Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
O convidado Matheus Ferreira fez a festa na F4 Brasil como preliminar da F1 PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 05 November 2023 16:55

Salve Nobres Leitores,

 

O mais importante evento do calendário nacional, o Grande Prêmio São Paulo de Fórmula 1 e a FIA Fórmula 4 fez parte do programa das preliminares da corrida da maior categoria de automobilismo do mundo com suas três corridas acontecendo neste final de semana.

 

Normalmente o programa faz uma corrida no sábado e duas no domingo, mas para se adequar ao programa da Fórmula 1, fizeram duas corridas no sábado e apenas uma no domingo. Assim como, normalmente, faço as fotos ilustrativas das corridas com prints das imagens da transmissão pela internet, o que desta vez não aconteceu. Peço desculpas pelas fotos meramente ilustrativas.

 

A corrida 1, de 25 minutos de duração, aconteceu na manhã do sábado. O treino de classificação seria após a classificação da Fórmula 1, mas com o dilúvio bíblico que desabou em São Paulo no final da tarde, foi impossível os pilotos irem pra pista e eles fizeram um treino na “madrugada” do sábado, às seis e meia da manhã e, com uma estratégia ousada, Cecília Rabelo marcou a pole e teve ao seu lado o líder do campeonato, Vinícius Tessaro. Eram 13 carros no grid nesse final de semana.

 

 

Após a volta de apresentação os pilotos realinharam e, na largada, a pole position ficou parada no grid e Vinícius Tessaro tomou a ponta, seguido por Rafaella Ferreira e Matheus Ferreira Lucca Zuchinni ficou na reta com a suspensão dianteira danificada, depois de acertar Matheus Comparato, que também ficou parado no grid. Foram 3 carros parados. Safety Car na pista. Quando veio a bandeira verde, Matheus Ferreira atacou Rafaella Ferreira e tomou a P2 enquanto Vinícius Tessaro seguia na frente. Vinícius Tessaro e Matheus Ferreira abriram vantagem enquanto Rafaella Ferreira tentou segurar a P3... mas duas voltas depois tomou por todos os lados, caindo pra P8 e Álvaro Cho ganhou a P3. Na volta seguinte, Ela fechou com força a tentativa de Luan Lopes, os dois se tocaram e arrancaram as sinalizações de isopor. Safety Car na pista novamente e Luan Lopes acabou abandonando. Limpara a pista e na relargada, Matheus Ferreira mostrou que correr na Europa é outro nível e tomou a ponta na freada do S do Senna, por fora, em cima de Vinícius Tessaro. Álvaro Cho manteve a P3 e foi pra cima do líder do campeonato. João Tesser e Arthur Pavie se tocaram e os dois se deram mal. Pavie teve o pneu traseiro direito furado e João Tesser perdeu a asa dianteira. Os 3 primeiros estavam com menos de 1s entre eles, mas sem possibilidades de ataque. Na última volta Vinícius Tessaro se aproximou e tentou retomar a ponta, mas não teve como. Matheus Ferreira venceu, seguido de Vinícius Tessaro foi o P2 e Álvaro Cho foi o P3.

 

 

A corrida 2 veio depois da corrida sprint da Fórmula 1. Era a corrida mais curta, com 18 minutos e o grid invertido, a pole position era de João tesser, tendo a seu lado Cecília Rabelo. Após a volta de apresentação, os carros voltaram ao grid e tivemos a largada para os 13 competidores. Mais uma vez os primeiros tiveram problemas na largada. João Tesser ficou parado e Cecília Rabelo saiu lenta e os que estavam atrás tiveram que driblar os carros parados. Com isso, Alexandre Machado era o líder com Fernando Barrichello ganhou a P2 e Nelson Neto subiu para P3. O pelotão estava compacto e Álvaro Cho ganhou a P3 na freada do S do Senna, mas levou o troco na reta oposta. Com todos juntos as disputas estavam intensas nas posições intermediárias. Vinícius Tessaro e Matheus Comparato faziam uma grande disputa pela P6. Matheus Ferreira teve que brigar muito pra tomar a P4 e na perda, caiu para a P7. A disputa pela P4 isolou a briga dos 3 primeiros, mas Alexandre Machado conseguiu abrir quase 2s para Fernando Barrichello, que ia ficando para Nelson Neto. Alexandre Machado conquistou sua primeira vitória na categoria, seguido de Fernando Barrichello e Nelson Neto.

 

 

Na manhã do domingo tivemos a terceira prova e Cecília Rabelo tinha novamente a pole position para mais uma corrida com 25 minutos de duração. Ao seu lado estava Matheus Ferreira. Na segunda fila, Fernando Barrichello e o líder do Campeonato, Vinicius Tessaro. Na P5 Matheus Comparato. Tudo para complicar a vida da pole position. Novamente a largada parada e dessa vez todo mundo largou. Como eu esperava, a Cecília Rabelo foi engolida nos primeiros e Matheus Ferreira tomou a ponta, segido por Fernando Barrichello e Vinícius Tessaro que pressionava pra ganhar a P2. Alexandre Machado bateu forte no final da reta oposta, empurrado pra fora da pista. Safety Car na pista! Na relargada, Matheus Ferreira largou bem e deixou a briga pela P2 entre Fernando Barrichello e Vinícius Tessaro. Matheus Comparato ganhou a P4 e chegou na briga pelo pódio. Barrichello segurava o pelotão e Matheus Ferreira abria na frente. Cecilia Rabelo foi tocada por João Tesser, rodou no final da reta dos boxes e novamente o Safety Car foi pra pista. Na relargada, Vinícius Tessaro forçou no final da reta, fritou pneu e com a asa dianteira quebrada perdeu tudo e Matheus Comparato ganhou a P3. Matheus Ferreira abriu frente na liderança e Luan Lopes chegou na briga pelo pódio nas duas últimas voltas, mas as três primeiras posições não se alteraram. Matheus Ferreira ganhou duas de três corridas, com Fernando Barrichello na P2 e Matheus Comaprato foi o P3. O campeonato ainda está em aberto para a [ultima temporada.

 

Abraços a todos,

 

Denilson Santos

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.