Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Eletropostos: Localização, Carregadores e Infraestrutura PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Thursday, 30 November 2023 20:03

Olá pessoal que acompanha o site dos Nobres do Grid,

 

Os eletropostos são um componente essencial para a nossa jornada em direção a um futuro mais ecológico e inteligente, voltado para a substituição da frota veicular movida por motores de combustão interna por veículos elétricos.

 

Neste artigo, vou falar sobre o que é um eletroposto, compreendendo-o como um ponto de carregamento que viabiliza a recarga de veículos elétricos e híbridos plug-in fora do ambiente residencial. Este é um dos (talvez o maior) desafios para que possamos converter a frota mundial.

 

Um dos grandes gargalos no sistema para a conversão de uma frota automotiva usando motores de combustão interna para uma com motores elétricos passa pela autonomia deste veículos, a necessidade de recarregá-los e o tempo que este processo leva.

 

Embora motoristas possam carregar em casa, nem todos têm acesso conveniente ao carregamento doméstico, como é o caso de pessoas que moram em apartamento ou de aluguel e não podem ter seu próprio sistema de carregamento em sua vaga, então terão que procurar lugares que seja conveniente carregar enquanto fazem compras, comem ou passam o dia. 

 

 

Um recente estudo mostrou que motoristas de elétricos preferem carregar em locais de fácil acesso, seguros e com opções de comida, bebida e banheiros. Além disso podemos apontar as pessoas que desejam viajar longas distâncias e, logo, precisarão recarregar seu veículo. Portanto, em breve todas as empresas de estacionamento e frotas de abastecimento precisarão atender esta necessidade, instalando estações de recarga para seus clientes.

 

À medida que mais motoristas trocam o carro a combustão para o elétrico, oferecer um local para carregar não será mais apenas uma comodidade. Assim como a disponibilidade de rede Wi-Fi, locais sem opção de carregamento de VEs logo poderão perder clientes para aqueles que oferecem.

 

Atualmente, proprietários de elétricos já estão frequentando lugares com base na disponibilidade de um carregador. Em breve, todas as empresas com estacionamento precisarão instalar estações de recarga para continuarem competitivas e atender às necessidades de seus clientes.

 

 

Fatores a considerar antes de montar um eletroposto

Começar um novo negócio pode ser bastante estressante. Ainda que você não tenha a mínima ideia de como começar, com um pouco de planejamento e direcionamento, você pode direcionar as energias naquilo que realmente importa. 

Mas o que é necessário considerar antes de fazer a instalação? A seguir vamos trazer alguns pontos importantes para você pensar a respeito.

 

Localização

Ao escolher um local para seu eletroposto, siga todas as normas de instalação e segurança.

 

O ambiente precisa ser amplo, uma vez que o cabeamento para alimentar os equipamentos podem ter entre 4 e 5 metros de comprimento e alguns carregadores podem chegar a quase 2 metros de altura. É recomendado que o local tenha uma ótima conexão GPRS para gestão dos carregadores, que seja de fácil acesso e com vagas para diversos veículos. Se precisar de ajuda para encontrar o local certo para a instalação, entre em contato com um eletricista profissional (idealmente, um instalador experiente de ponto de recarga) para ajudá-lo a aconselhá-lo sobre o posicionamento adequado dos equipamentos.

 

Capacidade elétrica

Dependendo da potência do carregador, instalar um único ponto dispensa a necessidade de alterações no sistema elétrico. Por outro lado, se houver mais de uma estação para ser instalada, carregadores de alta potência ou estações em corrente contínua, será necessário verificar a capacidade rede elétrica local e entrar em contato com a concessionária de energia para fazer as devidas adequações. Um eletricista profissional capacitado poderá fazer esta inspeção e o planejamento.

 

 

Necessidade de expansão

Com o aumento da popularidade dos VEs, é importante levar em consideração a necessidade de futuras expansões, tanto de equipamentos, quanto da capacidade elétrica.

 

Uma infraestrutura bem planejada e preparada facilita o trabalho de cabeamento das próximas estações de carregamento. Além disso, o recurso de gerenciamento dinâmico de carga possibilita carregar diversos veículos ao mesmo tempo sem sobrecarregar a rede elétrica do local, evitando custos adicionais com adequação da infraestrutura.

 

Eletricista profissional

Como todo o processo pode se tornar complexo, a instalação precisa ser realizada por um profissional capacitado e experiente para assegurar que seja feita da maneira adequada.

 

Quanto custa para montar um eletroposto?

Montar um eletroposto acaba sendo mais caro que instalar um carregador residencial e apresenta uma variação de custo que depende de diversos fatores como tipo de carregador, recursos disponíveis, tipo de instalação e requisitos específicos do local. Assim que você decidir qual modelo de negócio irá adotar, precisa colocar na ponta do lápis de quanto investimento precisará e em quanto tempo, em média, terá retorno. 

 

É importante ressaltar que isso depende da localização, aluguéis, quantidade de carregadores, forma de alimentação, comodidades oferecidas, entre outros. Lembrando que a distância do carregador até o quadro geral acaba sendo o fator mais crítico na determinação do custo de instalação e geralmente varia de 15 a 30 metros, por conta do preço de cabeamento elétrico.

 

 

Distâncias com mais de 40 metros são geralmente muito caros para justificar a instalação da estação e, talvez, a mudança de local possa ser considerada.

 

Quanto custa investir em estações de recarga?

Para esse cálculo, primeiro é necessário decidir por qual modelo de eletroposto vai escolher, por exemplo, para hotéis, onde os clientes costumam dormir, a recarga poderá ser mais lenta, porém para locais com alto fluxo, como estradas, o mais indicado é uma recarga mais rápida, veja as sugestões a seguir:

 

Carregamento lento

O fornecimento vai até 3,6 kW, sendo ideais para residência em carregamentos noturnos ou enquanto está no escritório em um dia inteiro de trabalho. O valor médio é entre 2 e 3 mil reais.

 

Carregamento Semirrápido

A maioria dos carregadores semi-rápidos são classificados em 7 kW, mas os de 22 kW também estão disponíveis. Com eles, é possível finalizar a recarga entre 2 e 6 horas. É aconselhável usar em locais onde os clientes costumam ficar mais tempo, como parques, shoppings, estacionamentos, por exemplo. Seu custo tem uma média de variação entre 7 e 15 mil reais.

 

Carregamento Rápido

Esse modelo tem 50 kW de potência, capaz de carregar a bateria de um veículo em menos de 1 hora. Normalmente é encontrado em locais perto de estradas, como conveniências e postos de combustíveis. Os valores variam entre 90 e 150 mil reais.

 

Carregamento Ultrarrápido

Geralmente tem uma potência de 150 kW e carrega em menos de vinte minutos. Seu valor está por volta de 350 mil reais.

 

 

Escolhendo os carregadores corretos

Nem todas as soluções de carregamento são criadas da mesma forma e é importante entender quais os principais recursos que deseja oferecer antes de fazer uma compra.

 

As estações que você escolher serão um reflexo da sua marca, por isso é uma boa ideia escolher algo confiável, acessível e inteligente.

 

Confiável: estações com estrutura capaz de suportar atividade em ambientes externos, tenha todas as proteções elétricas embutidas, seja compatível com OCPP (protocolo de comunicação), possua suporte técnico e garantia.

 

Acessível: carregador com design atrativo para fácil reconhecido de motoristas, apresente instruções claras e seja de fácil utilização.

 

Inteligente: consiga fazer o uso eficiente da energia disponível, consiga realizar monitoramento em tempo real, além de ajustes e configuração remota do equipamento utilizando rede Wi-Fi ou 4G.

 

Muito axé pra todo mundo,

 

Maria da Graça