Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Eletropostos: Legislação e Normas Técnicas PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Thursday, 26 October 2023 22:07

Olá pessoal que acompanha o site dos Nobres do Grid,

 

Dando continuidade ao nosso “desafio elétrico” sobre os eletropostos, fiz uma proposta de escrever sobre legislação e normas técnicas, localização, tipos de carregadores, serviços adicionais e sistemas de gestão integrado.

 

Eu vou cumprir o que me propus a fazer, mas isso vai render uma série de artigos que me surpreenderam e que certamente vai surpreender a todos por vermos como algo relativamente novo como a instalação de eletropostos foi tão rapidamente normatizada e no caso do Brasil, com todo o gigantismo burocrático.

 

Em todo caso, é muito importante a preocupação das autoridades brasileiras em garantir que padrões elevados de segurança e qualidade dos serviços.

 

A adoção em larga escala de veículos elétricos tem impulsionado a necessidade de infraestrutura de recarga segura e confiável. Para garantir a segurança e a conformidade dos sistemas elétricos, é essencial seguir as normas técnicas específicas da região. 

 

Essas normas abrangem uma variedade de aspectos, desde a capacidade elétrica exigida até a correta instalação dos cabos e o uso de dispositivos de proteção adequados. 

 

Neste artigo, exploraremos as normas técnicas para instalação segura dos carregadores no Brasil, destacando sua importância na garantia da segurança e na promoção de uma infraestrutura de recarga confiável para veículos elétricos.

 

 

Normas Reguladoras (NR’S) x Normas Brasileiras (NBR’S)

No contexto brasileiro, existem dois tipos de normas técnicas para instalação segura dos carregadores, as Normas Reguladoras (NRs) e as Normas Brasileiras (NBRs) que estabelecem diretrizes e requisitos para garantir a conformidade dos sistemas elétricos.

 

Normas Reguladoras (NR’S) 

As Normas Reguladoras (NR’s) são emitidas e regularmente alteradas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), exigência dos requisitos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Elas não são específicas para a instalação de carregadores elétricos, mas sim diretrizes de segurança e saúde ocupacional. 

 

O objetivo é orientar as pessoas envolvidas na operação quanto às normas de segurança do trabalho e os equipamentos de segurança exigidos para cada etapa da instalação.

 

‍Normas Brasileiras (NBR’s)

Já as Normas Brasileiras (NBR’s) são normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). 

 

A atuação não é restrita a assuntos relacionados à segurança e saúde do trabalhador, pois abrange diversos campos que permitem a padronização de procedimentos, como qualificação de produtos, regras de escrita, entre outros.

 

Apesar das suas diferenças, tanto as NR’s e as NBR’s têm como principal objetivo garantir que o projeto seja realizado de acordo com regras básicas, que priorizam a qualidade, segurança e conforto dos envolvidos. 

 

 

Principal NR para a instalação segura dos carregadores

A principal NR relacionada à instalação elétrica é a NR 10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade.

 

Esta norma estabelece os requisitos mínimos para garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que atuam em instalações elétricas, incluindo a instalação de carregadores elétricos. Ela abrange aspectos como:

 

distribuição de energia elétrica;

consumo de energia elétrica;

construção e montagem de projeto elétrico;

manutenção das instalações elétricas;

treinamento de equipes;

equipamentos de proteção individual;

procedimentos de trabalho;

medidas de prevenção de riscos elétricos.

 

Importante: Não seguir as normas reguladoras ao instalar seu carreador pode acarretar em multas, embargos ou até interdições para as empresas.

 

Principais NBR’s para a instalação segura dos carregadores

Algumas das Normas Brasileiras mais utilizadas na instalação de carregadores de carros elétricos, são:

NBR 5410: Norma sobre instalações elétricas de baixa tensão

Esta norma é utilizada para estipular as condições adequadas para o funcionamento seguro das instalações elétricas de baixa tensão, de até 1000V em tensão alternada e 1500V em tensão contínua. 

 

 

Ela é aplicada principalmente na instalação em prédios, locais públicos e comerciais, e abrange as prescrições sobre o projeto, manutenção e verificação da mesma, como:

seleção de condutores elétricos;

proteção contra sobrecorrentes;

coordenação de dispositivos de proteção;

equipamentos e componentes utilizados nas instalações;

critérios de desempenho;

características técnicas;

medidas de proteção contra choques elétricos;

 requisitos para o aterramento;

procedimentos de inspeção, testes e ensaios periódicos.

 

NBR 14039 – Instalações elétricas de média tensão

Essa norma estabelece requisitos para projetos, execução e manutenção de instalações elétricas de média tensão, aplicáveis a carregadores elétricos de maior porte ou com necessidade de maior capacidade elétrica.

 

A NBR 14039 classifica as instalações elétricas de média tensão em diferentes categorias, levando em consideração a tensão nominal, a capacidade de interrupção, os níveis de isolamento e outros parâmetros relevantes.

 

Essa norma estabelece os parâmetros para o projeto e dimensionamento das instalações elétricas de média tensão, incluindo aspectos como:

seleção de equipamentos;

cálculos de demanda;

coordenação de proteção;

equipamentos utilizados nas instalações elétricas de média tensão;

critérios de desempenho;

proteção contra riscos de choque elétrico;

aterramento adequado;

sinalização de advertência;

proteção contra sobretensões;

procedimentos de inspeção, testes e ensaios periódicos.

 

NBR 13570: Norma sobre a instalação elétrica em locais com grande público

Complementar a norma NBR 5410, a NBR 13570 fixa os requisitos específicos exigidos  nas instalações elétricas de baixa tensão, porém, em locais com maior trânsito de pessoas.

 

Seu objetivo é garantir o bom funcionamento das instalações, a conservação dos bens e a segurança das pessoas e de animais domésticos nas situações de grande concentração de pessoas. 

 

Para isso, a norma determina quais podem ser esses locais de instalação com afluência de público e também as capacidades mínimas.

 

Atenção: Apesar das NBR’s não serem de cumprimento obrigatório, por serem formuladas por uma instituição privada, diversas leis exigem a sua execução, para garantir a qualidade e o bom uso de produtos e serviços.

 

 

‍Características de local de instalação dos carregadores  

Além das normas técnicas para instalação de carregadores elétricos, as características do local de instalação dos carregadores de carro elétrico são igualmente importantes para garantir a eficiência e a segurança do processo de recarga. Por isso, é importante observar:

 

Fornecimento de energia adequado: verifique se o local possui acesso à rede elétrica compatível com as necessidades do carregador.

Facilidade de instalação: o local deve permitir a instalação dos cabos de recarga sem obstruções e interferências na circulação.

Visibilidade e segurança: a escolha do local deve considerar a boa visibilidade, ser protegido contra vandalismo e oferecer conforto e abrigo aos usuários em caso de condições climáticas adversas.

Iluminação adequada: garanta uma iluminação que permita a visualização noturna de instruções e controles do equipamento.

Riscos e adequações: certificar que a área não apresenta riscos e que está adequada para a instalação dos carregadores.

Estrutura e espaço físico: verifique se o local possui uma estrutura robusta para suportar os carregadores fixados na parede, além de espaço livre superior a 50 cm nas laterais e parte superior do equipamento para permitir ventilação suficiente, além de fácil acesso posterior.

 

É fundamental ressaltar que a instalação dos carregadores requer a expertise de profissionais qualificados e a observância de todas as normas regulamentadoras pertinentes.

 

No próximo mês abordarei outro tópico em detalhes.

 

Muito axé pra todo mundo,

 

Maria da Graça 

 

Last Updated ( Thursday, 16 November 2023 18:32 )