoort na última semana, assim como o sol, que brilhou forte nas corridas do sábado e do domingo no início do outono europeu.

 

 

Nos treinos livres, contudo, Chuva foi um desafio adicional para os pilotos no largo traçado alemão. Com a temperatura baixa – no ar e no asfalto – o pilotos sofreram para encontrar um bom acerto e os brasileiros não foram nada bem no primeiro treino coletivo, com Rafael Câmara ficando na P21, 1,5s atrás de Kimi Antonelli, e Emmo Fittipaldi Jr. no P26 entre os 33 pilotos inscritos para a etapa.

 

 

No treino livre da tarde, com menos água na pista e a temperatura um pouco mais alta, os tempos caíram quase 10s em relação aos conseguidos pela manhã e Rafael Câmara conseguiu um bom acerto para o seu carro, ficando com a P4, logo atrás do companheiro de equipe por míseros 8 milésimos. Quem não fez grandes progressos foi Emmo Fittipaldi Jr. que terminou com a P24.

 

 

No final da tarde da sexta-feira tivemo o treino de classificação para as corridas 2, a ser realizada no domingo diferente do que vinha acontecendo nas últimas etapas, com os treinos pouco antes das corridas. No treino 1, ficamos sem imagens. Este Colunista não conseguiu as imagens para a corrida 1, não disponibilizada pela manhã no youtube, mas Rafael Câmara e Emmo Fittipaldi Jr. estavam juntos no grupo A e, após os 15 minutos de treino, o piloto brasileiro da Prema ficou com a P2 no seu grupo, enquanto Emmo Fittipaldi Jr. ficou na P16, num treino muito complicado para o piloto da Sainteloc Racing.

 

 

No treino classificatório 2 tínhamos novamente Emmo Fittipaldi Jr. e Rafael Câmara, treino que definiria o grid com o grupo A, o segundo a ir para a pista no sábado. As condições tinham mudado bastante. Tínhamos sol e pista seca para o sábado. Após aquecerem os pneus na primeira metade dos 15 minutos, os pilotos começaram a virar suas voltas rápidas e surpreendentemente Emmo Fittipaldi Jr. foi o segundo mais rápido na primeira rodada de voltas rápidas.

 

 

Na segunda passagem, contudo, ele caiu para a P10. Rafael Câmara vinha apenas na P8. Contudo, na última tentativa de volta rápida o brasileiro da equipe Prema fez uma volta voadora que o colocou na P1 do grupo, com 1m36,309s. Não foi o tempo mais rápido, mas o colocou na primeira fila na corrida do sábado, ao lado de Kas Haverkort, com quem estava brigando pela P4 no campeonato. Emmo Fittipaldi terminou na P12.

 

Algumas horas depois os pilotos estavam na pista para a corrida do sábado, com Rafael Câmara largando na P2, buscando um pódio e uma vitória, enquanto Emmo Fittipaldi Jr, largando na P24, precisaria fazer uma corrida soberba para chegar aos pontos. Após a volta de apresentação os pilotos retornaram às suas posições no grid e, apagadas as luzes vermelhas para 30 minutos +1 volta, Rafael Câmara tomou a ponta, mas tinha Kas Haverkort e Tim Tramnitz colados nele. Na curva do hairpin, Tim Tramnitz, por fora, saiu da P3 para a ponta. Emmo Fittipaldi manteve  P24.

 

 

Ivan Domingues ficou parado na curva 2 e provocou a entrada do safety car, mas a relargada foi rápida e Rafael Câmara manteve a P2, mas tinha Kas Haverkort muito perto, mas ele perdeu a P3 para Martinius Stenshorne no hairpin. Emmo Fittipaldi Jr. continuava na P24. Rafael Câmara vinha na balada do líder e com uma pequena folga para o P3 com um terço de corrida decorrido. Emmo Fittipaldi conseguiu ganhar a P23 e em seguida a P22, mas a briga no pelotão estava muito sinistra. Em seguida, após tomar a P21 de Esteban Masson, Emmo Fitttipaldi Jr. foi tocado e rodado pelo companheiro de equipe, que jogou os 2 para o rabo da cobra.

 

 

O Safety veio pra pista, mas os dois voltaram pra corrida. Ruim para Rafael Câmara, que perdeu a vantagem que tinha sobre Martinius Stenshorne. A relargada veio na volta seguinte e Rafael Câmara manteve a P2 enquanto Valentin Kluss foi pra grama e Owen Tangavelou bateu no hairpin, colocando o carro de segurança de volta à pista. A nova relargada veio com 5 minutos para o final e Rafael Câmara manteve a P2 e foi pra cima de Tim Tramnitz, ficando lado a lado na reta após o Hairpin. Martinius Stenshorne colou nos 2 e numa nova tentativa depois do harpin, o brasileiro destracionou, foi jogado pra fora da pista por Stenshorne e caiu pra P4. Na última volta ele ainda tentou recuperar um lugar no pódio, mas não conseguiu. Emmo Fittipaldi Jr, depois de cair para o último lugar, terminou na P25. Como Nikita Bedrin era convidado e não marcava pontos, ele foi para o pódio, mas os 15 pontos foram para Rafael Câmara.

 

No final da manhã do domingo os 33 pilotos voltaram à pista para a última corrida da temporada. O sol brilhava, mas não tínhamos calor, apesar do horário da corrida. Rafael Câmara estava largando na P4 enquanto Emmo Fittipaldi Jr. era o P30, tentando buscar na última corrida uma performance de recuperação, mesmo sendo praticamente impossível chegar aos pontos.

 

 

Após a volta de apresentação os pilotos retornaram ao grid e, apagadas as luzes vermelhas +1 volta, Rafael Câmara largou muito bem, manteve a P3 e na curva 2 tomou a P2 de Kas Haverkort. Os carros no final do grid não estavam parados na hora da largada. Emmo Fittipaldi Jr. era o P28 no final da primeira volta. Rafael Câmara abriu uma boa vantagem na P2 e buscava o líder, Martinius Stensthorne. Tim Tramnitz era o P3. A batida entre Maya Weug e Esteban Masson provocou a entrada do safety car na volta 4. Emmo Fittipaldi Jr. era o P29.

 

 

Na relargada, Rafael Câmara manteve a P2 e no hairpin atacou Martinius Stensthorne, mas na curva seguinte, depois de ficar lado a lado com o líder, quase perdeu a P2 para Tim Tramnitz. A disputa acabou logo com uma nova entrada do safety car. Nova relargada 2 voltas depois e Rafael Câmara segurou a P2, mas Tim Tramnitz veio mais perto dessa vez. Emmo Fittipaldi Jr. era o P26 enquanto o brasileiro da Prema voltava a atacar o líder, mas na mesma curva ele tentou tomar a ponta, ficou vendido na saída da curva 8 e foi superado no S em seguida por Tim Traminitz e Kas Haverkort, caindo para a P4.

 

 

Emmo Fittipaldi foi ganhando posições até chegar na P23, mas foi tocado por Javier Segrera no Hairpin e foi novamente “rodado”, como no sábado. Rafael Câmara tentou nas voltas finais ao menos recuperar a posição sobre Kas Haverkort na briga pela P3 na pista e pela P4 no campeonato, mas ficou fora do pódio. Apesar do toque que levou, Emmo Fittipaldi terminou na P24 com as punições pós-corrida. No campeonato, Rafael Câmara ficou com a P4, com 161 pontos. Emmo Fittipaldi foi o P24, com 4 pontos.

 

E assim concluímos assim mais um desafio, acompanhando as categorias de base com os brasileiros buscando uma oportunidade de crescer no automobilismo internacional em qualquer dos continentes pelo mundo e vamos continuar tentando manter o compromisso da coluna semanal. 

 

Um abraço a todos,

 

 

Genilson Santos

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.