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Rafael Câmara vence a primeira do ano em Dubai na Fórmula Regional PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 04 February 2024 16:23

Alô galera que lê os Nobres do Grid... Salve Jorge!

 

Nesse final de semana tivemos a volta das corridas nos Emirados Árabes, desta vez no belíssimo autódromo de Dubai. Após um final de semana de descanso, iremos para três finais de semana seguidos de corridas.

 

A vida dos brasileiros não está nada fácil nas areias dos desertos. Rafael Câmara chega em Dubai numa discreta 10ª posição no campeonato e sem conseguir chegar ao pódio nas 6 corridas até o momento disputadas. Emerso Fittipaldi Jr. chegou perto de pontuar na última corrida em Yas Marina, mas continua sem pontos no campeonato.

 

Procurei na madrugada do sábado um canal para acompanhar o treino classificatório, que – relembrando – é diferente do formato do campeonato europeu, com todos os pilotos indo para a pista juntos, tendo os primeiros 15 minutos destinados a definição do grid da primeira corrida e os 15 minutos restantes voltados para a definição do grid da corrida 3, sendo o grid da corrida 2 definido pela classificação da corrida 1 e a inversão dos 10 primeiros para formar o grid, mas não houve transmissão pela internet, mais uma vez.

 

 

O brasileiro Rafael Câmara reagiu bem após as etapas disputadas em Abu Dhabi e conquistou um lugar na primeira fila para a corrida 1 na primeira metade do treino, conseguindo a P2. Emerson Fittipaldi Jr. ficou com a P17 e Pedro Clerot, inicialmente inscrito para a corrida não marcou tempos para alinhar no grid. O brasileiro, campeão da FIA Fórmula 4 Brasil em 2022 estava fora da etapa em Dubai, perdendo seu lugar na Sainteloc para Noah Stromsted. Para a corrida 3, na segunda metade da sessão de treino, Rafael Câmara mostrou estar com a mão do carro e conquistou sua primeira pole position no campeonato. Emmo Fittipaldi Jr. ficou com a P23.

 

Um céu encoberto e sem sol no sábado iria amenizar o calor e o desgaste dos pneus. Após a volta de apresentação os 28 pilotos inscritos para a prova retornaram às suas posições e, apagadas as luzes vermelhas para os 28 minutos +1 volta, Rafael Câmara não largou bem e caiu para a P4. Emmo Fittipaldi Jr. também não largou bem e fechou a primeira volta na P20.

 

 

Rafael Câmara atacava Mari Boya pela P3 e os 4 primeiros tinham uma pequena vantagem sobre o P5. Emmo Fittipaldi Jr. foi superado por Liu Ruigi na volta 2 e caiu para P21 e na volta seguinte para Alexander Abkhazava, indo para a P22. Os 2 primeiros abriram uma vantagem por Mari Boya estar se defendendo de Rafael Câmara, que vinha colado no espanhol.

 

 

Na volta 5 Rafael Câmara mergulhou para cima de Mari Boya, os dois se tocaram levemente dentro da curva e o brasileiro ganhou a P3. Passou e abriu vantagem logo em seguida, mas a distância para os dois primeiros era muito grande e ele teria que lutar muito para chegar nos líderes e precisava tomar cuidado com os limites de pista. Lentamente Rafael Câmara ia abrindo vantagem para Mari Boya e ia se aproximando dos dois primeiros, mas era claro que as ultrapassagens não eram fáceis no circuito de Dubai, mesmo com duas boas retas.

 

 

A briga pela ponta ajudava Rafael Câmara a recuperar o terreno perdido pelo atraso sofrido atrás de Mari Boya, para quem ia ampliando a vantagem. Emmo Fittipaldi Jr. continuava na P22 e não conseguia se aproximar de Alexander Abkhazava. Nos minutos finais Rafael Câmara chegou nos dois primeiros, mas não teve meios de atacar a P2 de Tuukka Taponen, cruzando a linha de chegada na P3. Emmo Fittipaldi Jr. herdou a P21 com o abandono de James Wharton. Após a prova, Rafael Câmara foi punido com 5s (de forma ridícula) pela manobra sobre Mari Boya e caiu para a P4.

 

No final da tarde do sábado os pilotos voltaram à pista para a segunda corrida do final de semana, com os 10 primeiros do grid tendo as posições invertidas. Com isso, Rafael Câmara largava na P7. Emmo Fittipaldi Jr. largava na P21. O tempo melhorou, mas a temperatura do asfalto era de apenas 26°C no final da tarde em Dubai. Após a volta de apresentação os pilotos retornaram às suas posições e, apagadas as luzes vermelhas, os pilotos partiram para mais 28 minutos +1 volta.

 

 

Rafael Câmara largou bem, estando do lado emborrachado, da pista e subiu para a P7. Emmo Fittipaldi Jr. manteve a P21. Com carros mais lentos na frente a briga no top10 estava bem interessante. Na volta 2 Emmo Fittipaldi Jr. superou Alexander Abkhazava e subiu para a P20 enquanto Rafael Câmara atacava Ugo Ugochukwu pela P6, numa disputa interna da Prema Falcon. A briga entre T. Nael e Martinius Stenshorne beneficiou os dois pilotos da Prema, que subiram para P4 e P5 ao final da volta 3. O brasileiro teve que brigar mais e com isso, Ugochukwu abriu uma pequena vantagem.

 

 

A briga pela P6 estava insana, sinistra e limite de pista não existia mais. Bom para Rafael Câmara, que ia abrindo distância da confusão e se aproximando de Ugo Ugochukwu, mas trazia com ele Mari Boya, que se livrou da confusão pela P6. Jesse Carrasquedo superou Emmo Fittipaldi Jr. que voltou para a P21 na altura da metade da corrida, onde as posições dos 10 primeiros estavam bem estabelecidas.

 

 

Uma briga no pelotão onde estava Emmo Fittipaldi Jr. acabou beneficiando o brasileiro, que subiu para a P19 com 5 minutos para o final, mas o brasileiro colheu as consequências do enrosco caiu para a P24. No final, ele foi forçado a abandonar a corrida. Rafael Câmara não conseguiu se colocar em posição para atacar Ugo Ugochukwu pela P4 a terminou a corrida na P5, ganhando duas posições em relação à sua posição de largada.

 

Passava um pouco do meio dia do domingo quando os pilotos da Fórmula Regional do Oriente Médio foram pra pista disputar a terceira corrida do final de semana. Rafael Câmara cravou a pole position para esta corrida e tinha nas mãos sua melhor chance de vitória no campeonato, mas precisava largar bem, pois o circuito, apesar de duas grandes retas, já mostrou que ultrapassar não é fácil. Emerson Fittipaldi Jr. sofreu nas duas primeiras corridas e ia precisar de uma improvável corrida para sair da P23 e chegar aos pontos.

 

 

Apesar do horário, o asfalto não estava tão quente mesmo com os 27°C e o sol com poucas nuvens. Após a volta de apresentação os pilotos voltaram às suas posições e, apagadas as luzes vermelhas, Rafael Câmara largou bem, mas Tuukka Taponen largou melhor e depois de dividirem algumas curvas lado a lado o brasileiro caiu para a P2, mas a liderança do finlandês não durou uma volta, com o brasileiro recuperando a liderança. Emmo Fittipaldi Jr. ganhou uma posição e fechou a primeira volta na P22.

 

 

A disputa pela ponta não estava nada decidida, com Rafael Câmara tendo que se defender dos ataques de Tuukka Taponen, que trazia com ele Taylor Barnard. Taponen emparelhou e empurrou o brasileiro pra fora da pista no início da reta oposta, recuperando a liderança, mas no final da grande reta oposta Rafael Câmara colocou de lado e quem se aproveitou foi Taylor Barnard. Mari Boya e Brando Badoer chegaram na briga e a pista muito larga permitiu que chegássemos a ter 3-wide e 4-wide. Muito sinistro! As voltas mais insanas do campeonato!

 

 

Rafael Câmara conseguiu recuperar a ponta antes de abrirem a volta 3 e escapar um pouco do pelotão que reuniu até o P7. As retas longas geravam bons vácuos para quem vinha atrás. Emmo Fittipaldi Jr. superou. Isaac Barashi e ganhou a P21. Abrindo a volta 4, a briga pela ponta ficou restrita à Rafael Câmara e Tuukka Taponen, com o brasileiro fazendo uma volta completa sem ser atacado, mas na volta seguinte o finlandês voltou a conseguir por o carro lado a lado com nosso representante.

 

 

A briga mais dura permitiu a reaproximação de Taylor Barnard. Na volta 6 Rafael Câmara voltou a abrir um pouco enquanto Noah Stromsted era tocado, rodava e ia para os boxes, dando a P20 pra Emmo Fittipaldi Jr. que vinha brigando com Giovanni Maschio e ganhou a P19, indo pra cima de Costa Toparis e Liu Ruigi. Lá na frente, Rafael Câmara alternava voltas mais rápidas com Tuukka Taponen e o brasileiro foi o primeiro a baixar de 1m57s a volta e foi consolidando a liderança a 10 minutos do fim. Mari Boya teve um pneu furado na briga pela P5 e abandonou a corrida. Emmo Fittipaldi Jr. subiu pra P18.

 

 

Emmo Fittipaldi Jr. estava sendo atrasado por Costa Toparis e ia perdendo contato com o pelotão que brigava pela P12 enquanto Rafael Câmara parecia ter a corrida sob controle. Jesse Carrasquedo rodou sozinho e Emmo Fittipaldi Jr. subia para a P17, mas continuava preso na posição pelo australiano Toparis. A posição em que Carrasquedo ficou parado forçou a entrada do safety car pela primeira vez no final de semana. Avrild Lindblad também parou em local perigoso e faltavam 2 minutos para o final da corrida.

 

 

Antes da bandeira amarela e da entrada do safety car, Emmo Fittipaldi Jr. conseguiu superar Costa Toparis e com os dois abandonos, chegou à P15. Os fiscais de pista tentaram liberar a pista para uma última volta com bandeira verde, mas não foi possível (e era pouco provável). Com isso, mesmo atrás do safety car, mas tendo mostrado velocidade e arrojo, Rafael Câmara conquistou sua primeira vitória no campeonato.

 

 

Com a vitória e os outros dois bons resultados em Dubai, Rafael Câmara subiu para a P4 no campeonato com 77 pontos, mas ainda está longe dos três primeiros, mas vai voltar para Yas Marina com outro gás, certamente. Emmo Fittopaldi Jr. continua sem pontos, mas agora é o P22 na classificação geral. Nesta corrida ele mostrou muita combatividade e fez boas ultrapassagens.

 

FIA Fórmula 4 e Fórmula Regional Oceania

Assim como aconteceu na Fórmula Regional, a equipe Sainteloc promoveu uma troca na FIA Fórmula 4 e quem perdeu o lugar para a etapa em Dubai foi a brasileira Aurélia Nobels, que este ano, na Europa, vai correr na Fórmula Academy, categoria exclusiva para mulheres.

 

 

Na Nova Zelândia, o Hampton Downs Motorsport Park foi o palco da terceira rodada do – agora – chamada Fórmula Regional Oceania, antes conhecido como Toyota Racing Series. Lucas Fecury enfrentou mais um autódromo desconhecido e conseguiu sua melhor participação no campeonato. Conquistou um 9° lugar na primeira das três corridas da rodada tripla e depois ficou na P12 nas duas corridas seguintes, melhorando sua posição no campeonato, subindo para a P13 com 66 pontos.

 

E assim concluímos assim mais um desafio, acompanhando as categorias de base com os brasileiros buscando uma oportunidade de crescer no automobilismo internacional em qualquer dos continentes pelo mundo e vamos continuar tentando manter o compromisso da coluna semanal. 

 

Um abraço a todos,

 

Genilson Santos

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.