Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
As novidades da CES de 2024 em Las Vegas PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Thursday, 25 January 2024 22:51

Olá pessoal que acompanha o site dos Nobres do Grid,

 

Todos os anos espero com ansiedade pela ida à CES, a feira de tecnologia que acontece todos os anos em janeiro na cidade de Las Vegas. Não gastei nenhum segundo da minha estada – como sempre – nos cassinos da cidade.

 

Antes de viajar para minha amada Salvador para me juntar ao meu Afoxé (Filhos de Gandhi) e renovar minhas energias na festa de Iemanjá e aproveitar o carnaval, preparei um artigo porreta sobre o que vi este ano.

 

Todos os anos, por mais que acompanhemos o que está acontecendo pelo mundo em termos de avanços tecnológicos, sempre somos surpreendidos com alguma coisa e sempre temos algo para aprender com nossos concorrentes em um mercado dinâmico como está sendo o da mobilidade neste terceiro milênio.

 

Alimente sua curiosidade enquanto revelamos os principais destaques das tendências de tecnologia automotiva na CES 2024 – Prepare-se para o futuro da direção!

 

Todos os anos, a CES oferece uma janela para as transformações iminentes que irão redefinir a forma como os indivíduos trabalham, aprendem, comunicam e, nomeadamente, como irão navegar nas estradas.

 

 

Na última edição da CES, vários fabricantes de automóveis apresentaram veículos-conceito que ficam na linha entre visões futurísticas e modelos de produção iminentes.

 

Também a melhor tecnologia geral para casa inteligente na CES 2024

Desde veículos aéreos e assistentes de voz acionados por IA até a vanguarda em veículos elétricos (EVs), a CES 2024 serve como uma prévia do futuro da direção – oferecendo um vislumbre do que poderá em breve estar ao volante ou potencialmente conduzindo você de forma autônoma.

 

Os aficionados automotivos da Edmunds organizaram uma lista de algumas das revelações automotivas mais notáveis da CES deste ano:

 

 

Principais destaques das tendências de tecnologia automotiva na CES 2024

A promessa de carros voadores elétricos se tornarem reais

Conclusão

Perguntas frequentes sobre os principais destaques das tendências de tecnologia automotiva na CES 2024

Os carros voadores realmente voaram na CES?

Como a IA está transformando a experiência de dirigir?

Os veículos elétricos estão finalmente assumindo o controle?

Principais destaques das tendências de tecnologia automotiva na CES 2024

 

A Inteligência Artificial (IA) está prestes a transformar várias facetas da nossa vida cotidiana e a indústria automóvel não é exceção. No meio da série de preocupações e oportunidades que a IA apresenta, os fabricantes de automóveis estão a abraçar proativamente o seu potencial para preparar o caminho para uma experiência de condução mais intuitiva e otimista.

 

A Mercedes-Benz deu um passo significativo ao apresentar seu software de assistente virtual de IA de próxima geração. A próxima iteração da interface de infoentretenimento MBUX da Mercedes, chamada MB.OS, está preparada para revolucionar as interações do usuário com comandos de voz conversacionais e respostas mais diferenciadas.

 

 

Ao analisar as instruções de voz e o comportamento de direção, o sistema de IA pode discernir se o motorista está com pressa e estressado ou se está viajando sem pressa. A implantação inicial do MB.OS está programada para ocorrer no próximo sedã elétrico CLA da Mercedes.

 

Enquanto isso, a Volkswagen, outra importante montadora alemã, revelou planos para integrar o ChatGPT, um popular chatbot de IA, em seus veículos para aprimorar as capacidades de interação por voz. Esta integração irá além dos recursos de comando de voz existentes, abrangendo áreas como navegação, controle climático ou solicitações de conhecimentos gerais.

 

 

Em cenários em que os recursos integrados do carro são insuficientes, a consulta será encaminhada anonimamente para o ChatGPT, que responderá perfeitamente com a voz e o estilo da Volkswagen. Embora a Volkswagen ainda não tenha anunciado um cronograma específico, prevê-se que esta funcionalidade inovadora seja incorporada em seus veículos vendidos nos Estados Unidos em um futuro próximo.

 

A promessa de carros voadores elétricos se tornarem reais

Na CES 2024, a noção futurística de carros voadores se transformou em realidade, com uma das inovações que mais chamou a atenção sendo o eVTOL Flying Car da montadora chinesa XPeng. Este veículo não convencional, que se assemelha a um híbrido de um supercarro de baixa altitude e um helicóptero que voa alto, quebra os moldes com seu design em forma de cunha e total dependência de energia elétrica.

 

Notavelmente, o conceito do XPeng não adere ao modelo tradicional de carro voador, pois não possui asas e depende de ventiladores elétricos para sustentação, permitindo-lhe subir verticalmente. Teoricamente, tem potencial para decolar e pousar em qualquer espaço disponível, apresentando-se como um veículo urbano capaz de navegar em engarrafamentos urbanos.

 

 

Somando-se à inovação aérea do show estava o Supernal S-A2, um helicóptero elétrico afiliado à filial da Hyundai, Supernal. A associação com a renomada montadora sul-coreana dá credibilidade à perspectiva de o S-A2 se tornar realidade. Embora as especificações do S-A2 possam não ser inovadoras, apresentando um alcance máximo de 25 a 40 milhas, ele ainda se posiciona como uma opção viável para táxis aéreos de curta distância.

 

Conclusão

Alimente sua curiosidade enquanto revelamos os principais destaques das tendências de tecnologia automotiva na CES 2024 – Prepare-se para o futuro da direção! A CES 2024 serviu como uma vitrine deslumbrante para o futuro da mobilidade. Da chegada surpreendente dos carros voadores elétricos à dança em constante evolução da IA e dos veículos pessoais, as tendências da tecnologia automotiva foram nada menos que inovadoras.

 

Vimos vislumbres de um futuro onde dirigir poderia envolver voar, navegar com um assistente onisciente e até personalizar o ambiente do seu carro para combinar com seu humor.

 

Estas inovações podem não chegar às estradas imediatamente, mas pintam um quadro estimulante de um mundo onde os carros já não são apenas máquinas, mas companheiros inteligentes na viagem que temos pela frente. Então apertem os cintos, apertem os cintos de segurança virtuais e preparem-se para se surpreender com o futuro dos transportes!

 

 

Perguntas frequentes sobre os principais destaques das tendências de tecnologia automotiva na CES 2024

 

Aqui estão algumas perguntas frequentes sobre os principais destaques das tendências de tecnologia automotiva na CES 2024:

Os carros voadores realmente voaram na CES?

Não exatamente no sentido dos Jetsons, mas vários conceitos de eVTOL (decolagem e pouso elétrico vertical) causaram impacto. O carro voador eVTOL da XPeng, semelhante a um helicóptero em forma de cunha, usa ventiladores para elevação e visa viagens urbanas (pense em contornar engarrafamentos!). O Supernal S-A2 da Hyundai também possui capacidades semelhantes às de um helicóptero, projetadas para deslocamentos urbanos eficientes.

 

Como a IA está transformando a experiência de dirigir?

Aperte o cinto para carros mais inteligentes! Sistemas avançados de IA estão assumindo o controle, desde a tela de teatro da BMW, que transforma seu banco traseiro em um mini cinema, até o sistema MBUX da Mercedes-Benz, que antecipa suas necessidades e ajusta as configurações de acordo. Até o carro-conceito da Volvo usa IA para ajustar o modo de direção com base no seu estado emocional, promovendo uma condução mais calma.

 

 

Os veículos elétricos estão finalmente assumindo o controle?

A revolução EV está em pleno andamento! Do elegante conceito elétrico Mercedes-Benz CLA ao robusto GMC Hummer EV SUV, as montadoras estão apresentando uma ampla gama de EVs atendendo a diferentes estilos de vida. Além disso, os avanços na tecnologia de baterias prometem autonomias mais longas e tempos de carregamento mais rápidos, tornando os VEs ainda mais atraentes.

 

Muito axé pra todo mundo,

 

Maria da Graça

  
Last Updated ( Friday, 02 February 2024 19:06 )